Mercado de cana-de-açúcar brasileiro: fundamentos para a análise de uma plataforma de negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Pedro Luiz Costa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2552
Resumo: Diante do fato de que uma plataforma de negócios proporciona uma relação entre organizações muito mais forte e voltada à geração de inovações e levando em consideração a importância do mercado canavieiro para a economia brasileira, o presente trabalho teve como objetivo analisar o mercado de cana-de-açúcar brasileiro sob a ótica da plataforma de negócios, na qual se preconizam as diversas trocas de conhecimento e competência das empresas participantes desse mercado. Nesse sentido, o presente trabalho verificou se as relações entre as organizações participantes do mercado da cana-de-açúcar brasileiro podem estar sob os conceitos de uma plataforma de negócios. Como metodologia, optou-se por uma pesquisa qualitativa baseada nas técnicas da Grounded Theory, visto que se estuda um assunto pouco conhecido e pretende-se aplicá-lo sob uma nova abordagem, um novo setor na economia ainda não totalmente estruturado. A coleta dos dados foi feita por fontes secundárias e por fontes primárias. As fontes secundárias abrangeram livros, dissertações, teses, informações jornalísticas, informações de órgãos governamentais, artigos científicos, revistas e sites de órgãos públicos, privados e secretarias, enquanto que as fontes primárias foram obtidas por meio de sete entrevistas nos principais participantes desse mercado. Os resultados mostraram que o setor canavieiro brasileiro pode ser analisado mediante os conceitos de uma plataforma de negócios. Concluiu-se que o setor é formado por cinco módulos principais que se relacionam diretamente com a categoria central de toda essa estrutura de plataforma, representada pela forte relação entre agricultura e indústria. Além disso, há também uma relação indireta entre os módulos na medida em que o desenvolvimento da categoria central proporcionado pelo desenvolvimento de um módulo específico também gera, indiretamente, um desenvolvimento nos outros módulos da estrutura. A motivação para destacar a relação entre agricultura e indústria como sendo a categoria central da plataforma foi o fato de que a cana-de-açúcar é um produto que precisa, necessariamente, passar por algum processo de transformação, ou seja, a cana in natura praticamente não tem valor comercial. Sendo assim, isso só é possível se houver uma indústria forte, capacitada e que esteja integrada com as pesquisas realizadas no campo, na busca por melhores variedades e maior produtividade.
id UFLA_e720c342f25d53eafcbd7468676c7139
oai_identifier_str oai:localhost:1/2552
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Mercado de cana-de-açúcar brasileiro: fundamentos para a análise de uma plataforma de negóciosBrazilian market of sugarcane: basis for the analysis of a business platformComplementariedadeMercado canavieiroPlataforma de negóciosComplementaritySugar cane marketBusiness platformCNPQ_NÃO_INFORMADODiante do fato de que uma plataforma de negócios proporciona uma relação entre organizações muito mais forte e voltada à geração de inovações e levando em consideração a importância do mercado canavieiro para a economia brasileira, o presente trabalho teve como objetivo analisar o mercado de cana-de-açúcar brasileiro sob a ótica da plataforma de negócios, na qual se preconizam as diversas trocas de conhecimento e competência das empresas participantes desse mercado. Nesse sentido, o presente trabalho verificou se as relações entre as organizações participantes do mercado da cana-de-açúcar brasileiro podem estar sob os conceitos de uma plataforma de negócios. Como metodologia, optou-se por uma pesquisa qualitativa baseada nas técnicas da Grounded Theory, visto que se estuda um assunto pouco conhecido e pretende-se aplicá-lo sob uma nova abordagem, um novo setor na economia ainda não totalmente estruturado. A coleta dos dados foi feita por fontes secundárias e por fontes primárias. As fontes secundárias abrangeram livros, dissertações, teses, informações jornalísticas, informações de órgãos governamentais, artigos científicos, revistas e sites de órgãos públicos, privados e secretarias, enquanto que as fontes primárias foram obtidas por meio de sete entrevistas nos principais participantes desse mercado. Os resultados mostraram que o setor canavieiro brasileiro pode ser analisado mediante os conceitos de uma plataforma de negócios. Concluiu-se que o setor é formado por cinco módulos principais que se relacionam diretamente com a categoria central de toda essa estrutura de plataforma, representada pela forte relação entre agricultura e indústria. Além disso, há também uma relação indireta entre os módulos na medida em que o desenvolvimento da categoria central proporcionado pelo desenvolvimento de um módulo específico também gera, indiretamente, um desenvolvimento nos outros módulos da estrutura. A motivação para destacar a relação entre agricultura e indústria como sendo a categoria central da plataforma foi o fato de que a cana-de-açúcar é um produto que precisa, necessariamente, passar por algum processo de transformação, ou seja, a cana in natura praticamente não tem valor comercial. Sendo assim, isso só é possível se houver uma indústria forte, capacitada e que esteja integrada com as pesquisas realizadas no campo, na busca por melhores variedades e maior produtividade.Given the fact that a business platform provides a link between organizations stronger and more focused on the generation of innovations and taking into account the importance of the sugarcane for the Brazilian economy, this study aimed to understand the Brazilian market of sugarcane from the perspective of business platform, which establishes the various exchanges of knowledge and competence of the participating companies in this market. In other words, this study attempted to determine if the relationships between the organizations participating in the Brazilian market of sugarcane may be under the concepts of a business platform. The methodology chosen for this study based on the techniques of Grounded Theory as studying a little known subject and seeks to apply it in a new approach, a new sector in the economy has not fully structured. Data collection was performed by secondary sources and primary sources. Secondary sources covered books, dissertations, theses, news items, information from government agencies, scientific papers, magazines and Web sites of public, private