A violência na escola no Brasil: impasses e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Doracy Gomes Pinto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sousa, Antonio Paulino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3019
Resumo: O presente trabalho trata de um estudo bibliográfico e de camporealizado na pós-graduação no qual buscamos estudar a temáticaviolência na escola. O objetivo era compreender como se configura aviolência no âmbito de uma escola pública. Para tanto, elegemos algunsteóricos e estudiosos como Debarbieux (2006), Charlot (2002) quevem desenvolvendo, há muitos anos, estudos sobre essa temática naFrança, buscando fazer a sua conceituação e diferenciação por se tratarde um termo polissêmico. Assim, como diferenciar violência na escola,violência à escola e violência da escola. E no Brasil temos Spósito (2001)e Abramovay (2003). A primeira faz um levantamento sobre algunsestudos sobre violência no Brasil a partir dos anos 80 do século XX e asegunda vai falar sobre a violência na escola e também a grupos maisespecíficos (gangues, gênero e juventude).
id UFMA-3_52686e9904011117b496b15cab66bfe3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3019
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling A violência na escola no Brasil: impasses e desafiosViolência na escola. Pesquisas. Incivilidade.O presente trabalho trata de um estudo bibliográfico e de camporealizado na pós-graduação no qual buscamos estudar a temáticaviolência na escola. O objetivo era compreender como se configura aviolência no âmbito de uma escola pública. Para tanto, elegemos algunsteóricos e estudiosos como Debarbieux (2006), Charlot (2002) quevem desenvolvendo, há muitos anos, estudos sobre essa temática naFrança, buscando fazer a sua conceituação e diferenciação por se tratarde um termo polissêmico. Assim, como diferenciar violência na escola,violência à escola e violência da escola. E no Brasil temos Spósito (2001)e Abramovay (2003). A primeira faz um levantamento sobre algunsestudos sobre violência no Brasil a partir dos anos 80 do século XX e asegunda vai falar sobre a violência na escola e também a grupos maisespecíficos (gangues, gênero e juventude).Universidade Federal do Maranhão2014-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3019Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 167-1902358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3019/2652Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Doracy Gomes PintoSousa, Antonio Paulino de2017-12-19T14:43:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3019Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-12-19T14:43:37Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A violência na escola no Brasil: impasses e desafios
title A violência na escola no Brasil: impasses e desafios
spellingShingle A violência na escola no Brasil: impasses e desafios
Lima, Doracy Gomes Pinto
Violência na escola. Pesquisas. Incivilidade.
title_short A violência na escola no Brasil: impasses e desafios
title_full A violência na escola no Brasil: impasses e desafios
title_fullStr A violência na escola no Brasil: impasses e desafios
title_full_unstemmed A violência na escola no Brasil: impasses e desafios
title_sort A violência na escola no Brasil: impasses e desafios
author Lima, Doracy Gomes Pinto
author_facet Lima, Doracy Gomes Pinto
Sousa, Antonio Paulino de
author_role author
author2 Sousa, Antonio Paulino de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Doracy Gomes Pinto
Sousa, Antonio Paulino de
dc.subject.por.fl_str_mv Violência na escola. Pesquisas. Incivilidade.
topic Violência na escola. Pesquisas. Incivilidade.
description O presente trabalho trata de um estudo bibliográfico e de camporealizado na pós-graduação no qual buscamos estudar a temáticaviolência na escola. O objetivo era compreender como se configura aviolência no âmbito de uma escola pública. Para tanto, elegemos algunsteóricos e estudiosos como Debarbieux (2006), Charlot (2002) quevem desenvolvendo, há muitos anos, estudos sobre essa temática naFrança, buscando fazer a sua conceituação e diferenciação por se tratarde um termo polissêmico. Assim, como diferenciar violência na escola,violência à escola e violência da escola. E no Brasil temos Spósito (2001)e Abramovay (2003). A primeira faz um levantamento sobre algunsestudos sobre violência no Brasil a partir dos anos 80 do século XX e asegunda vai falar sobre a violência na escola e também a grupos maisespecíficos (gangues, gênero e juventude).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3019
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3019/2652
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 167-190
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711319520182272