Proposta de um sistema tutor inteligente para internet com adoção dinâmica de estratégias de ensino híbridas usando mbti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rodrigo de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30693
Resumo: Intelligent Tutoring Systems (ITS) are aid computation systems that use similar teacher techniques aiming the student's maximum learning. In the most developed ITSs, several critical points in common can be identified, such as the adoption of teaching strategies usually based only on the student's performance in proposed exercises and a small reusability for projects with different domains. This work aims to propose an ITS modeling with dynamic adoption of hybrid teaching strategies based on the student's psychological profile. For that, the Myers-Briggs Type Indicator was used (MBTIâ). When answering an MBTIâ questionnaire (where right or wrong answers don't exist) each student receives its personality identificator according to specific teaching strategies will be applied looking for its best advantage. Besides that, the proposal gives focus on the system's reuse for different domains. In case that the knowledge representation of the ITS' Domain Module is hypertext basically, the proposal can be reused for several domains, facilitating the maintenance.
id UFLA_db2e5d90b58e9a6e4cfe46bb0887add7
oai_identifier_str oai:localhost:1/30693
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Proposta de um sistema tutor inteligente para internet com adoção dinâmica de estratégias de ensino híbridas usando mbtiHipermídiaInteligência artificialInternetMBTIOOHDMSistema tutor inteligenteIntelligent Tutoring Systems (ITS) are aid computation systems that use similar teacher techniques aiming the student's maximum learning. In the most developed ITSs, several critical points in common can be identified, such as the adoption of teaching strategies usually based only on the student's performance in proposed exercises and a small reusability for projects with different domains. This work aims to propose an ITS modeling with dynamic adoption of hybrid teaching strategies based on the student's psychological profile. For that, the Myers-Briggs Type Indicator was used (MBTIâ). When answering an MBTIâ questionnaire (where right or wrong answers don't exist) each student receives its personality identificator according to specific teaching strategies will be applied looking for its best advantage. Besides that, the proposal gives focus on the system's reuse for different domains. In case that the knowledge representation of the ITS' Domain Module is hypertext basically, the proposal can be reused for several domains, facilitating the maintenance.Sistemas Tutores Inteligentes (ITS) são sistemas computacionais de auxílio ao ensino que usam técnicas similares as de um professor visando a aprendizagem máxima do aluno. Na maioria dos ITSs até então desenvolvidos, vários pontos críticos em comum podem ser identificados, tais como a adoção de estratégias de ensino normalmente baseadas apenas no desempenho do aluno em exercícios propostos e uma pequena reusabilidade para projetos com domínios de ensino diferentes. Este trabalho visa propor a modelagem de um ITS com adoção dinâmica de estratégias de ensino híbridas baseadas no perfil psicológico do aluno. Para tanto, utilizou-se o Indicador do Tipo Myers-Briggs (MBTIâ). Ao responder um questionário MBTIâ (onde não existem respostas certas ou erradas) cada aluno recebe um identificador de sua personalidade segundo o qual estratégias de ensino específicas serão aplicadas buscando o seu maior aproveitamento. Além disso, a proposta prioriza o reuso do sistema em domínios diferentes. No caso em que a representação do conhecimento dentro do Módulo do Domínio do ITS for basicamente por hipertextos, considera-se a proposta reusável para vários domínios, facilitando a manutenção.Uchôa, Joaquim QuinteiroAlves, Rêmulo MaiaZambalde, André LuizOliveira, Rodrigo de2018-09-26T19:11:35Z2018-09-26T19:11:35Z2015-04-282002-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, R. Proposta de um sistema tutor inteligente para internet com adoção dinâmica de estratégias de ensino híbridas usando mbti. 2002. 122 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2002.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30693info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2018-09-26T19:11:35Zoai:localhost:1/30693Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-09-26T19:11:35Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um sistema tutor inteligente para internet com adoção dinâmica de estratégias de ensino híbridas usando mbti
title Proposta de um sistema tutor inteligente para internet com adoção dinâmica de estratégias de ensino híbridas usando mbti
spellingShingle Proposta de um sistema tutor inteligente para internet com adoção dinâmica de estratégias de ensino híbridas usando mbti
Oliveira, Rodrigo de
Hipermídia
Inteligência artificial
Internet
MBTI
OOHDM
Sistema tutor inteligente
title_short Proposta de um sistema tutor inteligente para internet com adoção dinâmica de estratégias de ensino híbridas usando mbti
title_full Proposta de um sistema tutor inteligente para internet com adoção dinâmica de estratégias de ensino híbridas usando mbti
title_fullStr Proposta de um sistema tutor inteligente para internet com adoção dinâmica de estratégias de ensino híbridas usando mbti
title_full_unstemmed Proposta de um sistema tutor inteligente para internet com adoção dinâmica de estratégias de ensino híbridas usando mbti
title_sort Proposta de um sistema tutor inteligente para internet com adoção dinâmica de estratégias de ensino híbridas usando mbti
author Oliveira, Rodrigo de
author_facet Oliveira, Rodrigo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uchôa, Joaquim Quinteiro
Alves, Rêmulo Maia
Zambalde, André Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rodrigo de
dc.subject.por.fl_str_mv Hipermídia
Inteligência artificial
Internet
MBTI
OOHDM
Sistema tutor inteligente
topic Hipermídia
Inteligência artificial
Internet
MBTI
OOHDM
Sistema tutor inteligente
description Intelligent Tutoring Systems (ITS) are aid computation systems that use similar teacher techniques aiming the student's maximum learning. In the most developed ITSs, several critical points in common can be identified, such as the adoption of teaching strategies usually based only on the student's performance in proposed exercises and a small reusability for projects with different domains. This work aims to propose an ITS modeling with dynamic adoption of hybrid teaching strategies based on the student's psychological profile. For that, the Myers-Briggs Type Indicator was used (MBTIâ). When answering an MBTIâ questionnaire (where right or wrong answers don't exist) each student receives its personality identificator according to specific teaching strategies will be applied looking for its best advantage. Besides that, the proposal gives focus on the system's reuse for different domains. In case that the knowledge representation of the ITS' Domain Module is hypertext basically, the proposal can be reused for several domains, facilitating the maintenance.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-02-08
2015-04-28
2018-09-26T19:11:35Z
2018-09-26T19:11:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, R. Proposta de um sistema tutor inteligente para internet com adoção dinâmica de estratégias de ensino híbridas usando mbti. 2002. 122 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2002.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30693
identifier_str_mv OLIVEIRA, R. Proposta de um sistema tutor inteligente para internet com adoção dinâmica de estratégias de ensino híbridas usando mbti. 2002. 122 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2002.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439283890159616