Sistema de gerenciamento de redes baseado em conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9511 |
Resumo: | A gerência de redes é a ciência responsável por manter o controle, de forma integrada, de todos os serviços e recursos que há compõe [MELCHIORS, 1999]. Tal atividade compreende o monitoramento, a análise e a resolução de problemas. Dentro desse conceito, a ISO1 apresentou o modelo OSI2 de gerência de redes, cuja arquitetura funcional está dividida em cinco áreas funcionais que serão tratadas nesse documento: gerência de configuração, gerência de segurança, gerência de desempenho, gerência de contabilização e gerência de falhas. Com base nos sistemas de registro de problemas (trouble ticket system) que tem como objetivo armazenar o histórico dos incidentes ocorridos em uma rede, tornase possível a criação de um sistema que realize a monitoração e a análise dos problemas apresentados. Uma abordagem da Inteligência Computacional que tem atraído muito a atenção nos últimos anos é a do raciocínio baseado em casos (casebased reasoning) [MELCHIORS, 1999]. Através dos sistemas especialistas que utilizamse da heurística e que fazem uso desta abordagem para tomar suas decisões, podemos desenvolver uma ferramenta de auxílio na tarefa de gerência de redes. O objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos que norteiam a gerência de redes de computadores e os sistemas especialistas baseados em casos. Utilizandose de uma abordagem teórica dos conceitos, técnicas e práticas das duas ciências, serão estudados os conceitos deste domínio, a literatura existente e por último o estudo de um protótipo já desenvolvido. |
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A gerência de redes é a ciência responsável por manter o controle, de forma integrada, de todos os serviços e recursos que há compõe [MELCHIORS, 1999]. Tal atividade compreende o monitoramento, a análise e a resolução de problemas. Dentro desse conceito, a ISO1 apresentou o modelo OSI2 de gerência de redes, cuja arquitetura funcional está dividida em cinco áreas funcionais que serão tratadas nesse documento: gerência de configuração, gerência de segurança, gerência de desempenho, gerência de contabilização e gerência de falhas. Com base nos sistemas de registro de problemas (trouble ticket system) que tem como objetivo armazenar o histórico dos incidentes ocorridos em uma rede, tornase possível a criação de um sistema que realize a monitoração e a análise dos problemas apresentados. Uma abordagem da Inteligência Computacional que tem atraído muito a atenção nos últimos anos é a do raciocínio baseado em casos (casebased reasoning) [MELCHIORS, 1999]. Através dos sistemas especialistas que utilizamse da heurística e que fazem uso desta abordagem para tomar suas decisões, podemos desenvolver uma ferramenta de auxílio na tarefa de gerência de redes. O objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos que norteiam a gerência de redes de computadores e os sistemas especialistas baseados em casos. Utilizandose de uma abordagem teórica dos conceitos, técnicas e práticas das duas ciências, serão estudados os conceitos deste domínio, a literatura existente e por último o estudo de um protótipo já desenvolvido. |
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