La experiencia de vivir en la residencia universitaria de la UVA a partir de la narración (auto)biográfica de un alumno
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20407 |
Resumo: | A Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA tem mais de cinquenta anos de existência. Mas, o Programa de Assistência Estudantil – PAE – do Governo do Estado do Ceará, foi criado há quatro anos. Qual o impacto desta experiência na vida dos acadêmicos? Portanto, esta pesquisa consiste na escuta e análise da narrativa (auto)biográfica de um acadêmico com a finalidade de identificar as dificuldades e facilidades da sua experiência formativa pessoal e acadêmica como morador da residência universitária da UVA. O aporte teórico foi baseado principalmente em Coulon (2017) com o conceito de permanência universitária; assim como Sampaio (2015) e Silva (2019), Larossa (2011; 2002); Astigarraga (2010; 2017), Bragança (2011) e Delory-Momberger (2006). Verificamos que a universidade é um espaço formativo importante, pois facilitou a passagem da graduação à pós-graduação (mestrado), após o acadêmico superar as dificuldades de viver longe da família e de ampliar a sociabilidade dentro da residência com os colegas. Para isso, o PAE – principalmente residência e restaurante universitários – foi essencial no processo de acesso, permanência e conclusão de um acadêmico da classe trabalhadora, oriundo de um município, no entorno de Sobral, onde a UVA está situada. Este resultado poderá ser verificado em uma pesquisa posterior, amplificada com mais acadêmicos/as do mesmo contexto sócio-econômico-cultural. |
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La experiencia de vivir en la residencia universitaria de la UVA a partir de la narración (auto)biográfica de un alumnoThe experience of living in the UVA university residence according to the autobiographical narrative of a studentA experiência de morar na residência universitária da UVA a partir da narrativa (auto)biográfica de um acadêmicoexperiênciaresidência universitárianarrativa (auto)biográficaEducaçãpexperienciaresidencia universitarianarración (auto) biográficaEducaciónexperienceuniversity residenceautobiographical narrativeEducationA Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA tem mais de cinquenta anos de existência. Mas, o Programa de Assistência Estudantil – PAE – do Governo do Estado do Ceará, foi criado há quatro anos. Qual o impacto desta experiência na vida dos acadêmicos? Portanto, esta pesquisa consiste na escuta e análise da narrativa (auto)biográfica de um acadêmico com a finalidade de identificar as dificuldades e facilidades da sua experiência formativa pessoal e acadêmica como morador da residência universitária da UVA. O aporte teórico foi baseado principalmente em Coulon (2017) com o conceito de permanência universitária; assim como Sampaio (2015) e Silva (2019), Larossa (2011; 2002); Astigarraga (2010; 2017), Bragança (2011) e Delory-Momberger (2006). Verificamos que a universidade é um espaço formativo importante, pois facilitou a passagem da graduação à pós-graduação (mestrado), após o acadêmico superar as dificuldades de viver longe da família e de ampliar a sociabilidade dentro da residência com os colegas. Para isso, o PAE – principalmente residência e restaurante universitários – foi essencial no processo de acesso, permanência e conclusão de um acadêmico da classe trabalhadora, oriundo de um município, no entorno de Sobral, onde a UVA está situada. Este resultado poderá ser verificado em uma pesquisa posterior, amplificada com mais acadêmicos/as do mesmo contexto sócio-econômico-cultural.La Universidad Estadual Vale do Acaraú - UVA tiene más de cincuenta años de existencia. Pero, el Programa de Asistencia Estudiantil – PAE - fue creado hace cuatro años. Quál es el impacto de esta experiencia en la vida de los universitarios? Esta pesquisa consiste en la escucha y análisis de la narrativa (auto)biográfica de un estudiante, con la finalidad de identificar las dificultades y facilidades de su experiencia formativa personal y académica como morador de la residencia universitária de la UVA. El aporte teórico fue en Coulon (2017); Larossa (2011; 2002); Astigarraga (2013; 2019), Bragança (2011) e Delory-Momberger (2006).La universidad es un espacio formativo importante, pues facilitó el pasaje de la graduación a la maestría, después del estudiante superar las dificultades de vivir lejos de la familia y ampliar la sociabilidad dentro de la residencia con los colegas.The State University Vale do Acaraú was founded over 50 years ago, while the Student Assistance Program (PAE) was created 4 years ago. What was the impact of this program on the lives of students? The aim of the study was to listen to and analyze the autobiographical narrative of a student to identify the challenges and opportunities of his personal and academic formative experience as a resident of the University Residence. The research was based on Coulon (2017), Larossa (2011; 2002), Astigarraga (2010; 2019), Bragança (2011), and Delory-Momberger (2006). After the student overcame the difficulties of living alone and became socially engaged with his peers, we found that the Residence contributed to his education as it facilitated the transition from undergraduate to graduate studies.Universidade Federal do Maranhão2022-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2040710.18764/2358-4319v15n2.2022.27Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 2, maio/ago. 20222358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20407/11427http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAstigarraga, Andrea AbreuOliveira, Bruna GéssicaSouza, Rosely Monte2022-11-24T19:55:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20407Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-11-24T19:55:20Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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