As Origens do Associativismo e do Sindicalismo de Professores do Estado do Maranhão: uma perspectiva histórico-social da educação maranhense (1964-1985)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauer, Carlos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dantas, Vanessa Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4985
Resumo: RESUMONesses escritos são retomadas algumas passagens da educação pública no estado do Maranhão, desde os anos em que o Brasil esteve sob a égide do regime militar, instalado pela força em 1964, até a retomada democrática no país, realizada a partir dos meados da década de 1980. Tem-se como objetivo analisar os embates que se produziram entre as forças políticas estabelecidas no aparato estatal e os trabalhadores em educação nesse controverso período histórico. Imbuídos dessa perspectiva, os autores buscam delinear o percurso educacional vivenciado pelo maranhenses, a partir da compreensão crítica do contexto sociopolítico daquele momento, da análise das disposições políticas educacionais no domínio federal e sua incidência na esfera localizam as possíveis modificações ocorridas no ensino com a ascensão de novos sujeitos políticos ao governo, como também os pontos nevrálgicos que estão presentes nas lutas deflagradas pela valorização da docência num tempo social reconhecidamente conturbado. Com o estudo dessas trajetórias e suas repercussões nos movimentos associativistas e sindicais dos trabalhadores em educação, procura-se contribuir para ampliação de pesquisas de cunho históricoeducacional e, sobretudo, da história social daqueles que fazem a educação no Maranhão em sua cotidianidade.Palavras-chave: APEMA. História da educação. Maranhão.ABSTRACTIn these writings are taken some passages of public education in the state of Maranhão, from the years when Brazil was under the aegis of the military regime, installed by force in 1964, to the democratic revival in the country, held from mid- 1980. Which objective is to analyze the conflicts that took place between the political forces established in thestate apparatus and workers in education in this controversial historical period. Imbued with this perspective, the authors seek to outline the educational journey experienced by maranhense people, from the critical understanding of the socio-political context of that time, the analysis of education policy provisions in the federal domain and its impact on the state level; thereby locate the possible changes occurredin education with the rise of new political subjects to the government, as well as the hot spots that are present in the struggles triggered by the appreciation of teaching in an admittedly troubled social time. With the study of these trajectories and their impact on associative movementsand unions of workers in education, it seeks to contribute to expand research of historical and educational character and, above all, the social history of those who make education in Maranhao in its daily life. Keywords: APEMA. History of education. Maranhão.RESUMENEn estos escritos se retoman algunos pasajes de la educación pública en el Estado de Maranhão, desde los años en que Brasil estuvo bajo la égida del régimen militar, instalado por la fuerza en 1964, hasta la recuperación democrática en el país, celebrada desde mediados de la década de 1980. Tiene como objetivo analizar los embates que tuvieron lugar entre las fuerzas políticas establecidas en el aparato del Estado y los trabajadores de la educaciónen en este período histórico controvertido. Imbuidos de esta perspectiva, los autores tratan de delinear el camino educativo experimentado por los ciudadanos de Maranhão, desde la comprensión crítica del contexto sociopolítico de la época, del análisis de las disposiciones políticas educacionales en el dominio federal y su incidencia en el ámbito estatal; con eso localizan los posibles cambios ocurridos en la educación con la ascensión de nuevos sujetos políticos al gobierno, así como los puntos críticos que están presentes en las luchas deflagradas por la valorización de la docencia en un tiempo social reconocidamente contubado. Con el estudio de esas trayectorias y sus impactos en los movimentos asociativos y sindicatos de trabajadores en educación, se busca contribuir para ampliar las investigaciones de carácter histórico y educativo y, sobre todo, de la historia social de aquellos que hacen la educación en Maranhão en su cotidianidad.Palabras clave: APEMA. Historia de la educación. Maranhão. 
