A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragato, Ivelise Rasera
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Spers, Eduardo Eugênio, Bacchi, Mirian Rumenos Piedade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/145
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9184
Resumo: This study approaches the theme Market Information (MI) at sugar and ethanol sector context, having as object of study sugar-cane mills and fuel distributors located at São Paulo and Rio de Janeiro states. The aim was to analyze the importance of MI according to the view of those agents in relation to the research offered by specialists from a Research Center (RC). The method used to obtain quantitative data was a closed questionnaire with multiple choice questions driven to the enterprises and an interview with specialists of RC. The results show that these companies consider MI in their decision-making process, mainly as a reference for closing deals in the spot market. Also, as a tool for evaluating workers’ performance in the commercial area, index for contracts or even as an important source to develop economical analysis. As for the decision-making, it was not possible to propose a standard model for decision making; however the mills use a relatively similar sequence of decision-making, considering their financial and productive features. The distributors also follow the same tendency.
id UFLA_ea3dae397564d6e96f95ee71589167d8
oai_identifier_str oai:localhost:1/9184
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcoolMarket information at decision-making process in sugar and ethanol market business: the case of ethanol price indicatorsInformação de mercadoTomada de decisãoAgronegócioMarket informationDecision-making processAgribusinessThis study approaches the theme Market Information (MI) at sugar and ethanol sector context, having as object of study sugar-cane mills and fuel distributors located at São Paulo and Rio de Janeiro states. The aim was to analyze the importance of MI according to the view of those agents in relation to the research offered by specialists from a Research Center (RC). The method used to obtain quantitative data was a closed questionnaire with multiple choice questions driven to the enterprises and an interview with specialists of RC. The results show that these companies consider MI in their decision-making process, mainly as a reference for closing deals in the spot market. Also, as a tool for evaluating workers’ performance in the commercial area, index for contracts or even as an important source to develop economical analysis. As for the decision-making, it was not possible to propose a standard model for decision making; however the mills use a relatively similar sequence of decision-making, considering their financial and productive features. The distributors also follow the same tendency.Este estudo aborda a temática Informação de Mercado (IM) no contexto do setor de açúcar e álcool, focando usinas de cana-de-açúcar e distribuidoras de combustível localizadas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo foi analisar a importância da IM, sob a perspectiva desses agentes, em relação à pesquisa dos indicadores de preços de álcool oferecida por um centro de pesquisa. O método utilizado para obter dados qualitativos foi o questionário fechado e de múltipla escolha, dirigido às empresas e uma entrevista com especialistas de um centro de pesquisa. Os resultados demonstraram que essas empresas levam em consideração a IM no processo de tomada de decisão, principalmente como referência para o fechamento de negócios no mercado spot, e também como ferramenta para avaliação de desempenho dos funcionários da área comercial, como indexador de contratos ou, ainda, como fonte de elaboração de análises econômicas. Não foi possível determinar um modelo de tomada de decisão, embora as usinas utilizem uma seqüência de decisões relativamente semelhante, considerando suas peculiaridades financeiras e produtivas. As distribuidoras também seguem a mesma tendência, considerando processos decisórios, estratégias empresariais e um conjunto de alternativas diferentes.Organizações Rurais & Agroindustriais2011-04-112015-05-04T13:48:03Z2015-05-04T13:48:03Z2015-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/145BRAGATO, I. R.; SPERS, E. E.; BACCHI, M. R. P. A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 9, n. 1, p. 11-25, 2007.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9184Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 9, n. 1 (2007)2238-68901517-3879reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/145/141Bragato, Ivelise RaseraSpers, Eduardo EugênioBacchi, Mirian Rumenos Piedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-27T11:45:26Zoai:localhost:1/9184Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2015-05-27T11:45:26Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool
Market information at decision-making process in sugar and ethanol market business: the case of ethanol price indicators
title A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool
spellingShingle A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool
Bragato, Ivelise Rasera
Informação de mercado
Tomada de decisão
Agronegócio
Market information
Decision-making process
Agribusiness
title_short A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool
title_full A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool
title_fullStr A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool
title_full_unstemmed A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool
title_sort A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool
author Bragato, Ivelise Rasera
author_facet Bragato, Ivelise Rasera
Spers, Eduardo Eugênio
Bacchi, Mirian Rumenos Piedade
author_role author
author2 Spers, Eduardo Eugênio
Bacchi, Mirian Rumenos Piedade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragato, Ivelise Rasera
Spers, Eduardo Eugênio
Bacchi, Mirian Rumenos Piedade
dc.subject.por.fl_str_mv Informação de mercado
Tomada de decisão
Agronegócio
Market information
Decision-making process
Agribusiness
topic Informação de mercado
Tomada de decisão
Agronegócio
Market information
Decision-making process
Agribusiness
description This study approaches the theme Market Information (MI) at sugar and ethanol sector context, having as object of study sugar-cane mills and fuel distributors located at São Paulo and Rio de Janeiro states. The aim was to analyze the importance of MI according to the view of those agents in relation to the research offered by specialists from a Research Center (RC). The method used to obtain quantitative data was a closed questionnaire with multiple choice questions driven to the enterprises and an interview with specialists of RC. The results show that these companies consider MI in their decision-making process, mainly as a reference for closing deals in the spot market. Also, as a tool for evaluating workers’ performance in the commercial area, index for contracts or even as an important source to develop economical analysis. As for the decision-making, it was not possible to propose a standard model for decision making; however the mills use a relatively similar sequence of decision-making, considering their financial and productive features. The distributors also follow the same tendency.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-11
2015-05-04T13:48:03Z
2015-05-04T13:48:03Z
2015-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/145
BRAGATO, I. R.; SPERS, E. E.; BACCHI, M. R. P. A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 9, n. 1, p. 11-25, 2007.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9184
url http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/145
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9184
identifier_str_mv BRAGATO, I. R.; SPERS, E. E.; BACCHI, M. R. P. A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 9, n. 1, p. 11-25, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/145/141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais
publisher.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais
dc.source.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 9, n. 1 (2007)
2238-6890
1517-3879
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835052779765760