Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Amanda Botega Masson de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4097
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre.
id UFLA_def1877c93f345c56ade0a8a1ce2ad6e
oai_identifier_str oai:localhost:1/4097
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimentoFraçãoEnsinoRegrasAtividadesFractionEducationRulesActivitiesCNPQ_NÃO_INFORMADOTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)MatemáticaThis notes paper presents a proposal for teaching fractions, based on the student's trial, which is significant and consistent with the stage of cognitive development of students in the 6th grade of elementary school. To avoid rules and formulas are decorated without proper understanding, are presented activities in which the student participates directly in the process of building techniques involved in operational equivalence and the operations of addition and subtraction of fractions. Since those buildings would only be possible on the basis of as well established, are also presented identification activities fractions. Lessons well conducted, can assist in effective learning of fractions.O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de frações, pautada na experimentação do aluno, que seja significativa e coerente com a etapa do desenvolvimento cognitivo dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para evitar que regras e fórmulas sejam decoradas sem a devida compreensão, são apresentadas atividades em que o aluno participa diretamente do processo de construção das técnicas operacionais envolvidas na equivalência e nas operações de adição e subtração de frações. Visto que essas construções só seriam possíveis diante de uma base bem consolidada, são apresentadas, também, atividades de identificação de frações. Aulas, assim conduzidas, podem auxiliar na efetiva aprendizagem de frações.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDEX - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILCristo, Osnel BrocheCunha, Carlos Alberto Raposo daBroche, Rita de Cássia Dornelas SodréJesus, Amanda Botega Masson de2014-09-29T19:26:22Z2014-09-29T19:26:22Z20142013-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJESUS, A. B. M. de. Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento. 2013. 71 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4097info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-04-19T12:48:54Zoai:localhost:1/4097Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-19T12:48:54Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento
title Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento
spellingShingle Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento
Jesus, Amanda Botega Masson de
Fração
Ensino
Regras
Atividades
Fraction
Education
Rules
Activities
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento
title_full Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento
title_fullStr Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento
title_sort Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento
author Jesus, Amanda Botega Masson de
author_facet Jesus, Amanda Botega Masson de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cristo, Osnel Broche
Cunha, Carlos Alberto Raposo da
Broche, Rita de Cássia Dornelas Sodré
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Amanda Botega Masson de
dc.subject.por.fl_str_mv Fração
Ensino
Regras
Atividades
Fraction
Education
Rules
Activities
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Fração
Ensino
Regras
Atividades
Fraction
Education
Rules
Activities
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-20
2014-09-29T19:26:22Z
2014-09-29T19:26:22Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JESUS, A. B. M. de. Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento. 2013. 71 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4097
identifier_str_mv JESUS, A. B. M. de. Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento. 2013. 71 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DEX - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DEX - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439199190384640