Preservar para lembrar: vestígios da cultura material da escola no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (1905-1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grazziotin, Luciane Sgarbi S.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Eduardo Cristiano Hass da, Brito, Estela Denise Schütz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15693
Resumo: Objetos, mobiliários e fotografias, enquanto documentos, contam-nos histórias e nos permitem refletir sobre o que se passou, reverberando um tempo por vezes distante e respondendo a questionamentos a eles feitos. Partindo desse pressuposto, buscamos, neste estudo, analisar os processos educativos que se passaram na cidade de São Leopoldo/RS, no início do século XX, particularmente entre os anos de 1905 e 1940. Para isso, tomamos como documento os mobiliários escolares, especialmente no que tange a fotografias e objetos escolares em exposição salvaguardados no Museu Histórico Visconde São Leopoldo. Os objetos foram registrados por meio fotográfico, catalogados e analisados a partir de sua materialidade. A análise realizada tem como temática a cultura material da escola à luz dos estudos realizados por Antonio Viñao Frago (1995, 2006), Rosa Fátima de Souza (2007) e Hernández Díaz (2002). Entendemos que o conjunto de objetos aqui analisados apresenta uma cultura escolar de práticas locais, em consonância com uma cultura nacional e, até mesmo, internacional. Dessa forma, as considerações finais apresentam contribuições para a História da Educação local e geral.Palavras-chave: Objetos escolares. História da Educação. São Leopoldo/RS.Preserving to remember: vestiges of the school material culture in the Visconde de São Leopoldo Historical Museum (1905-1940)ABSTRACTObjects, furniture, and photographs, as documents, tell stories and allow us to reflect on what happened, reverberating a distant time, and answering the questions we ask them. Under this assumption, we seek, in this study, to analyze the educational processes that occurred in the city of São Leopoldo/RS, at the beginning of the 20th century, particularly between the years 1905 and 1940. In this regard, we consider as documents the school furnishings, especially concerning exposed photographs and school objects safeguarded in the Visconde de São Leopoldo Historical Museum. The objects were photographed, catalogued, and analyzed from their materiality. The conducted analysis approaches the material culture of schools considering the studies undertaken by Antonio Viñao Frago (1995, 2006), Rosa Fátima de Souza (2007), and Hernández Díaz (2002). We understand that the set of objects analyzed here presents a school culture of local practices, in accord with a national culture, and even with an international one. Therefore, the final remarks present contributions to the local and general History of Education.Keywords: School objects. History of Education. São Leopoldo/RS.Preservar para recordar: vestigios de la cultura material de la escuela en el Museo Histórico Visconde de São Leopoldo (1905-1940)RESUMENObjetos, muebles y fotografías, mientras que documentos, nos cuentan historias y nos permiten reflexionar sobre lo que pasó, reverberando un tiempo distante y contestando a preguntas hechas a ellos. Sobre esta base, buscamos, en esta investigación, analizar los procesos educativos que se han pasado en la ciudad de São Leopoldo/RS, en el siglo XX, particularmente entre los años de 1905 y 1940. Para esto, tomamos como documento los muebles escolares, especialmente en lo que refiere a fotografías y a objetos escolares expuestos y preservados en el Museo Histórico Visconde de São Leopoldo. Los objetos fueron fotografiados, catalogados y analizados en su materialidad. El análisis tiene como temática la cultura material de la escuela desde el punto de vista de las investigaciones realizadas por Antonio Viñao Frago (1995, 2006), Rosa Fátima de Souza (2007) y Hernández Díaz (2002). Entendemos que el conjunto de objetos analizados presenta una cultura escolar de prácticas locales, de acuerdo con una cultura nacional, e incluso de una cultura internacional. De esta forma, las consideraciones finales presentan las contribuciones para la Historia de la Educación local y general.Palabras clave: Objetos escolares. Historia de la Educación. São Leopoldo/RS.
