A produção de uma estrutura dual na educação nacional e a relação cultural do brasileiro com o trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Josí Aparecida de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14931
Resumo: Este texto problematiza as relações culturais que se produziram historicamente entre o brasileiro e o trabalho, de tal forma que, no Brasil, produziu-se uma estrutura dual para a educação nacional em que o ensino profissionalizante é direcionado às camadas mais pobres da população, enquanto o ensino regular é reservado às classes mais abastadas. Busca-se inspiração na genealogia foucaultiana, enquanto recurso teórico-metodológico, entendendo-a, segundo Michel Foucault, como um acoplamento dos conhecimentos eruditos e das memórias locais, que permite a constituição de um saber histórico das lutas e a utilização desse saber nas táticas atuais. O exercício genealógico se dará pela análise da obra clássica Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, de 1936 - a partir da qual se pretende problematizar a tradição escravista que marcou profundamente o significado e a valorização do trabalho no país, sobretudo manual, constituindo-se como uma ética do desvalor do trabalho. Com base nessa relação discriminatória discute-se a produção de uma educação, no Brasil, que separou o ensino profissional – assistencialista e utilitarista - do ensino regular – propedêutico - e se interroga esta produtividade no presente. Palavras-chave: Educação profissional. Dualismo. Trabalho.The production of a dual structure in the national education and the cultural relationship of brazilians with workABSTRACTThist ext problematizes the cultural relations that have occurred historically between the Brazilian and the work, in such a waythat, in Brazil, a dual structure for the national education was produced, in which the vocational education is directed to the poorerstrata of the population, while regular education is reserved for the wealthier classes. We seek inspiration in Foucault's genealogy as a theoretical-methodologica lresource, according to Michel Foucault, as a coupling of scholarly knowledge and local memories, which allows the constitution of a historical knowledge of the struggles and the use of this knowledge in tactics current. The genealogical exercise will be based on the analysis of Sérgio Buarque de Holanda'sclassic Roots of Brazil, from 1936 – from which it is tried to problematize the slave tradition that deeply marked the meaning and appreciation of work in the country, especially manual, constituting as anethic of the devaluation of work. On the basis of this discriminatory relationship, we discuss the production of an education in Brazil that separated the professional education - assistencialista and utilitarian - from regular education - propaedeutic – and questions this productivity in the present.Keywords: Professional education. Dualism. Work.La producción de una estructura dual en el la educación nacional y la relación cultural de los brasileños con el trabajoRESUMENEste texto problematiza las relaciones culturales que se hanproducidohistóricamente entre elbrasileño y eltrabajo, de tal manera que, en Brasil, se produjo una estructura dual para laeducación nacional, enlacuallaeducación vocacional se dirige a los estratos más pobres de lapoblación, Mientras que laeducación regular está reservada para lasclases más ricas. Buscamos inspiraciónenlagenealogía de Foucault como un recurso teórico-metodológico, según Michel Foucault, como unacoplamientodelconocimiento académico y la memoria local, que permite laconstitución de unconocimiento histórico de las luchas y el uso de este conocimientoen tácticas. corriente El ejercicio genealógico se basaráenelanálisis de lasRaíces de Brasil clásicas de Sérgio Buarque de Holanda, a partir de 1936, desde elcual se intenta problematizar latradición de esclavos que marcó profundamente el significado y laapreciacióndeltrabajoenel país, especialmente el manual, que constituye Como ética de ladevaluacióndeltrabajo. Sobre la base de esta relacióndiscriminatoria, discutimos laproducción de una educaciónen Brasil que separó la educación profesional - asistencialista y utilitaria - de laeducación regular - propedéutica - y cuestiona esta productividadenel presente.Palabras clave: Educación professional. Dualismo. Trabajo.
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O exercício genealógico se dará pela análise da obra clássica Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, de 1936 - a partir da qual se pretende problematizar a tradição escravista que marcou profundamente o significado e a valorização do trabalho no país, sobretudo manual, constituindo-se como uma ética do desvalor do trabalho. Com base nessa relação discriminatória discute-se a produção de uma educação, no Brasil, que separou o ensino profissional – assistencialista e utilitarista - do ensino regular – propedêutico - e se interroga esta produtividade no presente. Palavras-chave: Educação profissional. Dualismo. Trabalho.The production of a dual structure in the national education and the cultural relationship of brazilians with workABSTRACTThist ext problematizes the cultural relations that have occurred historically between the Brazilian and the work, in such a waythat, in Brazil, a dual structure for the national education was produced, in which the vocational education is directed to the poorerstrata of the population, while regular education is reserved for the wealthier classes. We seek inspiration in Foucault's genealogy as a theoretical-methodologica lresource, according to Michel Foucault, as a coupling of scholarly knowledge and local memories, which allows the constitution of a historical knowledge of the struggles and the use of this knowledge in tactics current. The genealogical exercise will be based on the analysis of Sérgio Buarque de Holanda'sclassic Roots of Brazil, from 1936 – from which it is tried to problematize the slave tradition that deeply marked the meaning and appreciation of work in the country, especially manual, constituting as anethic of the devaluation of work. On the basis of this discriminatory relationship, we discuss the production of an education in Brazil that separated the professional education - assistencialista and utilitarian - from regular education - propaedeutic – and questions this productivity in the present.Keywords: Professional education. Dualism. Work.La producción de una estructura dual en el la educación nacional y la relación cultural de los brasileños con el trabajoRESUMENEste texto problematiza las relaciones culturales que se hanproducidohistóricamente entre elbrasileño y eltrabajo, de tal manera que, en Brasil, se produjo una estructura dual para laeducación nacional, enlacuallaeducación vocacional se dirige a los estratos más pobres de lapoblación, Mientras que laeducación regular está reservada para lasclases más ricas. Buscamos inspiraciónenlagenealogía de Foucault como un recurso teórico-metodológico, según Michel Foucault, como unacoplamientodelconocimiento académico y la memoria local, que permite laconstitución de unconocimiento histórico de las luchas y el uso de este conocimientoen tácticas. corriente El ejercicio genealógico se basaráenelanálisis de lasRaíces de Brasil clásicas de Sérgio Buarque de Holanda, a partir de 1936, desde elcual se intenta problematizar latradición de esclavos que marcó profundamente el significado y laapreciacióndeltrabajoenel país, especialmente el manual, que constituye Como ética de ladevaluacióndeltrabajo. Sobre la base de esta relacióndiscriminatoria, discutimos laproducción de una educaciónen Brasil que separó la educación profesional - asistencialista y utilitaria - de laeducación regular - propedéutica - y cuestiona esta productividadenel presente.Palabras clave: Educación professional. Dualismo. 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