La experiencia de vivir en la residencia universitaria de la UVA a partir de la narración (auto)biográfica de un alumno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Astigarraga, Andrea Abreu
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Bruna Géssica, Souza, Rosely Monte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20407
Resumo: A Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA tem mais de cinquenta anos de existência. Mas, o Programa de Assistência Estudantil – PAE – do Governo do Estado do Ceará, foi criado há quatro anos. Qual o impacto desta experiência na vida dos acadêmicos? Portanto, esta pesquisa consiste na escuta e análise da narrativa (auto)biográfica de um acadêmico com a finalidade de identificar as dificuldades e facilidades da sua experiência formativa pessoal e acadêmica como morador da residência universitária da UVA. O aporte teórico foi baseado principalmente em Coulon (2017) com o conceito de permanência universitária; assim como Sampaio (2015) e Silva (2019), Larossa (2011; 2002); Astigarraga (2010; 2017), Bragança (2011) e Delory-Momberger (2006). Verificamos que a universidade é um espaço formativo importante, pois facilitou a passagem da graduação à pós-graduação (mestrado), após o acadêmico superar as dificuldades de viver longe da família e de ampliar a sociabilidade dentro da residência com os colegas. Para isso, o PAE – principalmente residência e restaurante universitários – foi essencial no processo de acesso, permanência e conclusão de um acadêmico da classe trabalhadora, oriundo de um município, no entorno de Sobral, onde a UVA está situada. Este resultado poderá ser verificado em uma pesquisa posterior, amplificada com mais acadêmicos/as do mesmo contexto sócio-econômico-cultural.
id UFMA-3_5bf371104b4c1a33f95a0dd238c169be
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20407
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling La experiencia de vivir en la residencia universitaria de la UVA a partir de la narración (auto)biográfica de un alumnoThe experience of living in the UVA university residence according to the autobiographical narrative of a studentA experiência de morar na residência universitária da UVA a partir da narrativa (auto)biográfica de um acadêmicoexperiênciaresidência universitárianarrativa (auto)biográficaEducaçãpexperienciaresidencia universitarianarración (auto) biográficaEducaciónexperienceuniversity residenceautobiographical narrativeEducationA Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA tem mais de cinquenta anos de existência. Mas, o Programa de Assistência Estudantil – PAE – do Governo do Estado do Ceará, foi criado há quatro anos. Qual o impacto desta experiência na vida dos acadêmicos? Portanto, esta pesquisa consiste na escuta e análise da narrativa (auto)biográfica de um acadêmico com a finalidade de identificar as dificuldades e facilidades da sua experiência formativa pessoal e acadêmica como morador da residência universitária da UVA. O aporte teórico foi baseado principalmente em Coulon (2017) com o conceito de permanência universitária; assim como Sampaio (2015) e Silva (2019), Larossa (2011; 2002); Astigarraga (2010; 2017), Bragança (2011) e Delory-Momberger (2006). Verificamos que a universidade é um espaço formativo importante, pois facilitou a passagem da graduação à pós-graduação (mestrado), após o acadêmico superar as dificuldades de viver longe da família e de ampliar a sociabilidade dentro da residência com os colegas. Para isso, o PAE – principalmente residência e restaurante universitários – foi essencial no processo de acesso, permanência e conclusão de um acadêmico da classe trabalhadora, oriundo de um município, no entorno de Sobral, onde a UVA está situada. Este resultado poderá ser verificado em uma pesquisa posterior, amplificada com mais acadêmicos/as do mesmo contexto sócio-econômico-cultural.La Universidad Estadual Vale do Acaraú - UVA tiene más de cincuenta años de existencia. Pero, el Programa de Asistencia Estudiantil – PAE - fue creado hace cuatro años. Quál es el impacto de esta experiencia en la vida de los universitarios? Esta pesquisa consiste en la escucha y análisis de la narrativa (auto)biográfica de un estudiante, con la finalidad de identificar las dificultades y facilidades de su experiencia formativa personal y académica como morador de la residencia universitária de la UVA. El aporte teórico fue en Coulon (2017); Larossa (2011; 2002); Astigarraga (2013; 2019), Bragança (2011) e Delory-Momberger (2006).La universidad es un espacio formativo importante, pues facilitó el pasaje de la graduación a la maestría, después del estudiante superar las dificultades de vivir lejos de la familia y ampliar la sociabilidad dentro de la residencia con los colegas.The State University Vale do Acaraú was founded over 50 years ago, while the Student Assistance Program (PAE) was created 4 years ago. What was the impact of this program on the lives of students? The aim of the study was to listen to and analyze the autobiographical narrative of a student to identify the challenges and opportunities of his personal and academic formative