Educação e emancipação: Paulo Freire e a escola pública na América Latina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9729 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se o recorte de uma pesquisa bibliográfica, financiada pelo CNPq, realizada sobre Paulo Freire no contexto Latino Americano e concluída em 2016. O objetivo é analisar a contribuição de Paulo Freire para uma educação emancipadora, por meio da construção de uma escola pública democrática, na América Latina. Considera-se que Paulo Freire ao criticar o ensino tradicional vigente nas escolas, aponta a necessidade de reinventar a escola em outra perspectiva, apresentando indicadores de uma escola pública crítica, popular e libertadora, que possibilite aos educandos serem sujeitos do seu conhecimento e aprendizagem, com autonomia para escolher e decidir sobre suas ações sociais e educacionais. Escola em que os educandos exerçam o direito de serem sujeitos. Entre os resultados destacam-se: que apesar da ampliação de acesso, o ensino de qualidade nas escolas públicas na América Latina continua negado, sendo mantida a situação de desigualdade e de exclusão educacional, de segmentos das classes populares, entre as quais a população indígena e as minorias étnicas. A educação popular freireana é vista como referencial para mudar a escola na América Latina, com vistas a uma escola pública emancipadora e democrática.Palavras-chave: Educação Freireana. Escola pública. América Latina. Education and Emancipation: Paulo Freire and the public school in Latin AmericaABSTRACTThis article presents a piece of a bibliographical research, financed by CNPq, held on Paulo Freire in the Latin American context and completed in 2016. The objective is to analyze the contribution of Paulo Freire to an emancipatory education, through the construction of a democratic public school, in Latin America. It is considered that Paulo Freire in criticizing the traditional teaching in schools, points to the need to reinvent the school from another perspective, presenting indicators of a critical public school, popular and liberating, which enables learners to be subjects of their knowledge and learning, with autonomy to choose and decide on their social and educational actions. School in which learners exercise the right to be subjects. Among the results are: that despite the expansion of access, the quality of education in public schools in Latin America continues to be denied, being maintained the situation of inequality and educational exclusion, of segments of the popular classes, including the indigenous population and ethnic minorities. Freirean popular education is seen as a reference for changing schools in Latin America, with a view to an emancipatory and democratic public school.Keywords: Freirean Education. Public school. Latin America. Educación y Emancipación: Paulo Freire y la escuela pública de LatinoaméricaRESUMENEn este artículo se presenta el recorte de una investigación bibliográfica, financiada por el CNPq, realizada sobre Paulo Freire en el contexto Latinoamericano y concluida en 2016. El objetivo es analizar la contribución de Paulo Freire a una educación emancipadora, a través de la construcción de una escuela pública democrática, en América Latina. Se considera que Paulo Freire al criticar la enseñanza tradicional vigente en las escuelas, apunta la necesidad de reinventar la escuela en otra perspectiva, presentando indicadores de una escuela pública crítica, popular y liberadora, que posibilite a los educandos ser sujetos de su conocimiento y aprendizaje, con autonomía para elegir y decidir sobre sus acciones sociales y educativas. Escuela en la que los educandos ejerzan el derecho de ser sujetos. Entre los resultados destacan: que a pesar de la ampliación de acceso, la enseñanza de calidad en las escuelas públicas en América Latina continúa negada, manteniendo la situación de desigualdad y de exclusión educativa, de segmentos de las clases populares, entre las cuales la población indígena y las minorías étnicas. La educación popular freireana es vista como referencial para cambiar la escuela en América Latina, con vistas a una escuela pública emancipadora y democrática.Palabras clave: Educación Freireana. Escuela pública. América Latina. |
id |
UFMA-3_fd2524f1600b9a48c85c30c047635623 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/9729 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e emancipação: Paulo Freire e a escola pública na América LatinaEducação Freireana. Escola pública. América Latina.Neste artigo apresenta-se o recorte de uma pesquisa bibliográfica, financiada pelo CNPq, realizada sobre Paulo Freire no contexto Latino Americano e concluída em 2016. O objetivo é analisar a contribuição de Paulo Freire para uma educação emancipadora, por meio da construção de uma escola pública democrática, na América Latina. Considera-se que Paulo Freire ao criticar o ensino tradicional vigente nas escolas, aponta a necessidade de reinventar a escola em outra perspectiva, apresentando indicadores de uma escola pública crítica, popular e