Seleção para alto teor de acilaçúcares em genótipos de tomateiro e sua relação com a resistência ao ácaro vermelho (Tetranychus evansi) e à traça (Tuta absoluta)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Guilherme Victor Nippes
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Maluf,Wilson Roberto, Gonçalves,Luciano Donizete, Nascimento,Ildon Rodrigues do, Gomes,Luís Antônio Augusto, Licursi,Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000300045
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6725
Resumo: Uma das estratégias do melhoramento do tomateiro, no Brasil, visando à resistência a pragas, tem sido a utilização de aleloquímicos presentes nos folíolos. Objetivou-se no presente trabalho, estudar os níveis de resistência a dois artrópodos-pragas [traça do tomateiro (Tuta absoluta) e ácaros (Tetranychus evansi)], em genótipos previamente selecionados com base apenas no seu teor foliar de acilaçúcares. Foram selecionadas 11 plantas contrastantes quanto aos níveis de acilaçúcares nos folíolos, de uma população F3RC2, derivada do cruzamento interespecífico Lycopersicon esculentum Mill 'TOM-584' x Lycopersicon pennellii (Correll) D'Arcy 'LA-716'. Esses genótipos, juntamente com os genitores TOM-584 e LA-716, foram submetidos a ensaios de repelência/resistência a artrópodos-pragas. No teste de repelência ao ácaro T. evansi, as plantas com altos teores de acilaçúcares se comportaram de forma semelhante ao genitor resistente LA-716. As magnitudes das correlações foram negativas e significativas, confirmando assim a associação entre altos teores do aleloquímico e a resistência (repelência) ao ácaro, avaliada pela distância percorrida. No ensaio realizado com a traça do tomateiro, os genótipos foram avaliados para danos nas plantas e lesões nos folíolos. Os genótipos contendo alto teor de acilaçúcares, demonstraram bons níveis de resistência a Tuta absoluta, não diferindo significativamente do acesso selvagem LA-716. Em todas as épocas de avaliação, os teores de acilaçúcares mostraram-se alta e negativamente correlacionados com os níveis de dano causados pela traça. Os resultados obtidos comprovaram a eficiência da seleção de genótipos de tomateiro com elevados teores de acilaçúcares nos folíolos, visando à resistência a artrópodos-praga.
id UFLA_ee47e1246038dd7ccb330825172abb9f
oai_identifier_str oai:localhost:1/6725
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Seleção para alto teor de acilaçúcares em genótipos de tomateiro e sua relação com a resistência ao ácaro vermelho (Tetranychus evansi) e à traça (Tuta absoluta)Melhoramento do tomateiroacilaçúcarestraça do tomateiroácaroUma das estratégias do melhoramento do tomateiro, no Brasil, visando à resistência a pragas, tem sido a utilização de aleloquímicos presentes nos folíolos. Objetivou-se no presente trabalho, estudar os níveis de resistência a dois artrópodos-pragas [traça do tomateiro (Tuta absoluta) e ácaros (Tetranychus evansi)], em genótipos previamente selecionados com base apenas no seu teor foliar de acilaçúcares. Foram selecionadas 11 plantas contrastantes quanto aos níveis de acilaçúcares nos folíolos, de uma população F3RC2, derivada do cruzamento interespecífico Lycopersicon esculentum Mill 'TOM-584' x Lycopersicon pennellii (Correll) D'Arcy 'LA-716'. Esses genótipos, juntamente com os genitores TOM-584 e LA-716, foram submetidos a ensaios de repelência/resistência a artrópodos-pragas. No teste de repelência ao ácaro T. evansi, as plantas com altos teores de acilaçúcares se comportaram de forma semelhante ao genitor resistente LA-716. As magnitudes das correlações foram negativas e significativas, confirmando assim a associação entre altos teores do aleloquímico e a resistência (repelência) ao ácaro, avaliada pela distância percorrida. No ensaio realizado com a traça do tomateiro, os genótipos foram avaliados para danos nas plantas e lesões nos folíolos. Os genótipos contendo alto teor de acilaçúcares, demonstraram bons níveis de resistência a Tuta absoluta, não diferindo significativamente do acesso selvagem LA-716. Em todas as épocas de avaliação, os teores de acilaçúcares mostraram-se alta e negativamente correlacionados com os níveis de dano causados pela traça. Os resultados obtidos comprovaram a eficiência da seleção de genótipos de tomateiro com elevados teores de acilaçúcares nos folíolos, visando à resistência a artrópodos-praga.Editora da Universidade Federal de Lavras2008-06-012015-04-30T13:34:46Z2015-04-30T13:34:46Z2015-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000300045http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6725Ciência e Agrotecnologia v.32 n.3 2008reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAPereira,Guilherme Victor NippesMaluf,Wilson RobertoGonçalves,Luciano DonizeteNascimento,Ildon Rodrigues doGomes,Luís Antônio AugustoLicursi,Vicenteporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-30T13:34:46Zoai:localhost:1/6725Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2015-04-30T13:34:46Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Seleção para alto teor de acilaçúcares em genótipos de tomateiro e sua relação com a resistência ao ácaro vermelho (Tetranychus evansi) e à traça (Tuta absoluta)
