Educação, formação humana e estado na contemporaneidade: breves reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10743 |
Resumo: | O presente estudo analisa a relação entre educação, formação humana e Estado. O recorte histórico abrange a segunda metade do século XX até a contemporaneidade. Entendendo haver forte interligação nesta tríade e indagamo-nos sobre como tem ocorrido a referida relação. Qual o papel do Estado e da educação na formação humana? Quais ideologias têm influenciado o tipo de educação ofertada? A partir deste tema e questionamentos o artigo foi estruturado em quatro seções. Na primeira delas, discutimos sobre como as relações humanas ocorrem na sociedade atual. Após, analisamos o papel assumido pelo Estado perante a economia e as suas influências na educação, perscrutando a formação humana neste processo. Na terceira seção, abordamos o modo como a educação tem sido apropriada por grupos hegemônicos, os quais assumem as técnicas próprias do mercado e os valores da ideologia liberal para organizar a estrutura e as práticas educacionais. Na última seção, abordamos os sentidos dados pelos atores educacionais às suas práticas, dadas as influências externas ao campo educacional. Em meio a essas transformações, os referidos sentidos estão relacionados à capacidade de resposta daqueles sujeitos educacionais. A finalização aponta para o fato de que a tríade educação, Estado e formação humana tem sido ressignificada de forma cíclica, influenciando a direção para a formação humana inscrita nos processos de oferta da educação formal. No contexto complexo de influências liberais e luta pela hegemonia, os reflexos exteriores à essência dessa formação humana podem ser interpretados e adequados para que a educação não seja alterada.Palavras-chave: Formação humana. Educação. Estado. Education, human formation and state in the contemporaneity: brief reflectionsABSTRACTThe present study analyzes the relationship among education, human formation and State. The historical cut spans the second half of the 20th century until the contemporaneity. Understanding that there is a strong interconnection in this triad, we wonder how has been occurring the cited relationship. Which is the role of the State and of the education in the human formation? Which ideologies have been influencing the type of education to be offered? From this theme and questionings, the article was structured in four sections. In the first we report how the human relationships occur in today’s society; in the second, we analyze the role taken by the State in front of the economy and its influences in education, peering the human formation in this process. In the third we approach the way how the education has been appropriated by hegemonic groups, which take their own techniques of the marketing and the values of this liberal ideology to organize the structure and the educational practices. In the last and fourth section, we approach the question of the meanings given by the educational actors to their practices due to external influences and to the educational field. In the midst to these transformations the cited meanings are related to the capacity of answer of those educational subjects. The conclusion points to the fact that the triad – education, State and human formation – has been given new meaning in a cyclic way, influencing the direction to the human formation inscribed in the processes of offer of formal education. In the complex context of liberal influences and fight by hegemony, the external refl exes to the essence of this human formation can be interpreted and suitable in order that the education does not be altered.Keywords: Human formation. Education. State. Educación, formación humana y estado en la contemporaneidad: breves reflexionesRESUMENEl presente estudio analiza la relación entre educación, formación humana y Estado. El recorte histórico abarca desde la segunda mitad del siglo XX hasta la contemporaneidad. Dada la fuerte interrelación em esta tríada, nos cuestionamos sobre cómo ha ocurrido dicha relación. ¿Cuál es el papel del Estado y de la educación en la formación humana? ¿Cuáles son las ideologías que han influenciado el tipo de educación ofertada? A partir de este tema y estos cuestionamientos, el artículo fue estructurado en cuatro apartados. En el primero discutimos sobre cómo las relaciones humanas ocurren en la sociedad actual. Después, analizamos el rol desempeñado por el Estado ante la economía y sus influencias en la educación, averiguando la formación humana em este proceso. En el tercer apartado abordamos el modo en que la educación ha sido apropiada por grupos hegemónicos, los cuales asumen las técnicas propias del mercado y los valores de la ideologia liberal para organizar la estructura y las prácticas educacionales. Em el último apartado, abordamos los sentidos dados por los actores educacionales a sus prácticas considerando las influencias externas al campo educacional. En medio de estas transformaciones, los sentidos referidos están relacionados con la capacidad de respuesta de los sujetos educacionales. La conclusión apunta para el hecho de que la triada educación, Estado y formación humana ha sido resignificada de forma cíclica, influenciando la dirección para la formación humana inscrita en los procesos de oferta de la educación formal. En el complejo contexto de influencias liberales y la lucha por la hegemonía, los reflejos exteriores a la esencia de esta formación humana pueden ser interpretados y adecuados para que la educación no sea alterada.Palabras clave: Formación humana. Educación. Estado |
id |
