A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/145 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9184 |
Resumo: | This study approaches the theme Market Information (MI) at sugar and ethanol sector context, having as object of study sugar-cane mills and fuel distributors located at São Paulo and Rio de Janeiro states. The aim was to analyze the importance of MI according to the view of those agents in relation to the research offered by specialists from a Research Center (RC). The method used to obtain quantitative data was a closed questionnaire with multiple choice questions driven to the enterprises and an interview with specialists of RC. The results show that these companies consider MI in their decision-making process, mainly as a reference for closing deals in the spot market. Also, as a tool for evaluating workers’ performance in the commercial area, index for contracts or even as an important source to develop economical analysis. As for the decision-making, it was not possible to propose a standard model for decision making; however the mills use a relatively similar sequence of decision-making, considering their financial and productive features. The distributors also follow the same tendency. |
id |
UFLA_ea3dae397564d6e96f95ee71589167d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/9184 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcoolMarket information at decision-making process in sugar and ethanol market business: the case of ethanol price indicatorsInformação de mercadoTomada de decisãoAgronegócioMarket informationDecision-making processAgribusinessThis study approaches the theme Market Information (MI) at sugar and ethanol sector context, having as object of study sugar-cane mills and fuel distributors located at São Paulo and Rio de Janeiro states. The aim was to analyze the importance of MI according to the view of those agents in relation to the research offered by specialists from a Research Center (RC). The method used to obtain quantitative data was a closed questionnaire with multiple choice questions driven to the enterprises and an interview with specialists of RC. The results show that these companies consider MI in their decision-making process, mainly as a reference for closing deals in the spot market. Also, as a tool for evaluating workers’ performance in the commercial area, index for contracts or even as an important source to develop economical analysis. As for the decision-making, it was not possible to propose a standard model for decision making; however the mills use a relatively similar sequence of decision-making, considering their financial and productive features. The distributors also follow the same tendency.Este estudo aborda a temática Informação de Mercado (IM) no contexto do setor de açúcar e álcool, focando usinas de cana-de-açúcar e distribuidoras de combustível localizadas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo foi analisar a importância da IM, sob a perspectiva desses agentes, em relação à pesquisa dos indicadores de preços de álcool oferecida por um centro de pesquisa. O método utilizado para obter dados qualitativos foi o questionário fechado e de múltipla escolha, dirigido às empresas e uma entrevista com especialistas de um centro de pesquisa. Os resultados demonstraram que essas empresas levam em consideração a IM no processo de tomada de decisão, principalmente como referência para o fechamento de negócios no mercado spot, e também como ferramenta para avaliação de desempenho dos funcionários da área comercial, como indexador de contratos ou, ainda, como fonte de elaboração de análises econômicas. Não foi possível determinar um modelo de tomada de decisão, embora as usinas utilizem uma seqüência de decisões relativamente semelhante, considerando suas peculiaridades financeiras e produtivas. As distribuidoras também seguem a mesma tendência, considerando processos decisórios, estratégias empresariais e um conjunto de alternativas diferentes.Organizações Rurais & Agroindustriais2011-04-112015-05-04T13:48:03Z2015-05-04T13:48:03Z2015-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/145BRAGATO, I. R.; SPERS, E. E.; BACCHI, M. R. P. A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 9, n. 1, p. 11-25, 2007.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9184Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 9, n. 1 (2007)2238-68901517-3879reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/145/141Bragato, Ivelise RaseraSpers, Eduardo EugênioBacchi, Mirian Rumenos Piedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-27T11:45:26Zoai:localhost:1/9184Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2015-05-27T11:45:26Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool Market information at decision-making process in sugar and ethanol market business: the case of ethanol price indicators |
title |
A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool |
spellingShingle |
A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool Bragato, Ivelise Rasera Informação de mercado Tomada de decisão Agronegócio Market information Decision-making process Agribusiness |
title_short |
A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool |
title_full |
A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool |
title_fullStr |
A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool |
title_full_unstemmed |
A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool |
title_sort |
A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool |
author |
Bragato, Ivelise Rasera |
author_facet |
Bragato, Ivelise Rasera Spers, Eduardo Eugênio Bacchi, Mirian Rumenos Piedade |
author_role |
author |
author2 |
Spers, Eduardo Eugênio Bacchi, Mirian Rumenos Piedade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bragato, Ivelise Rasera Spers, Eduardo Eugênio Bacchi, Mirian Rumenos Piedade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informação de mercado Tomada de decisão Agronegócio Market information Decision-making process Agribusiness |
topic |
Informação de mercado Tomada de decisão Agronegócio Market information Decision-making process Agribusiness |
description |
This study approaches the theme Market Information (MI) at sugar and ethanol sector context, having as object of study sugar-cane mills and fuel distributors located at São Paulo and Rio de Janeiro states. The aim was to analyze the importance of MI according to the view of those agents in relation to the research offered by specialists from a Research Center (RC). The method used to obtain quantitative data was a closed questionnaire with multiple choice questions driven to the enterprises and an interview with specialists of RC. The results show that these companies consider MI in their decision-making process, mainly as a reference for closing deals in the spot market. Also, as a tool for evaluating workers’ performance in the commercial area, index for contracts or even as an important source to develop economical analysis. As for the decision-making, it was not possible to propose a standard model for decision making; however the mills use a relatively similar sequence of decision-making, considering their financial and productive features. The distributors also follow the same tendency. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-11 2015-05-04T13:48:03Z 2015-05-04T13:48:03Z 2015-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/145 BRAGATO, I. R.; SPERS, E. E.; BACCHI, M. R. P. A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 9, n. 1, p. 11-25, 2007. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9184 |
url |
http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/145 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9184 |
identifier_str_mv |
BRAGATO, I. R.; SPERS, E. E.; BACCHI, M. R. P. A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 9, n. 1, p. 11-25, 2007. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/145/141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Organizações Rurais & Agroindustriais |
publisher.none.fl_str_mv |
Organizações Rurais & Agroindustriais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 9, n. 1 (2007) 2238-6890 1517-3879 reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835052779765760 |