Professores do ensino superior: trajetórias e saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Ana Paula Pereira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gebran, Raimunda Abou
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3016
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender a trajetória e os saberesdos professores atuantes no curso de Pedagogia em uma instituiçãoprivada (faculdade), analisando a sua formação, suas concepções sobreeducação, influências sofridas e experiências vividas, a fim de traçarum perfil do professor atuante no curso de Pedagogia. A pesquisa sedesenvolveu na abordagem qualitativa. Os procedimentos de pesquisaque viabilizaram a consecução do objetivo pretendido foram: aplicaçãode questionários, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas.Participaram da pesquisa professores do Curso de Pedagogia deuma instituição privada do interior de Minas Gerais. Os docentesparticipantes da pesquisa foram selecionados por núcleo de formaçãono qual está estruturada a matriz curricular do curso: estudos básicos,aprofundamento e estudos integradores. Selecionamos, por sorteio,dois docentes de cada núcleo, que possuíam mais de um ano de atuaçãodocente no curso de Pedagogia e concordaram em participar de formaanônima da pesquisa. Os resultados desta pesquisa encontram-seexpressos em capítulos intitulados: 1) a trajetória do ensino superior edo curso de Pedagogia no Brasil; 2) o perfil e a trajetória formativa dosprofessores atuantes no curso de Pedagogia 3) o processo de inserção eatuação docente no ensino superior; 4) os saberes do professor atuanteno curso de pedagogia. A análise dos dados coletados revelou aspectossignificativos no tocante à sua formação e atuação, a saber: ausênciade formação e preparação didática para a docência no ensino superior, privilégio do ensino e pouco envolvimento dos docentes com atividadesde pesquisa e de extensão, predominância de aulas expositivas e faltaorganização e desenvolvimento de projetos coletivos e interdisciplinares.O ensinar envolve um arcabouço de saberes que influenciam na própriaação docente. Isso remete à compreensão de que o trabalho docente seconcretiza por meio da práxis, na relação teoria e prática referendada nareflexividade (ação-reflexão-ação).
id UFMA-3_0efec9c86571a552e80a74a6f1a84a10
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3016
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Professores do ensino superior: trajetórias e saberesEnsino Superior. Curso de Pedagogia. Trajetórias e saberes docentes.Esta pesquisa teve como objetivo compreender a trajetória e os saberesdos professores atuantes no curso de Pedagogia em uma instituiçãoprivada (faculdade), analisando a sua formação, suas concepções sobreeducação, influências sofridas e experiências vividas, a fim de traçarum perfil do professor atuante no curso de Pedagogia. A pesquisa sedesenvolveu na abordagem qualitativa. Os procedimentos de pesquisaque viabilizaram a consecução do objetivo pretendido foram: aplicaçãode questionários, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas.Participaram da pesquisa professores do Curso de Pedagogia deuma instituição privada do interior de Minas Gerais. Os docentesparticipantes da pesquisa foram selecionados por núcleo de formaçãono qual está estruturada a matriz curricular do curso: estudos básicos,aprofundamento e estudos integradores. Selecionamos, por sorteio,dois docentes de cada núcleo, que possuíam mais de um ano de atuaçãodocente no curso de Pedagogia e concordaram em participar de formaanônima da pesquisa. Os resultados desta pesquisa encontram-seexpressos em capítulos intitulados: 1) a trajetória do ensino superior edo curso de Pedagogia no Brasil; 2) o perfil e a trajetória formativa dosprofessores atuantes no curso de Pedagogia 3) o processo de inserção eatuação docente no ensino superior; 4) os saberes do professor atuanteno curso de pedagogia. A análise dos dados coletados revelou aspectossignificativos no tocante à sua formação e atuação, a saber: ausênciade formação e preparação didática para a docência no ensino superior, privilégio do ensino e pouco envolvimento dos docentes com atividadesde pesquisa e de extensão, predominância de aulas expositivas e faltaorganização e desenvolvimento de projetos coletivos e interdisciplinares.O ensinar envolve um arcabouço de saberes que influenciam na própriaação docente. Isso remete à compreensão de que o trabalho docente seconcretiza por meio da práxis, na relação teoria e prática referendada nareflexividade (ação-reflexão-ação).Universidade Federal do Maranhão2014-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3016Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 93-1262358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3016/1067Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessArantes, Ana Paula PereiraGebran, Raimunda Abou2017-12-19T14:42:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3016Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-12-19T14:42:21Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores do ensino superior: trajetórias e saberes
title Professores do ensino superior: trajetórias e saberes
spellingShingle Professores do ensino superior: trajetórias e saberes
Arantes, Ana Paula Pereira
Ensino Superior. Curso de Pedagogia. Trajetórias e saberes docentes.
title_short Professores do ensino superior: trajetórias e saberes
title_full Professores do ensino superior: trajetórias e saberes
title_fullStr Professores do ensino superior: trajetórias e saberes
title_full_unstemmed Professores do ensino superior: trajetórias e saberes
title_sort Professores do ensino superior: trajetórias e saberes
author Arantes, Ana Paula Pereira
author_facet Arantes, Ana Paula Pereira
Gebran, Raimunda Abou
author_role author
author2 Gebran, Raimunda Abou
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arantes, Ana Paula Pereira
Gebran, Raimunda Abou
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior. Curso de Pedagogia. Trajetórias e saberes docentes.
topic Ensino Superior. Curso de Pedagogia. Trajetórias e saberes docentes.
description Esta pesquisa teve como objetivo compreender a trajetória e os saberesdos professores atuantes no curso de Pedagogia em uma instituiçãoprivada (faculdade), analisando a sua formação, suas concepções sobreeducação, influências sofridas e experiências vividas, a fim de traçarum perfil do professor atuante no curso de Pedagogia. A pesquisa sedesenvolveu na abordagem qualitativa. Os procedimentos de pesquisaque viabilizaram a consecução do objetivo pretendido foram: aplicaçãode questionários, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas.Participaram da pesquisa professores do Curso de Pedagogia deuma instituição privada do interior de Minas Gerais. Os docentesparticipantes da pesquisa foram selecionados por núcleo de formaçãono qual está estruturada a matriz curricular do curso: estudos básicos,aprofundamento e estudos integradores. Selecionamos, por sorteio,dois docentes de cada núcleo, que possuíam mais de um ano de atuaçãodocente no curso de Pedagogia e concordaram em participar de formaanônima da pesquisa. Os resultados desta pesquisa encontram-seexpressos em capítulos intitulados: 1) a trajetória do ensino superior edo curso de Pedagogia no Brasil; 2) o perfil e a trajetória formativa dosprofessores atuantes no curso de Pedagogia 3) o processo de inserção eatuação docente no ensino superior; 4) os saberes do professor atuanteno curso de pedagogia. A análise dos dados coletados revelou aspectossignificativos no tocante à sua formação e atuação, a saber: ausênciade formação e preparação didática para a docência no ensino superior, privilégio do ensino e pouco envolvimento dos docentes com atividadesde pesquisa e de extensão, predominância de aulas expositivas e faltaorganização e desenvolvimento de projetos coletivos e interdisciplinares.O ensinar envolve um arcabouço de saberes que influenciam na própriaação docente. Isso remete à compreensão de que o trabalho docente seconcretiza por meio da práxis, na relação teoria e prática referendada nareflexividade (ação-reflexão-ação).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3016
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3016/1067
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 93-126
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711319514939392