Redução do potencial poluidor de dejetos de suínos em lagoas de estabilização em série

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Francine Aparecida
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Campos, Alessandro Torres, Silva, Enilson de Barros, Gandini, Andrezza Mara Martins, Corrêa, Juliano Miari, Grazziotti, Paulo Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15076
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11620
Resumo: As lagoas de estabilização, em virtude da sua simplicidade e eficiência do processo, do baixo custo de construção e operação e das condições climáticas favoráveis, apresentam-se como solução para atender a grande parte dos requisitos impostos para o tratamento dos dejetos na região do Vale do Jequitinhonha. Diante disso, o objetivo do trabalho foi caracterizar os parâmetros físico-químicos de dejetos líquidos de suínos (DLS) tratados em sistema de lagoas de estabilização em série e avaliar a redução do seu potencial poluidor. O estudo foi conduzido na granja Campo Alegre no município de Diamantina-MG. Os dejetos foram coletados nos seguintes locais: saída das instalações, saída da lagoa anaeróbia, saída da primeira lagoa facultativa e saída da segunda lagoa facultativa. O sistema de lagoas de estabilização em série apresentou 88% de eficiência na remoção da DQOt e 91% na remoção de DBO5. Os elementos Mg, Fe, Mn e P foram removidos nos percentuais de 66; 83; 33 e 54%, respectivamente. A eficiência de remoção de N-Total foi de 24%. K, Ca e S, foram removidos em 40; 31; e 52%, respectivamente. O sistema de lagoas de estabilização em série estudado demonstrou ser eficiente no abatimento de nutrientes, demonstrando características favoráveis ao reaproveitamento dos dejetos como biofertilizante.
id UFLA_d45643cd1c24ddc9b25fa30d20b8c97b
oai_identifier_str oai:localhost:1/11620
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Redução do potencial poluidor de dejetos de suínos em lagoas de estabilização em sériePollution potential reducing of swine manure in stabilization ponds in seriesInstalaçõesSuinoculturaResíduosConstruções ruraisBiofertilizanteEficiência de tratamentoReaproveitamentoAs lagoas de estabilização, em virtude da sua simplicidade e eficiência do processo, do baixo custo de construção e operação e das condições climáticas favoráveis, apresentam-se como solução para atender a grande parte dos requisitos impostos para o tratamento dos dejetos na região do Vale do Jequitinhonha. Diante disso, o objetivo do trabalho foi caracterizar os parâmetros físico-químicos de dejetos líquidos de suínos (DLS) tratados em sistema de lagoas de estabilização em série e avaliar a redução do seu potencial poluidor. O estudo foi conduzido na granja Campo Alegre no município de Diamantina-MG. Os dejetos foram coletados nos seguintes locais: saída das instalações, saída da lagoa anaeróbia, saída da primeira lagoa facultativa e saída da segunda lagoa facultativa. O sistema de lagoas de estabilização em série apresentou 88% de eficiência na remoção da DQOt e 91% na remoção de DBO5. Os elementos Mg, Fe, Mn e P foram removidos nos percentuais de 66; 83; 33 e 54%, respectivamente. A eficiência de remoção de N-Total foi de 24%. K, Ca e S, foram removidos em 40; 31; e 52%, respectivamente. O sistema de lagoas de estabilização em série estudado demonstrou ser eficiente no abatimento de nutrientes, demonstrando características favoráveis ao reaproveitamento dos dejetos como biofertilizante.Universidade Federal de Uberlândia2016-08-16T12:19:37Z2016-08-16T12:19:37Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSOUSA, F. A. et al. Redução do potencial poluidor de dejetos de suínos em lagoas de estabilização em série. Bioscience Journal, Uberlândia, v. 30, n. 1, p. 65-73, jan./fev. 2014.http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15076http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11620Bioscience Journalreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLASousa, Francine AparecidaCampos, Alessandro TorresSilva, Enilson de BarrosGandini, Andrezza Mara MartinsCorrêa, Juliano MiariGrazziotti, Paulo Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-03T11:24:26Zoai:localhost:1/11620Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-03T11:24:26Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Redução do potencial poluidor de dejetos de suínos em lagoas de estabilização em série
