Espaços, mobiliário escolar e práticas culturais no ginásio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim – BA (1951)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Virgínia Pereira da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bittencourt Junior, Nilton Ferreira, Medeiros, Dulcineia Cândida Cardoso de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15690
Resumo: Este texto analisa o papel atribuído aos espaços, ao mobiliário escolar e às práticas culturais no relatório de verificação do Ginásio Sagrado Coração, localizado em Senhor do Bonfim – BA. Organizado pelo inspetor Othoniel Almeida Moura, em 1951, o relatório registra a história da instituição, mas também apresenta as marcas e a significação do momento histórico e político vivenciado na sociedade brasileira. O relatório possui 110 páginas e contém dados sobre o histórico do estabelecimento, os aspectos relativos à estrutura física, a capacidade das salas, o corpo docente em exercício, a relação de livros da biblioteca, os materiais didáticos, a relação de materiais e os equipamentos de Educação Física, além de 26 fotografias. Composto de 07 (sete) divisões, nele são expostos e avaliados de maneira pormenorizadas, numa escala de 0 a 10 (dez), diversos aspectos referentes à localização, ao edifício, às instalações, às salas de aula, às salas especiais e os materiais didáticos, às instalações para semi-internato, às instalações para internatos. O texto dialoga com os estudos sobre cultura material, cultural escolar e patrimônio histórico-educativo. Autores como Benito (2012), Vinão Frago (2005), Castro e Gaspar da Silva (2011), Alcântara e Vidal (2018) e Rocha (2018) auxiliam na compreensão do patrimônio material escolar como o registro empírico e efetivo das práticas culturais “de uma época, de cada época, de todas épocas”. Por fim, o estudo possibilitou o levantamento de hipóteses das práticas culturais desenvolvidas pela instituição, assim como a compreensão da utilização dos espaços e dos materiais seguindo os padrões nacionalmente estabelecidos.Palavras-chave: Ginásio. Fontes de pesquisa. História da Educação.Spaces, school furniture and cultural practices in the Sagrado Coração de Senhor do Bonfim gymnasium - Ba (1951)ABSTRACTThis text analyzes the role attributed to spaces, school furniture and cultural practices in the verification report of the new facilities of the Ginásio Sagrado Coração, located in Senhor do Bonfim – BA. Organized by inspector Othoniel Almeida Moura, in 1951, the report records not only the history of the institution, but also presents the marks and the significance of the historical and political moment experienced in Brazilian society. The report has 110 pages and contains data on the history of the establishment, the aspects related to the physical structure, the capacity of the rooms, the teaching staff in the office, the list of books in the library, the teaching materials, the list of materials and the equipment of Physical Education, in addition to 26 photographs. Composed of 07 (seven) divisions, it is exposed and evaluated in a detailed way, on a scale of 0 to 10 (ten), several aspects related to the location, the building, the facilities, the classrooms, the special rooms, and the materials educational facilities, semi-boarding facilities, boarding facilities. The text dialogues with studies on material culture, school culture and historical-educational heritage. Authors such as Benito (2012), Vinão (2005), Castro and Gaspar da Silva (2011), Alcântara and Vidal (2018) and Rocha (2018) help to understand school material heritage as the empirical and effective record of cultural practices “of one season, each season, all seasons”. Finally, the study made it possible to raise hypotheses about cultural practices developed by the institution, as well as to understand the use of spaces and materials following nationally established standards.Keywords: Gymnasium. Search sources. History of Education.Espacios, mobiliario escolar y prácticas culturales en el gimnasio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim - Ba (1951)RESUMENEste texto analiza el papel atribuido a los espacios, el mobiliario escolar y las prácticas culturales en el informe de verificación de las nuevas instalaciones del Ginásio Sagrado Coração, ubicado en Senhor do Bonfim – BA. Organizado por el inspector Othoniel Almeida Moura, en 1951, el informe registra no solo la historia de la institución, sino que también presenta las marcas y la importancia del momento histórico y político experimentado en la sociedad brasileña. El informe tiene 110 páginas y contiene datos sobre la historia del establecimiento, los aspectos relacionados con la estructura física, la capacidad de las habitaciones, el personal docente en la oficina, la lista de libros en la biblioteca, los materiales de enseñanza, la lista de materiales y el equipo. de Educación Física, además de 26 fotografías. Compuesto por 07 (siete) divisiones, se expone y evalúa de manera detallada, en una escala de 0 a 10 (diez), varios aspectos relacionados con la ubicación, el edificio, las instalaciones, las aulas, las salas especiales y los materiales, instalaciones educativas, instalaciones de semi-embarque, instalaciones de embarque. El texto dialoga con estudios sobre cultura material, cultura escolar y patrimonio histórico-educativo. Autores como Benito (2012), Vinão (2005), Castro y Gaspar da Silva (2011), Alcântara y Vidal (2018) y Rocha (2018) ayudan a entender el patrimonio material escolar como el registro empírico y efectivo de las prácticas culturales “de una temporada, cada temporada, todas las estaciones”. Finalmente, el estudio permitió plantear hipótesis sobre las prácticas culturales desarrolladas por la institución, así como comprender el uso de espacios y materiales siguiendo estándares establecidos a nivel nacional.Palabras clave: Gimnasio. Buscar fuentes. Historia de la educación.