id UFMA-3_5d7dc0aecb7e104e165ef06d7e1bcc5d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4985
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling As Origens do Associativismo e do Sindicalismo de Professores do Estado do Maranhão: uma perspectiva histórico-social da educação maranhense (1964-1985)APEMA. História da educação. Maranhão.RESUMONesses escritos são retomadas algumas passagens da educação pública no estado do Maranhão, desde os anos em que o Brasil esteve sob a égide do regime militar, instalado pela força em 1964, até a retomada democrática no país, realizada a partir dos meados da década de 1980. Tem-se como objetivo analisar os embates que se produziram entre as forças políticas estabelecidas no aparato estatal e os trabalhadores em educação nesse controverso período histórico. Imbuídos dessa perspectiva, os autores buscam delinear o percurso educacional vivenciado pelo maranhenses, a partir da compreensão crítica do contexto sociopolítico daquele momento, da análise das disposições políticas educacionais no domínio federal e sua incidência na esfera localizam as possíveis modificações ocorridas no ensino com a ascensão de novos sujeitos políticos ao governo, como também os pontos nevrálgicos que estão presentes nas lutas deflagradas pela valorização da docência num tempo social reconhecidamente conturbado. Com o estudo dessas trajetórias e suas repercussões nos movimentos associativistas e sindicais dos trabalhadores em educação, procura-se contribuir para ampliação de pesquisas de cunho históricoeducacional e, sobretudo, da história social daqueles que fazem a educação no Maranhão em sua cotidianidade.Palavras-chave: APEMA. História da educação. Maranhão.ABSTRACTIn these writings are taken some passages of public education in the state of Maranhão, from the years when Brazil was under the aegis of the military regime, installed by force in 1964, to the democratic revival in the country, held from mid- 1980. Which objective is to analyze the conflicts that took place between the political forces established in thestate apparatus and workers in education in this controversial historical period. Imbued with this perspective, the authors seek to outline the educational journey experienced by maranhense people, from the critical understanding of the socio-political context of that time, the analysis of education policy provisions in the federal domain and its impact on the state level; thereby locate the possible changes occurredin education with the rise of new political subjects to the government, as well as the hot spots that are present in the struggles triggered by the appreciation of teaching in an admittedly troubled social time. With the study of these trajectories and their impact on associative movementsand unions of workers in education, it seeks to contribute to expand research of historical and educational character and, above all, the social history of those who make education in Maranhao in its daily life. Keywords: APEMA. History of education. Maranhão.RESUMENEn estos escritos se retoman algunos pasajes de la educación pública en el Estado de Maranhão, desde los años en que Brasil estuvo bajo la égida del régimen militar, instalado por la fuerza en 1964, hasta la recuperación democrática en el país, celebrada desde mediados de la década de 1980. Tiene como objetivo analizar los embates que tuvieron lugar entre las fuerzas políticas establecidas en el aparato del Estado y los trabajadores de la educaciónen en este período histórico controvertido. Imbuidos de esta perspectiva, los autores tratan de delinear el camino educativo experimentado por los ciudadanos de Maranhão, desde la comprensión crítica del contexto sociopolítico de la época, del análisis de las disposiciones políticas educacionales en el dominio federal y su incidencia en el ámbito estatal; con eso localizan los posibles cambios ocurridos en la educación con la ascensión de nuevos sujetos políticos al gobierno, así como los puntos críticos que están presentes en las luchas deflagradas por la valorización de la docencia en un tiempo social reconocidamente contubado. Con el estudio de esas trayectorias y sus impactos en los movimentos asociativos y sindicatos de trabajadores en educación, se busca contribuir para ampliar las investigaciones de carácter histórico y educativo y, sobre todo, de la historia social de aquellos que hacen la educación en Maranhão en su cotidianidad.Palabras clave: APEMA. Historia de la educación. Maranhão. Universidade Federal do Maranhão2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/498510.18764/2358-4319.v9n1p189-217Revista Educação e Emancipação; v.9, n.1, jan./jun. 2016; p. 189-2172358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4985/3065Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBauer, CarlosDantas, Vanessa Amorim2017-06-25T06:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4985Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:08:55Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv As Origens do Associativismo e do Sindicalismo de Professores do Estado do Maranhão: uma perspectiva histórico-social da educação maranhense (1964-1985)
title As Origens do Associativismo e do Sindicalismo de Professores do Estado do Maranhão: uma perspectiva histórico-social da educação maranhense (1964-1985)
spellingShingle As Origens do Associativismo e do Sindicalismo de Professores do Estado do Maranhão: uma perspectiva histórico-social da educação maranhense (1964-1985)
Bauer, Carlos
APEMA. História da educação. Maranhão.
