A Política Nacional De Assistência Social (PNAS) No Município De Lavras: Interfaces Da Proteção Social Básica (PSB)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36626 |
Resumo: | A presente pesquisa foi elaborada com o objetivo de analisar o processo de execução dos serviços de Proteção Social Básica (PSB) no município de Lavras- MG em termos de adequação às diretrizes da Política Nacional de Assistência Social, gerenciamento e implementação, suporte/recursos disponíveis e resultados alcançados. E para isso foi feito um estudo sobre como se configura a gestão de todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. As variáveis selecionadas para a análise foram : Conhecimento, por parte dos profissionais, das diretrizes do SUAS e da Tipificação; Disponibilidade de recursos humanos, materiais e de estrutura que dispunham os CRAS; Dificuldades encontradas para a execução dos serviços nos CRAS; Colaboração de outros setores para a prestação dos serviços nos CRAS; Divulgação da informação para a população, dos serviços prestados no CRAS; Os três tipos de serviços que compõem a PSB; Eficiência na execução do Serviço de PSB no Município. O presente estudo é de caráter exploratório e se classifica como qualitativo-descritivo, nele utilizou-se análise de dados, observação participante, questionário semi- estruturado e entrevista.Os resultados encontrados apresentaram alguns empecilhos na gestão municipal que dificultam a execução dos serviços e a obtenção de resultados. Dentre as dificuldades foram identificadas carência de suporte, para se conseguir combater a vulnerabilidade social no município , problemas financeiros e de gestão acabam ocasionando dificuldades na execução dos serviços e no suporte necessário para o seu funcionamento. Em contrapartida, identificou-se que a os profissionais da área tem competência para a execução do serviço e o conhecimento para lidar com diversos tipos de situações; e foi identificado também que a população tem o conhecimento dos serviços à que tem direito. |
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A Política Nacional De Assistência Social (PNAS) No Município De Lavras: Interfaces Da Proteção Social Básica (PSB)Política Nacional de Assistência Social. Centro de Referência da Assistência Social. Proteção Social Básica.A presente pesquisa foi elaborada com o objetivo de analisar o processo de execução dos serviços de Proteção Social Básica (PSB) no município de Lavras- MG em termos de adequação às diretrizes da Política Nacional de Assistência Social, gerenciamento e implementação, suporte/recursos disponíveis e resultados alcançados. E para isso foi feito um estudo sobre como se configura a gestão de todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. As variáveis selecionadas para a análise foram : Conhecimento, por parte dos profissionais, das diretrizes do SUAS e da Tipificação; Disponibilidade de recursos humanos, materiais e de estrutura que dispunham os CRAS; Dificuldades encontradas para a execução dos serviços nos CRAS; Colaboração de outros setores para a prestação dos serviços nos CRAS; Divulgação da informação para a população, dos serviços prestados no CRAS; Os três tipos de serviços que compõem a PSB; Eficiência na execução do Serviço de PSB no Município. O presente estudo é de caráter exploratório e se classifica como qualitativo-descritivo, nele utilizou-se análise de dados, observação participante, questionário semi- estruturado e entrevista.Os resultados encontrados apresentaram alguns empecilhos na gestão municipal que dificultam a execução dos serviços e a obtenção de resultados. Dentre as dificuldades foram identificadas carência de suporte, para se conseguir combater a vulnerabilidade social no município , problemas financeiros e de gestão acabam ocasionando dificuldades na execução dos serviços e no suporte necessário para o seu funcionamento. Em contrapartida, identificou-se que a os profissionais da área tem competência para a execução do serviço e o conhecimento para lidar com diversos tipos de situações; e foi identificado também que a população tem o conhecimento dos serviços à que tem direito.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaOliveira, Denis RenatoAmancio, Julia MorettoOliveira, Denis RenatoSilva, Ana Carolina Zamogler2019-09-05T17:18:32Z2019-09-05T17:18:32Z2019-09-052017-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36626porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2019-09-05T17:18:32Zoai:localhost:1/36626Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-09-05T17:18:32Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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