id UFMA-3_15c21d36e91e698c48d5fc8c3a123c1a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15690
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Espaços, mobiliário escolar e práticas culturais no ginásio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim – BA (1951)GinásioFontes de pesquisaHistória da EducaçãoEste texto analisa o papel atribuído aos espaços, ao mobiliário escolar e às práticas culturais no relatório de verificação do Ginásio Sagrado Coração, localizado em Senhor do Bonfim – BA. Organizado pelo inspetor Othoniel Almeida Moura, em 1951, o relatório registra a história da instituição, mas também apresenta as marcas e a significação do momento histórico e político vivenciado na sociedade brasileira. O relatório possui 110 páginas e contém dados sobre o histórico do estabelecimento, os aspectos relativos à estrutura física, a capacidade das salas, o corpo docente em exercício, a relação de livros da biblioteca, os materiais didáticos, a relação de materiais e os equipamentos de Educação Física, além de 26 fotografias. Composto de 07 (sete) divisões, nele são expostos e avaliados de maneira pormenorizadas, numa escala de 0 a 10 (dez), diversos aspectos referentes à localização, ao edifício, às instalações, às salas de aula, às salas especiais e os materiais didáticos, às instalações para semi-internato, às instalações para internatos. O texto dialoga com os estudos sobre cultura material, cultural escolar e patrimônio histórico-educativo. Autores como Benito (2012), Vinão Frago (2005), Castro e Gaspar da Silva (2011), Alcântara e Vidal (2018) e Rocha (2018) auxiliam na compreensão do patrimônio material escolar como o registro empírico e efetivo das práticas culturais “de uma época, de cada época, de todas épocas”. Por fim, o estudo possibilitou o levantamento de hipóteses das práticas culturais desenvolvidas pela instituição, assim como a compreensão da utilização dos espaços e dos materiais seguindo os padrões nacionalmente estabelecidos.Palavras-chave: Ginásio. Fontes de pesquisa. História da Educação.Spaces, school furniture and cultural practices in the Sagrado Coração de Senhor do Bonfim gymnasium - Ba (1951)ABSTRACTThis text analyzes the role attributed to spaces, school furniture and cultural practices in the verification report of the new facilities of the Ginásio Sagrado Coração, located in Senhor do Bonfim – BA. Organized by inspector Othoniel Almeida Moura, in 1951, the report records not only the history of the institution, but also presents the marks and the significance of the historical and political moment experienced in Brazilian society. The report has 110 pages and contains data on the history of the establishment, the aspects related to the physical structure, the capacity of the rooms, the teaching staff in the office, the list of books in the library, the teaching materials, the list of materials and the equipment of Physical Education, in addition to 26 photographs. Composed of 07 (seven) divisions, it is exposed and evaluated in a detailed way, on a scale of 0 to 10 (ten), several aspects related to the location, the building, the facilities, the classrooms, the special rooms, and the materials educational facilities, semi-boarding facilities, boarding facilities. The text dialogues with studies on material culture, school culture and historical-educational heritage. Authors such as Benito (2012), Vinão (2005), Castro and Gaspar da Silva (2011), Alcântara and Vidal (2018) and Rocha (2018) help to understand school material heritage as the empirical and effective record of cultural practices “of one season, each season, all seasons”. Finally, the study made it possible to raise hypotheses about cultural practices developed by the institution, as well as to understand the use of spaces and materials following nationally established standards.Keywords: Gymnasium. Search sources. History of Education.Espacios, mobiliario escolar y prácticas culturales en el gimnasio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim - Ba (1951)RESUMENEste texto analiza el papel atribuido a los espacios, el mobiliario escolar y las prácticas culturales en el informe de verificación de las nuevas instalaciones del Ginásio Sagrado Coração, ubicado en Senhor do Bonfim – BA. Organizado por el inspector Othoniel Almeida Moura, en 1951, el informe registra no solo la historia de la institución, sino que también presenta las marcas y la importancia del momento histórico y político experimentado en la sociedad brasileña. El informe tiene 110 páginas y contiene datos sobre la historia del establecimiento, los aspectos relacionados con la estructura física, la capacidad de las habitaciones, el personal docente en la oficina, la