Água como bem público: uma análise exploratória sob a luz da sociologia pragmatica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Camila Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33685
Resumo: Esta monografia tem como foco o estudo da água mineral como bem público sob a luz da sociologia pragmática. A água como bem público é entendida como um bem a ser regulado pelo Estado. Para este enfoque, utilizou-se como ambiente de pesquisa o município de Cambuquira e processo de reconhecimento de Cambuquira para obtenção do selo como Comunidade Azul. Para esta analise descreveu-se o histórico do processo de reconhecimento da cidade de Cambuquira como Comunidade Azul. Neste estudo procurou-se, através da sociologia pragmática abordar as questões de conflito, onde identificou-se um desacordo no que tange a conceituação da água. De um lado a água é um bem público, cabível de proteção e tutela do Estado e por outro a água é recurso hídrico, portanto mercadoria. Ou seja, no município de Cambuquira a problemática da legislação brasileira vigente no que se refere à água, pode ser entendida por meio de duas vertentes. Sendo assim, o conflito enfrentado é uma concepção da água como bem comum – pautado pelo mundo cívico versus a concepção da água como um recurso mineral, portanto mercadoria caracterizado pelo mundo mercantil. Por fim, concluí-se que os atores envolvidos no processo de implementação da Comunidade Azul respeitam e valorizam a água mineral como bem público, mas buscam ampliar os espaços de participação principalmente aos referentes a gestão pública municipal.
id UFLA_fd06f18c2188d86482cd47af5a774a85
oai_identifier_str oai:localhost:1/33685
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Água como bem público: uma análise exploratória sob a luz da sociologia pragmaticaWater as public good: exploratory analysis under the light of pragmatic sociologyCambuquira. Conflitos. Comunidade Azul. Justificação.Cambuquira. Pragmatic Sociology. Conflicts. Blue Community. Justification.Esta monografia tem como foco o estudo da água mineral como bem público sob a luz da sociologia pragmática. A água como bem público é entendida como um bem a ser regulado pelo Estado. Para este enfoque, utilizou-se como ambiente de pesquisa o município de Cambuquira e processo de reconhecimento de Cambuquira para obtenção do selo como Comunidade Azul. Para esta analise descreveu-se o histórico do processo de reconhecimento da cidade de Cambuquira como Comunidade Azul. Neste estudo procurou-se, através da sociologia pragmática abordar as questões de conflito, onde identificou-se um desacordo no que tange a conceituação da água. De um lado a água é um bem público, cabível de proteção e tutela do Estado e por outro a água é recurso hídrico, portanto mercadoria. Ou seja, no município de Cambuquira a problemática da legislação brasileira vigente no que se refere à água, pode ser entendida por meio de duas vertentes. Sendo assim, o conflito enfrentado é uma concepção da água como bem comum – pautado pelo mundo cívico versus a concepção da água como um recurso mineral, portanto mercadoria caracterizado pelo mundo mercantil. Por fim, concluí-se que os atores envolvidos no processo de implementação da Comunidade Azul respeitam e valorizam a água mineral como bem público, mas buscam ampliar os espaços de participação principalmente aos referentes a gestão pública municipal.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaCabral, Eloísa Helena de SouzaCabral, Eloísa Helena de SouzaAlcântara, Valderí de CastroSales, Camila Silva2019-04-23T12:52:24Z2019-04-23T12:52:24Z2019-04-232017-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33685porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2019-04-23T12:52:25Zoai:localhost:1/33685Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-04-23T12:52:25Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Água como bem público: uma análise exploratória sob a luz da sociologia pragmatica
Water as public good: exploratory analysis under the light of pragmatic sociology
title Água como bem público: uma análise exploratória sob a luz da sociologia pragmatica
spellingShingle Água como bem público: uma análise exploratória sob a luz da sociologia pragmatica
Sales, Camila Silva
Cambuquira. Conflitos. Comunidade Azul. Justificação.
Cambuquira. Pragmatic Sociology. Conflicts. Blue Community. Justification.
title_short Água como bem público: uma análise exploratória sob a luz da sociologia pragmatica
title_full Água como bem público: uma análise exploratória sob a luz da sociologia pragmatica
title_fullStr Água como bem público: uma análise exploratória sob a luz da sociologia pragmatica
title_full_unstemmed Água como bem público: uma análise exploratória sob a luz da sociologia pragmatica
title_sort Água como bem público: uma análise exploratória sob a luz da sociologia pragmatica
author Sales, Camila Silva
author_facet Sales, Camila Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Eloísa Helena de Souza
Cabral, Eloísa Helena de Souza
Alcântara, Valderí de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Camila Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cambuquira. Conflitos. Comunidade Azul. Justificação.
Cambuquira. Pragmatic Sociology. Conflicts. Blue Community. Justification.
topic Cambuquira. Conflitos. Comunidade Azul. Justificação.
Cambuquira. Pragmatic Sociology. Conflicts. Blue Community. Justification.
description Esta monografia tem como foco o estudo da água mineral como bem público sob a luz da sociologia pragmática. A água como bem público é entendida como um bem a ser regulado pelo Estado. Para este enfoque, utilizou-se como ambiente de pesquisa o município de Cambuquira e processo de reconhecimento de Cambuquira para obtenção do selo como Comunidade Azul. Para esta analise descreveu-se o histórico do processo de reconhecimento da cidade de Cambuquira como Comunidade Azul. Neste estudo procurou-se, através da sociologia pragmática abordar as questões de conflito, onde identificou-se um desacordo no que tange a conceituação da água. De um lado a água é um bem público, cabível de proteção e tutela do Estado e por outro a água é recurso hídrico, portanto mercadoria. Ou seja, no município de Cambuquira a problemática da legislação brasileira vigente no que se refere à água, pode ser entendida por meio de duas vertentes. Sendo assim, o conflito enfrentado é uma concepção da água como bem comum – pautado pelo mundo cívico versus a concepção da água como um recurso mineral, portanto mercadoria caracterizado pelo mundo mercantil. Por fim, concluí-se que os atores envolvidos no processo de implementação da Comunidade Azul respeitam e valorizam a água mineral como bem público, mas buscam ampliar os espaços de participação principalmente aos referentes a gestão pública municipal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-10
2019-04-23T12:52:24Z
2019-04-23T12:52:24Z
2019-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33685
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835201042120704