UFMA-3_0991279d1f65868a3bb0aa1815e76b2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10743 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, formação humana e estado na contemporaneidade: breves reflexõesFormação humana. Educação. Estado.O presente estudo analisa a relação entre educação, formação humana e Estado. O recorte histórico abrange a segunda metade do século XX até a contemporaneidade. Entendendo haver forte interligação nesta tríade e indagamo-nos sobre como tem ocorrido a referida relação. Qual o papel do Estado e da educação na formação humana? Quais ideologias têm influenciado o tipo de educação ofertada? A partir deste tema e questionamentos o artigo foi estruturado em quatro seções. Na primeira delas, discutimos sobre como as relações humanas ocorrem na sociedade atual. Após, analisamos o papel assumido pelo Estado perante a economia e as suas influências na educação, perscrutando a formação humana neste processo. Na terceira seção, abordamos o modo como a educação tem sido apropriada por grupos hegemônicos, os quais assumem as técnicas próprias do mercado e os valores da ideologia liberal para organizar a estrutura e as práticas educacionais. Na última seção, abordamos os sentidos dados pelos atores educacionais às suas práticas, dadas as influências externas ao campo educacional. Em meio a essas transformações, os referidos sentidos estão relacionados à capacidade de resposta daqueles sujeitos educacionais. A finalização aponta para o fato de que a tríade educação, Estado e formação humana tem sido ressignificada de forma cíclica, influenciando a direção para a formação humana inscrita nos processos de oferta da educação formal. No contexto complexo de influências liberais e luta pela hegemonia, os reflexos exteriores à essência dessa formação humana podem ser interpretados e adequados para que a educação não seja alterada.Palavras-chave: Formação humana. Educação. Estado. Education, human formation and state in the contemporaneity: brief reflectionsABSTRACTThe present study analyzes the relationship among education, human formation and State. The historical cut spans the second half of the 20th century until the contemporaneity. Understanding that there is a strong interconnection in this triad, we wonder how has been occurring the cited relationship. Which is the role of the State and of the education in the human formation? Which ideologies have been influencing the type of education to be offered? From this theme and questionings, the article was structured in four sections. In the first we report how the human relationships occur in today’s society; in the second, we analyze the role taken by the State in front of the economy and its influences in education, peering the human formation in this process. In the third we approach the way how the education has been appropriated by hegemonic groups, which take their own techniques of the marketing and the values of this liberal ideology to organize the structure and the educational practices. In the last and fourth section, we approach the question of the meanings given by the educational actors to their practices due to external influences and to the educational field. In the midst to these transformations the cited meanings are related to the capacity of answer of those educational subjects. The conclusion points to the fact that the triad – education, State and human formation – has been given new meaning in a cyclic way, influencing the direction to the human formation inscribed in the processes of offer of formal education. In the complex context of liberal influences and fight by hegemony, the external refl exes to the essence of this human formation can be interpreted and suitable in order that the education does not be altered.Keywords: Human formation. Education. State. Educación, formación humana y estado en la contemporaneidad: breves reflexionesRESUMENEl presente estudio analiza la relación entre educación, formación humana y Estado. El recorte histórico abarca desde la segunda mitad del siglo XX hasta la contemporaneidad. Dada la fuerte interrelación em esta tríada, nos cuestionamos sobre cómo ha ocurrido dicha relación. ¿Cuál es el papel del Estado y de la educación en la formación humana? ¿Cuáles son las ideologías que han influenciado el tipo de educación ofertada? A partir de este tema y estos cuestionamientos, el artículo fue estructurado en cuatro apartados. En el primero discutimos sobre cómo las relaciones humanas ocurren en la sociedad actual. Después, analizamos el rol desempeñado por el Estado ante la economía y sus influencias en la educación, averiguando la formación humana em este proceso. En el tercer apartado abordamos el modo en que la educación ha sido apropiada por grupos hegemónicos, los cuales asumen las técnicas propias del mercado y los valores de la ideologia liberal para organizar la estructura y las prácticas educacionales. Em el último apartado, abordamos los sentidos dados por los actores educacionales a sus prácticas considerando las influencias externas al campo educacional. En medio de estas transformaciones, los sentidos referidos están relacionados con la capacidad de respuesta de los sujetos educacionales. La conclusión apunta para el hecho de que la triada educación, Estado y formación humana ha sido resignificada de forma cíclica, influenciando la dirección para la formación humana inscrita en los procesos de oferta de la educación formal. En el complejo contexto de influencias liberales y la lucha por la hegemonía, los reflejos exteriores a la esencia de esta formación humana pueden ser interpretados y adecuados para que la educación no sea alterada.Palabras clave: Formación humana. Educación. EstadoUniversidade Federal do Maranhão2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1074310.18764/2358-4319.v12n1p73-93Revista Educação e Emancipação; v.12, n.1, jan./abr.2019; p.73-932358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10743/6231Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Fabiana MartinsOliveira, Rita de Cássia2019-02-11T11:20:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10743Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-02-11T11:20:22Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, formação humana e estado na contemporaneidade: breves reflexões |
title |
Educação, formação humana e estado na contemporaneidade: breves reflexões |
spellingShingle |
Educação, formação humana e estado na contemporaneidade: breves reflexões Pinto, Fabiana Martins Formação humana. Educação. Estado. |
title_short |
Educação, formação humana e estado na contemporaneidade: breves reflexões |
title_full |
Educação, formação humana e estado na contemporaneidade: breves reflexões |
title_fullStr |
Educação, formação humana e estado na contemporaneidade: breves reflexões |
title_full_unstemmed |
Educação, formação humana e estado na contemporaneidade: breves reflexões |
title_sort |
Educação, formação humana e estado na contemporaneidade: breves reflexões |
