Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Isabella Fernanda
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Freitas, Nivaldo Alexandre de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22604
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os dados de uma pesquisa local sobre o bullying vinculada ao projeto de pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, de abrangência nacional e internacional, que contou com financiamento do CNPq. A pesquisa tem como referencial teórico a Teoria Crítica da Sociedade e alguns autores que investigam o bullying. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que foram entrevistados doze professores que ministram aulas para o nono ano de duas escolas municipais. Os resultados indicam que poucos docentes identificam o bullying e reconhecem os agentes envolvidos, bem como têm dificuldade em pensar medidas para combatê-lo. Conclui-se que, embora haja avanços importantes no modelo de educação inclusiva, é preciso seguir na busca por elementos que envolvam os responsáveis pelo ensino em sala de aula na perspectiva da inclusão, o que inclui o enfrentamento a toda forma de violência escolar.
id UFMA-3_050f0a6b880c5ad779224f565870bb7a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/22604
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical TheoryEl bullying narrado por educadores escolares en Ladário-MS: una “mirada” por la Teoría CríticaO bullying narrado por educadores de escolas de Ladário-MS: um “olhar” pela Teoria CríticabullyingprejudiceviolencebullyingprejuicioviolenciabullyingpreconceitoviolênciaEste artigo tem como objetivo apresentar os dados de uma pesquisa local sobre o bullying vinculada ao projeto de pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, de abrangência nacional e internacional, que contou com financiamento do CNPq. A pesquisa tem como referencial teórico a Teoria Crítica da Sociedade e alguns autores que investigam o bullying. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que foram entrevistados doze professores que ministram aulas para o nono ano de duas escolas municipais. Os resultados indicam que poucos docentes identificam o bullying e reconhecem os agentes envolvidos, bem como têm dificuldade em pensar medidas para combatê-lo. Conclui-se que, embora haja avanços importantes no modelo de educação inclusiva, é preciso seguir na busca por elementos que envolvam os responsáveis pelo ensino em sala de aula na perspectiva da inclusão, o que inclui o enfrentamento a toda forma de violência escolar.This article aims to present data from a local survey on bullying linked to the research project “School Violence: Discrimination, International Bullying and Responsibility”, which was funded by CNPq. The research has the Critical Theory of Society as a theoretical reference, in addition to some authors who research bullying. This is qualitative research in which twelve teachers who teach classes for ninth grade classes in two municipal schools were interviewed. The results show that few teachers identify bullying and recognize the agents involved, as well as they have difficulty thinking about measures to combat it. The study concludes that it is necessary to continue the search for elements that involve teachers in the perspective of inclusion, which includes opposing all forms of school violence, although there are important advances in the model of inclusive education.Este artículo tiene como objetivo presentar datos de una investigación local sobre bullying vinculada al proyecto de investigación “Violencia escolar: discriminación, bullying y responsabilidad”, de alcance nacional e internacional, que fue financiado por el CNPq.La investigación tiene como referente teórico la Teoría Crítica de la Sociedad y algunos autores que investigan el bullying. En cuanto al método, se trata de una investigación cualitativa en la que se entrevistó a doce profesores que imparten clases de noveno año de dos escuelas municipales. Los resultados indican que pocos profesores identifican el bullying y reconocen a los agentes involucrados, así como tienen dificultad para pensar en medidas para combatirlo. El estudio concluye que existen avances importantes en el modelo de educación inclusiva, pero que es necesario continuar en la búsqueda de elementos que involucren a los docentes en la perspectiva de la inclusión, que incluye la lucha contra todas las formas de violencia escolar.Universidade Federal do Maranhão2024-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2260410.18764/2358-4319v17n2.2024.24Revista Educação e Emancipação; v. 17, n. 2, maio/ago. 2024; 176-1952358-4319reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22604/12885Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Isabella FernandaFreitas, Nivaldo Alexandre de2024-08-15T19:07:18Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/22604Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2024-08-15T19:07:18Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory
El bullying narrado por educadores escolares en Ladário-MS: una “mirada” por la Teoría Crítica
O bullying narrado por educadores de escolas de Ladário-MS: um “olhar” pela Teoria Crítica
title Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory
spellingShingle Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory
Ferreira, Isabella Fernanda
bullying
prejudice
violence
bullying
prejuicio
violencia
bullying
preconceito
violência
title_short Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory
title_full Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory
title_fullStr Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory
title_full_unstemmed Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory
title_sort Bullying narrated by school educators in Ladário-MS: a “view” based on Critical Theory
author Ferreira, Isabella Fernanda
author_facet Ferreira, Isabella Fernanda
Freitas, Nivaldo Alexandre de
author_role author
author2 Freitas, Nivaldo Alexandre de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Isabella Fernanda
Freitas, Nivaldo Alexandre de
dc.subject.por.fl_str_mv bullying
prejudice
violence
bullying
prejuicio
violencia
bullying
preconceito
violência
topic bullying
prejudice
violence
bullying
prejuicio
violencia
bullying
preconceito
violência
description Este artigo tem como objetivo apresentar os dados de uma pesquisa local sobre o bullying vinculada ao projeto de pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, de abrangência nacional e internacional, que contou com financiamento do CNPq. A pesquisa tem como referencial teórico a Teoria Crítica da Sociedade e alguns autores que investigam o bullying. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que foram entrevistados doze professores que ministram aulas para o nono ano de duas escolas municipais. Os resultados indicam que poucos docentes identificam o bullying e reconhecem os agentes envolvidos, bem como têm dificuldade em pensar medidas para combatê-lo. Conclui-se que, embora haja avanços importantes no modelo de educação inclusiva, é preciso seguir na busca por elementos que envolvam os responsáveis pelo ensino em sala de aula na perspectiva da inclusão, o que inclui o enfrentamento a toda forma de violência escolar.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22604
10.18764/2358-4319v17n2.2024.24
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22604
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v17n2.2024.24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22604/12885
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 17, n. 2, maio/ago. 2024; 176-195
2358-4319
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1814256783903948800