A coprodução do bem público na prestação de serviços municipais de água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yamamoto, Érica Aline Ferreira Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46119
Resumo: As discussões sobre coprodução surgiram nos anos 1970 e, nos anos 1980, autores da época discutiram a incorporação do público, assim a coprodução do bem público ou de serviços públicos passou a ser reconhecida como possível alternativa ao sistema burocrático e centralizador da administração pública. Diante da gama de serviços públicos, a tese se propõe a analisar o abastecimento de água, um dos pilares do saneamento básico. O universo delimitado da pesquisa é a região de planejamento Sul de Minas constituída por 155 municípios, destes 24 municípios têm como prestadora de água a Prefeitura Municipal e o foco do trabalho está nesse setor. A partir da definição de critérios científicos, escolhemos o município de Delfim Moreira para análise. Considerando esses aspectos, o problema de pesquisa é: Como a coprodução do bem público pode ser identificada na prestação de serviços municipais de água? O objetivo geral é descrever e analisar a prestação de serviços de água no âmbito municipal sob a ótica da coprodução do bem público. Especificamente, investigar a literatura internacional da coprodução do bem público; analisar como o processo de remunicipalização de serviços de água e saneamento pode representar uma possibilidade para o desenvolvimento da coprodução do bem público; descrever e analisar a prestação de serviços municipais de água sob a ótica da coprodução do bem público em Delfim Moreira, Minas Gerais. A pesquisa é de natureza qualitativa de caráter descritivo. Utilizamos o método estudo de caso e, para a coleta de dados, seguimos as técnicas de: (i) levantamento de dados secundários; (ii) entrevista em profundidade; (iii) grupo focal. A interpretação das informações, com base na teoria da coprodução do bem público, ocorreu por meio da análise de conteúdo. Como resultados, identificamos dois cenários: urbano e rural. Na região urbana temos uma coprodução voltada ao funcionalismo, a Prefeitura Municipal é a protagonista e responsável pelo serviço de água, a confiança é baseada em garantias técnico-científicas, porém, problemas de infraestrutura comprometem alguns resultados de análise da água. A participação e o engajamento da população acontecem mediante o custo e benefício, prevalecendo o interesse individual. Na região rural, a coprodução é representativa. A Prefeitura Municipal continua sendo a protagonista, mas não há garantias de potabilidade da água. Os moradores dos bairros rurais compartilham entre si responsabilidades, são participativos e se engajam para que todos tenham acesso ao bem, o que fortalece o interesse comum. Em relação à transparência e à accountability, o município segue os princípios da Lei de Acesso à Informação, mas a população tem pouco conhecimento dos investimentos públicos. A nossa principal contribuição teórico-empírica na lacuna da literatura da coprodução é orientada para cidadãos atraídos e inseridos na prestação de serviços públicos. Como sugestão para a administração pública de Delfim Moreira, desejamos que saiba valorizar a articulação da população rural. A coprodução desses cidadãos em torno de um bem tão valioso precisa ser notada. E, principalmente, ser exemplo de aplicabilidade na região urbana. Os cidadãos necessitam compreender que também são corresponsáveis pelos serviços públicos.
