A violência na escola no Brasil: impasses e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3019 |
Resumo: | O presente trabalho trata de um estudo bibliográfico e de camporealizado na pós-graduação no qual buscamos estudar a temáticaviolência na escola. O objetivo era compreender como se configura aviolência no âmbito de uma escola pública. Para tanto, elegemos algunsteóricos e estudiosos como Debarbieux (2006), Charlot (2002) quevem desenvolvendo, há muitos anos, estudos sobre essa temática naFrança, buscando fazer a sua conceituação e diferenciação por se tratarde um termo polissêmico. Assim, como diferenciar violência na escola,violência à escola e violência da escola. E no Brasil temos Spósito (2001)e Abramovay (2003). A primeira faz um levantamento sobre algunsestudos sobre violência no Brasil a partir dos anos 80 do século XX e asegunda vai falar sobre a violência na escola e também a grupos maisespecíficos (gangues, gênero e juventude). |
id |
UFMA-3_52686e9904011117b496b15cab66bfe3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3019 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
A violência na escola no Brasil: impasses e desafiosViolência na escola. Pesquisas. Incivilidade.O presente trabalho trata de um estudo bibliográfico e de camporealizado na pós-graduação no qual buscamos estudar a temáticaviolência na escola. O objetivo era compreender como se configura aviolência no âmbito de uma escola pública. Para tanto, elegemos algunsteóricos e estudiosos como Debarbieux (2006), Charlot (2002) quevem desenvolvendo, há muitos anos, estudos sobre essa temática naFrança, buscando fazer a sua conceituação e diferenciação por se tratarde um termo polissêmico. Assim, como diferenciar violência na escola,violência à escola e violência da escola. E no Brasil temos Spósito (2001)e Abramovay (2003). A primeira faz um levantamento sobre algunsestudos sobre violência no Brasil a partir dos anos 80 do século XX e asegunda vai falar sobre a violência na escola e também a grupos maisespecíficos (gangues, gênero e juventude).Universidade Federal do Maranhão2014-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3019Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 167-1902358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3019/2652Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Doracy Gomes PintoSousa, Antonio Paulino de2017-12-19T14:43:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3019Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-12-19T14:43:37Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A violência na escola no Brasil: impasses e desafios |
title |
A violência na escola no Brasil: impasses e desafios |
spellingShingle |
A violência na escola no Brasil: impasses e desafios Lima, Doracy Gomes Pinto Violência na escola. Pesquisas. Incivilidade. |
title_short |
A violência na escola no Brasil: impasses e desafios |
title_full |
A violência na escola no Brasil: impasses e desafios |
title_fullStr |
A violência na escola no Brasil: impasses e desafios |
title_full_unstemmed |
A violência na escola no Brasil: impasses e desafios |
title_sort |
A violência na escola no Brasil: impasses e desafios |
author |
Lima, Doracy Gomes Pinto |
author_facet |
Lima, Doracy Gomes Pinto Sousa, Antonio Paulino de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Antonio Paulino de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Doracy Gomes Pinto Sousa, Antonio Paulino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência na escola. Pesquisas. Incivilidade. |
topic |
Violência na escola. Pesquisas. Incivilidade. |
description |
O presente trabalho trata de um estudo bibliográfico e de camporealizado na pós-graduação no qual buscamos estudar a temáticaviolência na escola. O objetivo era compreender como se configura aviolência no âmbito de uma escola pública. Para tanto, elegemos algunsteóricos e estudiosos como Debarbieux (2006), Charlot (2002) quevem desenvolvendo, há muitos anos, estudos sobre essa temática naFrança, buscando fazer a sua conceituação e diferenciação por se tratarde um termo polissêmico. Assim, como diferenciar violência na escola,violência à escola e violência da escola. E no Brasil temos Spósito (2001)e Abramovay (2003). A primeira faz um levantamento sobre algunsestudos sobre violência no Brasil a partir dos anos 80 do século XX e asegunda vai falar sobre a violência na escola e também a grupos maisespecíficos (gangues, gênero e juventude). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3019 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3019/2652 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 167-190 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711319520182272 |