libertadora, que possibilite aos educandos serem sujeitos do seu conhecimento e aprendizagem, com autonomia para escolher e decidir sobre suas ações sociais e educacionais. Escola em que os educandos exerçam o direito de serem sujeitos. Entre os resultados destacam-se: que apesar da ampliação de acesso, o ensino de qualidade nas escolas públicas na América Latina continua negado, sendo mantida a situação de desigualdade e de exclusão educacional, de segmentos das classes populares, entre as quais a população indígena e as minorias étnicas. A educação popular freireana é vista como referencial para mudar a escola na América Latina, com vistas a uma escola pública emancipadora e democrática.Palavras-chave: Educação Freireana. Escola pública. América Latina. Education and Emancipation: Paulo Freire and the public school in Latin AmericaABSTRACTThis article presents a piece of a bibliographical research, financed by CNPq, held on Paulo Freire in the Latin American context and completed in 2016. The objective is to analyze the contribution of Paulo Freire to an emancipatory education, through the construction of a democratic public school, in Latin America. It is considered that Paulo Freire in criticizing the traditional teaching in schools, points to the need to reinvent the school from another perspective, presenting indicators of a critical public school, popular and liberating, which enables learners to be subjects of their knowledge and learning, with autonomy to choose and decide on their social and educational actions. School in which learners exercise the right to be subjects. Among the results are: that despite the expansion of access, the quality of education in public schools in Latin America continues to be denied, being maintained the situation of inequality and educational exclusion, of segments of the popular classes, including the indigenous population and ethnic minorities. Freirean popular education is seen as a reference for changing schools in Latin America, with a view to an emancipatory and democratic public school.Keywords: Freirean Education. Public school. Latin America. Educación y Emancipación: Paulo Freire y la escuela pública de LatinoaméricaRESUMENEn este artículo se presenta el recorte de una investigación bibliográfica, financiada por el CNPq, realizada sobre Paulo Freire en el contexto Latinoamericano y concluida en 2016. El objetivo es analizar la contribución de Paulo Freire a una educación emancipadora, a través de la construcción de una escuela pública democrática, en América Latina. Se considera que Paulo Freire al criticar la enseñanza tradicional vigente en las escuelas, apunta la necesidad de reinventar la escuela en otra perspectiva, presentando indicadores de una escuela pública crítica, popular y liberadora, que posibilite a los educandos ser sujetos de su conocimiento y aprendizaje, con autonomía para elegir y decidir sobre sus acciones sociales y educativas. Escuela en la que los educandos ejerzan el derecho de ser sujetos. Entre los resultados destacan: que a pesar de la ampliación de acceso, la enseñanza de calidad en las escuelas públicas en América Latina continúa negada, manteniendo la situación de desigualdad y de exclusión educativa, de segmentos de las clases populares, entre las cuales la población indígena y las minorías étnicas. La educación popular freireana es vista como referencial para cambiar la escuela en América Latina, con vistas a una escuela pública emancipadora y democrática.Palabras clave: Educación Freireana. Escuela pública. América Latina.Universidade Federal do Maranhão2018-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/972910.18764/2358-4319.v11n3p123-141Revista Educação e Emancipação; v.11, n.3, Dossiê Temático, set./dez. 2018; p.123-141Education and Emancipation; v.11, n.3, Dossiê Temático, set./dez. 2018; p.123-1412358-4319reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9729/5653Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ivanilde Apoluceno deSantos, Tânia Regina Lobato dos2018-11-05T04:14:09Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/9729Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-11-05T04:14:09Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e emancipação: Paulo Freire e a escola pública na América Latina |
title |
Educação e emancipação: Paulo Freire e a escola pública na América Latina |
spellingShingle |
Educação e emancipação: Paulo Freire e a escola pública na América Latina Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Educação Freireana. Escola pública. América Latina. |
title_short |
Educação e emancipação: Paulo Freire e a escola pública na América Latina |
title_full |
Educação e emancipação: Paulo Freire e a escola pública na América Latina |
title_fullStr |
Educação e emancipação: Paulo Freire e a escola pública na América Latina |
title_full_unstemmed |
Educação e emancipação: Paulo Freire e a escola pública na América Latina |
title_sort |
Educação e emancipação: Paulo Freire e a escola pública na América Latina |
author |
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de |
