TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45275 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201521447 |
Resumo: | A escrita deste trabalho tem o interesse de encontrar maneiras de ampliar as possibilidades de afirmação de mulheres em um ambiente escolar, mais especificamente na Educação Infantil. Seu objetivo é abordar as práticas pedagógicas feministas como possibilidades transformadoras para a educação infantil, por meio das problematizações das práticas realizadas no projeto Tenda Azul Frida Kahlo, realizado em uma escola pública da cidade de Lavras, na segunda etapa da Educação Infantil, com crianças de quatro a seis anos. Contando com relatos de experiências sobre práticas educativas decoloniais com perspectivas feministas mediante um referencial teórico que abarca, principalmente, pesquisas escritas por mulheres não ocidentais. A prática pedagógica apresentou a artista Frida Kahlo e, por meio de suas obras, buscou-se abrir espaços para que as crianças expressassem suas emoções e percepções corporais brincando, conhecessem uma referência de mulher latino-americana que escapa dos ideais de princesa e do padrão eurocêntrico de feminilidade. As práticas exploraram as artes, as brincadeiras e a expressão corporal, insistindo na pedagogia como o engajamento para o entusiasmo e para criação de espaços para os saberes das crianças. |
id |
UFLA_f96f7f0856849ba2c1c04227c7a41f52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/45275 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTASTRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTASNAO_INFORMADOA escrita deste trabalho tem o interesse de encontrar maneiras de ampliar as possibilidades de afirmação de mulheres em um ambiente escolar, mais especificamente na Educação Infantil. Seu objetivo é abordar as práticas pedagógicas feministas como possibilidades transformadoras para a educação infantil, por meio das problematizações das práticas realizadas no projeto Tenda Azul Frida Kahlo, realizado em uma escola pública da cidade de Lavras, na segunda etapa da Educação Infantil, com crianças de quatro a seis anos. Contando com relatos de experiências sobre práticas educativas decoloniais com perspectivas feministas mediante um referencial teórico que abarca, principalmente, pesquisas escritas por mulheres não ocidentais. A prática pedagógica apresentou a artista Frida Kahlo e, por meio de suas obras, buscou-se abrir espaços para que as crianças expressassem suas emoções e percepções corporais brincando, conhecessem uma referência de mulher latino-americana que escapa dos ideais de princesa e do padrão eurocêntrico de feminilidade. As práticas exploraram as artes, as brincadeiras e a expressão corporal, insistindo na pedagogia como o engajamento para o entusiasmo e para criação de espaços para os saberes das crianças.NAO_INFORMADOUniversidade Federal de LavrasUFLABrasilEllen Gonzaga Lima SouzaNAO_INFORMADOVinicius Lucas de CarvalhoNAO_INFORMADOEllen Gonzaga Lima SouzaNAO_INFORMADOVinícius Lucas de CarvalhoNAO_INFORMADOBárbara Natália Lages LoboNAO_INFORMADOLays Nogueira PerpétuoNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOLeticia Aparecida da Silva2020-11-03T19:20:50Z2020-11-03T19:20:50Z2020-09-152020-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, L. A. d. TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS. 2020. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45275http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201521447PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brLeticia Aparecida da Silva e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T19:20:50Zoai:localhost:1/45275Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T19:20:50Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS NAO_INFORMADO |
title |
TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS |
spellingShingle |
TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS Leticia Aparecida da Silva |
title_short |
TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS |
title_full |
TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS |
title_fullStr |
TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS |
title_full_unstemmed |
TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS |
title_sort |
TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS |
author |
Leticia Aparecida da Silva |
author_facet |
Leticia Aparecida da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ellen Gonzaga Lima Souza NAO_INFORMADO Vinicius Lucas de Carvalho NAO_INFORMADO Ellen Gonzaga Lima Souza NAO_INFORMADO Vinícius Lucas de Carvalho NAO_INFORMADO Bárbara Natália Lages Lobo NAO_INFORMADO Lays Nogueira Perpétuo NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leticia Aparecida da Silva |
description |
A escrita deste trabalho tem o interesse de encontrar maneiras de ampliar as possibilidades de afirmação de mulheres em um ambiente escolar, mais especificamente na Educação Infantil. Seu objetivo é abordar as práticas pedagógicas feministas como possibilidades transformadoras para a educação infantil, por meio das problematizações das práticas realizadas no projeto Tenda Azul Frida Kahlo, realizado em uma escola pública da cidade de Lavras, na segunda etapa da Educação Infantil, com crianças de quatro a seis anos. Contando com relatos de experiências sobre práticas educativas decoloniais com perspectivas feministas mediante um referencial teórico que abarca, principalmente, pesquisas escritas por mulheres não ocidentais. A prática pedagógica apresentou a artista Frida Kahlo e, por meio de suas obras, buscou-se abrir espaços para que as crianças expressassem suas emoções e percepções corporais brincando, conhecessem uma referência de mulher latino-americana que escapa dos ideais de princesa e do padrão eurocêntrico de feminilidade. As práticas exploraram as artes, as brincadeiras e a expressão corporal, insistindo na pedagogia como o engajamento para o entusiasmo e para criação de espaços para os saberes das crianças. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-03T19:20:50Z 2020-11-03T19:20:50Z 2020-09-15 2020-09-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, L. A. d. TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS. 2020. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45275 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201521447 |
identifier_str_mv |
Silva, L. A. d. TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS. 2020. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45275 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201521447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Português por |
language_invalid_str_mv |
Português |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Leticia Aparecida da Silva e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Leticia Aparecida da Silva e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835088678813696 |