Indicadores de calidad en la educación superior brasileña: un análisis del ENADE de los cursos EAD/UFPI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marcus Vinícius de Sousa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Guimarães, Jairo de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20728
Resumo: O presente estudo tem o propósito de analisar o indicador de qualidade dos cursos de Graduação na modalidade ensino a distância da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da percepção dos discentes nos questionários obtidos no ENADE no período de 2014, 2015, 2017 e 2018. Quanto ao objetivo específico, visa desenvolver uma análise crítica acerca dos dados obtidos, no que concerne ao contexto avaliativo dos Cursos de Graduação EaD/UFPI, adaptado para a escala de desempenho da Educação Superior (HEdPERF), desenvolvida por Firdaus (2005). Tomam-se por base teórica as indicações de Dias Sobrinho (2008), Griboski (2012), Morosini (2014), Ristoff (2019), os quais discorrem sobre avaliação e qualidade da Educação Superior. O estudo tem abordagem quantitativa, e é desenvolvido, a partir de pesquisas bibliográficas e documentais com base nos dados do ENADE. Nas análises realizadas, constatou-se, entre todas as cincos dimensões analisadas no decorrer da pesquisa, os cursos de Ciências Biológicas com (5,45) e com Filosofia (4,94) encontram-se com as melhores médias, já os cursos de Bacharelado em Administração e Sistemas de Informação possuem as menores notas nas médias gerais, o primeiro com (4,13) e o segundo com (4,15). Isso demonstra que há cursos com pontos, no decurso das dimensões analisadas, que precisam de uma maior atenção por parte da gestão. Logo, o presente estudo teve o intuito de auxiliar os gestores para a orientação nas tomadas de decisões e de planejamento das ações de melhoria contínua da qualidade da Educação Superior a Distância nas IES públicas.
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Quanto ao objetivo específico, visa desenvolver uma análise crítica acerca dos dados obtidos, no que concerne ao contexto avaliativo dos Cursos de Graduação EaD/UFPI, adaptado para a escala de desempenho da Educação Superior (HEdPERF), desenvolvida por Firdaus (2005). Tomam-se por base teórica as indicações de Dias Sobrinho (2008), Griboski (2012), Morosini (2014), Ristoff (2019), os quais discorrem sobre avaliação e qualidade da Educação Superior. O estudo tem abordagem quantitativa, e é desenvolvido, a partir de pesquisas bibliográficas e documentais com base nos dados do ENADE. Nas análises realizadas, constatou-se, entre todas as cincos dimensões analisadas no decorrer da pesquisa, os cursos de Ciências Biológicas com (5,45) e com Filosofia (4,94) encontram-se com as melhores médias, já os cursos de Bacharelado em Administração e Sistemas de Informação possuem as menores notas nas médias gerais, o primeiro com (4,13) e o segundo com (4,15). Isso demonstra que há cursos com pontos, no decurso das dimensões analisadas, que precisam de uma maior atenção por parte da gestão. Logo, o presente estudo teve o intuito de auxiliar os gestores para a orientação nas tomadas de decisões e de planejamento das ações de melhoria contínua da qualidade da Educação Superior a Distância nas IES públicas.This study aims to analyze the quality indicator of undergraduate courses in distance learning at the Federal University of Piauí (UFPI), through the perception of students in the questionnaires obtained in ENADE in the period 2014, 2015, 2017 and 2018. As for the specific objective, it aims to develop a critical analysis about the data obtained, with regard to the evaluative context of the EaD/UFPI Undergraduate Courses, adapted to the performance scale of Higher Education (HEdPERF), developed by Firdaus (2005). The theoretical basis is the indications of Dias Sobrinho (2008), Griboski (2012), Morosini (2014), Ristoff (2019), which discuss the evaluation and quality of higher education. The study has a quantitative approach, and is developed from bibliographical and documentary research based on ENADE data. In the analyzes performed, it was found, among all the five dimensions analyzed in the course of the research, the courses of Biological Sciences with (5.45) and with Philosophy (4.94) are with the already the courses of Bachelor in Administration and Information Systems have the lowest grades in the general averages, the first with (4.13) and the second with (4.15). This demonstrates that there are courses with points, in the course of the dimensions analyzed, that need greater attention from management. Therefore, this study aimed to assist managers in guiding decision-making and planning actions for continuous improvement of the quality of Distance Higher Education in public HEIs.El presente estudio tiene el propósito de analizar el indicador de calidad de los cursos de Graduación en la modalidad enseñanza a distancia de la Universidad Federal de Piauí (UFPI), por medio de la percepción de los estudiantes en los cuestionarios obtenidos en el ENADE en el período de 2014, 2015, 2017 y 2018. En cuanto al objetivo específico, busca desarrollar un análisis crítico acerca de los datos obtenidos, en lo que concierne al contexto evaluativo de los Cursos de Graduación EaD/UFPI, adaptado para la escala de desempeño de la Educación Superior (HEdPERF), desarrollada por Firdaus (2005). Se toman por base teórica las indicaciones de Días Sobrino (2008), Griboski (2012), Morosini (2014), Ristoff (2019), los cuales discurren sobre evaluación y calidad de la Educación Superior. El estudio tiene enfoque cuantitativo, y se desarrolla, a partir de investigaciones bibliográficas y documentales con base en los datos del ENADE. En los análisis realizados, se constató, entre todas las cincos dimensiones analizadas en el curso de la investigación, los cursos de Ciencias Biológicas con (5,45) y con Filosofía (4,94) se encuentran con las mejores medias, ya los cursos de Bachillerato en Administración y Sistemas de Información poseen las menores notas en las medias generales, el primero con (4,13) y el segundo con (4,15). Esto demuestra que hay cursos con puntos, en el curso de las dimensiones analizadas, que necesitan una mayor atención por parte de la gestión. Luego, el presente estudio tuvo el objetivo de auxiliar los gestores para la orientación en las decisiones y de planificación de las acciones de mejora continua de la calidad de la Educación Superior a Distancia en las IES públicas.Universidade Federal do Maranhão2023-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2072810.18764/2358-4319v16n1.2023.19Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 465-4922358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20728/11745Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Marcus Vinícius de SousaGuimarães, Jairo de Carvalho2023-05-07T02:41:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20728Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-05-07T02:41:33Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
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