title_short As Origens do Associativismo e do Sindicalismo de Professores do Estado do Maranhão: uma perspectiva histórico-social da educação maranhense (1964-1985)
title_full As Origens do Associativismo e do Sindicalismo de Professores do Estado do Maranhão: uma perspectiva histórico-social da educação maranhense (1964-1985)
title_fullStr As Origens do Associativismo e do Sindicalismo de Professores do Estado do Maranhão: uma perspectiva histórico-social da educação maranhense (1964-1985)
title_full_unstemmed As Origens do Associativismo e do Sindicalismo de Professores do Estado do Maranhão: uma perspectiva histórico-social da educação maranhense (1964-1985)
title_sort As Origens do Associativismo e do Sindicalismo de Professores do Estado do Maranhão: uma perspectiva histórico-social da educação maranhense (1964-1985)
author Bauer, Carlos
author_facet Bauer, Carlos
Dantas, Vanessa Amorim
author_role author
author2 Dantas, Vanessa Amorim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bauer, Carlos
Dantas, Vanessa Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv APEMA. História da educação. Maranhão.
topic APEMA. História da educação. Maranhão.
description RESUMONesses escritos são retomadas algumas passagens da educação pública no estado do Maranhão, desde os anos em que o Brasil esteve sob a égide do regime militar, instalado pela força em 1964, até a retomada democrática no país, realizada a partir dos meados da década de 1980. Tem-se como objetivo analisar os embates que se produziram entre as forças políticas estabelecidas no aparato estatal e os trabalhadores em educação nesse controverso período histórico. Imbuídos dessa perspectiva, os autores buscam delinear o percurso educacional vivenciado pelo maranhenses, a partir da compreensão crítica do contexto sociopolítico daquele momento, da análise das disposições políticas educacionais no domínio federal e sua incidência na esfera localizam as possíveis modificações ocorridas no ensino com a ascensão de novos sujeitos políticos ao governo, como também os pontos nevrálgicos que estão presentes nas lutas deflagradas pela valorização da docência num tempo social reconhecidamente conturbado. Com o estudo dessas trajetórias e suas repercussões nos movimentos associativistas e sindicais dos trabalhadores em educação, procura-se contribuir para ampliação de pesquisas de cunho históricoeducacional e, sobretudo, da história social daqueles que fazem a educação no Maranhão em sua cotidianidade.Palavras-chave: APEMA. História da educação. Maranhão.ABSTRACTIn these writings are taken some passages of public education in the state of Maranhão, from the years when Brazil was under the aegis of the military regime, installed by force in 1964, to the democratic revival in the country, held from mid- 1980. Which objective is to analyze the conflicts that took place between the political forces established in thestate apparatus and workers in education in this controversial historical period. Imbued with this perspective, the authors seek to outline the educational journey experienced by maranhense people, from the critical understanding of the socio-political context of that time, the analysis of education policy provisions in the federal domain and its impact on the state level; thereby locate the possible changes occurredin education with the rise of new political subjects to the government, as well as the hot spots that are present in the struggles triggered by the appreciation of teaching in an admittedly troubled social time. With the study of these trajectories and their impact on associative movementsand unions of workers in education, it seeks to contribute to expand research of historical and educational character and, above all, the social history of those who make education in Maranhao in its daily life. Keywords: APEMA. History of education. Maranhão.RESUMENEn estos escritos se retoman algunos pasajes de la educación pública en el Estado de Maranhão, desde los años en que Brasil estuvo bajo la égida del régimen militar, instalado por la fuerza en 1964, hasta la recuperación democrática en el país, celebrada desde mediados de la década de 1980. Tiene como objetivo analizar los embates que tuvieron lugar entre las fuerzas políticas establecidas en el aparato del Estado y los trabajadores de la educaciónen en este período histórico controvertido. Imbuidos de esta perspectiva, los autores tratan de delinear el camino educativo experimentado por los ciudadanos de Maranhão, desde la comprensión crítica del contexto sociopolítico de la época, del análisis de las disposiciones políticas educacionales en el dominio federal y su incidencia en el ámbito estatal; con eso localizan los posibles cambios ocurridos en la educación con la ascensión de nuevos sujetos políticos al gobierno, así como los puntos críticos que están presentes en las luchas deflagradas por la valorización de la docencia en un tiempo social reconocidamente contubado. Con el estudio de esas trayectorias y sus impactos en los movimentos asociativos y sindicatos de trabajadores en educación, se busca contribuir para ampliar las investigaciones de carácter histórico y educativo y, sobre todo, de la historia social de aquellos que hacen la educación en Maranhão en su cotidianidad.Palabras clave: APEMA. Historia de la educación. Maranhão. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4985
10.18764/2358-4319.v9n1p189-217
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4985
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v9n1p189-217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4985/3065
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.9, n.1, jan./jun. 2016; p. 189-217
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320122064896