and state offices, while the primary sources were obtained through interviews in seven major players in this market. The results showed that the Brazilian sugarcane sector can be analyzed through the concepts of a business platform. It was concluded that this market consists of five main modules that are directly related to the central category of this entire platform structure, represented by the strong relationship between agriculture and industry. In addition, there is also an indirect relationship between the modules in that the development of the central category provided by the development of a specific module also leads, indirectly, a development in other modules of the structure. The motivation for highlighting the relationship between agriculture and industry as the central category of platform was because sugarcane is a product that must necessarily go through a transformation process, that is, the in nature sugarcane has virtually no commercial value. Therefore, this is only possible if the industry is strong, capable and that is integrated with the research in the field in search of better varieties and higher productivity.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDAE - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILCastro, Cleber Carvalho deSugano, Joel YutakaGonçalves, Wilson MagelaCarvalho, Pedro Luiz Costa2014-08-11T20:21:33Z2014-08-11T20:21:33Z2014-08-112009-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, P. L. C. Mercado de cana-de-açúcar brasileiro: fundamentos para a análise de uma plataforma de negócios. 2009. 104 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2552info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2019-02-13T19:09:05Zoai:localhost:1/2552Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-02-13T19:09:05Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mercado de cana-de-açúcar brasileiro: fundamentos para a análise de uma plataforma de negócios
Brazilian market of sugarcane: basis for the analysis of a business platform
title Mercado de cana-de-açúcar brasileiro: fundamentos para a análise de uma plataforma de negócios
spellingShingle Mercado de cana-de-açúcar brasileiro: fundamentos para a análise de uma plataforma de negócios
Carvalho, Pedro Luiz Costa
Complementariedade
Mercado canavieiro
Plataforma de negócios
Complementarity
Sugar cane market
Business platform
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short Mercado de cana-de-açúcar brasileiro: fundamentos para a análise de uma plataforma de negócios
title_full Mercado de cana-de-açúcar brasileiro: fundamentos para a análise de uma plataforma de negócios
title_fullStr Mercado de cana-de-açúcar brasileiro: fundamentos para a análise de uma plataforma de negócios
title_full_unstemmed Mercado de cana-de-açúcar brasileiro: fundamentos para a análise de uma plataforma de negócios
title_sort Mercado de cana-de-açúcar brasileiro: fundamentos para a análise de uma plataforma de negócios
author Carvalho, Pedro Luiz Costa
author_facet Carvalho, Pedro Luiz Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Cleber Carvalho de
Sugano, Joel Yutaka
Gonçalves, Wilson Magela
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Pedro Luiz Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Complementariedade
Mercado canavieiro
Plataforma de negócios
Complementarity
Sugar cane market
Business platform
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Complementariedade
Mercado canavieiro
Plataforma de negócios
Complementarity
Sugar cane market
Business platform
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Diante do fato de que uma plataforma de negócios proporciona uma relação entre organizações muito mais forte e voltada à geração de inovações e levando em consideração a importância do mercado canavieiro para a economia brasileira, o presente trabalho teve como objetivo analisar o mercado de cana-de-açúcar brasileiro sob a ótica da plataforma de negócios, na qual se preconizam as diversas trocas de conhecimento e competência das empresas participantes desse mercado. Nesse sentido, o presente trabalho verificou se as relações entre as organizações participantes do mercado da cana-de-açúcar brasileiro podem estar sob os conceitos de uma plataforma de negócios. Como metodologia, optou-se por uma pesquisa qualitativa baseada nas técnicas da Grounded Theory, visto que se estuda um assunto pouco conhecido e pretende-se aplicá-lo sob uma nova abordagem, um novo setor na economia ainda não totalmente estruturado. A coleta dos dados foi feita por fontes secundárias e por fontes primárias. As fontes secundárias abrangeram livros, dissertações, teses, informações jornalísticas, informações de órgãos governamentais, artigos científicos, revistas e sites de órgãos públicos, privados e secretarias, enquanto que as fontes primárias foram obtidas por meio de sete entrevistas nos principais participantes desse mercado. Os resultados mostraram que o setor canavieiro brasileiro pode ser analisado mediante os conceitos de uma plataforma de negócios. Concluiu-se que o setor é formado por cinco módulos principais que se relacionam diretamente com a categoria central de toda essa estrutura de plataforma, representada pela forte relação entre agricultura e indústria. Além disso, há também uma relação indireta entre os módulos na medida em que o desenvolvimento da categoria central proporcionado pelo desenvolvimento de um módulo específico também gera, indiretamente, um desenvolvimento nos outros módulos da estrutura. A motivação para destacar a relação entre agricultura e indústria como sendo a categoria central da plataforma foi o fato de que a cana-de-açúcar é um produto que precisa, necessariamente, passar por algum processo de transformação, ou seja, a cana in natura praticamente não tem valor comercial. Sendo assim, isso só é possível se houver uma indústria forte, capacitada e que esteja integrada com as pesquisas realizadas no campo, na busca por melhores variedades e maior produtividade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-04
2014-08-11T20:21:33Z
2014-08-11T20:21:33Z
2014-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, P. L. C. Mercado de cana-de-açúcar brasileiro: fundamentos para a análise de uma plataforma de negócios. 2009. 104 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2552
identifier_str_mv CARVALHO, P. L. C. Mercado de cana-de-açúcar brasileiro: fundamentos para a análise de uma plataforma de negócios. 2009. 104 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550184549613568