O COTIDIANO DOS (AS) PROFESSORES (AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL E A POSSIBILIDADE DA PRÁXIS EDUCATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locatelli, Arinalda Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3249
Resumo: A pesquisa O cotidiano dos(as) professores(as) do ensino fundamental e a possibilidade da práxis no processo de formação continuada teve como principal objetivo analisar o cotidiano dos(as) professores(as) do ensino fundamental buscando sua relação com a práxis a partir do processo de formação continuada, realizada pelo Estado do Tocantins, no município de Tocantinópolis, no período de 2005 a 2007. Para tanto se fez inicialmente um resgate, numa perspectivahistórica mais ampla das políticas educacionais implementadas a partir de 1990, pontuando as diretrizes e ações que marcaram esta década. Procurando-se afunilar um pouco mais o foco, traçou-se ainda, um breve panorama das políticas de formação docente no Brasil, para em seguida discutir-se as interferências no cotidiano docente a partir dos novos rumos no campo educacional. Um segundo passo fundamental foi a adoção de uma abordagem mais específica a respeito das categorias: cotidiano e práxis, articulandose estas duas categorias com as discussões sobre a possibilidade deautoconsciência do sujeito. Por fim, fez-se uma ontextualização da escola (campo de pesquisa) sob os aspectos históricos e pedagógicos, destacando-se a formação continuada em Tocantinópolis no período de 2005 a 2007, seguida de uma caracterização dos sujeitos da pesquisa. Na sequência, analisamos os elementos constitutivos do cotidiano das professoras e o delineamento atual da formação continuada no referido município. Constata-se que é possível dizer que há uma relação de cotidiano e práxis na formação continuadavivida pelas professoras da Escola Cristo Rei, mesmo que ainda não nos termos plenos do que esta relação significaria com base numa leitura mais dialética. Por isso, para se atingir este significado mais amplo, é de fundamental importância a defesa de uma formação continuada que realmente estabeleça uma continuidade na Revista Educação e Emancipação, São Luís/ MA, v.5, n.2, jul/dez. 2012 251 construção de conhecimentos necessários à reflexão crítica e de superação das condições alienantes do trabalho docente.Plavras-chave: Cotidianao. Formação continuada. Políticas deformação docente.
id UFMA-3_848b4041d050457e52ee5adac6a6d1e6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3249
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling O COTIDIANO DOS (AS) PROFESSORES (AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL E A POSSIBILIDADE DA PRÁXIS EDUCATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADACotidianaoFormação continuadaPolíticas de formação docente.A pesquisa O cotidiano dos(as) professores(as) do ensino fundamental e a possibilidade da práxis no processo de formação continuada teve como principal objetivo analisar o cotidiano dos(as) professores(as) do ensino fundamental buscando sua relação com a práxis a partir do processo de formação continuada, realizada pelo Estado do Tocantins, no município de Tocantinópolis, no período de 2005 a 2007. Para tanto se fez inicialmente um resgate, numa perspectivahistórica mais ampla das políticas educacionais implementadas a partir de 1990, pontuando as diretrizes e ações que marcaram esta década. Procurando-se afunilar um pouco mais o foco, traçou-se ainda, um breve panorama das políticas de formação docente no Brasil, para em seguida discutir-se as interferências no cotidiano docente a partir dos novos rumos no campo educacional. Um segundo passo fundamental foi a adoção de uma abordagem mais específica a respeito das categorias: cotidiano e práxis, articulandose estas duas categorias com as discussões sobre a possibilidade deautoconsciência do sujeito. Por fim, fez-se uma ontextualização da escola (campo de pesquisa) sob os aspectos históricos e pedagógicos, destacando-se a formação continuada em Tocantinópolis no período de 2005 a 2007, seguida de uma caracterização dos sujeitos da pesquisa. Na sequência, analisamos os elementos constitutivos do cotidiano das professoras e o delineamento atual da formação continuada no referido município. Constata-se que é possível dizer que há uma relação de cotidiano e práxis na formação continuadavivida pelas professoras da Escola Cristo Rei, mesmo que ainda não nos termos plenos do que esta relação significaria com base numa leitura mais dialética. Por isso, para se atingir este significado mais amplo, é de fundamental importância a defesa de uma formação continuada que realmente estabeleça uma continuidade na Revista Educação e Emancipação, São Luís/ MA, v.5, n.2, jul/dez. 2012 251 construção de conhecimentos necessários à reflexão crítica e de superação das condições alienantes do trabalho docente.Plavras-chave: Cotidianao. Formação continuada. Políticas deformação docente.Universidade Federal do Maranhão2015-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3249Revista Educação e Emancipação; v.5, n.2, jul./dez. 2012; 248-2492358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3249/2673Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLocatelli, Arinalda Silva2017-12-19T14:54:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3249Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-12-19T14:54:23Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O COTIDIANO DOS (AS) PROFESSORES (AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL E A POSSIBILIDADE DA PRÁXIS EDUCATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
title O COTIDIANO DOS (AS) PROFESSORES (AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL E A POSSIBILIDADE DA PRÁXIS EDUCATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
spellingShingle O COTIDIANO DOS (AS) PROFESSORES (AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL E A POSSIBILIDADE DA PRÁXIS EDUCATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Locatelli, Arinalda Silva
Cotidianao
Formação continuada
Políticas de formação docente.
