Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21372 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo elaborar e validar o questionário “Bullying na escola – a percepção dos professores”. Oito juízes (Fem = 6; Masc = 2) com média de 49,5 anos de idade - três doutores, quatro mestres e um especialista (lato sensu), com tempo médio de experiência docente de 39,6 anos, responderam a dois instrumentos de avaliação quantitativa, que avaliaram os domínios, os conceitos, os itens e as dimensões do questionário, além do formato do título, as instruções e os escores dos domínios, considerando a sua clareza e/ou pertinência ou representatividade. Após a avaliação quantitativa, uma reunião entre os pesquisadores e os juízes possibilitou a avaliação qualitativa do questionário. O percentual de concordância no instrumento 1 teve como resultado 97,02%, enquanto o escore de concordância dos avaliadores no instrumento 2, correspondeu a 1,0. |
id |
UFMA-3_467cbfc46f4e4d175a2b0fabede636cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21372 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los DocentesConstruction and validation of the questionnaire Bullying at School: the perception of TeachersConstrução e validação do questionário Bullying na Escola: a percepção dos professoresbullyingquestionnairecontent validationbullyingcuestionariovalidación de contenidobullyingquestionáriovalidação de conteúdoEste estudo teve por objetivo elaborar e validar o questionário “Bullying na escola – a percepção dos professores”. Oito juízes (Fem = 6; Masc = 2) com média de 49,5 anos de idade - três doutores, quatro mestres e um especialista (lato sensu), com tempo médio de experiência docente de 39,6 anos, responderam a dois instrumentos de avaliação quantitativa, que avaliaram os domínios, os conceitos, os itens e as dimensões do questionário, além do formato do título, as instruções e os escores dos domínios, considerando a sua clareza e/ou pertinência ou representatividade. Após a avaliação quantitativa, uma reunião entre os pesquisadores e os juízes possibilitou a avaliação qualitativa do questionário. O percentual de concordância no instrumento 1 teve como resultado 97,02%, enquanto o escore de concordância dos avaliadores no instrumento 2, correspondeu a 1,0.Este estudio tuvo como objetivo elaborar y validar el cuestionario “Bullying en la escuela – percepción de los docentes”. Ocho jueces (Femenino = 6; Masculino = 2) con edad promedio de 49,5 años - tres doctores, cuatro maestros y un especialista, con un tiempo promedio de experiencia docente de 39,6 años, respondieron dos instrumentos de evaluación cuantitativa, el cual evaluó los dominios, conceptos, ítems y dimensiones del cuestionario, además del formato del título, instrucciones y puntajes del dominio, considerando su claridad y/o pertinencia o representatividad. Después de la evaluación cuantitativa, una reunión entre los investigadores y los jueces permitió la evaluación cualitativa del cuestionario. El porcentaje de acuerdo en el instrumento 1 resultó en 97,02%, mientras que el puntaje de acuerdo de los evaluadores en el instrumento 2 correspondió a 1,0.This study aimed to develop and validate the questionnaire “Bullying in school – perception of teachers”. Eight judges (Female = 6; Male = 2) with an average age of 49.5 years - three doctorate degree, four maesters degree and a lato sensu especialist, with an average time of teaching experience of 39.6 years, answered the instruments of quantitative evaluation, which evaluated the domains, concepts, items and dimensions of the questionnaire, in addition to the format of the title, instructions and puntajes of the domain, considering its clarity and/or relevance or representativeness. After the quantitative evaluation, a meeting between the researchers and the judges allowed the qualitative evaluation of the questionnaire. The percentage of scores on instrument 1 resulted in 97.02%, while the score of scores of the evaluators on instrument 2 corresponded to 1.0.Universidade Federal do Maranhão2024-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2137210.18764/2358-4319v17n1.2024.13Revista Educação e Emancipação; v. 17, n. 1, jan./abr. 2024; 246-2632358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21372/12559Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLobo, Ana PaulaVianna, José Antonio 2024-04-09T12:59:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21372Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2024-04-09T12:59:24Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes Construction and validation of the questionnaire Bullying at School: the perception of Teachers Construção e validação do questionário Bullying na Escola: a percepção dos professores |
title |
Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes |
spellingShingle |
Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes Lobo, Ana Paula bullying questionnaire content validation bullying cuestionario validación de contenido bullying questionário validação de conteúdo |
title_short |
Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes |
title_full |
Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes |
title_fullStr |
Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes |
title_full_unstemmed |
Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes |
title_sort |
Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes |
author |
Lobo, Ana Paula |
author_facet |
Lobo, Ana Paula Vianna, José Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Vianna, José Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobo, Ana Paula Vianna, José Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bullying questionnaire content validation bullying cuestionario validación de contenido bullying questionário validação de conteúdo |
topic |
bullying questionnaire content validation bullying cuestionario validación de contenido bullying questionário validação de conteúdo |
description |
Este estudo teve por objetivo elaborar e validar o questionário “Bullying na escola – a percepção dos professores”. Oito juízes (Fem = 6; Masc = 2) com média de 49,5 anos de idade - três doutores, quatro mestres e um especialista (lato sensu), com tempo médio de experiência docente de 39,6 anos, responderam a dois instrumentos de avaliação quantitativa, que avaliaram os domínios, os conceitos, os itens e as dimensões do questionário, além do formato do título, as instruções e os escores dos domínios, considerando a sua clareza e/ou pertinência ou representatividade. Após a avaliação quantitativa, uma reunião entre os pesquisadores e os juízes possibilitou a avaliação qualitativa do questionário. O percentual de concordância no instrumento 1 teve como resultado 97,02%, enquanto o escore de concordância dos avaliadores no instrumento 2, correspondeu a 1,0. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21372 10.18764/2358-4319v17n1.2024.13 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21372 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v17n1.2024.13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21372/12559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 17, n. 1, jan./abr. 2024; 246-263 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1814256783952183296 |