author |
Pinto, Fabiana Martins |
author_facet |
Pinto, Fabiana Martins Oliveira, Rita de Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Rita de Cássia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Fabiana Martins Oliveira, Rita de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação humana. Educação. Estado. |
topic |
Formação humana. Educação. Estado. |
description |
O presente estudo analisa a relação entre educação, formação humana e Estado. O recorte histórico abrange a segunda metade do século XX até a contemporaneidade. Entendendo haver forte interligação nesta tríade e indagamo-nos sobre como tem ocorrido a referida relação. Qual o papel do Estado e da educação na formação humana? Quais ideologias têm influenciado o tipo de educação ofertada? A partir deste tema e questionamentos o artigo foi estruturado em quatro seções. Na primeira delas, discutimos sobre como as relações humanas ocorrem na sociedade atual. Após, analisamos o papel assumido pelo Estado perante a economia e as suas influências na educação, perscrutando a formação humana neste processo. Na terceira seção, abordamos o modo como a educação tem sido apropriada por grupos hegemônicos, os quais assumem as técnicas próprias do mercado e os valores da ideologia liberal para organizar a estrutura e as práticas educacionais. Na última seção, abordamos os sentidos dados pelos atores educacionais às suas práticas, dadas as influências externas ao campo educacional. Em meio a essas transformações, os referidos sentidos estão relacionados à capacidade de resposta daqueles sujeitos educacionais. A finalização aponta para o fato de que a tríade educação, Estado e formação humana tem sido ressignificada de forma cíclica, influenciando a direção para a formação humana inscrita nos processos de oferta da educação formal. No contexto complexo de influências liberais e luta pela hegemonia, os reflexos exteriores à essência dessa formação humana podem ser interpretados e adequados para que a educação não seja alterada.Palavras-chave: Formação humana. Educação. Estado. Education, human formation and state in the contemporaneity: brief reflectionsABSTRACTThe present study analyzes the relationship among education, human formation and State. The historical cut spans the second half of the 20th century until the contemporaneity. Understanding that there is a strong interconnection in this triad, we wonder how has been occurring the cited relationship. Which is the role of the State and of the education in the human formation? Which ideologies have been influencing the type of education to be offered? From this theme and questionings, the article was structured in four sections. In the first we report how the human relationships occur in today’s society; in the second, we analyze the role taken by the State in front of the economy and its influences in education, peering the human formation in this process. In the third we approach the way how the education has been appropriated by hegemonic groups, which take their own techniques of the marketing and the values of this liberal ideology to organize the structure and the educational practices. In the last and fourth section, we approach the question of the meanings given by the educational actors to their practices due to external influences and to the educational field. In the midst to these transformations the cited meanings are related to the capacity of answer of those educational subjects. The conclusion points to the fact that the triad – education, State and human formation – has been given new meaning in a cyclic way, influencing the direction to the human formation inscribed in the processes of offer of formal education. In the complex context of liberal influences and fight by hegemony, the external refl exes to the essence of this human formation can be interpreted and suitable in order that the education does not be altered.Keywords: Human formation. Education. State. Educación, formación humana y estado en la contemporaneidad: breves reflexionesRESUMENEl presente estudio analiza la relación entre educación, formación humana y Estado. El recorte histórico abarca desde la segunda mitad del siglo XX hasta la contemporaneidad. Dada la fuerte interrelación em esta tríada, nos cuestionamos sobre cómo ha ocurrido dicha relación. ¿Cuál es el papel del Estado y de la educación en la formación humana? ¿Cuáles son las ideologías que han influenciado el tipo de educación ofertada? A partir de este tema y estos cuestionamientos, el artículo fue estructurado en cuatro apartados. En el primero discutimos sobre cómo las relaciones humanas ocurren en la sociedad actual. Después, analizamos el rol desempeñado por el Estado ante la economía y sus influencias en la educación, averiguando la formación humana em este proceso. En el tercer apartado abordamos el modo en que la educación ha sido apropiada por grupos hegemónicos, los cuales asumen las técnicas propias del mercado y los valores de la ideologia liberal para organizar la estructura y las prácticas educacionales. Em el último apartado, abordamos los sentidos dados por los actores educacionales a sus prácticas considerando las influencias externas al campo educacional. En medio de estas transformaciones, los sentidos referidos están relacionados con la capacidad de respuesta de los sujetos educacionales. La conclusión apunta para el hecho de que la triada educación, Estado y formación humana ha sido resignificada de forma cíclica, influenciando la dirección para la formación humana inscrita en los procesos de oferta de la educación formal. En el complejo contexto de influencias liberales y la lucha por la hegemonía, los reflejos exteriores a la esencia de esta formación humana pueden ser interpretados y adecuados para que la educación no sea alterada.Palabras clave: Formación humana. Educación. Estado |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10743 10.18764/2358-4319.v12n1p73-93 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10743 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v12n1p73-93 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10743/6231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.12, n.1, jan./abr.2019; p.73-93 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711321064734720 |