O COTIDIANO DOS (AS) PROFESSORES (AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL E A POSSIBILIDADE DA PRÁXIS EDUCATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3249 |
Resumo: | A pesquisa O cotidiano dos(as) professores(as) do ensino fundamental e a possibilidade da práxis no processo de formação continuada teve como principal objetivo analisar o cotidiano dos(as) professores(as) do ensino fundamental buscando sua relação com a práxis a partir do processo de formação continuada, realizada pelo Estado do Tocantins, no município de Tocantinópolis, no período de 2005 a 2007. Para tanto se fez inicialmente um resgate, numa perspectivahistórica mais ampla das políticas educacionais implementadas a partir de 1990, pontuando as diretrizes e ações que marcaram esta década. Procurando-se afunilar um pouco mais o foco, traçou-se ainda, um breve panorama das políticas de formação docente no Brasil, para em seguida discutir-se as interferências no cotidiano docente a partir dos novos rumos no campo educacional. Um segundo passo fundamental foi a adoção de uma abordagem mais específica a respeito das categorias: cotidiano e práxis, articulandose estas duas categorias com as discussões sobre a possibilidade deautoconsciência do sujeito. Por fim, fez-se uma ontextualização da escola (campo de pesquisa) sob os aspectos históricos e pedagógicos, destacando-se a formação continuada em Tocantinópolis no período de 2005 a 2007, seguida de uma caracterização dos sujeitos da pesquisa. Na sequência, analisamos os elementos constitutivos do cotidiano das professoras e o delineamento atual da formação continuada no referido município. Constata-se que é possível dizer que há uma relação de cotidiano e práxis na formação continuadavivida pelas professoras da Escola Cristo Rei, mesmo que ainda não nos termos plenos do que esta relação significaria com base numa leitura mais dialética. Por isso, para se atingir este significado mais amplo, é de fundamental importância a defesa de uma formação continuada que realmente estabeleça uma continuidade na Revista Educação e Emancipação, São Luís/ MA, v.5, n.2, jul/dez. 2012 251 construção de conhecimentos necessários à reflexão crítica e de superação das condições alienantes do trabalho docente.Plavras-chave: Cotidianao. Formação continuada. Políticas deformação docente. |
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