author_facet |
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Santos, Tânia Regina Lobato dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Tânia Regina Lobato dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Santos, Tânia Regina Lobato dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Freireana. Escola pública. América Latina. |
topic |
Educação Freireana. Escola pública. América Latina. |
description |
Neste artigo apresenta-se o recorte de uma pesquisa bibliográfica, financiada pelo CNPq, realizada sobre Paulo Freire no contexto Latino Americano e concluída em 2016. O objetivo é analisar a contribuição de Paulo Freire para uma educação emancipadora, por meio da construção de uma escola pública democrática, na América Latina. Considera-se que Paulo Freire ao criticar o ensino tradicional vigente nas escolas, aponta a necessidade de reinventar a escola em outra perspectiva, apresentando indicadores de uma escola pública crítica, popular e libertadora, que possibilite aos educandos serem sujeitos do seu conhecimento e aprendizagem, com autonomia para escolher e decidir sobre suas ações sociais e educacionais. Escola em que os educandos exerçam o direito de serem sujeitos. Entre os resultados destacam-se: que apesar da ampliação de acesso, o ensino de qualidade nas escolas públicas na América Latina continua negado, sendo mantida a situação de desigualdade e de exclusão educacional, de segmentos das classes populares, entre as quais a população indígena e as minorias étnicas. A educação popular freireana é vista como referencial para mudar a escola na América Latina, com vistas a uma escola pública emancipadora e democrática.Palavras-chave: Educação Freireana. Escola pública. América Latina. Education and Emancipation: Paulo Freire and the public school in Latin AmericaABSTRACTThis article presents a piece of a bibliographical research, financed by CNPq, held on Paulo Freire in the Latin American context and completed in 2016. The objective is to analyze the contribution of Paulo Freire to an emancipatory education, through the construction of a democratic public school, in Latin America. It is considered that Paulo Freire in criticizing the traditional teaching in schools, points to the need to reinvent the school from another perspective, presenting indicators of a critical public school, popular and liberating, which enables learners to be subjects of their knowledge and learning, with autonomy to choose and decide on their social and educational actions. School in which learners exercise the right to be subjects. Among the results are: that despite the expansion of access, the quality of education in public schools in Latin America continues to be denied, being maintained the situation of inequality and educational exclusion, of segments of the popular classes, including the indigenous population and ethnic minorities. Freirean popular education is seen as a reference for changing schools in Latin America, with a view to an emancipatory and democratic public school.Keywords: Freirean Education. Public school. Latin America. Educación y Emancipación: Paulo Freire y la escuela pública de LatinoaméricaRESUMENEn este artículo se presenta el recorte de una investigación bibliográfica, financiada por el CNPq, realizada sobre Paulo Freire en el contexto Latinoamericano y concluida en 2016. El objetivo es analizar la contribución de Paulo Freire a una educación emancipadora, a través de la construcción de una escuela pública democrática, en América Latina. Se considera que Paulo Freire al criticar la enseñanza tradicional vigente en las escuelas, apunta la necesidad de reinventar la escuela en otra perspectiva, presentando indicadores de una escuela pública crítica, popular y liberadora, que posibilite a los educandos ser sujetos de su conocimiento y aprendizaje, con autonomía para elegir y decidir sobre sus acciones sociales y educativas. Escuela en la que los educandos ejerzan el derecho de ser sujetos. Entre los resultados destacan: que a pesar de la ampliación de acceso, la enseñanza de calidad en las escuelas públicas en América Latina continúa negada, manteniendo la situación de desigualdad y de exclusión educativa, de segmentos de las clases populares, entre las cuales la población indígena y las minorías étnicas. La educación popular freireana es vista como referencial para cambiar la escuela en América Latina, con vistas a una escuela pública emancipadora y democrática.Palabras clave: Educación Freireana. Escuela pública. América Latina. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9729 10.18764/2358-4319.v11n3p123-141 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9729 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v11n3p123-141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9729/5653 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.11, n.3, Dossiê Temático, set./dez. 2018; p.123-141 Education and Emancipation; v.11, n.3, Dossiê Temático, set./dez. 2018; p.123-141 2358-4319 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1825939713190526976 |