Professor tradicional: entre as ideologias de direita e de esquerda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Elton Emanuel Brito
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14957
Resumo: No sistema educacional brasileiro, a figura do professor é controvertida. Em alguns casos, acusam-no de autoritário, despreparado para lidar com as novas tecnologias ou incapaz de compreender as transformações pelas quais a contemporaneidade passa. Em outros, ao contrário, dizem que está sufocado pelas pressões da sala de aula e que, por distintas causas, minam a sua autoridade. Há ideologias que combatem a figura do professor tradicional relacionando-o com a Ditadura Militar de 64. Contudo, mesmo com um currículo democrático e com constante preocupação didático-metodológica, os índices de aprendizado da educação básica, desde a Redemocratização, não são satisfatórios. Vez ou outra aparecem escolas isoladas, privadas ou estatais, que apresentam bons resultados e, quando analisasadas detalhadamente, nota-se que há rechaço, explícito ou tácito, a muitas das ideias preconizadas pela educação progressista. Por tudo isso, o objetivo deste artigo é analisar o papel do professor tradicional e da escola estatal no contexto da sociedade democrática atual.Palavras-chave: Professor tradicional. Escola pública. Educação progressista. Democracia.Traditional teacher: between the right and left ideologiesABSTRACTIn the Brazilian educational system, the figure of the teacher is controversial. In some cases, they accuse him of being authoritarian, unprepared to deal with new technologies, or unable to understand the transformations that contemporary times go through. In others, on the contrary, they say that he is suffocated by classroom pressures and that, for different causes, undermine his authority. There are ideologies that counteract the figure of the traditional teacher by relating him to the Military Dictatorship of 64. However, even with a democratic curriculum and constant didactic-methodological concern, the learning indices of basic education since Redemocratization are not satisfactory. Occasionally, isolated private or state schools appear, which have good results, and when you look at them in detail you find that there is an explicit or tacit rejection of many of the ideas advocated by progressive education. Therefore, the aim of this paper is to analyze the role of the teacher and the traditional school in the context of the current democratic society.Keywords: Traditional teacher. Public school. Progressive education. Democracy.Profesor tradicional: entre las ideologías de derecha y de izquierdaRESUMENEn el sistema educativo brasileño, la figura del profesor está controvertida. En algunos casos, nos acusan de autoritario, sin preparo para lidiar con las nuevas tecnologías o incapaz de comprender las transformaciones por las cuales la contemporaneidad pasa. En otros, al contrario, dicen que está sofocado por las presiones del aula y que, por diferentes causas, disminuyen su autoridad. Hay ideologías que combaten la figura del profesor tradicional relacionándolo con la Dictadura Militar del 64. Pero, mismo con un currículo democrático y constante preocupación didáctico-metodológica, los índices de aprendizaje de la educación básica, desde la Redemocratización, no son satisfactorios. De vez en cuando, aparecen escuelas aisladas, privadas o estatales, que presentan buenos resultados, y cuando se las analiza detalladamente, se nota que hay rechazo, explícito o tácito, de muchas ideas preconizadas por la educación progresista. Por esta razón, el objetivo de este artículo es analizar el papel del profesor tradicional y de la escuela estatal en el contexto de la sociedad democrática actual.Palabras clave: Profesor tradicional. Escuela pública. Educación progresista. Democracia.
id UFMA-3_60753a810c5f238bc4a278edd509e408
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14957
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Professor tradicional: entre as ideologias de direita e de esquerdaProfessor tradicionalEscola públicaEducação progressistaDemocraciaNo sistema educacional brasileiro, a figura do professor é controvertida. Em alguns casos, acusam-no de autoritário, despreparado para lidar com as novas tecnologias ou incapaz de compreender as transformações pelas quais a contemporaneidade passa. Em outros, ao contrário, dizem que está sufocado pelas pressões da sala de aula e que, por distintas causas, minam a sua autoridade. Há ideologias que combatem a figura do professor tradicional relacionando-o com a Ditadura Militar de 64. Contudo, mesmo com um currículo democrático e com constante preocupação didático-metodológica, os índices de aprendizado da educação básica, desde a Redemocratização, não são satisfatórios. Vez ou outra aparecem escolas isoladas, privadas ou estatais, que apresentam bons resultados e, quando analisasadas detalhadamente, nota-se que há rechaço, explícito ou tácito, a muitas das ideias preconizadas pela educação progressista. Por tudo isso, o objetivo deste artigo é analisar o papel do professor tradicional e da escola estatal no contexto da sociedade democrática atual.Palavras-chave: Professor tradicional. Escola pública. Educação progressista. Democracia.Traditional teacher: between the right and left ideologiesABSTRACTIn the Brazilian educational system, the figure of the teacher is controversial. In some cases, they accuse him of being authoritarian, unprepared to deal with new technologies, or unable to understand the transformations that contemporary times go through. In others, on the contrary, they say that he is suffocated by classroom pressures and that, for different causes, undermine his authority. There are ideologies that counteract the figure of the traditional teacher by relating him to the Military Dictatorship of 64. However, even with a democratic curriculum and constant didactic-methodological concern, the learning indices of basic education since Redemocratization are not satisfactory. Occasionally, isolated private or state schools appear, which have good results, and when you look at them in detail you find that there is an explicit or tacit rejection of many of the ideas advocated by progressive education. Therefore, the aim of this paper is to analyze the role of the teacher and the traditional school in the context of the current democratic society.Keywords: Traditional teacher. Public school. Progressive education. Democracy.Profesor tradicional: entre las ideologías de derecha y de izquierdaRESUMENEn el sistema educativo brasileño, la figura del profesor está controvertida. En algunos casos, nos acusan de autoritario, sin preparo para lidiar con