Rumo ao interior: móveis e objetos numa escola rural de Antônio Prado/RS (1899-1912)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luchese, Terciane Ângela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bernardi, Manuela Ciconetto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15685
Resumo: Os caminhos percorridos – produção, circulação e distribuição – de móveis e objetos escolares, de sua feitura ao espaço de uma sala de aula localizada no interior do Rio Grande do Sul, mais precisamente no município de Antônio Prado, são o foco do presente texto. A análise documental histórica das evidências apresentadas no livro de registros de inventário da 5ª aula pública mista, entre os anos de 1907 e 1910, somada às correspondências, jornais, relatórios de intendentes e fotografia, compõem a empiria pensada à luz das contribuições da História Cultural e da História da Educação. As minúcias do cotidiano escolar rural do início do século XX, na Serra Gaúcha, são pensadas pelas materialidades possíveis e disponíveis no interior da 5ª aula pública de Antônio Prado, em que lecionava a professora Natalina Maeffer. A artesania e a industrialização de objetos e móveis escolares produzidos e distribuídos por meio da ação do poder público, com interdições da comunidade local, permitem pensar atravessamentos e nuances que matizaram o cotidiano daquela escola rural.Palavras-chave: Móveis e objetos escolares. Cultura material. Escola rural.Towards the countryside: furniture and objects at a rural school in Antônio Prado / RS (1899-1912)ABSTRACTThe paths taken - production, circulation and distribution - of school furniture and objects, from their making to the space of a classroom located in the countryside of Rio Grande do Sul, more precisely in the town of Antônio Prado, are the focus of the present text. The historical documentary analysis of the evidence presented in the inventory book of the 5th mixed public class, among the years 1907 and 1910, added to the correspondence, newspapers, reports of intendants and photography, compose the empire thought in the light of the contributions of Cultural History and of the History of Education. The minutiae of the rural school routine at the beginning of the 20th century in the Serra Gaúcha are thought by the possible and available materialities and within the 5th public class of Antônio Prado, where the teacher Natalina Maeffer taught. The craftsmanship and the industrialization of school objects and furniture produced and distributed through the action of the public power, with interdictions from the local community, allow us to think about crossings and nuances that colored the daily life of that rural school.Keywords: School furniture and objects. Material culture. Rural school.Hacia el interior: muebles y objetos en una escuela rural de Antônio Prado /RS (1899-1912) RESUMENLos caminos recorridos – producción, circulación y distribución – de muebles y objetos escolares, de su elaboración de acuerdo con el espacio de una aula ubicada en el interior de Rio Grande do Sul, más precisamente en el Ayuntamiento de Antônio Prado, son el enfoque del presente texto. El análisis documental histórico de las evidencias presentadas en el libro de registros de inventario de la Quinta escuela pública mixta, entre los años de 1907 a 1910, sumada a las correspondencias, los periódicos, los informes de alcaldes y la fotografía, componen el conjunto de fuentes considerado a la luz de las aportaciones de la Historia Cultural y de la Historia de la Educación. Las minucias del vivir cotidiano escolar rural del inicio del siglo XX en la sierra de Rio Grande do Sul son pensadas por las materialidades posibles y disponibles en el interior de la Quinta escuela pública de Antônio Prado en la que enseñaba la profesora Natalina Maeffer. La artesanía y la industrialización de muebles y objetos escolares producidos y distribuidos por medio de la acción del poder público, con interdicciones de la comunidad local, permiten pensar en los obstáculos y los matices que caracterizaron el vivir cotidiano de aquella escuela rural.Palabras clave: Muebles y objetos escolares. Cultura material. Escuela rural.
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A artesania e a industrialização de objetos e móveis escolares produzidos e distribuídos por meio da ação do poder público, com interdições da comunidade local, permitem pensar atravessamentos e nuances que matizaram o cotidiano daquela escola rural.Palavras-chave: Móveis e objetos escolares. Cultura material. Escola rural.Towards the countryside: furniture and objects at a rural school in Antônio Prado / RS (1899-1912)ABSTRACTThe paths taken - production, circulation and distribution - of school furniture and objects, from their making to the space of a classroom located in the countryside of Rio Grande do Sul, more precisely in the town of Antônio Prado, are the focus of the present text. The historical documentary analysis of the evidence presented in the inventory book of the 5th mixed public class, among the years 1907 and 1910, added to the correspondence, newspapers, reports of intendants and photography, compose the empire thought in the light of the contributions of Cultural History and of the History of Education. The minutiae of the rural school routine at the beginning of the 20th century in the Serra Gaúcha are thought by the possible and available materialities and within the 5th public class of Antônio Prado, where the teacher Natalina Maeffer taught. The craftsmanship and the industrialization of school objects and furniture produced and distributed through the action of the public power, with interdictions from the local community, allow us to think about crossings and nuances that colored the daily life of that rural school.Keywords: School furniture and objects. Material culture. Rural school.Hacia el interior: muebles y objetos en una escuela rural de Antônio Prado /RS (1899-1912) RESUMENLos caminos recorridos – producción, circulación y distribución – de muebles y objetos escolares, de su elaboración de acuerdo con el espacio de una aula ubicada en el interior de Rio Grande do Sul, más precisamente en el Ayuntamiento de Antônio Prado, son el enfoque del presente texto. El análisis documental histórico de las evidencias presentadas en el libro de registros de inventario de la Quinta escuela pública mixta, entre los años de 1907 a 1910, sumada a las correspondencias, los periódicos, los informes de alcaldes y la fotografía, componen el conjunto de fuentes considerado a la luz de las aportaciones de la Historia Cultural y de la Historia de la Educación. Las minucias del vivir cotidiano escolar rural del inicio del siglo XX en la sierra de Rio Grande do Sul son pensadas por las materialidades posibles y disponibles en el interior de la Quinta escuela pública de Antônio Prado en la que enseñaba la profesora Natalina Maeffer. La artesanía y la industrialización de muebles y objetos escolares producidos y distribuidos por medio de la acción del poder público, con interdicciones de la comunidad local, permiten pensar en los obstáculos y los matices que caracterizaron el vivir cotidiano de aquella escuela rural.Palabras clave: Muebles y objetos escolares. Cultura material. 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