Desdobramentos da relação entre gestão escolar e família dos educandos: uma metanálise de estudos publicados entre 2009 e 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Valdirene Eliane Bailon
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de, Barreto, Maria de Lourdes Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17243
Resumo: Neste artigo, realizamos uma metanálise da produção científica acerca das relações estabelecidas entre gestão escolar e famílias dos educandos no âmbito educacional. Para tanto, utilizamos a base de dados da Web Of Science como fonte para a coleta de informações. Foram catalogados, no período entre 2009 e 2019, 40 artigos relacionados ao tema, os quais foram avaliados por meio do software VOSViewer e da análise de conteúdo. Como resultados, assinalamos a baixa interação da temática entre os autores pesquisados, uma vez que existem discrepâncias de pensamento sobre o processo de gestão escolar e sobre a relação institucional com a família. Nesse sentido, observamos que muitas ações são regidas pelos profissionais gestores, que são os profissionais capazes de executar um modelo de educação transformadora da realidade em que atuam, sobretudo no que diz respeito à participação familiar nesse processo de transformação. Contudo, com base nos dados levantados, notamos que a relação gestão escolar e família de educandos não se conectam devido à monopolização da administração escolar, que por sua vez impede uma gestão compartilhada e participativa na escola.Palavras-chave: Gestão Escolar. Família e Escola.  Metanálise.Developments in the relationship between school management and the educational family: a metanalysis of studies published between 2009 and 2019ABSTRACT In this article, we conducted a meta-analysis of scientific production about the relationships established between school management and the students' families in the educational field. For this, we used the Web Of Science database as a source for collecting information. Between 2009 and 2019, 40 articles related to the topic were cataloged, which were evaluated using the VOSViewer software and content analysis. As a result, we point out the low interaction of the theme among the researched authors, since there are discrepancies in thinking about the school management process and about the institutional relationship with the family. In this sense, we observe that many actions are governed by professional managers, who are professionals capable of implementing a model of education that changes the reality in which they work, especially with regard to family participation in this transformation process. However, based on the data collected, we note that the relationship between school management and the family of students does not connect due to the monopolization of school administration, which in turn prevents shared and participative management at school.Keywords: School Management. Family and School. Metanalysis. Avances en la relación entre la gestión escolar y la familia educativa: metanálisis de estudios publicados entre 2009 y 2019RESUMENEn este artículo realizamos un metaanálisis de producción científica sobre las relaciones que se establecen entre la gestión escolar y las familias de los estudiantes en el ámbito educativo. Para eso, usamos la base de datos de Web Of Science como fuente para recopilar información. Entre 2009 y 2019 se catalogaron 40 artículos relacionados con el tema, los cuales fueron evaluados mediante el software VOSViewer y análisis de contenido. Como resultado, señalamos la baja interacción del tema entre los autores investigados, ya que existen discrepancias en el pensamiento sobre el proceso de gestión escolar y sobre la relación institucional con la familia. En este sentido, observamos que muchas acciones están regidas por gestores profesionales, quienes son profesionales capaces de implementar un modelo de educación que cambie la realidad en la que trabajan, especialmente en lo que respecta a la participación familiar en este proceso de transformación. Sin embargo, a partir de los datos recogidos, observamos que la relación entre la gestión escolar y la familia de los alumnos no se conecta debido a la monopolización de la gestión escolar, que a su vez impide la gestión compartida y participativa en la escuela.Palabras clave: Gestión Escolar. Familia y Escuela. Metaanálisis.
