PENSANDO A INSERÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Giovanna
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tavares, Erica, Silva, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15621
Resumo: The present article aims to present the experience of university extension developed in the distance course of Pedagogy of the Federal University of Lavras. With the creation of the Center for the Study of Distance Education - NEPEDI - it was possi-ble to articulate, in the scope of distance education, the demands of undergraduate education and those of the community where the support centers of the course are inserted. We intend to report on some projects and actions that have been carried out since the institution of the Nucleus (2015) to date, demonstrating the possibility of guaranteeing in distance undergraduation the presence of the tripod teaching, rese-arch and extension, regardless of the challenges encountered along the way. In or-der to do so, we discuss the importance of thinking about the Pedagogy students formation, coupled with extension practices as a way to enable a dialogue between the theory studied and practice, and to promote the formation of conscientious citi-zens and professionals, who can contribute actively to the improvement of our soci-ety.
id UFLA_e914d1cad993ca452dda9d453552bb67
oai_identifier_str oai:localhost:1/15621
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling PENSANDO A INSERÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIARelato de experiência Entidade de extensão - NepediSobre fazer extensão nos polos UAB do curso de PedagogiaThe present article aims to present the experience of university extension developed in the distance course of Pedagogy of the Federal University of Lavras. With the creation of the Center for the Study of Distance Education - NEPEDI - it was possi-ble to articulate, in the scope of distance education, the demands of undergraduate education and those of the community where the support centers of the course are inserted. We intend to report on some projects and actions that have been carried out since the institution of the Nucleus (2015) to date, demonstrating the possibility of guaranteeing in distance undergraduation the presence of the tripod teaching, rese-arch and extension, regardless of the challenges encountered along the way. In or-der to do so, we discuss the importance of thinking about the Pedagogy students formation, coupled with extension practices as a way to enable a dialogue between the theory studied and practice, and to promote the formation of conscientious citi-zens and professionals, who can contribute actively to the improvement of our soci-ety.O presente artigo tem como objetivo apresentar a experiência de extensão universitária desenvolvida no curso de Pedagogia à distância da Universidade Federal de Lavras. Com a criação do Núcleo de Estudos da Pedagogia a distância - NEPEDI – foi possível articular, no âmbito da educação a distância, as demandas do ensino de graduação e as da comunidade onde se inserem os pólos de apoio presencial do curso. Pretendemos relatar alguns projetos e ações que foram realizados desde a instituição do Núcleo (2015) até a presente data, demonstrando a possibilidade de se garantir na graduação a distância a presença do tripé ensino, pesquisa e extensão, independente dos desafios encontrados pelo caminho. Para tanto discutimos a importância de se pensar a formação dos estudantes da Pedagogia aliada à práticas extensionistas como forma de possibilitar o diálogo entre a teoria estudada e prática, além de promover a formação de cidadãos e profissionais conscientes, capazes de contribuir ativamente para melhoria de nossa sociedade.Universidade Federal do Rio Grande2017-11-06T09:42:55Z2017-11-06T09:42:55Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfXIV Congresso Barsileiro de Educação a distânica /III Congresso Internacional de Educação a distânciahttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15621Anais Esudreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCabral, GiovannaTavares, EricaSilva, Ana Paulapor2017-11-06T09:42:56Zoai:localhost:1/15621Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2017-11-06T09:42:56Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv PENSANDO A INSERÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
title PENSANDO A INSERÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
spellingShingle PENSANDO A INSERÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
Cabral, Giovanna
Relato de experiência Entidade de extensão - Nepedi
Sobre fazer extensão nos polos UAB do curso de Pedagogia
title_short PENSANDO A INSERÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
title_full PENSANDO A INSERÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
title_fullStr PENSANDO A INSERÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed PENSANDO A INSERÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
title_sort PENSANDO A INSERÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
author Cabral, Giovanna
author_facet Cabral, Giovanna
Tavares, Erica
Silva, Ana Paula
author_role author
author2 Tavares, Erica
Silva, Ana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Giovanna
Tavares, Erica
Silva, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Relato de experiência Entidade de extensão - Nepedi
Sobre fazer extensão nos polos UAB do curso de Pedagogia
topic Relato de experiência Entidade de extensão - Nepedi
Sobre fazer extensão nos polos UAB do curso de Pedagogia
description The present article aims to present the experience of university extension developed in the distance course of Pedagogy of the Federal University of Lavras. With the creation of the Center for the Study of Distance Education - NEPEDI - it was possi-ble to articulate, in the scope of distance education, the demands of undergraduate education and those of the community where the support centers of the course are inserted. We intend to report on some projects and actions that have been carried out since the institution of the Nucleus (2015) to date, demonstrating the possibility of guaranteeing in distance undergraduation the presence of the tripod teaching, rese-arch and extension, regardless of the challenges encountered along the way. In or-der to do so, we discuss the importance of thinking about the Pedagogy students formation, coupled with extension practices as a way to enable a dialogue between the theory studied and practice, and to promote the formation of conscientious citi-zens and professionals, who can contribute actively to the improvement of our soci-ety.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-06T09:42:55Z
2017-11-06T09:42:55Z
2017-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv XIV Congresso Barsileiro de Educação a distânica /III Congresso Internacional de Educação a distância
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15621
identifier_str_mv XIV Congresso Barsileiro de Educação a distânica /III Congresso Internacional de Educação a distância
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Anais Esud
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835149231980544