las nuevas tecnologías o incapaz de comprender las transformaciones por las cuales la contemporaneidad pasa. En otros, al contrario, dicen que está sofocado por las presiones del aula y que, por diferentes causas, disminuyen su autoridad. Hay ideologías que combaten la figura del profesor tradicional relacionándolo con la Dictadura Militar del 64. Pero, mismo con un currículo democrático y constante preocupación didáctico-metodológica, los índices de aprendizaje de la educación básica, desde la Redemocratización, no son satisfactorios. De vez en cuando, aparecen escuelas aisladas, privadas o estatales, que presentan buenos resultados, y cuando se las analiza detalladamente, se nota que hay rechazo, explícito o tácito, de muchas ideas preconizadas por la educación progresista. Por esta razón, el objetivo de este artículo es analizar el papel del profesor tradicional y de la escuela estatal en el contexto de la sociedad democrática actual.Palabras clave: Profesor tradicional. Escuela pública. Educación progresista. Democracia.Universidade Federal do Maranhão2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1495710.18764/2358-4319.v13n2p293-314Revista Educação e Emancipação; v.13, n.2, maio/ago.2020; p.293-3142358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14957/7937Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Elton Emanuel Brito2020-09-17T00:56:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14957Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-09-17T00:56:37Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Professor tradicional: entre as ideologias de direita e de esquerda
title Professor tradicional: entre as ideologias de direita e de esquerda
spellingShingle Professor tradicional: entre as ideologias de direita e de esquerda
Cavalcante, Elton Emanuel Brito
Professor tradicional
Escola pública
Educação progressista
Democracia
title_short Professor tradicional: entre as ideologias de direita e de esquerda
title_full Professor tradicional: entre as ideologias de direita e de esquerda
title_fullStr Professor tradicional: entre as ideologias de direita e de esquerda
title_full_unstemmed Professor tradicional: entre as ideologias de direita e de esquerda
title_sort Professor tradicional: entre as ideologias de direita e de esquerda
author Cavalcante, Elton Emanuel Brito
author_facet Cavalcante, Elton Emanuel Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Elton Emanuel Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Professor tradicional
Escola pública
Educação progressista
Democracia
topic Professor tradicional
Escola pública
Educação progressista
Democracia
description No sistema educacional brasileiro, a figura do professor é controvertida. Em alguns casos, acusam-no de autoritário, despreparado para lidar com as novas tecnologias ou incapaz de compreender as transformações pelas quais a contemporaneidade passa. Em outros, ao contrário, dizem que está sufocado pelas pressões da sala de aula e que, por distintas causas, minam a sua autoridade. Há ideologias que combatem a figura do professor tradicional relacionando-o com a Ditadura Militar de 64. Contudo, mesmo com um currículo democrático e com constante preocupação didático-metodológica, os índices de aprendizado da educação básica, desde a Redemocratização, não são satisfatórios. Vez ou outra aparecem escolas isoladas, privadas ou estatais, que apresentam bons resultados e, quando analisasadas detalhadamente, nota-se que há rechaço, explícito ou tácito, a muitas das ideias preconizadas pela educação progressista. Por tudo isso, o objetivo deste artigo é analisar o papel do professor tradicional e da escola estatal no contexto da sociedade democrática atual.Palavras-chave: Professor tradicional. Escola pública. Educação progressista. Democracia.Traditional teacher: between the right and left ideologiesABSTRACTIn the Brazilian educational system, the figure of the teacher is controversial. In some cases, they accuse him of being authoritarian, unprepared to deal with new technologies, or unable to understand the transformations that contemporary times go through. In others, on the contrary, they say that he is suffocated by classroom pressures and that, for different causes, undermine his authority. There are ideologies that counteract the figure of the traditional teacher by relating him to the Military Dictatorship of 64. However, even with a democratic curriculum and constant didactic-methodological concern, the learning indices of basic education since Redemocratization are not satisfactory. Occasionally, isolated private or state schools appear, which have good results, and when you look at them in detail you find that there is an explicit or tacit rejection of many of the ideas advocated by progressive education. Therefore, the aim of this paper is to analyze the role of the teacher and the traditional school in the context of the current democratic society.Keywords: Traditional teacher. Public school. Progressive education. Democracy.Profesor tradicional: entre las ideologías de derecha y de izquierdaRESUMENEn el sistema educativo brasileño, la figura del profesor está controvertida. En algunos casos, nos acusan de autoritario, sin preparo para lidiar con las nuevas tecnologías o incapaz de comprender las transformaciones por las cuales la contemporaneidad pasa. En otros, al contrario, dicen que está sofocado por las presiones del aula y que, por diferentes causas, disminuyen su autoridad. Hay ideologías que combaten la figura del profesor tradicional relacionándolo con la Dictadura Militar del 64. Pero, mismo con un currículo democrático y constante preocupación didáctico-metodológica, los índices de aprendizaje de la educación básica, desde la Redemocratización, no son satisfactorios. De vez en cuando, aparecen escuelas aisladas, privadas o estatales, que presentan buenos resultados, y cuando se las analiza detalladamente, se nota que hay rechazo, explícito o tácito, de muchas ideas preconizadas por la educación progresista. Por esta razón, el objetivo de este artículo es analizar el papel del profesor tradicional y de la escuela estatal en el contexto de la sociedad democrática actual.Palabras clave: Profesor tradicional. Escuela pública. Educación progresista. Democracia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14957
10.18764/2358-4319.v13n2p293-314
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14957
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v13n2p293-314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14957/7937
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.13, n.2, maio/ago.2020; p.293-314
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321562808320