A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49233 |
Resumo: | O presente artigo propõe uma discussão acerca da representatividade de gênero e raça por meio da análise de um gênero multimodal - o documentário, enfocando como a sua inserção no âmbito escolar nas aulas de Língua Portuguesa pode favorecer o encaminhamento de práticas educativas mais dinâmicas e contextualizadas, além de viabilizar a abordagem de temáticas do currículo que, em algumas vezes, são tangenciadas ou negligenciadas em sala de aula. Dessa forma, busca-se analisar como um documentário (CEC- Survivor- Integral Poli 2017), que aborda discursos que representam as narrativas das mulheres, pode contribuir um ensino/aprendizado crítico e para a ampliação de habilidades relacionadas aos múltiplos letramentos. Foi possível constatar que o documentário pode possibilitar a ampliação dos letramentos, seja na dimensão do posicionamento crítico, seja na dimensão da compreensão dos recursos semióticos que constituem uma produção audiovisual. Para além disso, esse tipo de produção pode contribuir para uma formação cidadã, comprometida com a desarticulação de velhos discursos de ódio que ainda persistem nas interações que integram o cotidiano social. |
id |
UFLA_d9994bbc2129d908fc69aa51db5e7083 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/49233 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisualRepresentatividadeGênero e raçaDocumentárioMúltiplos letramentosMultimodalidadeO presente artigo propõe uma discussão acerca da representatividade de gênero e raça por meio da análise de um gênero multimodal - o documentário, enfocando como a sua inserção no âmbito escolar nas aulas de Língua Portuguesa pode favorecer o encaminhamento de práticas educativas mais dinâmicas e contextualizadas, além de viabilizar a abordagem de temáticas do currículo que, em algumas vezes, são tangenciadas ou negligenciadas em sala de aula. Dessa forma, busca-se analisar como um documentário (CEC- Survivor- Integral Poli 2017), que aborda discursos que representam as narrativas das mulheres, pode contribuir um ensino/aprendizado crítico e para a ampliação de habilidades relacionadas aos múltiplos letramentos. Foi possível constatar que o documentário pode possibilitar a ampliação dos letramentos, seja na dimensão do posicionamento crítico, seja na dimensão da compreensão dos recursos semióticos que constituem uma produção audiovisual. Para além disso, esse tipo de produção pode contribuir para uma formação cidadã, comprometida com a desarticulação de velhos discursos de ódio que ainda persistem nas interações que integram o cotidiano social.Universidade Tecnológica Federal do Paraná2022-02-09T19:46:54Z2022-02-09T19:46:54Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, H. M.; RIBEIRO, E. A.; RAGI, T. R. A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual. Cadernos de Gênero e Tecnologia, Curitiba, v. 14, n. 44, p. 17-35, jul./dez. 2021.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49233Cadernos de Gênero e Tecnologiareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Helena MariaRibeiro, Elivan AparecidaRagi, Taísa Ritapor2023-05-08T13:11:33Zoai:localhost:1/49233Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:11:33Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual |
title |
A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual |
spellingShingle |
A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual Ferreira, Helena Maria Representatividade Gênero e raça Documentário Múltiplos letramentos Multimodalidade |
title_short |
A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual |
title_full |
A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual |
title_fullStr |
A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual |
title_full_unstemmed |
A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual |
title_sort |
A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual |
author |
Ferreira, Helena Maria |
author_facet |
Ferreira, Helena Maria Ribeiro, Elivan Aparecida Ragi, Taísa Rita |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Elivan Aparecida Ragi, Taísa Rita |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Helena Maria Ribeiro, Elivan Aparecida Ragi, Taísa Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representatividade Gênero e raça Documentário Múltiplos letramentos Multimodalidade |
topic |
Representatividade Gênero e raça Documentário Múltiplos letramentos Multimodalidade |
description |
O presente artigo propõe uma discussão acerca da representatividade de gênero e raça por meio da análise de um gênero multimodal - o documentário, enfocando como a sua inserção no âmbito escolar nas aulas de Língua Portuguesa pode favorecer o encaminhamento de práticas educativas mais dinâmicas e contextualizadas, além de viabilizar a abordagem de temáticas do currículo que, em algumas vezes, são tangenciadas ou negligenciadas em sala de aula. Dessa forma, busca-se analisar como um documentário (CEC- Survivor- Integral Poli 2017), que aborda discursos que representam as narrativas das mulheres, pode contribuir um ensino/aprendizado crítico e para a ampliação de habilidades relacionadas aos múltiplos letramentos. Foi possível constatar que o documentário pode possibilitar a ampliação dos letramentos, seja na dimensão do posicionamento crítico, seja na dimensão da compreensão dos recursos semióticos que constituem uma produção audiovisual. Para além disso, esse tipo de produção pode contribuir para uma formação cidadã, comprometida com a desarticulação de velhos discursos de ódio que ainda persistem nas interações que integram o cotidiano social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-02-09T19:46:54Z 2022-02-09T19:46:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, H. M.; RIBEIRO, E. A.; RAGI, T. R. A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual. Cadernos de Gênero e Tecnologia, Curitiba, v. 14, n. 44, p. 17-35, jul./dez. 2021. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49233 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, H. M.; RIBEIRO, E. A.; RAGI, T. R. A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual. Cadernos de Gênero e Tecnologia, Curitiba, v. 14, n. 44, p. 17-35, jul./dez. 2021. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Gênero e Tecnologia reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439280169811968 |