Pollution potential reducing of swine manure in stabilization ponds in series
title Redução do potencial poluidor de dejetos de suínos em lagoas de estabilização em série
spellingShingle Redução do potencial poluidor de dejetos de suínos em lagoas de estabilização em série
Sousa, Francine Aparecida
Instalações
Suinocultura
Resíduos
Construções rurais
Biofertilizante
Eficiência de tratamento
Reaproveitamento
title_short Redução do potencial poluidor de dejetos de suínos em lagoas de estabilização em série
title_full Redução do potencial poluidor de dejetos de suínos em lagoas de estabilização em série
title_fullStr Redução do potencial poluidor de dejetos de suínos em lagoas de estabilização em série
title_full_unstemmed Redução do potencial poluidor de dejetos de suínos em lagoas de estabilização em série
title_sort Redução do potencial poluidor de dejetos de suínos em lagoas de estabilização em série
author Sousa, Francine Aparecida
author_facet Sousa, Francine Aparecida
Campos, Alessandro Torres
Silva, Enilson de Barros
Gandini, Andrezza Mara Martins
Corrêa, Juliano Miari
Grazziotti, Paulo Henrique
author_role author
author2 Campos, Alessandro Torres
Silva, Enilson de Barros
Gandini, Andrezza Mara Martins
Corrêa, Juliano Miari
Grazziotti, Paulo Henrique
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Francine Aparecida
Campos, Alessandro Torres
Silva, Enilson de Barros
Gandini, Andrezza Mara Martins
Corrêa, Juliano Miari
Grazziotti, Paulo Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Instalações
Suinocultura
Resíduos
Construções rurais
Biofertilizante
Eficiência de tratamento
Reaproveitamento
topic Instalações
Suinocultura
Resíduos
Construções rurais
Biofertilizante
Eficiência de tratamento
Reaproveitamento
description As lagoas de estabilização, em virtude da sua simplicidade e eficiência do processo, do baixo custo de construção e operação e das condições climáticas favoráveis, apresentam-se como solução para atender a grande parte dos requisitos impostos para o tratamento dos dejetos na região do Vale do Jequitinhonha. Diante disso, o objetivo do trabalho foi caracterizar os parâmetros físico-químicos de dejetos líquidos de suínos (DLS) tratados em sistema de lagoas de estabilização em série e avaliar a redução do seu potencial poluidor. O estudo foi conduzido na granja Campo Alegre no município de Diamantina-MG. Os dejetos foram coletados nos seguintes locais: saída das instalações, saída da lagoa anaeróbia, saída da primeira lagoa facultativa e saída da segunda lagoa facultativa. O sistema de lagoas de estabilização em série apresentou 88% de eficiência na remoção da DQOt e 91% na remoção de DBO5. Os elementos Mg, Fe, Mn e P foram removidos nos percentuais de 66; 83; 33 e 54%, respectivamente. A eficiência de remoção de N-Total foi de 24%. K, Ca e S, foram removidos em 40; 31; e 52%, respectivamente. O sistema de lagoas de estabilização em série estudado demonstrou ser eficiente no abatimento de nutrientes, demonstrando características favoráveis ao reaproveitamento dos dejetos como biofertilizante.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-08-16T12:19:37Z
2016-08-16T12:19:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, F. A. et al. Redução do potencial poluidor de dejetos de suínos em lagoas de estabilização em série. Bioscience Journal, Uberlândia, v. 30, n. 1, p. 65-73, jan./fev. 2014.
http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15076
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11620
identifier_str_mv SOUSA, F. A. et al. Redução do potencial poluidor de dejetos de suínos em lagoas de estabilização em série. Bioscience Journal, Uberlândia, v. 30, n. 1, p. 65-73, jan./fev. 2014.
url http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15076
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439288303616000