lista de libros en la biblioteca, los materiales de enseñanza, la lista de materiales y el equipo. de Educación Física, además de 26 fotografías. Compuesto por 07 (siete) divisiones, se expone y evalúa de manera detallada, en una escala de 0 a 10 (diez), varios aspectos relacionados con la ubicación, el edificio, las instalaciones, las aulas, las salas especiales y los materiales, instalaciones educativas, instalaciones de semi-embarque, instalaciones de embarque. El texto dialoga con estudios sobre cultura material, cultura escolar y patrimonio histórico-educativo. Autores como Benito (2012), Vinão (2005), Castro y Gaspar da Silva (2011), Alcântara y Vidal (2018) y Rocha (2018) ayudan a entender el patrimonio material escolar como el registro empírico y efectivo de las prácticas culturales “de una temporada, cada temporada, todas las estaciones”. Finalmente, el estudio permitió plantear hipótesis sobre las prácticas culturales desarrolladas por la institución, así como comprender el uso de espacios y materiales siguiendo estándares establecidos a nivel nacional.Palabras clave: Gimnasio. Buscar fuentes. Historia de la educación.Universidade Federal do Maranhão2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1569010.18764/2358-4319.v13n3p233-254Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.233-2542358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15690/8271Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessÁvila, Virgínia Pereira da SilvaBittencourt Junior, Nilton FerreiraMedeiros, Dulcineia Cândida Cardoso de2020-12-22T16:51:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15690Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-12-22T16:51:41Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços, mobiliário escolar e práticas culturais no ginásio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim – BA (1951)
title Espaços, mobiliário escolar e práticas culturais no ginásio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim – BA (1951)
spellingShingle Espaços, mobiliário escolar e práticas culturais no ginásio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim – BA (1951)
Ávila, Virgínia Pereira da Silva
Ginásio
Fontes de pesquisa
História da Educação
title_short Espaços, mobiliário escolar e práticas culturais no ginásio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim – BA (1951)
title_full Espaços, mobiliário escolar e práticas culturais no ginásio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim – BA (1951)
title_fullStr Espaços, mobiliário escolar e práticas culturais no ginásio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim – BA (1951)
title_full_unstemmed Espaços, mobiliário escolar e práticas culturais no ginásio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim – BA (1951)
title_sort Espaços, mobiliário escolar e práticas culturais no ginásio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim – BA (1951)
author Ávila, Virgínia Pereira da Silva
author_facet Ávila, Virgínia Pereira da Silva
Bittencourt Junior, Nilton Ferreira
Medeiros, Dulcineia Cândida Cardoso de
author_role author
author2 Bittencourt Junior, Nilton Ferreira
Medeiros, Dulcineia Cândida Cardoso de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Virgínia Pereira da Silva
Bittencourt Junior, Nilton Ferreira
Medeiros, Dulcineia Cândida Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Ginásio
Fontes de pesquisa
História da Educação
topic Ginásio
Fontes de pesquisa
História da Educação
description Este texto analisa o papel atribuído aos espaços, ao mobiliário escolar e às práticas culturais no relatório de verificação do Ginásio Sagrado Coração, localizado em Senhor do Bonfim – BA. Organizado pelo inspetor Othoniel Almeida Moura, em 1951, o relatório registra a história da instituição, mas também apresenta as marcas e a significação do momento histórico e político vivenciado na sociedade brasileira. O relatório possui 110 páginas e contém dados sobre o histórico do estabelecimento, os aspectos relativos à estrutura física, a capacidade das salas, o corpo docente em exercício, a relação de livros da biblioteca, os materiais didáticos, a relação de materiais e os equipamentos de Educação Física, além de 26 fotografias. Composto de 07 (sete) divisões, nele são expostos e avaliados de maneira pormenorizadas, numa escala de 0 a 10 (dez), diversos aspectos referentes à localização, ao edifício, às instalações, às salas de aula, às salas especiais e os materiais didáticos, às instalações para semi-internato, às instalações para internatos. O texto dialoga com os estudos sobre cultura material, cultural escolar e patrimônio histórico-educativo. Autores como Benito (2012), Vinão Frago (2005), Castro e Gaspar da