title Seleção para alto teor de acilaçúcares em genótipos de tomateiro e sua relação com a resistência ao ácaro vermelho (Tetranychus evansi) e à traça (Tuta absoluta)
spellingShingle Seleção para alto teor de acilaçúcares em genótipos de tomateiro e sua relação com a resistência ao ácaro vermelho (Tetranychus evansi) e à traça (Tuta absoluta)
Pereira,Guilherme Victor Nippes
Melhoramento do tomateiro
acilaçúcares
traça do tomateiro
ácaro
title_short Seleção para alto teor de acilaçúcares em genótipos de tomateiro e sua relação com a resistência ao ácaro vermelho (Tetranychus evansi) e à traça (Tuta absoluta)
title_full Seleção para alto teor de acilaçúcares em genótipos de tomateiro e sua relação com a resistência ao ácaro vermelho (Tetranychus evansi) e à traça (Tuta absoluta)
title_fullStr Seleção para alto teor de acilaçúcares em genótipos de tomateiro e sua relação com a resistência ao ácaro vermelho (Tetranychus evansi) e à traça (Tuta absoluta)
title_full_unstemmed Seleção para alto teor de acilaçúcares em genótipos de tomateiro e sua relação com a resistência ao ácaro vermelho (Tetranychus evansi) e à traça (Tuta absoluta)
title_sort Seleção para alto teor de acilaçúcares em genótipos de tomateiro e sua relação com a resistência ao ácaro vermelho (Tetranychus evansi) e à traça (Tuta absoluta)
author Pereira,Guilherme Victor Nippes
author_facet Pereira,Guilherme Victor Nippes
Maluf,Wilson Roberto
Gonçalves,Luciano Donizete
Nascimento,Ildon Rodrigues do
Gomes,Luís Antônio Augusto
Licursi,Vicente
author_role author
author2 Maluf,Wilson Roberto
Gonçalves,Luciano Donizete
Nascimento,Ildon Rodrigues do
Gomes,Luís Antônio Augusto
Licursi,Vicente
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Guilherme Victor Nippes
Maluf,Wilson Roberto
Gonçalves,Luciano Donizete
Nascimento,Ildon Rodrigues do
Gomes,Luís Antônio Augusto
Licursi,Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoramento do tomateiro
acilaçúcares
traça do tomateiro
ácaro
topic Melhoramento do tomateiro
acilaçúcares
traça do tomateiro
ácaro
description Uma das estratégias do melhoramento do tomateiro, no Brasil, visando à resistência a pragas, tem sido a utilização de aleloquímicos presentes nos folíolos. Objetivou-se no presente trabalho, estudar os níveis de resistência a dois artrópodos-pragas [traça do tomateiro (Tuta absoluta) e ácaros (Tetranychus evansi)], em genótipos previamente selecionados com base apenas no seu teor foliar de acilaçúcares. Foram selecionadas 11 plantas contrastantes quanto aos níveis de acilaçúcares nos folíolos, de uma população F3RC2, derivada do cruzamento interespecífico Lycopersicon esculentum Mill 'TOM-584' x Lycopersicon pennellii (Correll) D'Arcy 'LA-716'. Esses genótipos, juntamente com os genitores TOM-584 e LA-716, foram submetidos a ensaios de repelência/resistência a artrópodos-pragas. No teste de repelência ao ácaro T. evansi, as plantas com altos teores de acilaçúcares se comportaram de forma semelhante ao genitor resistente LA-716. As magnitudes das correlações foram negativas e significativas, confirmando assim a associação entre altos teores do aleloquímico e a resistência (repelência) ao ácaro, avaliada pela distância percorrida. No ensaio realizado com a traça do tomateiro, os genótipos foram avaliados para danos nas plantas e lesões nos folíolos. Os genótipos contendo alto teor de acilaçúcares, demonstraram bons níveis de resistência a Tuta absoluta, não diferindo significativamente do acesso selvagem LA-716. Em todas as épocas de avaliação, os teores de acilaçúcares mostraram-se alta e negativamente correlacionados com os níveis de dano causados pela traça. Os resultados obtidos comprovaram a eficiência da seleção de genótipos de tomateiro com elevados teores de acilaçúcares nos folíolos, visando à resistência a artrópodos-praga.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
2015-04-30T13:34:46Z
2015-04-30T13:34:46Z
2015-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000300045
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6725
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000300045
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Lavras
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Lavras
dc.source.none.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia v.32 n.3 2008
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550098393366528