Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Ana Paula
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Vianna, José Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21372
Resumo: Este estudo teve por objetivo elaborar e validar o questionário “Bullying na escola – a percepção dos professores”. Oito juízes (Fem = 6; Masc = 2) com média de 49,5 anos de idade - três doutores, quatro mestres e um especialista (lato sensu), com tempo médio de experiência docente de 39,6 anos, responderam a dois instrumentos de avaliação quantitativa, que avaliaram os domínios, os conceitos, os itens e as dimensões do questionário, além do formato do título, as instruções e os escores dos domínios, considerando a sua clareza e/ou pertinência ou representatividade. Após a avaliação quantitativa, uma reunião entre os pesquisadores e os juízes possibilitou a avaliação qualitativa do questionário. O percentual de concordância no instrumento 1 teve como resultado 97,02%, enquanto o escore de concordância dos avaliadores no instrumento 2, correspondeu a 1,0.
id UFMA-3_467cbfc46f4e4d175a2b0fabede636cb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21372
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los DocentesConstruction and validation of the questionnaire Bullying at School: the perception of TeachersConstrução e validação do questionário Bullying na Escola: a percepção dos professoresbullyingquestionnairecontent validationbullyingcuestionariovalidación de contenidobullyingquestionáriovalidação de conteúdoEste estudo teve por objetivo elaborar e validar o questionário “Bullying na escola – a percepção dos professores”. Oito juízes (Fem = 6; Masc = 2) com média de 49,5 anos de idade - três doutores, quatro mestres e um especialista (lato sensu), com tempo médio de experiência docente de 39,6 anos, responderam a dois instrumentos de avaliação quantitativa, que avaliaram os domínios, os conceitos, os itens e as dimensões do questionário, além do formato do título, as instruções e os escores dos domínios, considerando a sua clareza e/ou pertinência ou representatividade. Após a avaliação quantitativa, uma reunião entre os pesquisadores e os juízes possibilitou a avaliação qualitativa do questionário. O percentual de concordância no instrumento 1 teve como resultado 97,02%, enquanto o escore de concordância dos avaliadores no instrumento 2, correspondeu a 1,0.Este estudio tuvo como objetivo elaborar y validar el cuestionario “Bullying en la escuela – percepción de los docentes”. Ocho jueces (Femenino = 6; Masculino = 2) con edad promedio de 49,5 años - tres doctores, cuatro maestros y un especialista, con un tiempo promedio de experiencia docente de 39,6 años, respondieron dos instrumentos de evaluación cuantitativa, el cual evaluó los dominios, conceptos, ítems y dimensiones del cuestionario, además del formato del título, instrucciones y puntajes del dominio, considerando su claridad y/o pertinencia o representatividad. Después de la evaluación cuantitativa, una reunión entre los investigadores y los jueces permitió la evaluación cualitativa del cuestionario. El porcentaje de acuerdo en el instrumento 1 resultó en 97,02%, mientras que el puntaje de acuerdo de los evaluadores en el instrumento 2 correspondió a 1,0.This study aimed to develop and validate the questionnaire “Bullying in school – perception of teachers”. Eight judges (Female = 6; Male = 2) with an average age of 49.5 years - three doctorate degree, four maesters degree and a lato sensu especialist, with an average time of teaching experience of 39.6 years, answered the instruments of quantitative evaluation, which evaluated the domains, concepts, items and dimensions of the questionnaire, in addition to the format of the title, instructions and puntajes of the domain, considering its clarity and/or relevance or representativeness. After the quantitative evaluation, a meeting between the researchers and the judges allowed the qualitative evaluation of the questionnaire. The percentage of scores on instrument 1 resulted in 97.02%, while the score of scores of the evaluators on instrument 2 corresponded to 1.0.Universidade Federal do Maranhão2024-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2137210.18764/2358-4319v17n1.2024.13Revista Educação e Emancipação; v. 17, n. 1, jan./abr. 2024; 246-2632358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21372/12559Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLobo, Ana PaulaVianna, José Antonio 2024-04-09T12:59:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21372Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2024-04-09T12:59:24Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes
Construction and validation of the questionnaire Bullying at School: the perception of Teachers
Construção e validação do questionário Bullying na Escola: a percepção dos professores
title Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes
spellingShingle Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes
Lobo, Ana Paula
bullying
questionnaire
content validation
bullying
cuestionario
validación de contenido
bullying
questionário
validação de conteúdo
title_short Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes
title_full Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes
title_fullStr Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes
title_full_unstemmed Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes
title_sort Construcción y validación del cuestionario Bullying en la Escuela: la percepción de los Docentes
author Lobo, Ana Paula
author_facet Lobo, Ana Paula
Vianna, José Antonio
author_role author
author2 Vianna, José Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Ana Paula
Vianna, José Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv bullying
questionnaire
content validation
bullying
cuestionario
validación de contenido
bullying
questionário
validação de conteúdo
topic bullying
questionnaire
content validation
bullying
cuestionario
validación de contenido
bullying
questionário
validação de conteúdo
description Este estudo teve por objetivo elaborar e validar o questionário “Bullying na escola – a percepção dos professores”. Oito juízes (Fem = 6; Masc = 2) com média de 49,5 anos de idade - três doutores, quatro mestres e um especialista (lato sensu), com tempo médio de experiência docente de 39,6 anos, responderam a dois instrumentos de avaliação quantitativa, que avaliaram os domínios, os conceitos, os itens e as dimensões do questionário, além do formato do título, as instruções e os escores dos domínios, considerando a sua clareza e/ou pertinência ou representatividade. Após a avaliação quantitativa, uma reunião entre os pesquisadores e os juízes possibilitou a avaliação qualitativa do questionário. O percentual de concordância no instrumento 1 teve como resultado 97,02%, enquanto o escore de concordância dos avaliadores no instrumento 2, correspondeu a 1,0.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21372
10.18764/2358-4319v17n1.2024.13
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21372
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v17n1.2024.13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21372/12559
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 17, n. 1, jan./abr. 2024; 246-263
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1814256783952183296