CONCEPÇÕES DO ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Eliane Maria Pinto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6760
Resumo: Neste artigo, são discutidos elementos da pesquisa sobre concepções de sujeitos envolvidos no ensino de Ciências da Natureza e de Matemática, no contexto da formação de jovens e adultos integrada à educação profissional. Assume como problema de pesquisa as concepções que sustentam o ensino das Ciências da Natureza e de Matemática, em um currículo integrado, formalmente enunciado por cursos técnicos integrados do Proeja. Concepção, neste estudo, significa uma forma própria de pensar e representar o mundo, construída a partir das experiências imbricadas nas relações sociais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na modalidade narrativa que objetiva apreender concepções expressas em relatos de sujeitos do ensino destes campos de conhecimentos em foco, frente ao desafio do currículo integrado. Junto a quatro docentes das disciplinas: Química, Biologia, Física e Matemática, do curso técnico em Eletrotécnica Integrado/Proeja/IFMA, foram recolhidos dados por meio de entrevistas semiestruturadas e anotações em diários. Neste artigo, foca-se a reflexão na categoria denominada: O Ensinar as Ciências da Natureza e a Matemática: aproximações e distanciamentos. Foi possível apreender que as concepções expressas nas histórias contadas sobre o ensinar estes campos de conhecimentos revelam aproximações e distanciamentos do proposto pela formação de jovens e adultos que traz o currículo integrado como esteio.Palavras-chave: Ensino das Ciências da Natureza e de Matemática. Proeja. Currículo integrado.ABSTRACT This paper discusses elements of research on subjects of concepts involved in the teaching of Natural Sciences and Mathematics, in the training of young people and adults at integrated vocational education. It takes as research problem the concepts that support the teaching of Natural Sciences and Mathematics, an integrated curriculum, formally enunciated by Integrated Technical Courses of Proeja. Design, in this study, mean its own way of thinking and representing the world, built from the experiences imbricated in social relations. This is a qualitative research, narrative mode that aims to grasp concepts expressed in teaching the subject of reports of these fields of knowledge in focus, face the challenge of the integrated curriculum. Together with four teachers of these areas: Chemistry, Biology, Physics and Mathematics, the Technical Course in Integrated Electrical/Proeja/IFMA, collect data through semi-structured interviews and notes in diaries. In this article we reflection in the category called: The Teaching of Natural Sciences and Mathematics: similarities and differences. It was possible to learn that the views expressed in stories about teaching these skills courses reveal similarities and differences of the proposed for the formation of young people and adults that brings the integrated curriculum as mainstay. Keywords: Teaching of Natural Sciences and Mathematics. Proeja. Integrated curriculum.CONCEPCIONES DEL ENSEÑAR CIENCIAS DE LA NATURALEZA Y MATEMÁTICA EN EL CURRÍCULUM INTEGRADO DEL PROEJARESUMENEn este artículo discutimos elementos sobre concepciones de sujetos involucrados en la enseñanza de Ciencias de la Naturaleza y Matemática, en el contexto de la formación de jóvenes y adultos integrada a la  educación profesional. Se toma como problema de pesquisa las concepciones que apoyan el enseño de las Ciencias de la Naturaleza y Matemática, dentro de uno currículum integrado, formalmente resignado por los Cursos Técnicos Integrados del Proeja. Concepción, en este artículo, significa una forma propia de pensar y representar el mundo, construidas desde las experiencias imbricadas en las relaciones sociales. Se trata de una pesquisa de naturaleza cualitativa, en el modelo narrativo que objetiva aprender concepciones expresas en relatos de sujetos del enseño dentro de esas áreas de conocimiento en foco, frente al desafío del currículum integrado. Junto con cuatro maestro que enseñan: Química, Biología, Física y Matemática del curso técnico en lectrotécnica Integrada/Proeja/IFMA, recogemos dados por medios de entrevistas semiestructuradas y anotaciones en diarios. En este artículo enfocamos la reflexión en la categoría llamada: El enseñar de las Ciencias de la Naturaleza y Matemática: aproximaciones y distanciamientos. Hemos hecho posible que aprender las concepciones expresas en las historias dichas sobre el enseño en estas áreas del conocimiento revelan aproximaciones y distanciamientos del propuesto por la formación de jóvenes y adultos que lleva el currículum integrado como pilar. Palabras clave: Enseñanza de las Ciencias de la Naturaleza y Matemáticas. Proeja. Plan de estudios integrados.
