Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4097 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre. |
id |
UFLA_def1877c93f345c56ade0a8a1ce2ad6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4097 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimentoFraçãoEnsinoRegrasAtividadesFractionEducationRulesActivitiesCNPQ_NÃO_INFORMADOTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)MatemáticaThis notes paper presents a proposal for teaching fractions, based on the student's trial, which is significant and consistent with the stage of cognitive development of students in the 6th grade of elementary school. To avoid rules and formulas are decorated without proper understanding, are presented activities in which the student participates directly in the process of building techniques involved in operational equivalence and the operations of addition and subtraction of fractions. Since those buildings would only be possible on the basis of as well established, are also presented identification activities fractions. Lessons well conducted, can assist in effective learning of fractions.O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de frações, pautada na experimentação do aluno, que seja significativa e coerente com a etapa do desenvolvimento cognitivo dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para evitar que regras e fórmulas sejam decoradas sem a devida compreensão, são apresentadas atividades em que o aluno participa diretamente do processo de construção das técnicas operacionais envolvidas na equivalência e nas operações de adição e subtração de frações. Visto que essas construções só seriam possíveis diante de uma base bem consolidada, são apresentadas, também, atividades de identificação de frações. Aulas, assim conduzidas, podem auxiliar na efetiva aprendizagem de frações.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDEX - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILCristo, Osnel BrocheCunha, Carlos Alberto Raposo daBroche, Rita de Cássia Dornelas SodréJesus, Amanda Botega Masson de2014-09-29T19:26:22Z2014-09-29T19:26:22Z20142013-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJESUS, A. B. M. de. Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento. 2013. 71 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4097info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-04-19T12:48:54Zoai:localhost:1/4097Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-19T12:48:54Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento |
title |
Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento |
spellingShingle |
Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento Jesus, Amanda Botega Masson de Fração Ensino Regras Atividades Fraction Education Rules Activities CNPQ_NÃO_INFORMADO |
title_short |
Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento |
title_full |
Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento |
title_sort |
Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento |
author |
Jesus, Amanda Botega Masson de |
author_facet |
Jesus, Amanda Botega Masson de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cristo, Osnel Broche Cunha, Carlos Alberto Raposo da Broche, Rita de Cássia Dornelas Sodré |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Amanda Botega Masson de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fração Ensino Regras Atividades Fraction Education Rules Activities CNPQ_NÃO_INFORMADO |
topic |
Fração Ensino Regras Atividades Fraction Education Rules Activities CNPQ_NÃO_INFORMADO |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-20 2014-09-29T19:26:22Z 2014-09-29T19:26:22Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JESUS, A. B. M. de. Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento. 2013. 71 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4097 |
identifier_str_mv |
JESUS, A. B. M. de. Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento. 2013. 71 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEX - Programa de Pós-graduação UFLA BRASIL |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEX - Programa de Pós-graduação UFLA BRASIL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439199190384640 |