A aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniel José Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bermejo, Paulo Henrique de Souza, Pereira, José Roberto, Barbosa, Daniely Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39693
Resumo: Sentiment analysis is a knowledge discovery technique developed from data mining; its purpose is to reveal people’s opinions on specific topics. This is an appropriate technique to apply to unstructured data sources, such as social media, that cover information on a variety of topics (such as politics and public administration). In this context, the objective of this study was to identify whether sentiment analysis can reflect public opinion and, thus, contribute to practices of social management. Therefore, the sentiment analysis technique was applied to reveal citizens’ opinions, which were expressed on Twitter and concerned some of the main social programs in force during Brazil’s Rousseff government. The study consisted of a comparison between the results of the sentiment analysis and the concepts and applications involving four strategies of social media used by governments from the point of view of social management. The results revealed that the sentiment analysis technique could contribute to social management practices in the context of the network strategy.
id UFLA_e3ab175af357b138a0d2daadd87cd7de
oai_identifier_str oai:localhost:1/39693
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamentalThe application of the sentiment analysis technique in social media as a tool for social management practices at the governmental levelLa aplicación de la técnica de análisis de sentimiento en medios sociales como instrumento para las prácticas de la gestión social a nivel gubernamentalAnálise de sentimentoMineração de opiniãoMídias sociaisGestão socialGestão públicaSentiment analysisOpinion miningSocial mediaSocial managementPublic administration.Sentiment analysis is a knowledge discovery technique developed from data mining; its purpose is to reveal people’s opinions on specific topics. This is an appropriate technique to apply to unstructured data sources, such as social media, that cover information on a variety of topics (such as politics and public administration). In this context, the objective of this study was to identify whether sentiment analysis can reflect public opinion and, thus, contribute to practices of social management. Therefore, the sentiment analysis technique was applied to reveal citizens’ opinions, which were expressed on Twitter and concerned some of the main social programs in force during Brazil’s Rousseff government. The study consisted of a comparison between the results of the sentiment analysis and the concepts and applications involving four strategies of social media used by governments from the point of view of social management. The results revealed that the sentiment analysis technique could contribute to social management practices in the context of the network strategy.A análise de sentimento é uma técnica de descoberta de conhecimento por meio da mineração de dados, sua finalidade é revelar a opinião das pessoas sobre temas específicos. Essa é uma técnica apropriada para aplicação em fontes de dados não estruturados, como as mídias sociais, que abarcam informações sobre diversos temas, inclusive política e administração pública. O objetivo deste estudo foi identificar se a análise de sentimento pode refletir a opinião pública e, assim, trazer contribuições para as práticas da gestão social. Para tanto, a técnica foi aplicada para revelar as opiniões dos cidadãos expressas no Twitter sobre alguns dos principais programas sociais em vigor no Brasil durante o governo Dilma Rousseff. O estudo consistiu no confronto entre os resultados da análise de sentimento e os conceitos e aplicações envolvendo quatro estratégias de utilização de mídias sociais pelos governos sob a ótica da gestão social. Os resultados da pesquisa revelaram que a técnica da análise de sentimento pode contribuir para as práticas da gestão social no contexto da estratégia de rede.FGV EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2020-04-02T17:59:08Z2020-04-02T17:59:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, D. J. S. et al. A aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamental. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 53, n. 1, p. 235-251, jan./fev. 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39693Revista de Administração Públicareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Daniel José SilvaBermejo, Paulo Henrique de SouzaPereira, José RobertoBarbosa, Daniely Aparecidapor2020-04-02T17:59:30Zoai:localhost:1/39693Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-04-02T17:59:30Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamental
The application of the sentiment analysis technique in social media as a tool for social management practices at the governmental level
La aplicación de la técnica de análisis de sentimiento en medios sociales como instrumento para las prácticas de la gestión social a nivel gubernamental
title A aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamental
spellingShingle A aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamental
Oliveira, Daniel José Silva
Análise de sentimento
Mineração de opinião
Mídias sociais
Gestão social
Gestão pública
Sentiment analysis
Opinion mining
Social media
Social management
Public administration.
title_short A aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamental
title_full A aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamental
title_fullStr A aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamental
title_full_unstemmed A aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamental
title_sort A aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamental
author Oliveira, Daniel José Silva
author_facet Oliveira, Daniel José Silva
Bermejo, Paulo Henrique de Souza
Pereira, José Roberto
Barbosa, Daniely Aparecida
author_role author
author2 Bermejo, Paulo Henrique de Souza
Pereira, José Roberto
Barbosa, Daniely Aparecida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniel José Silva
Bermejo, Paulo Henrique de Souza
Pereira, José Roberto
Barbosa, Daniely Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de sentimento
Mineração de opinião
Mídias sociais
Gestão social
Gestão pública
Sentiment analysis
Opinion mining
Social media
Social management
Public administration.
topic Análise de sentimento
Mineração de opinião
Mídias sociais
Gestão social
Gestão pública
Sentiment analysis
Opinion mining
Social media
Social management
Public administration.
description Sentiment analysis is a knowledge discovery technique developed from data mining; its purpose is to reveal people’s opinions on specific topics. This is an appropriate technique to apply to unstructured data sources, such as social media, that cover information on a variety of topics (such as politics and public administration). In this context, the objective of this study was to identify whether sentiment analysis can reflect public opinion and, thus, contribute to practices of social management. Therefore, the sentiment analysis technique was applied to reveal citizens’ opinions, which were expressed on Twitter and concerned some of the main social programs in force during Brazil’s Rousseff government. The study consisted of a comparison between the results of the sentiment analysis and the concepts and applications involving four strategies of social media used by governments from the point of view of social management. The results revealed that the sentiment analysis technique could contribute to social management practices in the context of the network strategy.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-02T17:59:08Z
2020-04-02T17:59:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, D. J. S. et al. A aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamental. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 53, n. 1, p. 235-251, jan./fev. 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39693
identifier_str_mv OLIVEIRA, D. J. S. et al. A aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamental. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 53, n. 1, p. 235-251, jan./fev. 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FGV EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv FGV EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Pública
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550071001415680