Estresse em idosos participantes de um programa de atividades físicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Júlio César Reis de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Andrade, Eric Francelino, Valim-Rogatto, Priscila Carneiro, Rogatto, Gustavo Puggina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://www.efdeportes.com/efd188/estresse-em-participantes-de-atividades-fisicas.htm
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28618
Resumo: O envelhecimento é um processo natural, contínuo e irreversível caracterizado por uma série de alterações orgânicas ocorridas ao longo do tempo. Tal processo provoca modificações nas estruturas e funções corporais o que pode, em alguns casos, comprometer determinados parâmetros psicológicos. Um exemplo característico relaciona-se à maneira como idosos reagem a fatores que tendem a comprometer o equilíbrio interno do organismo, o que interfere negativamente sobre a percepção de agentes estressores. Dentre os fatores que podem atenuar os efeitos do estresse em idosos estão a interação social e a prática de atividades físicas. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito da participação de idosos em um programa de atividades físicas sobre a sintomatologia e a percepção de estresse. Participaram do estudo, 13 idosos de ambos os sexos, com idade de 68,3 ± 7,8 anos, integrantes do projeto de extensão: “Atividade Física e Saúde para a Vida”. Para a avaliação da presença e da percepção de estresse, os voluntários responderam ao Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp (ISSL) e à Escala de Estresse Percebido (PSS 14). Ambos os instrumentos foram aplicados no início e após seis meses da participação dos idosos no programa de atividades físicas. Para comparação entre os resultados foi empregado o teste t de Student para amostras dependentes (p<0,05). Não foram observadas diferenças significativas após o período de exercício tanto para os resultados do ISSL quanto para os da PSS14. Tais resultados podem estar relacionados ao curto período de tempo entre as avaliações, o que indica que a prescrição de atividades físicas para o controle do estresse em idosos deve ser feita considerando-se um período de tempo superior ao avaliado no presente estudo.
id UFLA_c5b1869e92cfa761935b87302c005824
oai_identifier_str oai:localhost:1/28618
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Estresse em idosos participantes de um programa de atividades físicasEstrés en personas mayores participantes de un programa de actividades físicasEstresseIdososAtividade físicaO envelhecimento é um processo natural, contínuo e irreversível caracterizado por uma série de alterações orgânicas ocorridas ao longo do tempo. Tal processo provoca modificações nas estruturas e funções corporais o que pode, em alguns casos, comprometer determinados parâmetros psicológicos. Um exemplo característico relaciona-se à maneira como idosos reagem a fatores que tendem a comprometer o equilíbrio interno do organismo, o que interfere negativamente sobre a percepção de agentes estressores. Dentre os fatores que podem atenuar os efeitos do estresse em idosos estão a interação social e a prática de atividades físicas. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito da participação de idosos em um programa de atividades físicas sobre a sintomatologia e a percepção de estresse. Participaram do estudo, 13 idosos de ambos os sexos, com idade de 68,3 ± 7,8 anos, integrantes do projeto de extensão: “Atividade Física e Saúde para a Vida”. Para a avaliação da presença e da percepção de estresse, os voluntários responderam ao Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp (ISSL) e à Escala de Estresse Percebido (PSS 14). Ambos os instrumentos foram aplicados no início e após seis meses da participação dos idosos no programa de atividades físicas. Para comparação entre os resultados foi empregado o teste t de Student para amostras dependentes (p<0,05). Não foram observadas diferenças significativas após o período de exercício tanto para os resultados do ISSL quanto para os da PSS14. Tais resultados podem estar relacionados ao curto período de tempo entre as avaliações, o que indica que a prescrição de atividades físicas para o controle do estresse em idosos deve ser feita considerando-se um período de tempo superior ao avaliado no presente estudo.2018-02-21T16:39:01Z2018-02-21T16:39:01Z2014-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCARVALHO, J. C. R. de et al. Estresse em idosos participantes de um programa de atividades físicas. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, año 18, n. 188, enero 2014.http://www.efdeportes.com/efd188/estresse-em-participantes-de-atividades-fisicas.htmhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28618Lecturas: Educación Física y Deportesreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLACarvalho, Júlio César Reis deAndrade, Eric FrancelinoValim-Rogatto, Priscila CarneiroRogatto, Gustavo Pugginainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-02-21T16:39:01Zoai:localhost:1/28618Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-02-21T16:39:01Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estresse em idosos participantes de um programa de atividades físicas
