Liderança na administração pública: uma análise dos aspectos da liderança em duas organizações da sociedade civil de interesse público.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39592 |
Resumo: | O presente estudo trata dos aspectos da liderança no terceiro setor. O problema de pesquisa que orientou esse trabalho foi: De que forma os estilos de lideranças na percepção dos gestores e dos colaboradores podem ocorrer no terceiro setor? Teve como objetivo geral perceber os estilos de liderança que podem ocorrer em duas organizações do terceiro setor caracterizadas como organizações da sociedade civil de interesse público em um município do sul do estado de Minas Gerais. A liderança de modo amplo pode ser entendida como a característica que se espera do gerente, chefe ou supervisor, e que deve ser demonstrada na condução do processo produtivo, por meio do envolvimento e do aproveitamento pleno da criatividade do grupo a ele subordinado, de modo a alcançar a satisfação de todos (Ribeiro, 2003). A teoria sobre os estilos de liderança prescreve um estilo particular de conduta do líder que provoque resultados finais e satisfação das pessoas (Chiavenato, 2010). Por esta teoria procura identificar a influência causada pelos líderes no comportamento dos colaboradores. Optou-se pela pesquisa qualitativa, estudo de caso e foram realizadas entrevistas estruturadas com os colaboradores e gestores. O relato dos colaboradores ressalta a influência do líder nos processos de tomada de decisão, sendo que a maioria deles considera de forma positiva essa influência. Duas colaboradoras não participam dos processos mais uma delas reconhece que é incentivada a participar. Em relação aos gestores o posicionamento deles e de incentivador das equipes sendo que os dois gestores não se consideram a parte mais importante do processo de tomada de decisão. Sendo assim, constatou-se que os colaboradores assumem uma postura colaborativa e participativa em equipes e o gestor procura encorajar a participação e a iniciativa dos colaboradores nas resoluções de problemas, portanto o estilo de liderança que ocorre na percepção dos gestores e dos colaboradores nessas organizações predominantemente e o democrático. |
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Liderança na administração pública: uma análise dos aspectos da liderança em duas organizações da sociedade civil de interesse público.Leadership In Public Administration: An Analysis Of The Aspects Of Leadership In Two Oscips - Organization Of Civil Society Of Public Interest.Liderança, Terceiro Setor, OscipsO presente estudo trata dos aspectos da liderança no terceiro setor. O problema de pesquisa que orientou esse trabalho foi: De que forma os estilos de lideranças na percepção dos gestores e dos colaboradores podem ocorrer no terceiro setor? Teve como objetivo geral perceber os estilos de liderança que podem ocorrer em duas organizações do terceiro setor caracterizadas como organizações da sociedade civil de interesse público em um município do sul do estado de Minas Gerais. A liderança de modo amplo pode ser entendida como a característica que se espera do gerente, chefe ou supervisor, e que deve ser demonstrada na condução do processo produtivo, por meio do envolvimento e do aproveitamento pleno da criatividade do grupo a ele subordinado, de modo a alcançar a satisfação de todos (Ribeiro, 2003). A teoria sobre os estilos de liderança prescreve um estilo particular de conduta do líder que provoque resultados finais e satisfação das pessoas (Chiavenato, 2010). Por esta teoria procura identificar a influência causada pelos líderes no comportamento dos colaboradores. Optou-se pela pesquisa qualitativa, estudo de caso e foram realizadas entrevistas estruturadas com os colaboradores e gestores. O relato dos colaboradores ressalta a influência do líder nos processos de tomada de decisão, sendo que a maioria deles considera de forma positiva essa influência. Duas colaboradoras não participam dos processos mais uma delas reconhece que é incentivada a participar. Em relação aos gestores o posicionamento deles e de incentivador das equipes sendo que os dois gestores não se consideram a parte mais importante do processo de tomada de decisão. Sendo assim, constatou-se que os colaboradores assumem uma postura colaborativa e participativa em equipes e o gestor procura encorajar a participação e a iniciativa dos colaboradores nas resoluções de problemas, portanto o estilo de liderança que ocorre na percepção dos gestores e dos colaboradores nessas organizações predominantemente e o democrático.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaSilva, Sabrina Soares daSilva, Sabrina Soares daPaiva, Ana Carla Prado da SilveiraElias, Karoline Aparecida2020-03-31T17:29:43Z2020-03-31T17:29:43Z2020-03-312018-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-03-31T17:29:43Zoai:localhost:1/39592Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-03-31T17:29:43Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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