Estratégias mercadológicas em cooperativa agropecuária: estudo de caso no sul de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crepaldi, Silvio Aparecido
Data de Publicação: 1986
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12673
Resumo: Esta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
id UFLA_dc2be10cc32decd2513fbb3a58329fe9
oai_identifier_str oai:localhost:1/12673
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Estratégias mercadológicas em cooperativa agropecuária: estudo de caso no sul de Minas GeraisCooperativa agropecuáriaEstratégia mercadológicaMinas GeraisMarketingAdministração RuralEsta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.The purpose of this work is to analyse strategies applied by cooperatives of milk producers in order to increase to acquisition of milk production. CORPLES - Cooperativa Regional de Produtores de Lei te de Serrania Ltda - v/as the object of the studies and analysis, trying to identify the quantities of milk offered in its geographical área of service, the capacity of the cooperative in milk absorption, as well as all the characteristics which influence the productive system. The study was developed during the period of 1983, 1984 and 1985. Questionaries were used permitting the identification of the strategies used by the cooperative to increase the capacity of milk production. The results obtained during this period of study showed the expansion of the staff employees, because of a better offer of supporting service for the associated producers; " the significant growth of milk production by CORPLES, at this period, propitiating the increase of the joint stock and the participatior. of CCL - Cooperativa Central de Laticínios de São Paulo. The economic results in view of operation strategies applied by CORPLES, showed a high capacity of liquidity reflecting a reduction of the levei of indebtness where with a better movemer.- of stock was obtained, resulting in higher Índices of investment profit. This performance permitted the raising of the investment levei reached by CORPLES during the studied period. A statistical analysis of the milk production during period studied showed that the centralized moving average at thd rate of moving average was calculated, displays an addec instrument of interpretation of data permitting a more detailec anajlysis. It's impcrtant to observe that the data was applied on regression analysis, where the behavior of the monologaritmic was the only one that presented possibilities of surplus during the projected time. In this manner the data presented during this period the cooperative permitted an evaluation of the marketing strategies so that, in the present work the purpose was to characterize a case study, allowing therefore analogies for other researchers whose work will be developed in other regions.O presente trabalho visa a analisar estratégias em pregadas por cooperativas de produtores de leite para incrementar a captação do leite. A CORPLES - Cooperativa Regional de Produtores de te de Serrania Ltda - foi o alvo dos estudos e das análises, procurando-se identificar a quantidade de leite ofertada na sua área de atuação, a capacidade da Cooperativa na absorção de leite, bem como todas as características que influenciam o sistema produtiva 0 trabalho foi desenvolvido com base no período de 1983, 1984 e 1985, sendo aplicados questionários que permitiram identificar as estratégias que a Cooperativa usou para aumentar á captação do leite. Dos resultados destacam-se o aumento do quadro social, no período estudado, devido a uma maior oferta de serviços de apoio dirigido aos produtores associados; os incrementos significativos de captação de leite pela CORPLES, nesse período, propiciando o aumento do capital social e a respectiva participação na CCL - Cooperativa Central de Laticínios de São Paulo. Os resultados econômicos-financeiros> em virtude das estratégias operacionais utilizadas pela CORPLES, mostraram eleva da capacidade de liquidez, refletindo uma política de redução do grau de endividamento e com isto um maior giro de estoques; auferindo, por conseguinte, índices mais elevados de rentabilidade do ativo. Essa performance permitiu a efetivação dos níveis de investimentos realizados pela CORPLES no período estudado. Analisando estatisticamente os dados de produção de leite no período histórico, observou-se que a média móvel centra da, cuja razão à média móvel foi calculada, apresenta um instrumento adicional de interpretação dos dados, permitindo uma análise mais detalhada. É importante observar que os dados foram utilizados na análise de regressão, onde o comportamento de ajustamento monologarítmico foi o único que apresentou possibilidades de superavit ao longo do tempo de previsão. Dessa maneira o curso histórico dos dados apresenta os pela Cooperativa permitiu avaliar as estratégias mercadológicas sendo que, no presente trabalho, objetivou-se caracterizar um estudo de caso, permitindo entretanto analogia a outros pesquisa dores cujo trabalho venham a desenvolver em outras regiões.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaMorais, Vander AzevedoConceição, Everaldo PintoSouza, Ricardo deAlves, Cláudio BeneditoCrepaldi, Silvio Aparecido2017-04-07T13:50:18Z2017-04-07T13:50:18Z2017-04-071986info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCREPALDI, S. A. Estratégias mercadológicas em cooperativa agropecuária: estudo de caso no sul de Minas Gerais. 1986. 111 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural)-Escola Superior de Agricultura de Lavras, Lavras, 1986.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12673porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2017-04-07T14:08:05Zoai:localhost:1/12673Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2017-04-07T14:08:05Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias mercadológicas em cooperativa agropecuária: estudo de caso no sul de Minas Gerais
title Estratégias mercadológicas em cooperativa agropecuária: estudo de caso no sul de Minas Gerais
spellingShingle Estratégias mercadológicas em cooperativa agropecuária: estudo de caso no sul de Minas Gerais
Crepaldi, Silvio Aparecido
Cooperativa agropecuária
Estratégia mercadológica
Minas Gerais
Marketing
Administração Rural
title_short Estratégias mercadológicas em cooperativa agropecuária: estudo de caso no sul de Minas Gerais
title_full Estratégias mercadológicas em cooperativa agropecuária: estudo de caso no sul de Minas Gerais
title_fullStr Estratégias mercadológicas em cooperativa agropecuária: estudo de caso no sul de Minas Gerais
title_full_unstemmed Estratégias mercadológicas em cooperativa agropecuária: estudo de caso no sul de Minas Gerais
title_sort Estratégias mercadológicas em cooperativa agropecuária: estudo de caso no sul de Minas Gerais
author Crepaldi, Silvio Aparecido
author_facet Crepaldi, Silvio Aparecido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Vander Azevedo
Conceição, Everaldo Pinto
Souza, Ricardo de
Alves, Cláudio Benedito
dc.contributor.author.fl_str_mv Crepaldi, Silvio Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperativa agropecuária
Estratégia mercadológica
Minas Gerais
Marketing
Administração Rural
topic Cooperativa agropecuária
Estratégia mercadológica
Minas Gerais
Marketing
Administração Rural
description Esta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
publishDate 1986
dc.date.none.fl_str_mv 1986
2017-04-07T13:50:18Z
2017-04-07T13:50:18Z
2017-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CREPALDI, S. A. Estratégias mercadológicas em cooperativa agropecuária: estudo de caso no sul de Minas Gerais. 1986. 111 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural)-Escola Superior de Agricultura de Lavras, Lavras, 1986.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12673
identifier_str_mv CREPALDI, S. A. Estratégias mercadológicas em cooperativa agropecuária: estudo de caso no sul de Minas Gerais. 1986. 111 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural)-Escola Superior de Agricultura de Lavras, Lavras, 1986.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Administração
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Administração
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835101603561472