Estrés en personas mayores participantes de un programa de actividades físicas
title Estresse em idosos participantes de um programa de atividades físicas
spellingShingle Estresse em idosos participantes de um programa de atividades físicas
Carvalho, Júlio César Reis de
Estresse
Idosos
Atividade física
title_short Estresse em idosos participantes de um programa de atividades físicas
title_full Estresse em idosos participantes de um programa de atividades físicas
title_fullStr Estresse em idosos participantes de um programa de atividades físicas
title_full_unstemmed Estresse em idosos participantes de um programa de atividades físicas
title_sort Estresse em idosos participantes de um programa de atividades físicas
author Carvalho, Júlio César Reis de
author_facet Carvalho, Júlio César Reis de
Andrade, Eric Francelino
Valim-Rogatto, Priscila Carneiro
Rogatto, Gustavo Puggina
author_role author
author2 Andrade, Eric Francelino
Valim-Rogatto, Priscila Carneiro
Rogatto, Gustavo Puggina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Júlio César Reis de
Andrade, Eric Francelino
Valim-Rogatto, Priscila Carneiro
Rogatto, Gustavo Puggina
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse
Idosos
Atividade física
topic Estresse
Idosos
Atividade física
description O envelhecimento é um processo natural, contínuo e irreversível caracterizado por uma série de alterações orgânicas ocorridas ao longo do tempo. Tal processo provoca modificações nas estruturas e funções corporais o que pode, em alguns casos, comprometer determinados parâmetros psicológicos. Um exemplo característico relaciona-se à maneira como idosos reagem a fatores que tendem a comprometer o equilíbrio interno do organismo, o que interfere negativamente sobre a percepção de agentes estressores. Dentre os fatores que podem atenuar os efeitos do estresse em idosos estão a interação social e a prática de atividades físicas. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito da participação de idosos em um programa de atividades físicas sobre a sintomatologia e a percepção de estresse. Participaram do estudo, 13 idosos de ambos os sexos, com idade de 68,3 ± 7,8 anos, integrantes do projeto de extensão: “Atividade Física e Saúde para a Vida”. Para a avaliação da presença e da percepção de estresse, os voluntários responderam ao Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp (ISSL) e à Escala de Estresse Percebido (PSS 14). Ambos os instrumentos foram aplicados no início e após seis meses da participação dos idosos no programa de atividades físicas. Para comparação entre os resultados foi empregado o teste t de Student para amostras dependentes (p<0,05). Não foram observadas diferenças significativas após o período de exercício tanto para os resultados do ISSL quanto para os da PSS14. Tais resultados podem estar relacionados ao curto período de tempo entre as avaliações, o que indica que a prescrição de atividades físicas para o controle do estresse em idosos deve ser feita considerando-se um período de tempo superior ao avaliado no presente estudo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01
2018-02-21T16:39:01Z
2018-02-21T16:39:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, J. C. R. de et al. Estresse em idosos participantes de um programa de atividades físicas. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, año 18, n. 188, enero 2014.
http://www.efdeportes.com/efd188/estresse-em-participantes-de-atividades-fisicas.htm
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28618
identifier_str_mv CARVALHO, J. C. R. de et al. Estresse em idosos participantes de um programa de atividades físicas. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, año 18, n. 188, enero 2014.
url http://www.efdeportes.com/efd188/estresse-em-participantes-de-atividades-fisicas.htm
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv Lecturas: Educación Física y Deportes
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439066017038336