A Educação de Jovens e Adultos para adolescentes em conflito com a lei: a educação escolar na socioeducação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Nilvane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Nayara de Souza, Correia, Janiely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18192
Resumo: O escopo do presente estudo é identificar as articulações realizadas no campo da socioeducação para a efetivação da educação escolar, especialmente, no que se refere ao tipo de modalidade de ensino adotada pelas instituições que executam as medidas socioeducativas. As discussões aqui propostas são geradas a partir da busca do entendimento de três fios articuladores: a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a socioeducação e a interseção entre estes dois. Para tanto, abordaremos a educação na socioeducação, a escolarização dos adolescentes privados de liberdade ao nível de Brasil e, principalmente, em nível estadual, com enfoque no Amazonas, e a escolha da EJA nesses contextos. Ademais, ao longo da discussão observaremos a incompatibilidade entre as idades de atendimento no sistema socioeducativo e na EJA e, ainda, a inexistência de critérios de avaliação no processo de seleção de profissionais, que levem em consideração o perfil, a formação e qualificação específicos para atuarem diante das particularidades desse público e do espaço em questão. Afinal, a educação sistemática e assistemática, formal ou não formal, se constitui como fator preponderante no processo de socioeducação.Palavras-chave: Sistema socioeducativo; Educação escolar; Educação de Jovens e Adultos (EJA).Youth and Adult Education for adolescents in conflict with the law: school education in socioeducationABSTRACTThe scope of this study is to identify the articulations made in the field of socioeducation for the implementation of school education, especially regarding the type of education modality adopted by the institutions that carry out the socioeducational measures. The discussions proposed here are generated from the search for the understanding of three connecting threads: Youth and Adult Education (YAE), socioeducation, and the intersection between these two. To do so, we will address education in socioeducation, the schooling of adolescents deprived of their freedom in Brazil, and especially in the state of Amazonas, and the choice of Youth and Adult Education (EJA) in these contexts. Moreover, throughout the discussion, we will observe the incompatibility between the ages of attendance in the socioeducational system and in the EJA, also, the inexistence of evaluation criteria in the process of selection of professionals, that take into consideration the profile, the specific training and qualification to act before the particularities of this public, and of the space in question. After all, systematic and non-systematic education, formal or non-formal, constitutes a preponderant factor in the process of socio-education.Keywords: Socio-Educational system; School education; Youth and Adult Education (YAE).Educación de Jóvenes y Adultos para adolescentes en conflicto con la ley: la educación escolar en la socioeducaciónRESUMENEl objetivo de este estudio es identificar las articulaciones realizadas en el ámbito de la socioeducación para la eficacia de la educación escolar, especialmente en lo que respecta al tipo de modalidad educativa adoptada por las instituciones que llevan a cabo las medidas socioeducativas. Las discusiones aquí propuestas se generan a partir de la búsqueda de la comprensión de tres hilos conductores: la Educación de Jóvenes y Adultos (EPJA), la socioeducación y la intersección entre ambas. Para ello, se abordará la educación en la socioeducación, la escolarización de los adolescentes privados de libertad en Brasil, y especialmente a nivel estatal con un enfoque en Amazonas, y la elección de la EJA) en estos contextos. Además, a lo largo de la discusión, observaremos la incompatibilidad entre las edades de atención en el sistema socioeducativo y en la EJA y también la ausencia de criterios de evaluación en el proceso de selección de profesionales, que tengan en cuenta el perfil, la formación específica y la cualificación para actuar ante las particularidades de este público, y el espacio en cuestión. Al fin y al cabo, la educación sistemática y no sistemática, formal o no formal, se constituye como un factor preponderante en el proceso de socioeducación.  Palabras clave: Sistema socioeducativo; Educación escolar. Educación de Jóvenes y Adultos (EPJA).
id UFMA-3_860d5118f2cf285c85670418815407ae
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18192
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling A Educação de Jovens e Adultos para adolescentes em conflito com a lei: a educação escolar na socioeducaçãoSistema socioeducativoEducação escolarEducação de Jovens e Adultos (EJA)O escopo do presente estudo é identificar as articulações realizadas no campo da socioeducação para a efetivação da educação escolar, especialmente, no que se refere ao tipo de modalidade de ensino adotada pelas instituições que executam as medidas socioeducativas. As discussões aqui propostas são geradas a partir da busca do entendimento de três fios articuladores: a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a socioeducação e a interseção entre estes dois. Para tanto, abordaremos a educação na socioeducação, a escolarização dos adolescentes privados de liberdade ao nível de Brasil e, principalmente, em nível estadual, com enfoque no Amazonas, e a escolha da EJA nesses contextos. Ademais, ao longo da discussão observaremos a incompatibilidade entre as idades de atendimento no sistema socioeducativo e na EJA e, ainda, a inexistência de critérios de avaliação no processo de seleção de profissionais, que levem em consideração o perfil, a formação e qualificação específicos para atuarem diante das particularidades desse público e do espaço em questão. Afinal, a educação sistemática e assistemática, formal ou não formal, se constitui como fator preponderante no processo de socioeducação.Palavras-chave: Sistema socioeducativo; Educação escolar; Educação de Jovens e Adultos (EJA).Youth and Adult Education for adolescents in conflict with the law: school education in socioeducationABSTRACTThe scope of this study is to identify the articulations made in the field of socioeducation for the implementation of school education, especially regarding