id UFMA-3_7215bdfeaff60716846ab956863e09aa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17243
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Desdobramentos da relação entre gestão escolar e família dos educandos: uma metanálise de estudos publicados entre 2009 e 2019Gestão Escolar. Família e Escola. Metanálise.Neste artigo, realizamos uma metanálise da produção científica acerca das relações estabelecidas entre gestão escolar e famílias dos educandos no âmbito educacional. Para tanto, utilizamos a base de dados da Web Of Science como fonte para a coleta de informações. Foram catalogados, no período entre 2009 e 2019, 40 artigos relacionados ao tema, os quais foram avaliados por meio do software VOSViewer e da análise de conteúdo. Como resultados, assinalamos a baixa interação da temática entre os autores pesquisados, uma vez que existem discrepâncias de pensamento sobre o processo de gestão escolar e sobre a relação institucional com a família. Nesse sentido, observamos que muitas ações são regidas pelos profissionais gestores, que são os profissionais capazes de executar um modelo de educação transformadora da realidade em que atuam, sobretudo no que diz respeito à participação familiar nesse processo de transformação. Contudo, com base nos dados levantados, notamos que a relação gestão escolar e família de educandos não se conectam devido à monopolização da administração escolar, que por sua vez impede uma gestão compartilhada e participativa na escola.Palavras-chave: Gestão Escolar. Família e Escola.  Metanálise.Developments in the relationship between school management and the educational family: a metanalysis of studies published between 2009 and 2019ABSTRACT In this article, we conducted a meta-analysis of scientific production about the relationships established between school management and the students' families in the educational field. For this, we used the Web Of Science database as a source for collecting information. Between 2009 and 2019, 40 articles related to the topic were cataloged, which were evaluated using the VOSViewer software and content analysis. As a result, we point out the low interaction of the theme among the researched authors, since there are discrepancies in thinking about the school management process and about the institutional relationship with the family. In this sense, we observe that many actions are governed by professional managers, who are professionals capable of implementing a model of education that changes the reality in which they work, especially with regard to family participation in this transformation process. However, based on the data collected, we note that the relationship between school management and the family of students does not connect due to the monopolization of school administration, which in turn prevents shared and participative management at school.Keywords: School Management. Family and School. Metanalysis. Avances en la relación entre la gestión escolar y la familia educativa: metanálisis de estudios publicados entre 2009 y 2019RESUMENEn este artículo realizamos un metaanálisis de producción científica sobre las relaciones que se establecen entre la gestión escolar y las familias de los estudiantes en el ámbito educativo. Para eso, usamos la base de datos de Web Of Science como fuente para recopilar información. Entre 2009 y 2019 se catalogaron 40 artículos relacionados con el tema, los cuales fueron evaluados mediante el software VOSViewer y análisis de contenido. Como resultado, señalamos la baja interacción del tema entre los autores investigados, ya que existen discrepancias en el pensamiento sobre el proceso de gestión escolar y sobre la relación institucional con la familia. En este sentido, observamos que muchas acciones están regidas por gestores profesionales, quienes son profesionales capaces de implementar un modelo de educación que cambie la realidad en la que trabajan, especialmente en lo que respecta a la participación familiar en este proceso de transformación. Sin embargo, a partir de los datos recogidos, observamos que la relación entre la gestión escolar y la familia de los alumnos no se conecta debido a la monopolización de la gestión escolar, que a su vez impide la gestión compartida y participativa en la escuela.Palabras clave: Gestión Escolar. Familia y Escuela. Metaanálisis.Universidade Federal do Maranhão2021-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1724310.18764/2358-4319.v14n2p558-578Revista Educação e Emancipação; v.14, n.2, maio/ago. 2021; p.558-5782358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17243/9327Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Valdirene Eliane BailonMello, Rita Márcia Andrade Vaz deBarreto, Maria de Lourdes Mattos2021-07-17T16:54:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17243Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2021-07-17T16:54:54Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desdobramentos da relação entre gestão escolar e família dos educandos: uma metanálise de estudos publicados entre 2009 e 2019
title Desdobramentos da relação entre gestão escolar e família dos educandos: uma metanálise de estudos publicados entre 2009 e 2019
spellingShingle Desdobramentos da relação entre gestão escolar e família dos educandos: uma metanálise de estudos publicados entre 2009 e 2019
Souza, Valdirene Eliane Bailon
Gestão Escolar. Família e Escola. Metanálise.
