TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leticia Aparecida da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45275
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201521447
Resumo: A escrita deste trabalho tem o interesse de encontrar maneiras de ampliar as possibilidades de afirmação de mulheres em um ambiente escolar, mais especificamente na Educação Infantil. Seu objetivo é abordar as práticas pedagógicas feministas como possibilidades transformadoras para a educação infantil, por meio das problematizações das práticas realizadas no projeto Tenda Azul Frida Kahlo, realizado em uma escola pública da cidade de Lavras, na segunda etapa da Educação Infantil, com crianças de quatro a seis anos. Contando com relatos de experiências sobre práticas educativas decoloniais com perspectivas feministas mediante um referencial teórico que abarca, principalmente, pesquisas escritas por mulheres não ocidentais. A prática pedagógica apresentou a artista Frida Kahlo e, por meio de suas obras, buscou-se abrir espaços para que as crianças expressassem suas emoções e percepções corporais brincando, conhecessem uma referência de mulher latino-americana que escapa dos ideais de princesa e do padrão eurocêntrico de feminilidade. As práticas exploraram as artes, as brincadeiras e a expressão corporal, insistindo na pedagogia como o engajamento para o entusiasmo e para criação de espaços para os saberes das crianças.
id UFLA_f96f7f0856849ba2c1c04227c7a41f52
oai_identifier_str oai:localhost:1/45275
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTASTRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTASNAO_INFORMADOA escrita deste trabalho tem o interesse de encontrar maneiras de ampliar as possibilidades de afirmação de mulheres em um ambiente escolar, mais especificamente na Educação Infantil. Seu objetivo é abordar as práticas pedagógicas feministas como possibilidades transformadoras para a educação infantil, por meio das problematizações das práticas realizadas no projeto Tenda Azul Frida Kahlo, realizado em uma escola pública da cidade de Lavras, na segunda etapa da Educação Infantil, com crianças de quatro a seis anos. Contando com relatos de experiências sobre práticas educativas decoloniais com perspectivas feministas mediante um referencial teórico que abarca, principalmente, pesquisas escritas por mulheres não ocidentais. A prática pedagógica apresentou a artista Frida Kahlo e, por meio de suas obras, buscou-se abrir espaços para que as crianças expressassem suas emoções e percepções corporais brincando, conhecessem uma referência de mulher latino-americana que escapa dos ideais de princesa e do padrão eurocêntrico de feminilidade. As práticas exploraram as artes, as brincadeiras e a expressão corporal, insistindo na pedagogia como o engajamento para o entusiasmo e para criação de espaços para os saberes das crianças.NAO_INFORMADOUniversidade Federal de LavrasUFLABrasilEllen Gonzaga Lima SouzaNAO_INFORMADOVinicius Lucas de CarvalhoNAO_INFORMADOEllen Gonzaga Lima SouzaNAO_INFORMADOVinícius Lucas de CarvalhoNAO_INFORMADOBárbara Natália Lages LoboNAO_INFORMADOLays Nogueira PerpétuoNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOLeticia Aparecida da Silva2020-11-03T19:20:50Z2020-11-03T19:20:50Z2020-09-152020-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, L. A. d. TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS. 2020. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45275http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201521447PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brLeticia Aparecida da Silva e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T19:20:50Zoai:localhost:1/45275Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T19:20:50Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS
TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS
NAO_INFORMADO
title TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS
spellingShingle TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS
Leticia Aparecida da Silva
title_short TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS
title_full TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS
title_fullStr TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS
title_full_unstemmed TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS
title_sort TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS
author Leticia Aparecida da Silva
author_facet Leticia Aparecida da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ellen Gonzaga Lima Souza
NAO_INFORMADO
Vinicius Lucas de Carvalho
NAO_INFORMADO
Ellen Gonzaga Lima Souza
NAO_INFORMADO
Vinícius Lucas de Carvalho
NAO_INFORMADO
Bárbara Natália Lages Lobo
NAO_INFORMADO
Lays Nogueira Perpétuo
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
dc.contributor.author.fl_str_mv Leticia Aparecida da Silva
description A escrita deste trabalho tem o interesse de encontrar maneiras de ampliar as possibilidades de afirmação de mulheres em um ambiente escolar, mais especificamente na Educação Infantil. Seu objetivo é abordar as práticas pedagógicas feministas como possibilidades transformadoras para a educação infantil, por meio das problematizações das práticas realizadas no projeto Tenda Azul Frida Kahlo, realizado em uma escola pública da cidade de Lavras, na segunda etapa da Educação Infantil, com crianças de quatro a seis anos. Contando com relatos de experiências sobre práticas educativas decoloniais com perspectivas feministas mediante um referencial teórico que abarca, principalmente, pesquisas escritas por mulheres não ocidentais. A prática pedagógica apresentou a artista Frida Kahlo e, por meio de suas obras, buscou-se abrir espaços para que as crianças expressassem suas emoções e percepções corporais brincando, conhecessem uma referência de mulher latino-americana que escapa dos ideais de princesa e do padrão eurocêntrico de feminilidade. As práticas exploraram as artes, as brincadeiras e a expressão corporal, insistindo na pedagogia como o engajamento para o entusiasmo e para criação de espaços para os saberes das crianças.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-03T19:20:50Z
2020-11-03T19:20:50Z
2020-09-15
2020-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, L. A. d. TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS. 2020. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45275
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201521447
identifier_str_mv Silva, L. A. d. TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS. 2020. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45275
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201521447
dc.language.iso.fl_str_mv Português
por
language_invalid_str_mv Português
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Leticia Aparecida da Silva e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Leticia Aparecida da Silva e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835088678813696