Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22604 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar os dados de uma pesquisa local sobre o bullying vinculada ao projeto de pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, de abrangência nacional e internacional, que contou com financiamento do CNPq. A pesquisa tem como referencial teórico a Teoria Crítica da Sociedade e alguns autores que investigam o bullying. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que foram entrevistados doze professores que ministram aulas para o nono ano de duas escolas municipais. Os resultados indicam que poucos docentes identificam o bullying e reconhecem os agentes envolvidos, bem como têm dificuldade em pensar medidas para combatê-lo. Conclui-se que, embora haja avanços importantes no modelo de educação inclusiva, é preciso seguir na busca por elementos que envolvam os responsáveis pelo ensino em sala de aula na perspectiva da inclusão, o que inclui o enfrentamento a toda forma de violência escolar. |
id |
UFMA-3_050f0a6b880c5ad779224f565870bb7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/22604 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical TheoryEl bullying narrado por educadores escolares en Ladário-MS: una “mirada” por la Teoría CríticaO bullying narrado por educadores de escolas de Ladário-MS: um “olhar” pela Teoria CríticabullyingprejudiceviolencebullyingprejuicioviolenciabullyingpreconceitoviolênciaEste artigo tem como objetivo apresentar os dados de uma pesquisa local sobre o bullying vinculada ao projeto de pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, de abrangência nacional e internacional, que contou com financiamento do CNPq. A pesquisa tem como referencial teórico a Teoria Crítica da Sociedade e alguns autores que investigam o bullying. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que foram entrevistados doze professores que ministram aulas para o nono ano de duas escolas municipais. Os resultados indicam que poucos docentes identificam o bullying e reconhecem os agentes envolvidos, bem como têm dificuldade em pensar medidas para combatê-lo. Conclui-se que, embora haja avanços importantes no modelo de educação inclusiva, é preciso seguir na busca por elementos que envolvam os responsáveis pelo ensino em sala de aula na perspectiva da inclusão, o que inclui o enfrentamento a toda forma de violência escolar.This article aims to present data from a local survey on bullying linked to the research project “School Violence: Discrimination, International Bullying and Responsibility”, which was funded by CNPq. The research has the Critical Theory of Society as a theoretical reference, in addition to some authors who research bullying. This is qualitative research in which twelve teachers who teach classes for ninth grade classes in two municipal schools were interviewed. The results show that few teachers identify bullying and recognize the agents involved, as well as they have difficulty thinking about measures to combat it. The study concludes that it is necessary to continue the search for elements that involve teachers in the perspective of inclusion, which includes opposing all forms of school violence, although there are important advances in the model of inclusive education.Este artículo tiene como objetivo presentar datos de una investigación local sobre bullying vinculada al proyecto de investigación “Violencia escolar: discriminación, bullying y responsabilidad”, de alcance nacional e internacional, que fue financiado por el CNPq.La investigación tiene como referente teórico la Teoría Crítica de la Sociedad y algunos autores que investigan el bullying. En cuanto al método, se trata de una investigación cualitativa en la que se entrevistó a doce profesores que imparten clases de noveno año de dos escuelas municipales. Los resultados indican que pocos profesores identifican el bullying y reconocen a los agentes involucrados, así como tienen dificultad para pensar en medidas para combatirlo. El estudio concluye que existen avances importantes en el modelo de educación inclusiva, pero que es necesario continuar en la búsqueda de elementos que involucren a los docentes en la perspectiva de la inclusión, que incluye la lucha contra todas las formas de violencia escolar.Universidade Federal do Maranhão2024-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2260410.18764/2358-4319v17n2.2024.24Revista Educação e Emancipação; v. 17, n. 2, maio/ago. 2024; 176-1952358-4319reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22604/12885Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Isabella FernandaFreitas, Nivaldo Alexandre de2024-08-15T19:07:18Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/22604Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2024-08-15T19:07:18Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory El bullying narrado por educadores escolares en Ladário-MS: una “mirada” por la Teoría Crítica O bullying narrado por educadores de escolas de Ladário-MS: um “olhar” pela Teoria Crítica |
title |
Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory |
spellingShingle |
Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory Ferreira, Isabella Fernanda bullying prejudice violence bullying prejuicio violencia bullying preconceito violência |
title_short |
Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory |
title_full |
Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory |
title_fullStr |
Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory |
title_full_unstemmed |
Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory |
title_sort |
Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory |
author |
Ferreira, Isabella Fernanda |
author_facet |
Ferreira, Isabella Fernanda Freitas, Nivaldo Alexandre de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Nivaldo Alexandre de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Isabella Fernanda Freitas, Nivaldo Alexandre de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bullying prejudice violence bullying prejuicio violencia bullying preconceito violência |
topic |
bullying prejudice violence bullying prejuicio violencia bullying preconceito violência |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar os dados de uma pesquisa local sobre o bullying vinculada ao projeto de pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, de abrangência nacional e internacional, que contou com financiamento do CNPq. A pesquisa tem como referencial teórico a Teoria Crítica da Sociedade e alguns autores que investigam o bullying. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que foram entrevistados doze professores que ministram aulas para o nono ano de duas escolas municipais. Os resultados indicam que poucos docentes identificam o bullying e reconhecem os agentes envolvidos, bem como têm dificuldade em pensar medidas para combatê-lo. Conclui-se que, embora haja avanços importantes no modelo de educação inclusiva, é preciso seguir na busca por elementos que envolvam os responsáveis pelo ensino em sala de aula na perspectiva da inclusão, o que inclui o enfrentamento a toda forma de violência escolar. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22604 10.18764/2358-4319v17n2.2024.24 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22604 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v17n2.2024.24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22604/12885 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 17, n. 2, maio/ago. 2024; 176-195 2358-4319 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1814256783903948800 |