experience as a resident of the University Residence. The research was based on Coulon (2017), Larossa (2011; 2002), Astigarraga (2010; 2019), Bragança (2011), and Delory-Momberger (2006). After the student overcame the difficulties of living alone and became socially engaged with his peers, we found that the Residence contributed to his education as it facilitated the transition from undergraduate to graduate studies.Universidade Federal do Maranhão2022-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2040710.18764/2358-4319v15n2.2022.27Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 2, maio/ago. 20222358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20407/11427http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAstigarraga, Andrea AbreuOliveira, Bruna GéssicaSouza, Rosely Monte2022-11-24T19:55:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20407Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-11-24T19:55:20Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv La experiencia de vivir en la residencia universitaria de la UVA a partir de la narración (auto)biográfica de un alumno
The experience of living in the UVA university residence according to the autobiographical narrative of a student
A experiência de morar na residência universitária da UVA a partir da narrativa (auto)biográfica de um acadêmico
title La experiencia de vivir en la residencia universitaria de la UVA a partir de la narración (auto)biográfica de un alumno
spellingShingle La experiencia de vivir en la residencia universitaria de la UVA a partir de la narración (auto)biográfica de un alumno
Astigarraga, Andrea Abreu
experiência
residência universitária
narrativa (auto)biográfica
Educaçãp
experiencia
residencia universitaria
narración (auto) biográfica
Educación
experience
university residence
autobiographical narrative
Education
title_short La experiencia de vivir en la residencia universitaria de la UVA a partir de la narración (auto)biográfica de un alumno
title_full La experiencia de vivir en la residencia universitaria de la UVA a partir de la narración (auto)biográfica de un alumno
title_fullStr La experiencia de vivir en la residencia universitaria de la UVA a partir de la narración (auto)biográfica de un alumno
title_full_unstemmed La experiencia de vivir en la residencia universitaria de la UVA a partir de la narración (auto)biográfica de un alumno
title_sort La experiencia de vivir en la residencia universitaria de la UVA a partir de la narración (auto)biográfica de un alumno
author Astigarraga, Andrea Abreu
author_facet Astigarraga, Andrea Abreu
Oliveira, Bruna Géssica
Souza, Rosely Monte
author_role author
author2 Oliveira, Bruna Géssica
Souza, Rosely Monte
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Astigarraga, Andrea Abreu
Oliveira, Bruna Géssica
Souza, Rosely Monte
dc.subject.por.fl_str_mv experiência
residência universitária
narrativa (auto)biográfica
Educaçãp
experiencia
residencia universitaria
narración (auto) biográfica
Educación
experience
university residence
autobiographical narrative
Education
topic experiência
residência universitária
narrativa (auto)biográfica
Educaçãp
experiencia
residencia universitaria
narración (auto) biográfica
Educación
experience
university residence
autobiographical narrative
Education
description A Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA tem mais de cinquenta anos de existência. Mas, o Programa de Assistência Estudantil – PAE – do Governo do Estado do Ceará, foi criado há quatro anos. Qual o impacto desta experiência na vida dos acadêmicos? Portanto, esta pesquisa consiste na escuta e análise da narrativa (auto)biográfica de um acadêmico com a finalidade de identificar as dificuldades e facilidades da sua experiência formativa pessoal e acadêmica como morador da residência universitária da UVA. O aporte teórico foi baseado principalmente em Coulon (2017) com o conceito de permanência universitária; assim como Sampaio (2015) e Silva (2019), Larossa (2011; 2002); Astigarraga (2010; 2017), Bragança (2011) e Delory-Momberger (2006). Verificamos que a universidade é um espaço formativo importante, pois facilitou a passagem da graduação à pós-graduação (mestrado), após o acadêmico superar as dificuldades de viver longe da família e de ampliar a sociabilidade dentro da residência com os colegas. Para isso, o PAE – principalmente residência e restaurante universitários – foi essencial no processo de acesso, permanência e conclusão de um acadêmico da classe trabalhadora, oriundo de um município, no entorno de Sobral, onde a UVA está situada. Este resultado poderá ser verificado em uma pesquisa posterior, amplificada com mais acadêmicos/as do mesmo contexto sócio-econômico-cultural.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20407
10.18764/2358-4319v15n2.2022.27
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20407
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v15n2.2022.27
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20407/11427
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 2, maio/ago. 2022
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711322292617216