La descentralización educativa en chile: 25 años de transformaciones radicales para la docencia escolar (1990-2015).
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/12401 |
Resumo: | RESUMENEl proceso de descentralización educativa en Chile produjo a nivel escolar tanto el desentendimiento del Estado con respecto a tareas administrativas, como la irrupción de un modelo hibrido llamado “educación particular subvencionada”, estas nuevas formas de administración escolar repercutieron en las y los docentes. El objetivo principal de este trabajo es estimar las diferencias entre docentes del sector municipal y particular subvencionado, con énfasis en sus condiciones laborales. Se utilizará una metodología cuantitativa de carácter descriptivo con acervo en bases de datos, compendios y anuarios estadísticos. Los datos revelan que existen diferencias entre profesores del sector particular subvencionado y municipal, siendo favorable para estos últimos. Se concluye que las y los docentes con mejores condiciones son cada vez menos y se encuentran concentrados en un solo tipo de administración.Palabras clave: Educación. Descentralización. Docencia. Descentralização educacional no Chile: 25 anos de transformações radicais para o ensino escolar (1990-2015).RESUMOO processo de descentralização educacional no Chile produziu no nível escolar tanto a falta de compreensão do Estado em relação às tarefas administrativas quanto o surgimento de um modelo híbrido chamado "educação privada subsidiada". Essa nova forma de administração escolar teve impacto junto aos professores. O objetivo principal deste trabalho é estimar as diferenças entre professores no setor privado municipal e subsidiado, com ênfase em suas condições de trabalho. Uma metodologia quantitativa de natureza descritiva será utilizada com dados em bases de dados, compêndios e anuários estatísticos. Os dados revelam que há diferenças entre professores do setor privado subsidiado e municipal, sendo favorável para o último. Conclui-se que os professores com melhores condições são cada vez menores e se concentram em um único tipo de administração.Palavras-chave : Educação, Descentralização, Professor.Educational decentralization in Chile: 25 years of radical transformations for school teaching (1990-2015).ABSTRACTThe educative decentralization process in Chile produced at scholar level both the State´s disengagement with an administrative task, and the irruption of a hybrid model called “particular-subsidize education”, this new forms of scholar administration rebounded in the teachers. The main objective of this work is estimating the differences between municipal teachers and particular-subsidize teachers, with emphasis on labors conditions. Will be used a quantitative methodology of descriptive character with stock in data bases, statistics compiled and yearbooks. The data reveals that exist differences between particular-subsidize and municipal teachers, being favorable for this lasts. It is concluded that the teachers with better conditions are less and less and are concentrated in a single type of administration.Keywords: Education, Decentralization, Teaching |
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La descentralización educativa en chile: 25 años de transformaciones radicales para la docencia escolar (1990-2015).Educación. Descentralización. Docencia.RESUMENEl proceso de descentralización educativa en Chile produjo a nivel escolar tanto el desentendimiento del Estado con respecto a tareas administrativas, como la irrupción de un modelo hibrido llamado “educación particular subvencionada”, estas nuevas formas de administración escolar repercutieron en las y los docentes. El objetivo principal de este trabajo es estimar las diferencias entre docentes del sector municipal y particular subvencionado, con énfasis en sus condiciones laborales. Se utilizará una metodología cuantitativa de carácter descriptivo con acervo en bases de datos, compendios y anuarios estadísticos. Los datos revelan que existen diferencias entre profesores del sector particular subvencionado y municipal, siendo favorable para estos últimos. Se concluye que las y los docentes con mejores condiciones son cada vez menos y se encuentran concentrados en un solo tipo de administración.Palabras clave: Educación. Descentralización. Docencia. Descentralização educacional no Chile: 25 anos de transformações radicais para o ensino escolar (1990-2015).RESUMOO processo de descentralização educacional no Chile produziu no nível escolar tanto a falta de compreensão do Estado em relação às tarefas administrativas quanto o surgimento de um modelo híbrido chamado "educação privada subsidiada". Essa nova forma de administração escolar teve impacto junto aos professores. O objetivo principal deste trabalho é estimar as diferenças entre professores no setor privado municipal e subsidiado, com ênfase em suas condições de trabalho. Uma metodologia quantitativa de natureza descritiva será utilizada com dados em bases de dados, compêndios e anuários estatísticos. Os dados revelam que há diferenças entre professores do setor privado subsidiado e municipal, sendo favorável para o último. Conclui-se que os professores com melhores condições são cada vez menores e se concentram em um único tipo de administração.Palavras-chave : Educação, Descentralização, Professor.Educational decentralization in Chile: 25 years of radical transformations for school teaching (1990-2015).ABSTRACTThe educative decentralization process in Chile produced at scholar level both the State´s disengagement with an administrative task, and the irruption of a hybrid model called “particular-subsidize education”, this new forms of scholar administration rebounded in the teachers. The main objective of this work is estimating the differences between municipal teachers and particular-subsidize teachers, with emphasis on labors conditions. Will be used a quantitative methodology of descriptive character with stock in data bases, statistics compiled and yearbooks. The data reveals that exist differences between particular-subsidize and municipal teachers, being favorable for this lasts. It is concluded that the teachers with better conditions are less and less and are concentrated in a single type of administration.Keywords: Education, Decentralization, TeachingUniversidade Federal do Maranhão2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1240110.18764/2358-4319.v12n3p38-60Revista Educação e Emancipação; v.12, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2019; p.38-602358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/12401/6859Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAliaga, Rodrigo Reyes2020-12-09T07:40:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12401Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-12-09T07:40Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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