title_short Desdobramentos da relação entre gestão escolar e família dos educandos: uma metanálise de estudos publicados entre 2009 e 2019
title_full Desdobramentos da relação entre gestão escolar e família dos educandos: uma metanálise de estudos publicados entre 2009 e 2019
title_fullStr Desdobramentos da relação entre gestão escolar e família dos educandos: uma metanálise de estudos publicados entre 2009 e 2019
title_full_unstemmed Desdobramentos da relação entre gestão escolar e família dos educandos: uma metanálise de estudos publicados entre 2009 e 2019
title_sort Desdobramentos da relação entre gestão escolar e família dos educandos: uma metanálise de estudos publicados entre 2009 e 2019
author Souza, Valdirene Eliane Bailon
author_facet Souza, Valdirene Eliane Bailon
Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de
Barreto, Maria de Lourdes Mattos
author_role author
author2 Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de
Barreto, Maria de Lourdes Mattos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Valdirene Eliane Bailon
Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de
Barreto, Maria de Lourdes Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Escolar. Família e Escola. Metanálise.
topic Gestão Escolar. Família e Escola. Metanálise.
description Neste artigo, realizamos uma metanálise da produção científica acerca das relações estabelecidas entre gestão escolar e famílias dos educandos no âmbito educacional. Para tanto, utilizamos a base de dados da Web Of Science como fonte para a coleta de informações. Foram catalogados, no período entre 2009 e 2019, 40 artigos relacionados ao tema, os quais foram avaliados por meio do software VOSViewer e da análise de conteúdo. Como resultados, assinalamos a baixa interação da temática entre os autores pesquisados, uma vez que existem discrepâncias de pensamento sobre o processo de gestão escolar e sobre a relação institucional com a família. Nesse sentido, observamos que muitas ações são regidas pelos profissionais gestores, que são os profissionais capazes de executar um modelo de educação transformadora da realidade em que atuam, sobretudo no que diz respeito à participação familiar nesse processo de transformação. Contudo, com base nos dados levantados, notamos que a relação gestão escolar e família de educandos não se conectam devido à monopolização da administração escolar, que por sua vez impede uma gestão compartilhada e participativa na escola.Palavras-chave: Gestão Escolar. Família e Escola.  Metanálise.Developments in the relationship between school management and the educational family: a metanalysis of studies published between 2009 and 2019ABSTRACT In this article, we conducted a meta-analysis of scientific production about the relationships established between school management and the students' families in the educational field. For this, we used the Web Of Science database as a source for collecting information. Between 2009 and 2019, 40 articles related to the topic were cataloged, which were evaluated using the VOSViewer software and content analysis. As a result, we point out the low interaction of the theme among the researched authors, since there are discrepancies in thinking about the school management process and about the institutional relationship with the family. In this sense, we observe that many actions are governed by professional managers, who are professionals capable of implementing a model of education that changes the reality in which they work, especially with regard to family participation in this transformation process. However, based on the data collected, we note that the relationship between school management and the family of students does not connect due to the monopolization of school administration, which in turn prevents shared and participative management at school.Keywords: School Management. Family and School. Metanalysis. Avances en la relación entre la gestión escolar y la familia educativa: metanálisis de estudios publicados entre 2009 y 2019RESUMENEn este artículo realizamos un metaanálisis de producción científica sobre las relaciones que se establecen entre la gestión escolar y las familias de los estudiantes en el ámbito educativo. Para eso, usamos la base de datos de Web Of Science como fuente para recopilar información. Entre 2009 y 2019 se catalogaron 40 artículos relacionados con el tema, los cuales fueron evaluados mediante el software VOSViewer y análisis de contenido. Como resultado, señalamos la baja interacción del tema entre los autores investigados, ya que existen discrepancias en el pensamiento sobre el proceso de gestión escolar y sobre la relación institucional con la familia. En este sentido, observamos que muchas acciones están regidas por gestores profesionales, quienes son profesionales capaces de implementar un modelo de educación que cambie la realidad en la que trabajan, especialmente en lo que respecta a la participación familiar en este proceso de transformación. Sin embargo, a partir de los datos recogidos, observamos que la relación entre la gestión escolar y la familia de los alumnos no se conecta debido a la monopolización de la gestión escolar, que a su vez impide la gestión compartida y participativa en la escuela.Palabras clave: Gestión Escolar. Familia y Escuela. Metaanálisis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17243
10.18764/2358-4319.v14n2p558-578
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17243
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v14n2p558-578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17243/9327
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.14, n.2, maio/ago. 2021; p.558-578
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321752600576