Referenciais Curriculares do Ensino Médio do Maranhão: uma análise discursiva da concepção de Língua Portuguesa e suas implicações teórico-metodológicas
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2588 |
Resumo: | Os manuais didáticos nos orientam a trabalharmos o contexto histórico e cultural dos alunos, afim de que o processo ensino-aprendizagem se torne mais eficaz e os proporcionem maior criticidade no seu papel de cidadão; é o educar para a vida. Fala-se em qualificação, em formação e em responsabilidade acerca desse ensino. O que não se problematiza é o quê, como e por que se pretende ensinar. Como nos diz Bachelard (1996) e Bourdieu (1998) temos que estranhar o familiar, uma vez que nada é evidente. Nada é gratuito. Tudo é construído. E é nesse sentido que este artigo se propõe a problematizar a concepção de Língua presente nos Referenciais Curriculares do Ensino Médio do Maranhão (2010), afim que possamos perceber as concepções de currículo e de Língua; e questionar que tipo de formação está sendo proposta aos professores da rede estadual de ensino.Palavras-chave: Referenciais curriculares do Ensino Médio do Maranhão. Língua portuguesa. Liceu Maranhense.AbstractThe textbooks in guiding the work the historical and cultural context of the students, so that the learning process becomes more efficient and provide more critical in their role as citizens, is to educate for life. We talk about qualification in training and responsibility about this school. What is not problematize what, how and why they want to teach. As Bachelard tells us (1996) and Bourdieu (1998) we have the familiar strange, since nothing is clear. Nothing is free. Everything is built. And that is what this article aims to problematizarmos designing Language Curriculum Frameworks present in the School of Maranhão (2010), in order that we may understand the concepts of curriculum and language, and questioning what kind of training is being offered to teachers in state schools.Keywords: Benchmarks curriculum of Secondary Education of Maranhão. Portuguese. Liceu Maranhense. |
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