id UFMA-3_19f4c2a6c57a729e0a205fa8a61e033f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15693
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Preservar para lembrar: vestígios da cultura material da escola no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (1905-1940)Objetos escolaresHistória da EducaçãoSão Leopoldo/RSObjetos, mobiliários e fotografias, enquanto documentos, contam-nos histórias e nos permitem refletir sobre o que se passou, reverberando um tempo por vezes distante e respondendo a questionamentos a eles feitos. Partindo desse pressuposto, buscamos, neste estudo, analisar os processos educativos que se passaram na cidade de São Leopoldo/RS, no início do século XX, particularmente entre os anos de 1905 e 1940. Para isso, tomamos como documento os mobiliários escolares, especialmente no que tange a fotografias e objetos escolares em exposição salvaguardados no Museu Histórico Visconde São Leopoldo. Os objetos foram registrados por meio fotográfico, catalogados e analisados a partir de sua materialidade. A análise realizada tem como temática a cultura material da escola à luz dos estudos realizados por Antonio Viñao Frago (1995, 2006), Rosa Fátima de Souza (2007) e Hernández Díaz (2002). Entendemos que o conjunto de objetos aqui analisados apresenta uma cultura escolar de práticas locais, em consonância com uma cultura nacional e, até mesmo, internacional. Dessa forma, as considerações finais apresentam contribuições para a História da Educação local e geral.Palavras-chave: Objetos escolares. História da Educação. São Leopoldo/RS.Preserving to remember: vestiges of the school material culture in the Visconde de São Leopoldo Historical Museum (1905-1940)ABSTRACTObjects, furniture, and photographs, as documents, tell stories and allow us to reflect on what happened, reverberating a distant time, and answering the questions we ask them. Under this assumption, we seek, in this study, to analyze the educational processes that occurred in the city of São Leopoldo/RS, at the beginning of the 20th century, particularly between the years 1905 and 1940. In this regard, we consider as documents the school furnishings, especially concerning exposed photographs and school objects safeguarded in the Visconde de São Leopoldo Historical Museum. The objects were photographed, catalogued, and analyzed from their materiality. The conducted analysis approaches the material culture of schools considering the studies undertaken by Antonio Viñao Frago (1995, 2006), Rosa Fátima de Souza (2007), and Hernández Díaz (2002). We understand that the set of objects analyzed here presents a school culture of local practices, in accord with a national culture, and even with an international one. Therefore, the final remarks present contributions to the local and general History of Education.Keywords: School objects. History of Education. São Leopoldo/RS.Preservar para recordar: vestigios de la cultura material de la escuela en el Museo Histórico Visconde de São Leopoldo (1905-1940)RESUMENObjetos, muebles y fotografías, mientras que documentos, nos cuentan historias y nos permiten reflexionar sobre lo que pasó, reverberando un tiempo distante y contestando a preguntas hechas a ellos. Sobre esta base, buscamos, en esta investigación, analizar los procesos educativos que se han pasado en la ciudad de São Leopoldo/RS, en el siglo XX, particularmente entre los años de 1905 y 1940. Para esto, tomamos como documento los muebles escolares, especialmente en lo que refiere a fotografías y a objetos escolares expuestos y preservados en el Museo Histórico Visconde de São Leopoldo. Los objetos fueron fotografiados, catalogados y analizados en su materialidad. El análisis tiene como temática la cultura material de la escuela desde el punto de vista de las investigaciones realizadas por Antonio Viñao Frago (1995, 2006), Rosa Fátima de Souza (2007) y Hernández Díaz (2002). Entendemos que el conjunto de objetos analizados presenta una cultura escolar de prácticas locales, de acuerdo con una cultura nacional, e incluso de una cultura internacional. De esta forma, las consideraciones finales presentan las contribuciones para la Historia de la Educación local y general.Palabras clave: Objetos escolares. Historia de la Educación. São Leopoldo/RS.Universidade Federal do Maranhão2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1569310.18764/2358-4319.v13n3p300-323Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.300-3232358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15693/8274Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrazziotin, Luciane Sgarbi S.Silva, Eduardo Cristiano Hass daBrito, Estela Denise Schütz2020-12-22T16:58:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15693Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-12-22T16:58:14Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Preservar para lembrar: vestígios da cultura material da escola no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (1905-1940)
title Preservar para lembrar: vestígios da cultura material da escola no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (1905-1940)
spellingShingle Preservar para lembrar: vestígios da cultura material da escola no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (1905-1940)
Grazziotin, Luciane Sgarbi S.
Objetos escolares
História da Educação
São Leopoldo/RS
title_short Preservar para lembrar: vestígios da cultura material da escola no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (1905-1940)
title_full Preservar para lembrar: vestígios da cultura material da escola no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (1905-1940)
title_fullStr Preservar para lembrar: vestígios da cultura material da escola no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (1905-1940)
title_full_unstemmed Preservar para lembrar: vestígios da cultura material da escola no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (1905-1940)
title_sort Preservar para lembrar: vestígios da cultura material da escola no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (1905-1940)
author Grazziotin, Luciane Sgarbi S.
author_facet Grazziotin, Luciane Sgarbi S.
