Metodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Gabrielly Carvalho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Bianca Morais de, Gonçalves, Laise Vieira, Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33124
Resumo: The objective of this work is to report and analyze a class developed in the discipline of teaching methodology offered by the undergraduate course in Biological Sciences of the Federal University of Lavras, MG. The class tried to construct concepts referring to the internal movements of the Earth using as methodological strategy a theatrical play, based on the mythology of the Chilean culture of the Mapuche people. Through this pedagogical tool it was possible to understand their relationships with the teaching process learning science and work with cultural diversity. The lesson was applied to the licenciandos that studied the discipline and, from the analysis made by them, it is noticed that the use of the dramatization allowed to approach the theme in a more dynamic way and thus to construct the proposed concepts in a more interactive and collective way.
id UFLA_ee91e1aff5f241eb03e385441a0dd75b
oai_identifier_str oai:localhost:1/33124
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Metodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da TerraAlternative methodologies in teaching Sciences: use of theater and mythology in the teaching of internal movements of the EarthMetodologías alternativas en Ciencias de la enseñanza: uso del teatro y mitología en la enseñanza de movimientos internos de la TierraFormação de professoresEnsino de CiênciasMitologia e EducaçãoTeacher trainingScience teachingMythology and EducationFormación de profesoresEnseñanza de CienciasMitología y EducaciónThe objective of this work is to report and analyze a class developed in the discipline of teaching methodology offered by the undergraduate course in Biological Sciences of the Federal University of Lavras, MG. The class tried to construct concepts referring to the internal movements of the Earth using as methodological strategy a theatrical play, based on the mythology of the Chilean culture of the Mapuche people. Through this pedagogical tool it was possible to understand their relationships with the teaching process learning science and work with cultural diversity. The lesson was applied to the licenciandos that studied the discipline and, from the analysis made by them, it is noticed that the use of the dramatization allowed to approach the theme in a more dynamic way and thus to construct the proposed concepts in a more interactive and collective way.Objetiva-se com este trabalho relatar e analisar uma aula desenvolvida na disciplina de metodologia de ensino de Ciências ofertada pelo curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras, MG. A aula buscou construir conceitos referentes aos movimentos internos da Terra utilizando como estratégia metodológica uma peça teatral, baseada na mitologia da cultura chilena do povo Mapuche. Através desta ferramenta pedagógica foi possível compreender suas relações com o processo de ensino aprendizagem de ciências e trabalhar com a diversidade cultural. A aula foi aplicada aos licenciandos que cursavam a disciplina e, a partir da análise feita por eles, percebe-se que o uso da dramatização permitiu abordar o tema de uma forma mais dinâmica e assim construir os conceitos propostos de maneira mais interativa e coletiva.Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)2019-03-01T14:33:25Z2019-03-01T14:33:25Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDRADE, G. C. et al. Metodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terra. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 5, p. 34-44, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714520181959.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33124Fórum Ambiental da Alta Paulistareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Gabrielly CarvalhoSouza, Bianca Morais deGonçalves, Laise VieiraNascimento Junior, Antonio Fernandespor2019-03-01T14:33:25Zoai:localhost:1/33124Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-03-01T14:33:25Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terra
Alternative methodologies in teaching Sciences: use of theater and mythology in the teaching of internal movements of the Earth
Metodologías alternativas en Ciencias de la enseñanza: uso del teatro y mitología en la enseñanza de movimientos internos de la Tierra
title Metodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terra
spellingShingle Metodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terra
Andrade, Gabrielly Carvalho
Formação de professores
Ensino de Ciências
Mitologia e Educação
Teacher training
Science teaching
Mythology and Education
Formación de profesores
Enseñanza de Ciencias
Mitología y Educación
title_short Metodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terra
title_full Metodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terra
title_fullStr Metodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terra
title_full_unstemmed Metodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terra
title_sort Metodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terra
author Andrade, Gabrielly Carvalho
author_facet Andrade, Gabrielly Carvalho
Souza, Bianca Morais de
Gonçalves, Laise Vieira
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author_role author
author2 Souza, Bianca Morais de
Gonçalves, Laise Vieira
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Gabrielly Carvalho
Souza, Bianca Morais de
Gonçalves, Laise Vieira
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de Ciências
Mitologia e Educação
Teacher training
Science teaching
Mythology and Education
Formación de profesores
Enseñanza de Ciencias
Mitología y Educación
topic Formação de professores
Ensino de Ciências
Mitologia e Educação
Teacher training
Science teaching
Mythology and Education
Formación de profesores
Enseñanza de Ciencias
Mitología y Educación
description The objective of this work is to report and analyze a class developed in the discipline of teaching methodology offered by the undergraduate course in Biological Sciences of the Federal University of Lavras, MG. The class tried to construct concepts referring to the internal movements of the Earth using as methodological strategy a theatrical play, based on the mythology of the Chilean culture of the Mapuche people. Through this pedagogical tool it was possible to understand their relationships with the teaching process learning science and work with cultural diversity. The lesson was applied to the licenciandos that studied the discipline and, from the analysis made by them, it is noticed that the use of the dramatization allowed to approach the theme in a more dynamic way and thus to construct the proposed concepts in a more interactive and collective way.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-01T14:33:25Z
2019-03-01T14:33:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, G. C. et al. Metodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terra. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 5, p. 34-44, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714520181959.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33124
identifier_str_mv ANDRADE, G. C. et al. Metodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terra. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 5, p. 34-44, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714520181959.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)
publisher.none.fl_str_mv Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)
dc.source.none.fl_str_mv Fórum Ambiental da Alta Paulista
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439197989765120