Processo de institucionalização do curso de administração pública a distância em uma Universidade Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13389 |
Resumo: | The objective of this study was to analyze the institutionalization process of an online graduate course in public administration at the Federal University of Lavras (Universidade Federal de Lavras [UFLA]), specifically the institutionalization process phases, and to identify evidence of isomorphism and legitimacy. The study is based on Tolbert and Zucker’s theory (1998) which subdivides the institutionalization process into three distinct phases: habitualization, objectification and sedimentation. Using a qualitative perspective, semi-structured interviews were conducted with course coordinators of the Distance Education Center and the Management and Economy Department, totaling 11 interviews. These were recorded and transcribed. After the transcript was subjected to thematic content analysis using Weft QDA (Qualitative Data Analysis). In general, the institutionalization process of the online public administration course is characterized by a moderate stage of habitualization and objectification and a low stage sedimentation. Coercive isomorphism and regulative legitimacy was also evident. |
id |
UFLA_ff80ad1c1f04883cc80bcd9827f6806e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/13389 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de institucionalização do curso de administração pública a distância em uma Universidade FederalInstitutionalization process of a distance public administration course of a Federal UniversityProcesso de institucionalizaçãoAdministração públicaEducação a distânciaInstitutionalization processPublic administrationDistance educationThe objective of this study was to analyze the institutionalization process of an online graduate course in public administration at the Federal University of Lavras (Universidade Federal de Lavras [UFLA]), specifically the institutionalization process phases, and to identify evidence of isomorphism and legitimacy. The study is based on Tolbert and Zucker’s theory (1998) which subdivides the institutionalization process into three distinct phases: habitualization, objectification and sedimentation. Using a qualitative perspective, semi-structured interviews were conducted with course coordinators of the Distance Education Center and the Management and Economy Department, totaling 11 interviews. These were recorded and transcribed. After the transcript was subjected to thematic content analysis using Weft QDA (Qualitative Data Analysis). In general, the institutionalization process of the online public administration course is characterized by a moderate stage of habitualization and objectification and a low stage sedimentation. Coercive isomorphism and regulative legitimacy was also evident.Este trabalho objetivou analisar o processo de institucionalização do curso de graduação em administração pública a distância da Universidade Federal de Lavras e, especificamente, analisar as fases do processo de institucionalização e identificar evidências de isomorfismo e legitimação. Para tanto, o estudo baseia-se na teoria de Tolbert e Zucker (1998) que subdivide o processo de institucionalização em três distintas fases: habitualização, objetificação e sedimentação. Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os coordenadores do curso, do Centro de Educação a Distância e do departamento de Administração e Economia, totalizando 11 entrevistas. Essas foram gravadas e transcritas. Após a transcrição, realizou-se análise de conteúdo temática com o apoio do software livre Weft QDA (Qualitative Data Analysis). De uma forma geral, pode-se perceber que está ocorrendo o processo de institucionalização do curso de administração pública a distância, apresentando um estágio moderado de habitualização e objetificação, e um estágio de baixa sedimentação. Nesse processo, evidenciaram-se o isomorfismo coercitivo e a legitimidade regulativa.Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração2017-07-18T17:19:22Z2017-07-18T17:19:22Z2014-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALVES, R. R.; CASTRO, C. C. de.; SOUTO, C. L. Processo de institucionalização do curso de administração pública a distância em uma Universidade Federal. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 20-36, jan./fev. 2014.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13389Revista de Administração Contemporâneareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAlves, Rosália RodriguesCastro, Cleber Carvalho deSouto, Cleverton Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-07-18T17:19:22Zoai:localhost:1/13389Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2017-07-18T17:19:22Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de institucionalização do curso de administração pública a distância em uma Universidade Federal Institutionalization process of a distance public administration course of a Federal University |
title |
Processo de institucionalização do curso de administração pública a distância em uma Universidade Federal |
spellingShingle |
Processo de institucionalização do curso de administração pública a distância em uma Universidade Federal Alves, Rosália Rodrigues Processo de institucionalização Administração pública Educação a distância Institutionalization process Public administration Distance education |
title_short |
Processo de institucionalização do curso de administração pública a distância em uma Universidade Federal |
title_full |
Processo de institucionalização do curso de administração pública a distância em uma Universidade Federal |
title_fullStr |
Processo de institucionalização do curso de administração pública a distância em uma Universidade Federal |
title_full_unstemmed |
Processo de institucionalização do curso de administração pública a distância em uma Universidade Federal |
title_sort |
Processo de institucionalização do curso de administração pública a distância em uma Universidade Federal |
author |
Alves, Rosália Rodrigues |
author_facet |
Alves, Rosália Rodrigues Castro, Cleber Carvalho de Souto, Cleverton Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Cleber Carvalho de Souto, Cleverton Luiz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Rosália Rodrigues Castro, Cleber Carvalho de Souto, Cleverton Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de institucionalização Administração pública Educação a distância Institutionalization process Public administration Distance education |
topic |
Processo de institucionalização Administração pública Educação a distância Institutionalization process Public administration Distance education |
description |
The objective of this study was to analyze the institutionalization process of an online graduate course in public administration at the Federal University of Lavras (Universidade Federal de Lavras [UFLA]), specifically the institutionalization process phases, and to identify evidence of isomorphism and legitimacy. The study is based on Tolbert and Zucker’s theory (1998) which subdivides the institutionalization process into three distinct phases: habitualization, objectification and sedimentation. Using a qualitative perspective, semi-structured interviews were conducted with course coordinators of the Distance Education Center and the Management and Economy Department, totaling 11 interviews. These were recorded and transcribed. After the transcript was subjected to thematic content analysis using Weft QDA (Qualitative Data Analysis). In general, the institutionalization process of the online public administration course is characterized by a moderate stage of habitualization and objectification and a low stage sedimentation. Coercive isomorphism and regulative legitimacy was also evident. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01 2017-07-18T17:19:22Z 2017-07-18T17:19:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, R. R.; CASTRO, C. C. de.; SOUTO, C. L. Processo de institucionalização do curso de administração pública a distância em uma Universidade Federal. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 20-36, jan./fev. 2014. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13389 |
identifier_str_mv |
ALVES, R. R.; CASTRO, C. C. de.; SOUTO, C. L. Processo de institucionalização do curso de administração pública a distância em uma Universidade Federal. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 20-36, jan./fev. 2014. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Contemporânea reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439347834421248 |