Professores do ensino superior: trajetórias e saberes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3016 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo compreender a trajetória e os saberesdos professores atuantes no curso de Pedagogia em uma instituiçãoprivada (faculdade), analisando a sua formação, suas concepções sobreeducação, influências sofridas e experiências vividas, a fim de traçarum perfil do professor atuante no curso de Pedagogia. A pesquisa sedesenvolveu na abordagem qualitativa. Os procedimentos de pesquisaque viabilizaram a consecução do objetivo pretendido foram: aplicaçãode questionários, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas.Participaram da pesquisa professores do Curso de Pedagogia deuma instituição privada do interior de Minas Gerais. Os docentesparticipantes da pesquisa foram selecionados por núcleo de formaçãono qual está estruturada a matriz curricular do curso: estudos básicos,aprofundamento e estudos integradores. Selecionamos, por sorteio,dois docentes de cada núcleo, que possuíam mais de um ano de atuaçãodocente no curso de Pedagogia e concordaram em participar de formaanônima da pesquisa. Os resultados desta pesquisa encontram-seexpressos em capítulos intitulados: 1) a trajetória do ensino superior edo curso de Pedagogia no Brasil; 2) o perfil e a trajetória formativa dosprofessores atuantes no curso de Pedagogia 3) o processo de inserção eatuação docente no ensino superior; 4) os saberes do professor atuanteno curso de pedagogia. A análise dos dados coletados revelou aspectossignificativos no tocante à sua formação e atuação, a saber: ausênciade formação e preparação didática para a docência no ensino superior, privilégio do ensino e pouco envolvimento dos docentes com atividadesde pesquisa e de extensão, predominância de aulas expositivas e faltaorganização e desenvolvimento de projetos coletivos e interdisciplinares.O ensinar envolve um arcabouço de saberes que influenciam na própriaação docente. Isso remete à compreensão de que o trabalho docente seconcretiza por meio da práxis, na relação teoria e prática referendada nareflexividade (ação-reflexão-ação). |
id |
UFMA-3_0efec9c86571a552e80a74a6f1a84a10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3016 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores do ensino superior: trajetórias e saberesEnsino Superior. Curso de Pedagogia. Trajetórias e saberes docentes.Esta pesquisa teve como objetivo compreender a trajetória e os saberesdos professores atuantes no curso de Pedagogia em uma instituiçãoprivada (faculdade), analisando a sua formação, suas concepções sobreeducação, influências sofridas e experiências vividas, a fim de traçarum perfil do professor atuante no curso de Pedagogia. A pesquisa sedesenvolveu na abordagem qualitativa. Os procedimentos de pesquisaque viabilizaram a consecução do objetivo pretendido foram: aplicaçãode questionários, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas.Participaram da pesquisa professores do Curso de Pedagogia deuma instituição privada do interior de Minas Gerais. Os docentesparticipantes da pesquisa foram selecionados por núcleo de formaçãono qual está estruturada a matriz curricular do curso: estudos básicos,aprofundamento e estudos integradores. Selecionamos, por sorteio,dois docentes de cada núcleo, que possuíam mais de um ano de atuaçãodocente no curso de Pedagogia e concordaram em participar de formaanônima da pesquisa. Os resultados desta pesquisa encontram-seexpressos em capítulos intitulados: 1) a trajetória do ensino superior edo curso de Pedagogia no Brasil; 2) o perfil e a trajetória formativa dosprofessores atuantes no curso de Pedagogia 3) o processo de inserção eatuação docente no ensino superior; 4) os saberes do professor atuanteno curso de pedagogia. A análise dos dados coletados revelou aspectossignificativos no tocante à sua formação e atuação, a saber: ausênciade formação e preparação didática para a docência no ensino superior, privilégio do ensino e pouco envolvimento dos docentes com atividadesde pesquisa e de extensão, predominância de aulas expositivas e faltaorganização e desenvolvimento de projetos coletivos e interdisciplinares.O ensinar envolve um arcabouço de saberes que influenciam na própriaação docente. Isso remete à compreensão de que o trabalho docente seconcretiza por meio da práxis, na relação teoria e prática referendada nareflexividade (ação-reflexão-ação).Universidade Federal do Maranhão2014-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3016Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 93-1262358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3016/1067Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessArantes, Ana Paula PereiraGebran, Raimunda Abou2017-12-19T14:42:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3016Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-12-19T14:42:21Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores do ensino superior: trajetórias e saberes |
title |
Professores do ensino superior: trajetórias e saberes |
spellingShingle |
Professores do ensino superior: trajetórias e saberes Arantes, Ana Paula Pereira Ensino Superior. Curso de Pedagogia. Trajetórias e saberes docentes. |
title_short |
Professores do ensino superior: trajetórias e saberes |
title_full |
Professores do ensino superior: trajetórias e saberes |
title_fullStr |
Professores do ensino superior: trajetórias e saberes |
title_full_unstemmed |
Professores do ensino superior: trajetórias e saberes |
title_sort |
Professores do ensino superior: trajetórias e saberes |
author |
Arantes, Ana Paula Pereira |
author_facet |
Arantes, Ana Paula Pereira Gebran, Raimunda Abou |
author_role |
author |
author2 |
Gebran, Raimunda Abou |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arantes, Ana Paula Pereira Gebran, Raimunda Abou |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior. Curso de Pedagogia. Trajetórias e saberes docentes. |
topic |
Ensino Superior. Curso de Pedagogia. Trajetórias e saberes docentes. |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo compreender a trajetória e os saberesdos professores atuantes no curso de Pedagogia em uma instituiçãoprivada (faculdade), analisando a sua formação, suas concepções sobreeducação, influências sofridas e experiências vividas, a fim de traçarum perfil do professor atuante no curso de Pedagogia. A pesquisa sedesenvolveu na abordagem qualitativa. Os procedimentos de pesquisaque viabilizaram a consecução do objetivo pretendido foram: aplicaçãode questionários, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas.Participaram da pesquisa professores do Curso de Pedagogia deuma instituição privada do interior de Minas Gerais. Os docentesparticipantes da pesquisa foram selecionados por núcleo de formaçãono qual está estruturada a matriz curricular do curso: estudos básicos,aprofundamento e estudos integradores. Selecionamos, por sorteio,dois docentes de cada núcleo, que possuíam mais de um ano de atuaçãodocente no curso de Pedagogia e concordaram em participar de formaanônima da pesquisa. Os resultados desta pesquisa encontram-seexpressos em capítulos intitulados: 1) a trajetória do ensino superior edo curso de Pedagogia no Brasil; 2) o perfil e a trajetória formativa dosprofessores atuantes no curso de Pedagogia 3) o processo de inserção eatuação docente no ensino superior; 4) os saberes do professor atuanteno curso de pedagogia. A análise dos dados coletados revelou aspectossignificativos no tocante à sua formação e atuação, a saber: ausênciade formação e preparação didática para a docência no ensino superior, privilégio do ensino e pouco envolvimento dos docentes com atividadesde pesquisa e de extensão, predominância de aulas expositivas e faltaorganização e desenvolvimento de projetos coletivos e interdisciplinares.O ensinar envolve um arcabouço de saberes que influenciam na própriaação docente. Isso remete à compreensão de que o trabalho docente seconcretiza por meio da práxis, na relação teoria e prática referendada nareflexividade (ação-reflexão-ação). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3016 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3016/1067 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 93-126 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711319514939392 |