id UFMA-3_5971cf4748c4d009f0e9a46af80340d9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6760
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DO ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJAEnsino das Ciências da Natureza e de Matemática. Proeja. Currículo integrado.Neste artigo, são discutidos elementos da pesquisa sobre concepções de sujeitos envolvidos no ensino de Ciências da Natureza e de Matemática, no contexto da formação de jovens e adultos integrada à educação profissional. Assume como problema de pesquisa as concepções que sustentam o ensino das Ciências da Natureza e de Matemática, em um currículo integrado, formalmente enunciado por cursos técnicos integrados do Proeja. Concepção, neste estudo, significa uma forma própria de pensar e representar o mundo, construída a partir das experiências imbricadas nas relações sociais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na modalidade narrativa que objetiva apreender concepções expressas em relatos de sujeitos do ensino destes campos de conhecimentos em foco, frente ao desafio do currículo integrado. Junto a quatro docentes das disciplinas: Química, Biologia, Física e Matemática, do curso técnico em Eletrotécnica Integrado/Proeja/IFMA, foram recolhidos dados por meio de entrevistas semiestruturadas e anotações em diários. Neste artigo, foca-se a reflexão na categoria denominada: O Ensinar as Ciências da Natureza e a Matemática: aproximações e distanciamentos. Foi possível apreender que as concepções expressas nas histórias contadas sobre o ensinar estes campos de conhecimentos revelam aproximações e distanciamentos do proposto pela formação de jovens e adultos que traz o currículo integrado como esteio.Palavras-chave: Ensino das Ciências da Natureza e de Matemática. Proeja. Currículo integrado.ABSTRACT This paper discusses elements of research on subjects of concepts involved in the teaching of Natural Sciences and Mathematics, in the training of young people and adults at integrated vocational education. It takes as research problem the concepts that support the teaching of Natural Sciences and Mathematics, an integrated curriculum, formally enunciated by Integrated Technical Courses of Proeja. Design, in this study, mean its own way of thinking and representing the world, built from the experiences imbricated in social relations. This is a qualitative research, narrative mode that aims to grasp concepts expressed in teaching the subject of reports of these fields of knowledge in focus, face the challenge of the integrated curriculum. Together with four teachers of these areas: Chemistry, Biology, Physics and Mathematics, the Technical Course in Integrated Electrical/Proeja/IFMA, collect data through semi-structured interviews and notes in diaries. In this article we reflection in the category called: The Teaching of Natural Sciences and Mathematics: similarities and differences. It was possible to learn that the views expressed in stories about teaching these skills courses reveal similarities and differences of the proposed for the formation of young people and adults that brings the integrated curriculum as mainstay. Keywords: Teaching of Natural Sciences and Mathematics. Proeja. Integrated curriculum.CONCEPCIONES DEL ENSEÑAR CIENCIAS DE LA NATURALEZA Y MATEMÁTICA EN EL CURRÍCULUM INTEGRADO DEL PROEJARESUMENEn este artículo discutimos elementos sobre concepciones de sujetos involucrados en la enseñanza de Ciencias de la Naturaleza y Matemática, en el contexto de la formación de jóvenes y adultos integrada a la  educación profesional. Se toma como problema de pesquisa las concepciones que apoyan el enseño de las Ciencias de la Naturaleza y Matemática, dentro de uno currículum integrado, formalmente resignado por los Cursos Técnicos Integrados del Proeja. Concepción, en este artículo, significa una forma propia de pensar y representar el mundo, construidas desde las experiencias imbricadas en las relaciones sociales. Se trata de una pesquisa de naturaleza cualitativa, en el modelo narrativo que objetiva aprender concepciones expresas en relatos de sujetos del enseño dentro de esas áreas de conocimiento en foco, frente al desafío del currículum integrado. Junto con cuatro maestro que enseñan: Química, Biología, Física y Matemática del curso técnico en lectrotécnica Integrada/Proeja/IFMA, recogemos dados por medios de entrevistas semiestructuradas y anotaciones en diarios. En este artículo enfocamos la reflexión en la categoría llamada: El enseñar de las Ciencias de la Naturaleza y Matemática: aproximaciones y distanciamientos. Hemos hecho posible que aprender las concepciones expresas en las historias dichas sobre el enseño en estas áreas del conocimiento revelan aproximaciones y distanciamientos del propuesto por la formación de jóvenes y adultos que lleva el currículum integrado como pilar. Palabras clave: Enseñanza de las Ciencias de la Naturaleza y Matemáticas. Proeja. Plan de estudios integrados.Universidade Federal do Maranhão2017-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/676010.18764/2358-4319.v9n3p156-186Revista Educação e Emancipação; v.9, n.3, Edição Especial 2016; p.156-1862358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6760/4324Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedrosa, Eliane Maria Pinto2018-11-05T03:05:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6760Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-11-05T03:05:24Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DO ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA
title CONCEPÇÕES DO ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA
spellingShingle CONCEPÇÕES DO ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA
Pedrosa, Eliane Maria Pinto
Ensino das Ciências da Natureza e de Matemática. Proeja. Currículo integrado.
