A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Helena Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro, Elivan Aparecida, Ragi, Taísa Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49233
Resumo: O presente artigo propõe uma discussão acerca da representatividade de gênero e raça por meio da análise de um gênero multimodal - o documentário, enfocando como a sua inserção no âmbito escolar nas aulas de Língua Portuguesa pode favorecer o encaminhamento de práticas educativas mais dinâmicas e contextualizadas, além de viabilizar a abordagem de temáticas do currículo que, em algumas vezes, são tangenciadas ou negligenciadas em sala de aula. Dessa forma, busca-se analisar como um documentário (CEC- Survivor- Integral Poli 2017), que aborda discursos que representam as narrativas das mulheres, pode contribuir um ensino/aprendizado crítico e para a ampliação de habilidades relacionadas aos múltiplos letramentos. Foi possível constatar que o documentário pode possibilitar a ampliação dos letramentos, seja na dimensão do posicionamento crítico, seja na dimensão da compreensão dos recursos semióticos que constituem uma produção audiovisual. Para além disso, esse tipo de produção pode contribuir para uma formação cidadã, comprometida com a desarticulação de velhos discursos de ódio que ainda persistem nas interações que integram o cotidiano social.
id UFLA_d9994bbc2129d908fc69aa51db5e7083
oai_identifier_str oai:localhost:1/49233
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisualRepresentatividadeGênero e raçaDocumentárioMúltiplos letramentosMultimodalidadeO presente artigo propõe uma discussão acerca da representatividade de gênero e raça por meio da análise de um gênero multimodal - o documentário, enfocando como a sua inserção no âmbito escolar nas aulas de Língua Portuguesa pode favorecer o encaminhamento de práticas educativas mais dinâmicas e contextualizadas, além de viabilizar a abordagem de temáticas do currículo que, em algumas vezes, são tangenciadas ou negligenciadas em sala de aula. Dessa forma, busca-se analisar como um documentário (CEC- Survivor- Integral Poli 2017), que aborda discursos que representam as narrativas das mulheres, pode contribuir um ensino/aprendizado crítico e para a ampliação de habilidades relacionadas aos múltiplos letramentos. Foi possível constatar que o documentário pode possibilitar a ampliação dos letramentos, seja na dimensão do posicionamento crítico, seja na dimensão da compreensão dos recursos semióticos que constituem uma produção audiovisual. Para além disso, esse tipo de produção pode contribuir para uma formação cidadã, comprometida com a desarticulação de velhos discursos de ódio que ainda persistem nas interações que integram o cotidiano social.Universidade Tecnológica Federal do Paraná2022-02-09T19:46:54Z2022-02-09T19:46:54Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, H. M.; RIBEIRO, E. A.; RAGI, T. R. A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual. Cadernos de Gênero e Tecnologia, Curitiba, v. 14, n. 44, p. 17-35, jul./dez. 2021.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49233Cadernos de Gênero e Tecnologiareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Helena MariaRibeiro, Elivan AparecidaRagi, Taísa Ritapor2023-05-08T13:11:33Zoai:localhost:1/49233Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:11:33Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual
title A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual
spellingShingle A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual
Ferreira, Helena Maria
Representatividade
Gênero e raça
Documentário
Múltiplos letramentos
Multimodalidade
title_short A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual
title_full A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual
title_fullStr A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual
title_full_unstemmed A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual
title_sort A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual
author Ferreira, Helena Maria
author_facet Ferreira, Helena Maria
Ribeiro, Elivan Aparecida
Ragi, Taísa Rita
author_role author
author2 Ribeiro, Elivan Aparecida
Ragi, Taísa Rita
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Helena Maria
Ribeiro, Elivan Aparecida
Ragi, Taísa Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Representatividade
Gênero e raça
Documentário
Múltiplos letramentos
Multimodalidade
topic Representatividade
Gênero e raça
Documentário
Múltiplos letramentos
Multimodalidade
description O presente artigo propõe uma discussão acerca da representatividade de gênero e raça por meio da análise de um gênero multimodal - o documentário, enfocando como a sua inserção no âmbito escolar nas aulas de Língua Portuguesa pode favorecer o encaminhamento de práticas educativas mais dinâmicas e contextualizadas, além de viabilizar a abordagem de temáticas do currículo que, em algumas vezes, são tangenciadas ou negligenciadas em sala de aula. Dessa forma, busca-se analisar como um documentário (CEC- Survivor- Integral Poli 2017), que aborda discursos que representam as narrativas das mulheres, pode contribuir um ensino/aprendizado crítico e para a ampliação de habilidades relacionadas aos múltiplos letramentos. Foi possível constatar que o documentário pode possibilitar a ampliação dos letramentos, seja na dimensão do posicionamento crítico, seja na dimensão da compreensão dos recursos semióticos que constituem uma produção audiovisual. Para além disso, esse tipo de produção pode contribuir para uma formação cidadã, comprometida com a desarticulação de velhos discursos de ódio que ainda persistem nas interações que integram o cotidiano social.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-09T19:46:54Z
2022-02-09T19:46:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, H. M.; RIBEIRO, E. A.; RAGI, T. R. A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual. Cadernos de Gênero e Tecnologia, Curitiba, v. 14, n. 44, p. 17-35, jul./dez. 2021.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49233
identifier_str_mv FERREIRA, H. M.; RIBEIRO, E. A.; RAGI, T. R. A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual. Cadernos de Gênero e Tecnologia, Curitiba, v. 14, n. 44, p. 17-35, jul./dez. 2021.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Gênero e Tecnologia
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439280169811968