Uma nova sociologia em defesa das crianças e suas infâncias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6963 |
Resumo: | O artigo se apresenta como uma revisão de literatura da teoria sociológica tida como clássica, buscando estabelecer relações e destacar as contribuições dos principais fundamentos sociológicos à consolidação do campo da Sociologia da Infância, como novo paradigma teórico que têm as crianças e a infância como foco de seus estudos e atuação profissional. Sem a pretensão de se constituir como um estado da arte, faz-se um desvelamento das primeiras delimitações do novo campo teórico, ao passo que se exerce a reflexividade sociológica inspirada em Bourdieu, mas percorrendo outros sociólogos.Palavras-chave: Sociologia da Infância; Sociologia da Educação; Educação InfantilA new sociology in defense of children and their childhoodsABSTRACTThe article presents a literature review of the classical sociological theory, seeking to establish relationships and highlight the contributions of the main sociological foundations to the consolidation of the field of Sociology of Childhood as a new theoretical paradigm that children and childhood are the focus of its studies and professional performance. Without intending to be a state of art, we unveil the first delimitations of the new theoretical field, while the sociological reflexivity inspired by Bourdieu is exercised, but using other sociologists equally important for the present reflection.Keywords: Sociology of Childhood; Sociology of Education; Early Children Education.Una nueva sociología en defensa de los niños y sus infanciasRESUMENEl artículo se presenta como una revisión de la literatura de la teoria sociológica clásica, buscando establecer relaciones y poner de relieve las contribuciones de los principales fundamentos sociológicos para la consolidación del campo de la sociología de la infancia como un nuevo paradigma teórico que tienen los niños y la infancia como el foco de su estudios y desempeño profesional. Sin la pretensión de constituirse como un estado de la técnica, se trata de una presentación de los primeros límites del nuevo campo teórico, mientras lleva a cabo la reflexividad sociológica inspirado por Bourdieu, pero utilizando otros sociólogos de igual importancia a esta refl exión.Palabras clave: Sociología de la Infancia; Sociología de la Educación; Educación infantil |
id |
UFMA-3_6d45d1fcfa48a3bc95afc6f972d03035 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6963 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma nova sociologia em defesa das crianças e suas infânciasSociologia da InfânciaSociologia da EducaçãoEducação InfantilO artigo se apresenta como uma revisão de literatura da teoria sociológica tida como clássica, buscando estabelecer relações e destacar as contribuições dos principais fundamentos sociológicos à consolidação do campo da Sociologia da Infância, como novo paradigma teórico que têm as crianças e a infância como foco de seus estudos e atuação profissional. Sem a pretensão de se constituir como um estado da arte, faz-se um desvelamento das primeiras delimitações do novo campo teórico, ao passo que se exerce a reflexividade sociológica inspirada em Bourdieu, mas percorrendo outros sociólogos.Palavras-chave: Sociologia da Infância; Sociologia da Educação; Educação InfantilA new sociology in defense of children and their childhoodsABSTRACTThe article presents a literature review of the classical sociological theory, seeking to establish relationships and highlight the contributions of the main sociological foundations to the consolidation of the field of Sociology of Childhood as a new theoretical paradigm that children and childhood are the focus of its studies and professional performance. Without intending to be a state of art, we unveil the first delimitations of the new theoretical field, while the sociological reflexivity inspired by Bourdieu is exercised, but using other sociologists equally important for the present reflection.Keywords: Sociology of Childhood; Sociology of Education; Early Children Education.Una nueva sociología en defensa de los niños y sus infanciasRESUMENEl artículo se presenta como una revisión de la literatura de la teoria sociológica clásica, buscando establecer relaciones y poner de relieve las contribuciones de los principales fundamentos sociológicos para la consolidación del campo de la sociología de la infancia como un nuevo paradigma teórico que tienen los niños y la infancia como el foco de su estudios y desempeño profesional. Sin la pretensión de constituirse como un estado de la técnica, se trata de una presentación de los primeros límites del nuevo campo teórico, mientras lleva a cabo la reflexividad sociológica inspirado por Bourdieu, pero utilizando otros sociólogos de igual importancia a esta refl exión.Palabras clave: Sociología de la Infancia; Sociología de la Educación; Educación infantilUniversidade Federal do Maranhão2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/696310.18764/2358-4319.v10n1p125-149Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 1, jan./abr. 2017; p.125-1492358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6963/4391Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCanavieira, Fabiana Oliveira2017-07-31T21:23:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6963Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-07-31T21:23:05Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma nova sociologia em defesa das crianças e suas infâncias |
title |
Uma nova sociologia em defesa das crianças e suas infâncias |
spellingShingle |
Uma nova sociologia em defesa das crianças e suas infâncias Canavieira, Fabiana Oliveira Sociologia da Infância Sociologia da Educação Educação Infantil |
title_short |
Uma nova sociologia em defesa das crianças e suas infâncias |
title_full |
Uma nova sociologia em defesa das crianças e suas infâncias |
title_fullStr |
Uma nova sociologia em defesa das crianças e suas infâncias |
title_full_unstemmed |
Uma nova sociologia em defesa das crianças e suas infâncias |
title_sort |
Uma nova sociologia em defesa das crianças e suas infâncias |
author |
Canavieira, Fabiana Oliveira |
author_facet |
Canavieira, Fabiana Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canavieira, Fabiana Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da Infância Sociologia da Educação Educação Infantil |
topic |
Sociologia da Infância Sociologia da Educação Educação Infantil |
description |
O artigo se apresenta como uma revisão de literatura da teoria sociológica tida como clássica, buscando estabelecer relações e destacar as contribuições dos principais fundamentos sociológicos à consolidação do campo da Sociologia da Infância, como novo paradigma teórico que têm as crianças e a infância como foco de seus estudos e atuação profissional. Sem a pretensão de se constituir como um estado da arte, faz-se um desvelamento das primeiras delimitações do novo campo teórico, ao passo que se exerce a reflexividade sociológica inspirada em Bourdieu, mas percorrendo outros sociólogos.Palavras-chave: Sociologia da Infância; Sociologia da Educação; Educação InfantilA new sociology in defense of children and their childhoodsABSTRACTThe article presents a literature review of the classical sociological theory, seeking to establish relationships and highlight the contributions of the main sociological foundations to the consolidation of the field of Sociology of Childhood as a new theoretical paradigm that children and childhood are the focus of its studies and professional performance. Without intending to be a state of art, we unveil the first delimitations of the new theoretical field, while the sociological reflexivity inspired by Bourdieu is exercised, but using other sociologists equally important for the present reflection.Keywords: Sociology of Childhood; Sociology of Education; Early Children Education.Una nueva sociología en defensa de los niños y sus infanciasRESUMENEl artículo se presenta como una revisión de la literatura de la teoria sociológica clásica, buscando establecer relaciones y poner de relieve las contribuciones de los principales fundamentos sociológicos para la consolidación del campo de la sociología de la infancia como un nuevo paradigma teórico que tienen los niños y la infancia como el foco de su estudios y desempeño profesional. Sin la pretensión de constituirse como un estado de la técnica, se trata de una presentación de los primeros límites del nuevo campo teórico, mientras lleva a cabo la reflexividad sociológica inspirado por Bourdieu, pero utilizando otros sociólogos de igual importancia a esta refl exión.Palabras clave: Sociología de la Infancia; Sociología de la Educación; Educación infantil |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6963 10.18764/2358-4319.v10n1p125-149 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6963 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v10n1p125-149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6963/4391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 1, jan./abr. 2017; p.125-149 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711320522620928 |