title_short CONCEPÇÕES DO ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA
title_full CONCEPÇÕES DO ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA
title_fullStr CONCEPÇÕES DO ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DO ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA
title_sort CONCEPÇÕES DO ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA
author Pedrosa, Eliane Maria Pinto
author_facet Pedrosa, Eliane Maria Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrosa, Eliane Maria Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das Ciências da Natureza e de Matemática. Proeja. Currículo integrado.
topic Ensino das Ciências da Natureza e de Matemática. Proeja. Currículo integrado.
description Neste artigo, são discutidos elementos da pesquisa sobre concepções de sujeitos envolvidos no ensino de Ciências da Natureza e de Matemática, no contexto da formação de jovens e adultos integrada à educação profissional. Assume como problema de pesquisa as concepções que sustentam o ensino das Ciências da Natureza e de Matemática, em um currículo integrado, formalmente enunciado por cursos técnicos integrados do Proeja. Concepção, neste estudo, significa uma forma própria de pensar e representar o mundo, construída a partir das experiências imbricadas nas relações sociais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na modalidade narrativa que objetiva apreender concepções expressas em relatos de sujeitos do ensino destes campos de conhecimentos em foco, frente ao desafio do currículo integrado. Junto a quatro docentes das disciplinas: Química, Biologia, Física e Matemática, do curso técnico em Eletrotécnica Integrado/Proeja/IFMA, foram recolhidos dados por meio de entrevistas semiestruturadas e anotações em diários. Neste artigo, foca-se a reflexão na categoria denominada: O Ensinar as Ciências da Natureza e a Matemática: aproximações e distanciamentos. Foi possível apreender que as concepções expressas nas histórias contadas sobre o ensinar estes campos de conhecimentos revelam aproximações e distanciamentos do proposto pela formação de jovens e adultos que traz o currículo integrado como esteio.Palavras-chave: Ensino das Ciências da Natureza e de Matemática. Proeja. Currículo integrado.ABSTRACT This paper discusses elements of research on subjects of concepts involved in the teaching of Natural Sciences and Mathematics, in the training of young people and adults at integrated vocational education. It takes as research problem the concepts that support the teaching of Natural Sciences and Mathematics, an integrated curriculum, formally enunciated by Integrated Technical Courses of Proeja. Design, in this study, mean its own way of thinking and representing the world, built from the experiences imbricated in social relations. This is a qualitative research, narrative mode that aims to grasp concepts expressed in teaching the subject of reports of these fields of knowledge in focus, face the challenge of the integrated curriculum. Together with four teachers of these areas: Chemistry, Biology, Physics and Mathematics, the Technical Course in Integrated Electrical/Proeja/IFMA, collect data through semi-structured interviews and notes in diaries. In this article we reflection in the category called: The Teaching of Natural Sciences and Mathematics: similarities and differences. It was possible to learn that the views expressed in stories about teaching these skills courses reveal similarities and differences of the proposed for the formation of young people and adults that brings the integrated curriculum as mainstay. Keywords: Teaching of Natural Sciences and Mathematics. Proeja. Integrated curriculum.CONCEPCIONES DEL ENSEÑAR CIENCIAS DE LA NATURALEZA Y MATEMÁTICA EN EL CURRÍCULUM INTEGRADO DEL PROEJARESUMENEn este artículo discutimos elementos sobre concepciones de sujetos involucrados en la enseñanza de Ciencias de la Naturaleza y Matemática, en el contexto de la formación de jóvenes y adultos integrada a la  educación profesional. Se toma como problema de pesquisa las concepciones que apoyan el enseño de las Ciencias de la Naturaleza y Matemática, dentro de uno currículum integrado, formalmente resignado por los Cursos Técnicos Integrados del Proeja. Concepción, en este artículo, significa una forma propia de pensar y representar el mundo, construidas desde las experiencias imbricadas en las relaciones sociales. Se trata de una pesquisa de naturaleza cualitativa, en el modelo narrativo que objetiva aprender concepciones expresas en relatos de sujetos del enseño dentro de esas áreas de conocimiento en foco, frente al desafío del currículum integrado. Junto con cuatro maestro que enseñan: Química, Biología, Física y Matemática del curso técnico en lectrotécnica Integrada/Proeja/IFMA, recogemos dados por medios de entrevistas semiestructuradas y anotaciones en diarios. En este artículo enfocamos la reflexión en la categoría llamada: El enseñar de las Ciencias de la Naturaleza y Matemática: aproximaciones y distanciamientos. Hemos hecho posible que aprender las concepciones expresas en las historias dichas sobre el enseño en estas áreas del conocimiento revelan aproximaciones y distanciamientos del propuesto por la formación de jóvenes y adultos que lleva el currículum integrado como pilar. Palabras clave: Enseñanza de las Ciencias de la Naturaleza y Matemáticas. Proeja. Plan de estudios integrados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6760
10.18764/2358-4319.v9n3p156-186
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6760
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v9n3p156-186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6760/4324
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.9, n.3, Edição Especial 2016; p.156-186
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320225873920