title_short O COTIDIANO DOS (AS) PROFESSORES (AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL E A POSSIBILIDADE DA PRÁXIS EDUCATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
title_full O COTIDIANO DOS (AS) PROFESSORES (AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL E A POSSIBILIDADE DA PRÁXIS EDUCATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
title_fullStr O COTIDIANO DOS (AS) PROFESSORES (AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL E A POSSIBILIDADE DA PRÁXIS EDUCATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
title_full_unstemmed O COTIDIANO DOS (AS) PROFESSORES (AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL E A POSSIBILIDADE DA PRÁXIS EDUCATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
title_sort O COTIDIANO DOS (AS) PROFESSORES (AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL E A POSSIBILIDADE DA PRÁXIS EDUCATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
author Locatelli, Arinalda Silva
author_facet Locatelli, Arinalda Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Locatelli, Arinalda Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidianao
Formação continuada
Políticas de formação docente.
topic Cotidianao
Formação continuada
Políticas de formação docente.
description A pesquisa O cotidiano dos(as) professores(as) do ensino fundamental e a possibilidade da práxis no processo de formação continuada teve como principal objetivo analisar o cotidiano dos(as) professores(as) do ensino fundamental buscando sua relação com a práxis a partir do processo de formação continuada, realizada pelo Estado do Tocantins, no município de Tocantinópolis, no período de 2005 a 2007. Para tanto se fez inicialmente um resgate, numa perspectivahistórica mais ampla das políticas educacionais implementadas a partir de 1990, pontuando as diretrizes e ações que marcaram esta década. Procurando-se afunilar um pouco mais o foco, traçou-se ainda, um breve panorama das políticas de formação docente no Brasil, para em seguida discutir-se as interferências no cotidiano docente a partir dos novos rumos no campo educacional. Um segundo passo fundamental foi a adoção de uma abordagem mais específica a respeito das categorias: cotidiano e práxis, articulandose estas duas categorias com as discussões sobre a possibilidade deautoconsciência do sujeito. Por fim, fez-se uma ontextualização da escola (campo de pesquisa) sob os aspectos históricos e pedagógicos, destacando-se a formação continuada em Tocantinópolis no período de 2005 a 2007, seguida de uma caracterização dos sujeitos da pesquisa. Na sequência, analisamos os elementos constitutivos do cotidiano das professoras e o delineamento atual da formação continuada no referido município. Constata-se que é possível dizer que há uma relação de cotidiano e práxis na formação continuadavivida pelas professoras da Escola Cristo Rei, mesmo que ainda não nos termos plenos do que esta relação significaria com base numa leitura mais dialética. Por isso, para se atingir este significado mais amplo, é de fundamental importância a defesa de uma formação continuada que realmente estabeleça uma continuidade na Revista Educação e Emancipação, São Luís/ MA, v.5, n.2, jul/dez. 2012 251 construção de conhecimentos necessários à reflexão crítica e de superação das condições alienantes do trabalho docente.Plavras-chave: Cotidianao. Formação continuada. Políticas deformação docente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3249
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3249/2673
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.5, n.2, jul./dez. 2012; 248-249
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711319558979584