Silva (2011), Alcântara e Vidal (2018) e Rocha (2018) auxiliam na compreensão do patrimônio material escolar como o registro empírico e efetivo das práticas culturais “de uma época, de cada época, de todas épocas”. Por fim, o estudo possibilitou o levantamento de hipóteses das práticas culturais desenvolvidas pela instituição, assim como a compreensão da utilização dos espaços e dos materiais seguindo os padrões nacionalmente estabelecidos.Palavras-chave: Ginásio. Fontes de pesquisa. História da Educação.Spaces, school furniture and cultural practices in the Sagrado Coração de Senhor do Bonfim gymnasium - Ba (1951)ABSTRACTThis text analyzes the role attributed to spaces, school furniture and cultural practices in the verification report of the new facilities of the Ginásio Sagrado Coração, located in Senhor do Bonfim – BA. Organized by inspector Othoniel Almeida Moura, in 1951, the report records not only the history of the institution, but also presents the marks and the significance of the historical and political moment experienced in Brazilian society. The report has 110 pages and contains data on the history of the establishment, the aspects related to the physical structure, the capacity of the rooms, the teaching staff in the office, the list of books in the library, the teaching materials, the list of materials and the equipment of Physical Education, in addition to 26 photographs. Composed of 07 (seven) divisions, it is exposed and evaluated in a detailed way, on a scale of 0 to 10 (ten), several aspects related to the location, the building, the facilities, the classrooms, the special rooms, and the materials educational facilities, semi-boarding facilities, boarding facilities. The text dialogues with studies on material culture, school culture and historical-educational heritage. Authors such as Benito (2012), Vinão (2005), Castro and Gaspar da Silva (2011), Alcântara and Vidal (2018) and Rocha (2018) help to understand school material heritage as the empirical and effective record of cultural practices “of one season, each season, all seasons”. Finally, the study made it possible to raise hypotheses about cultural practices developed by the institution, as well as to understand the use of spaces and materials following nationally established standards.Keywords: Gymnasium. Search sources. History of Education.Espacios, mobiliario escolar y prácticas culturales en el gimnasio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim - Ba (1951)RESUMENEste texto analiza el papel atribuido a los espacios, el mobiliario escolar y las prácticas culturales en el informe de verificación de las nuevas instalaciones del Ginásio Sagrado Coração, ubicado en Senhor do Bonfim – BA. Organizado por el inspector Othoniel Almeida Moura, en 1951, el informe registra no solo la historia de la institución, sino que también presenta las marcas y la importancia del momento histórico y político experimentado en la sociedad brasileña. El informe tiene 110 páginas y contiene datos sobre la historia del establecimiento, los aspectos relacionados con la estructura física, la capacidad de las habitaciones, el personal docente en la oficina, la lista de libros en la biblioteca, los materiales de enseñanza, la lista de materiales y el equipo. de Educación Física, además de 26 fotografías. Compuesto por 07 (siete) divisiones, se expone y evalúa de manera detallada, en una escala de 0 a 10 (diez), varios aspectos relacionados con la ubicación, el edificio, las instalaciones, las aulas, las salas especiales y los materiales, instalaciones educativas, instalaciones de semi-embarque, instalaciones de embarque. El texto dialoga con estudios sobre cultura material, cultura escolar y patrimonio histórico-educativo. Autores como Benito (2012), Vinão (2005), Castro y Gaspar da Silva (2011), Alcântara y Vidal (2018) y Rocha (2018) ayudan a entender el patrimonio material escolar como el registro empírico y efectivo de las prácticas culturales “de una temporada, cada temporada, todas las estaciones”. Finalmente, el estudio permitió plantear hipótesis sobre las prácticas culturales desarrolladas por la institución, así como comprender el uso de espacios y materiales siguiendo estándares establecidos a nivel nacional.Palabras clave: Gimnasio. Buscar fuentes. Historia de la educación.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15690
10.18764/2358-4319.v13n3p233-254
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15690
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v13n3p233-254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15690/8271
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.233-254
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321609994240