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A partir da definição de critérios científicos, escolhemos o município de Delfim Moreira para análise. Considerando esses aspectos, o problema de pesquisa é: Como a coprodução do bem público pode ser identificada na prestação de serviços municipais de água? O objetivo geral é descrever e analisar a prestação de serviços de água no âmbito municipal sob a ótica da coprodução do bem público. Especificamente, investigar a literatura internacional da coprodução do bem público; analisar como o processo de remunicipalização de serviços de água e saneamento pode representar uma possibilidade para o desenvolvimento da coprodução do bem público; descrever e analisar a prestação de serviços municipais de água sob a ótica da coprodução do bem público em Delfim Moreira, Minas Gerais. A pesquisa é de natureza qualitativa de caráter descritivo. Utilizamos o método estudo de caso e, para a coleta de dados, seguimos as técnicas de: (i) levantamento de dados secundários; (ii) entrevista em profundidade; (iii) grupo focal. A interpretação das informações, com base na teoria da coprodução do bem público, ocorreu por meio da análise de conteúdo. Como resultados, identificamos dois cenários: urbano e rural. Na região urbana temos uma coprodução voltada ao funcionalismo, a Prefeitura Municipal é a protagonista e responsável pelo serviço de água, a confiança é baseada em garantias técnico-científicas, porém, problemas de infraestrutura comprometem alguns resultados de análise da água. A participação e o engajamento da população acontecem mediante o custo e benefício, prevalecendo o interesse individual. Na região rural, a coprodução é representativa. A Prefeitura Municipal continua sendo a protagonista, mas não há garantias de potabilidade da água. Os moradores dos bairros rurais compartilham entre si responsabilidades, são participativos e se engajam para que todos tenham acesso ao bem, o que fortalece o interesse comum. Em relação à transparência e à accountability, o município segue os princípios da Lei de Acesso à Informação, mas a população tem pouco conhecimento dos investimentos públicos. A nossa principal contribuição teórico-empírica na lacuna da literatura da coprodução é orientada para cidadãos atraídos e inseridos na prestação de serviços públicos. Como sugestão para a administração pública de Delfim Moreira, desejamos que saiba valorizar a articulação da população rural. A coprodução desses cidadãos em torno de um bem tão valioso precisa ser notada. E, principalmente, ser exemplo de aplicabilidade na região urbana. Os cidadãos necessitam compreender que também são corresponsáveis pelos serviços públicos.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)Discussions about co-production emerged in the 1970s and, in the 1980s, authors of the period discussed the incorporation of the public, thus the co-production of the public good or public services came to be recognized as a possible alternative to the bureaucratic and centralizing system of public administration. Given the range of public services, the thesis proposes to analyze the water supply, one of the pillars of basic sanitation. The delimited universe of the research is the planning region South of Minas made up of 155 municipalities, of these 24 municipalities have the City Hall as their water provider and the focus of the work is in this sector. Based on the definition of scientific criterion, we chose the municipality of Delfim Moreira for analysis. Considering these aspects, the research problem is: How can the co-production of the public good be identified in the provision of municipal water services? The general objective is to describe and analyze the provision of water services at the municipal level from the perspective of the co-production of the public good. Specifically, to investigate the international literature on the co-production of the public good; analyze how the process of remunicipalisation of water and sanitation services can represent a possibility for the development of the co-production of the public good; describe and analyze the provision of municipal water services from the perspective of co-production of the public good in Delfim Moreira, Minas Gerais. The research is qualitative in nature and descriptive. We use the case study method and, for data collection, we follow the techniques of: (i) survey of secondary data; (ii) in-depth interview; (iii) focus group. The interpretation of information, based on the theory of coproduction of the public good, was through content analysis. As a result, we identified two scenarios: urban and rural. In the urban region we have a functionalist co-production, the City Hall is the protagonist and responsible for the water service, trust is based on technical-scientific guarantees, however, infrastructure problems compromise some results of water analysis. The participation and engagement of the population happens through cost and benefit, prevailing individual interest. In the rural region, co-production is representative. The City Hall remains the protagonist, but there is no guarantee of water potability. Residents of rural neighborhoods share responsibilities, are participatory and strive for everyone to have access to the good, which strengthens the common interest. In terms of transparency and accountability, the municipality follows the principles of the Access to Information Law, but the population has little knowledge of public investments. Our main theoretical-empirical contribution to the co-production literature gap is aimed at citizens who are attracted to and engaged in the provision of public services. As a suggestion for the public administration of Delfim Moreira, we wish you to know how to value the articulation of the rural population. The co-production of these citizens around such a valuable asset needs to be noted. And, mainly, be an example of applicability in the urban region. Citizens need to understand that they are also co-responsible for public services.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaPereira, José RobertoOliveira, Marcelo Leles Romarco deFerreira, Patrícia AparecidaSilva, Sabrina Soares daAlcântara, Valderí de CastroYamamoto, Érica Aline Ferreira Silva2021-02-12T16:33:53Z2021-02-12T16:33:53Z2021-02-122020-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfYAMAMOTO, E. A. F. S. A coprodução do bem público na prestação de serviços municipais de água. 2020. 199 p. 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