Silva, Eduardo Cristiano Hass da
Brito, Estela Denise Schütz
author_role author
author2 Silva, Eduardo Cristiano Hass da
Brito, Estela Denise Schütz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grazziotin, Luciane Sgarbi S.
Silva, Eduardo Cristiano Hass da
Brito, Estela Denise Schütz
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos escolares
História da Educação
São Leopoldo/RS
topic Objetos escolares
História da Educação
São Leopoldo/RS
description Objetos, mobiliários e fotografias, enquanto documentos, contam-nos histórias e nos permitem refletir sobre o que se passou, reverberando um tempo por vezes distante e respondendo a questionamentos a eles feitos. Partindo desse pressuposto, buscamos, neste estudo, analisar os processos educativos que se passaram na cidade de São Leopoldo/RS, no início do século XX, particularmente entre os anos de 1905 e 1940. Para isso, tomamos como documento os mobiliários escolares, especialmente no que tange a fotografias e objetos escolares em exposição salvaguardados no Museu Histórico Visconde São Leopoldo. Os objetos foram registrados por meio fotográfico, catalogados e analisados a partir de sua materialidade. A análise realizada tem como temática a cultura material da escola à luz dos estudos realizados por Antonio Viñao Frago (1995, 2006), Rosa Fátima de Souza (2007) e Hernández Díaz (2002). Entendemos que o conjunto de objetos aqui analisados apresenta uma cultura escolar de práticas locais, em consonância com uma cultura nacional e, até mesmo, internacional. Dessa forma, as considerações finais apresentam contribuições para a História da Educação local e geral.Palavras-chave: Objetos escolares. História da Educação. São Leopoldo/RS.Preserving to remember: vestiges of the school material culture in the Visconde de São Leopoldo Historical Museum (1905-1940)ABSTRACTObjects, furniture, and photographs, as documents, tell stories and allow us to reflect on what happened, reverberating a distant time, and answering the questions we ask them. Under this assumption, we seek, in this study, to analyze the educational processes that occurred in the city of São Leopoldo/RS, at the beginning of the 20th century, particularly between the years 1905 and 1940. In this regard, we consider as documents the school furnishings, especially concerning exposed photographs and school objects safeguarded in the Visconde de São Leopoldo Historical Museum. The objects were photographed, catalogued, and analyzed from their materiality. The conducted analysis approaches the material culture of schools considering the studies undertaken by Antonio Viñao Frago (1995, 2006), Rosa Fátima de Souza (2007), and Hernández Díaz (2002). We understand that the set of objects analyzed here presents a school culture of local practices, in accord with a national culture, and even with an international one. Therefore, the final remarks present contributions to the local and general History of Education.Keywords: School objects. History of Education. São Leopoldo/RS.Preservar para recordar: vestigios de la cultura material de la escuela en el Museo Histórico Visconde de São Leopoldo (1905-1940)RESUMENObjetos, muebles y fotografías, mientras que documentos, nos cuentan historias y nos permiten reflexionar sobre lo que pasó, reverberando un tiempo distante y contestando a preguntas hechas a ellos. Sobre esta base, buscamos, en esta investigación, analizar los procesos educativos que se han pasado en la ciudad de São Leopoldo/RS, en el siglo XX, particularmente entre los años de 1905 y 1940. Para esto, tomamos como documento los muebles escolares, especialmente en lo que refiere a fotografías y a objetos escolares expuestos y preservados en el Museo Histórico Visconde de São Leopoldo. Los objetos fueron fotografiados, catalogados y analizados en su materialidad. El análisis tiene como temática la cultura material de la escuela desde el punto de vista de las investigaciones realizadas por Antonio Viñao Frago (1995, 2006), Rosa Fátima de Souza (2007) y Hernández Díaz (2002). Entendemos que el conjunto de objetos analizados presenta una cultura escolar de prácticas locales, de acuerdo con una cultura nacional, e incluso de una cultura internacional. De esta forma, las consideraciones finales presentan las contribuciones para la Historia de la Educación local y general.Palabras clave: Objetos escolares. Historia de la Educación. São Leopoldo/RS.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15693
10.18764/2358-4319.v13n3p300-323
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15693
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v13n3p300-323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15693/8274
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.300-323
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321619431424