A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Flavia dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Ellen Gonzaga Lima, Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30038
Resumo: Through the various problems in science teaching and learning in general, many studies have sought to investigate: which perspectives can collaborate to construct a truly meaningful teaching. Thus, the objective of this study is to analyze the results of differentiated pedagogical practice applied to teachers in initial and continuing formation, in order to verify if a new perspective can be apprehended and used by them in their school day-by-day. The activity was carried out in the form of a formative mini-course, using the History of science and Indian mythology to build a path on the classification of living beings, traversing the historical periods most discussed today. After performing the practical activity, the participants performed written analyzes on the procedure, putting their perspectives and impressions on the practice. The speeches were analyzed according to the Categorization of Qualitative Content Analysis, where the feasibility of the work performed was verified. The analyzes were discussed evidencing the results of the practice.
id UFLA_d0ecdbd15568198dc70f39031c733bbd
oai_identifier_str oai:localhost:1/30038
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciênciaBiological classification: a classroom from the dialogue between indigenous culture and the history of scienceEnsino de BiologiaClassificação biológicaInterdisciplinaridadeBiological classificationInterdisciplinarityThrough the various problems in science teaching and learning in general, many studies have sought to investigate: which perspectives can collaborate to construct a truly meaningful teaching. Thus, the objective of this study is to analyze the results of differentiated pedagogical practice applied to teachers in initial and continuing formation, in order to verify if a new perspective can be apprehended and used by them in their school day-by-day. The activity was carried out in the form of a formative mini-course, using the History of science and Indian mythology to build a path on the classification of living beings, traversing the historical periods most discussed today. After performing the practical activity, the participants performed written analyzes on the procedure, putting their perspectives and impressions on the practice. The speeches were analyzed according to the Categorization of Qualitative Content Analysis, where the feasibility of the work performed was verified. The analyzes were discussed evidencing the results of the practice.Mediante as diversas problemáticas no ensino de ciências e na aprendizagem em geral, muitos estudos tem procurado investigar: quais as perspectivas que podem colaborar para construção de um ensino realmente significativo. Sendo assim, o trabalho tem por objetivo analisar os resultados de prática pedagógica diferenciada aplicada para professores em formação inicial e continuada, de forma a verificar se a uma nova perspectiva pode ser apreendida e utilizadas pelos mesmos no seu dia-a-dia escolar. A atividade foi executada no formato de um Minicurso formativo, utilizando a História da ciência e mitologia indígena para construir um caminho sobre a classificação dos seres vivos, percorrendo as épocas históricas mais discutidas atualmente. Após a execução da atividade prática, os participantes realizaram analises escritas sobre o procedimento, colocando suas perspectivas e impressões sobre a pratica. As falas foram analisadas de acordo com a categorização de Analise de conteúdo qualitativo, onde foi verificada a viabilidade do trabalho executado. As analises foram discutidas evidenciando os resultados da pratica.2018-08-17T18:27:11Z2018-08-17T18:27:11Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, A. F. dos; SOUZA, E. G. L.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciência. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 13, n. 6, 2017.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30038Attribution-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ana Flavia dosSouza, Ellen Gonzaga LimaNascimento Junior, Antonio Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2018-08-17T18:27:12Zoai:localhost:1/30038Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-08-17T18:27:12Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciência
Biological classification: a classroom from the dialogue between indigenous culture and the history of science
title A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciência
spellingShingle A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciência
Santos, Ana Flavia dos
Ensino de Biologia
Classificação biológica
Interdisciplinaridade
Biological classification
Interdisciplinarity
title_short A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciência
title_full A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciência
title_fullStr A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciência
title_full_unstemmed A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciência
title_sort A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciência
author Santos, Ana Flavia dos
author_facet Santos, Ana Flavia dos
Souza, Ellen Gonzaga Lima
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author_role author
author2 Souza, Ellen Gonzaga Lima
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Flavia dos
Souza, Ellen Gonzaga Lima
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Classificação biológica
Interdisciplinaridade
Biological classification
Interdisciplinarity
topic Ensino de Biologia
Classificação biológica
Interdisciplinaridade
Biological classification
Interdisciplinarity
description Through the various problems in science teaching and learning in general, many studies have sought to investigate: which perspectives can collaborate to construct a truly meaningful teaching. Thus, the objective of this study is to analyze the results of differentiated pedagogical practice applied to teachers in initial and continuing formation, in order to verify if a new perspective can be apprehended and used by them in their school day-by-day. The activity was carried out in the form of a formative mini-course, using the History of science and Indian mythology to build a path on the classification of living beings, traversing the historical periods most discussed today. After performing the practical activity, the participants performed written analyzes on the procedure, putting their perspectives and impressions on the practice. The speeches were analyzed according to the Categorization of Qualitative Content Analysis, where the feasibility of the work performed was verified. The analyzes were discussed evidencing the results of the practice.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-08-17T18:27:11Z
2018-08-17T18:27:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, A. F. dos; SOUZA, E. G. L.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciência. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 13, n. 6, 2017.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30038
identifier_str_mv SANTOS, A. F. dos; SOUZA, E. G. L.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciência. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 13, n. 6, 2017.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815438944027803648