Una propuesta de alfabetización racial crítica y antirracista a partir del cómic “Os Santos: uma tira de humor ódio”
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21088 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Letramento Racial Crítico e Antirracista utilizando o gênero História em Quadrinhos, mais especificamente a HQ “Os Santos: uma tira de humor ódio”, ilustrada por Leandro Assis e escrita pelo próprio ilustrador e pela ativista Triscila Oliveira. A HQ que é publicada semanalmente na rede social Instagram, na conta dos autores, tem tido um grande alcance no número de leitores e tem servido como uma fonte de debate e reflexão sobre temas como o racismo brasileiro, as desigualdades sociais (e raciais), além das opressões de raça e classe são retratados também de maneira interseccionada questões referentes à orientação sexual e de gênero. A narrativa mostra a vida de duas famílias, quase dicotômicas, uma branca de uma alta classe socioeconômica e outra negra e de uma classe socioeconômica baixa, formado majoritariamente por mulheres e mães-solo. Foi utilizado como referencial teórico Ferreira (2014, 2015), Gomes (2005), Almeida (2018), entre outros. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando a análise da HQ a partir das perspectivas teóricas citadas anteriormente. Assim, consideramos que a citada HQ pode ser utilizada como um mecanismo que propicia um Letramento Racial Crítico e Antirracista diante dos temas explorados na narrativa. |
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Una propuesta de alfabetización racial crítica y antirracista a partir del cómic “Os Santos: uma tira de humor ódio”Uma proposta de letramento racial crítico e antirracista a partir da história em quadrinhos “Os Santos: uma tira de humor ódio”A proposal for critical and anti-racist racial literacies based on the comic story “Os Santos: uma tira de humor ódio”alfabetización racial críticacómic Los Santosanti racismoletramento racial críticohistória em quadrinhos Os SantosantirracismoEducação AntirracistaHistória em Quadrinhoscritical racial literacycomic book The SaintsantiracismO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Letramento Racial Crítico e Antirracista utilizando o gênero História em Quadrinhos, mais especificamente a HQ “Os Santos: uma tira de humor ódio”, ilustrada por Leandro Assis e escrita pelo próprio ilustrador e pela ativista Triscila Oliveira. A HQ que é publicada semanalmente na rede social Instagram, na conta dos autores, tem tido um grande alcance no número de leitores e tem servido como uma fonte de debate e reflexão sobre temas como o racismo brasileiro, as desigualdades sociais (e raciais), além das opressões de raça e classe são retratados também de maneira interseccionada questões referentes à orientação sexual e de gênero. A narrativa mostra a vida de duas famílias, quase dicotômicas, uma branca de uma alta classe socioeconômica e outra negra e de uma classe socioeconômica baixa, formado majoritariamente por mulheres e mães-solo. Foi utilizado como referencial teórico Ferreira (2014, 2015), Gomes (2005), Almeida (2018), entre outros. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando a análise da HQ a partir das perspectivas teóricas citadas anteriormente. Assim, consideramos que a citada HQ pode ser utilizada como um mecanismo que propicia um Letramento Racial Crítico e Antirracista diante dos temas explorados na narrativa.The present work aims to present a proposal of Critical and Antiracist Racial Literacy using the genre Comic Books, more specifically the comic "Os Santos: uma tira de humor ódio", illustrated by Leandro Assis and written by the illustrator himself and the activist Triscila Oliveira. The comic that is published weekly on the social network Instagram, on the account of the authors, has had a great reach in the number of readers and has served as a source of debate and reflection on topics such as Brazilian racism, social (and racial) inequalities, in addition to the oppressions of race and class are also portrayed in an intersecting way issues related to sexual orientation and gender. The narrative shows the lives of two families, almost dichotomous, one white of a high socioeconomic class and the other black and of a low socioeconomic class, formed mostly by women and solo mothers. Ferreira (2014, 2015), Gomes (2005), Almeida (2018), among others, were used as theoretical references. Methodologically it is a bibliographic research, using the analysis of the comic from the theoretical perspectives mentioned above. Thus, we consider that the aforementioned comic can be used as a mechanism that provides a Critical and Antiracist Racial Literacy before the themes explored in the narrative.El presente trabajo tiene como objetivo presentar una propuesta de Alfabetización Racial Crítica y Antirracista utilizando el género Cómics, más específicamente el cómic "Os Santos: uma tira de humor ódio", ilustrado por Leandro Assis y escrito por el propio ilustrador y la activista Triscila Oliveira. El cómic que se publica semanalmente en la red social Instagram, por cuenta de los autores, ha tenido un gran alcance en el número de lectores y ha servido como fuente de debate y reflexión sobre temas como el racismo brasileño, las desigualdades sociales (y raciales), además de las opresiones de raza y clase que también se retratan de manera interseccional cuestiones relacionadas con la orientación sexual y el género. La narración muestra la vida de dos familias, casi dicotómicas, una blanca de clase socioeconómica alta y la otra negra y de clase socioeconómica baja, formada en su mayoría por mujeres y madres solas. Ferreira (2014, 2015), Gomes (2005), Almeida (2018), entre otros, fueron utilizados como referencias teóricas. Metodológicamente es una investigación bibliográfica, utilizando el análisis del cómic desde las perspectivas teóricas mencionadas anteriormente. Por lo tanto, consideramos que el cómic mencionado puede ser utilizado como un mecanismo que proporciona una alfabetización racial crítica y antirracista antes de los temas explorados en la narrativa.Universidade Federal do Maranhão2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2108810.18764/2358-4319v16n3.2023.56Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023; 499-5242358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21088/12131Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andressa Queiroz da 2023-11-20T21:20:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21088Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-11-20T21:20:13Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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