Imaginário, subjetividade e aposentadoria feminina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marra, Adriana Ventola
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Brito, Valéria da Glória Pereira, Oliveira, Maria Regina Carvalho Teixeira de, Dias, Bernadete Oliveira Sidney Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36605
Resumo: A aposentadoria feminina constitui um momento de reorganização da vida, que passa pela compreensão de sua dimensão simbólica e imaginária. Neste artigo, parte-se do pressuposto de que a passagem do trabalho para a aposentadoria altera o imaginário, modificando a subjetividade dessas trabalhadoras, dando origem a múltiplos sentidos acerca da quebra do vínculo com a vida profissional. Esta pesquisa foi realizada com o principal objetivo de investigar como o fenômeno da aposentadoria é interpretado no imaginário feminino. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, na qual foram realizadas onze entrevistas padronizadas de forma aberta com mulheres que se aposentaram nos últimos dez anos, em diferentes áreas profissionais. Para algumas entrevistadas, a aposentadoria significou o regresso a um estágio de dependência e inatividade, para outras, teve o sentido de libertação do que era considerado um peso ou incômodo, sendo encarada como uma oportunidade de viver novas experiências que não foram possíveis durante a vida profissional.
id UFLA_dc58cde3d403ceb158fe4c677c21d3b0
oai_identifier_str oai:localhost:1/36605
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Imaginário, subjetividade e aposentadoria femininaAposentadoriaImaginárioIdentidadeA aposentadoria feminina constitui um momento de reorganização da vida, que passa pela compreensão de sua dimensão simbólica e imaginária. Neste artigo, parte-se do pressuposto de que a passagem do trabalho para a aposentadoria altera o imaginário, modificando a subjetividade dessas trabalhadoras, dando origem a múltiplos sentidos acerca da quebra do vínculo com a vida profissional. Esta pesquisa foi realizada com o principal objetivo de investigar como o fenômeno da aposentadoria é interpretado no imaginário feminino. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, na qual foram realizadas onze entrevistas padronizadas de forma aberta com mulheres que se aposentaram nos últimos dez anos, em diferentes áreas profissionais. Para algumas entrevistadas, a aposentadoria significou o regresso a um estágio de dependência e inatividade, para outras, teve o sentido de libertação do que era considerado um peso ou incômodo, sendo encarada como uma oportunidade de viver novas experiências que não foram possíveis durante a vida profissional.Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças2019-09-05T13:30:36Z2019-09-05T13:30:36Z2011-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARRA, A. V. et al. Imaginário, subjetividade e aposentadoria feminina. Brazilian Business Review, Vitória, v. 8, n. 2, p. 119-137, Apr./June 2011. DOI: 10.15728/bbr.2011.8.2.6.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36605Brazilian Business Review (BBR)reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMarra, Adriana VentolaBrito, Valéria da Glória PereiraOliveira, Maria Regina Carvalho Teixeira deDias, Bernadete Oliveira Sidney Vianapor2019-09-05T13:30:36Zoai:localhost:1/36605Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-09-05T13:30:36Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Imaginário, subjetividade e aposentadoria feminina
title Imaginário, subjetividade e aposentadoria feminina
spellingShingle Imaginário, subjetividade e aposentadoria feminina
Marra, Adriana Ventola
Aposentadoria
Imaginário
Identidade
title_short Imaginário, subjetividade e aposentadoria feminina
title_full Imaginário, subjetividade e aposentadoria feminina
title_fullStr Imaginário, subjetividade e aposentadoria feminina
title_full_unstemmed Imaginário, subjetividade e aposentadoria feminina
title_sort Imaginário, subjetividade e aposentadoria feminina
author Marra, Adriana Ventola
author_facet Marra, Adriana Ventola
Brito, Valéria da Glória Pereira
Oliveira, Maria Regina Carvalho Teixeira de
Dias, Bernadete Oliveira Sidney Viana
author_role author
author2 Brito, Valéria da Glória Pereira
Oliveira, Maria Regina Carvalho Teixeira de
Dias, Bernadete Oliveira Sidney Viana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marra, Adriana Ventola
Brito, Valéria da Glória Pereira
Oliveira, Maria Regina Carvalho Teixeira de
Dias, Bernadete Oliveira Sidney Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Aposentadoria
Imaginário
Identidade
topic Aposentadoria
Imaginário
Identidade
description A aposentadoria feminina constitui um momento de reorganização da vida, que passa pela compreensão de sua dimensão simbólica e imaginária. Neste artigo, parte-se do pressuposto de que a passagem do trabalho para a aposentadoria altera o imaginário, modificando a subjetividade dessas trabalhadoras, dando origem a múltiplos sentidos acerca da quebra do vínculo com a vida profissional. Esta pesquisa foi realizada com o principal objetivo de investigar como o fenômeno da aposentadoria é interpretado no imaginário feminino. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, na qual foram realizadas onze entrevistas padronizadas de forma aberta com mulheres que se aposentaram nos últimos dez anos, em diferentes áreas profissionais. Para algumas entrevistadas, a aposentadoria significou o regresso a um estágio de dependência e inatividade, para outras, teve o sentido de libertação do que era considerado um peso ou incômodo, sendo encarada como uma oportunidade de viver novas experiências que não foram possíveis durante a vida profissional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06
2019-09-05T13:30:36Z
2019-09-05T13:30:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARRA, A. V. et al. Imaginário, subjetividade e aposentadoria feminina. Brazilian Business Review, Vitória, v. 8, n. 2, p. 119-137, Apr./June 2011. DOI: 10.15728/bbr.2011.8.2.6.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36605
identifier_str_mv MARRA, A. V. et al. Imaginário, subjetividade e aposentadoria feminina. Brazilian Business Review, Vitória, v. 8, n. 2, p. 119-137, Apr./June 2011. DOI: 10.15728/bbr.2011.8.2.6.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças
publisher.none.fl_str_mv Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Business Review (BBR)
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550023281770496