the type of education modality adopted by the institutions that carry out the socioeducational measures. The discussions proposed here are generated from the search for the understanding of three connecting threads: Youth and Adult Education (YAE), socioeducation, and the intersection between these two. To do so, we will address education in socioeducation, the schooling of adolescents deprived of their freedom in Brazil, and especially in the state of Amazonas, and the choice of Youth and Adult Education (EJA) in these contexts. Moreover, throughout the discussion, we will observe the incompatibility between the ages of attendance in the socioeducational system and in the EJA, also, the inexistence of evaluation criteria in the process of selection of professionals, that take into consideration the profile, the specific training and qualification to act before the particularities of this public, and of the space in question. After all, systematic and non-systematic education, formal or non-formal, constitutes a preponderant factor in the process of socio-education.Keywords: Socio-Educational system; School education; Youth and Adult Education (YAE).Educación de Jóvenes y Adultos para adolescentes en conflicto con la ley: la educación escolar en la socioeducaciónRESUMENEl objetivo de este estudio es identificar las articulaciones realizadas en el ámbito de la socioeducación para la eficacia de la educación escolar, especialmente en lo que respecta al tipo de modalidad educativa adoptada por las instituciones que llevan a cabo las medidas socioeducativas. Las discusiones aquí propuestas se generan a partir de la búsqueda de la comprensión de tres hilos conductores: la Educación de Jóvenes y Adultos (EPJA), la socioeducación y la intersección entre ambas. Para ello, se abordará la educación en la socioeducación, la escolarización de los adolescentes privados de libertad en Brasil, y especialmente a nivel estatal con un enfoque en Amazonas, y la elección de la EJA) en estos contextos. Además, a lo largo de la discusión, observaremos la incompatibilidad entre las edades de atención en el sistema socioeducativo y en la EJA y también la ausencia de criterios de evaluación en el proceso de selección de profesionales, que tengan en cuenta el perfil, la formación específica y la cualificación para actuar ante las particularidades de este público, y el espacio en cuestión. Al fin y al cabo, la educación sistemática y no sistemática, formal o no formal, se constituye como un factor preponderante en el proceso de socioeducación.  Palabras clave: Sistema socioeducativo; Educación escolar. Educación de Jóvenes y Adultos (EPJA).Universidade Federal do Maranhão2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1819210.18764/2358-4319.v14n3p279-302Revista Educação e Emancipação; v.14, n.3, DOSSIÊ TEMÁTICO, set./dez. 2021; p.279-3022358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18192/9799Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Maria NilvaneCosta, Nayara de SouzaCorreia, Janiely2021-12-29T12:32:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18192Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2021-12-29T12:32:22Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação de Jovens e Adultos para adolescentes em conflito com a lei: a educação escolar na socioeducação
title A Educação de Jovens e Adultos para adolescentes em conflito com a lei: a educação escolar na socioeducação
spellingShingle A Educação de Jovens e Adultos para adolescentes em conflito com a lei: a educação escolar na socioeducação
Fernandes, Maria Nilvane
Sistema socioeducativo
Educação escolar
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_short A Educação de Jovens e Adultos para adolescentes em conflito com a lei: a educação escolar na socioeducação
title_full A Educação de Jovens e Adultos para adolescentes em conflito com a lei: a educação escolar na socioeducação
title_fullStr A Educação de Jovens e Adultos para adolescentes em conflito com a lei: a educação escolar na socioeducação
title_full_unstemmed A Educação de Jovens e Adultos para adolescentes em conflito com a lei: a educação escolar na socioeducação
title_sort A Educação de Jovens e Adultos para adolescentes em conflito com a lei: a educação escolar na socioeducação
author Fernandes, Maria Nilvane
author_facet Fernandes, Maria Nilvane
Costa, Nayara de Souza
Correia, Janiely
author_role author
author2 Costa, Nayara de Souza
Correia, Janiely
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria Nilvane
Costa, Nayara de Souza
Correia, Janiely
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema socioeducativo
Educação escolar
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
topic Sistema socioeducativo
Educação escolar
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
description O escopo do presente estudo é identificar as articulações realizadas no campo da socioeducação para a efetivação da educação escolar, especialmente, no que se refere ao tipo de modalidade de ensino adotada pelas instituições que executam as medidas socioeducativas. As discussões aqui propostas são geradas a partir da busca do entendimento de três fios articuladores: a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a socioeducação e a interseção entre estes dois. Para tanto, abordaremos a educação na socioeducação, a escolarização dos adolescentes privados de liberdade ao nível de Brasil e, principalmente, em nível estadual, com enfoque no Amazonas, e a escolha da EJA nesses contextos. Ademais, ao longo da discussão observaremos a incompatibilidade entre as idades de atendimento no sistema socioeducativo e na EJA e, ainda, a inexistência de critérios de avaliação no processo de seleção de profissionais, que levem em consideração o perfil, a formação e qualificação específicos para atuarem diante das particularidades desse público e do espaço em questão. Afinal, a educação sistemática e assistemática, formal ou não formal, se constitui como fator preponderante no processo de socioeducação.Palavras-chave: Sistema socioeducativo; Educação escolar; Educação de Jovens e Adultos (EJA).Youth and Adult Education for adolescents in conflict with the law: school education in socioeducationABSTRACTThe scope of this study is to identify the articulations made in the field of socioeducation for the implementation of school education, especially regarding the type of education modality adopted by the institutions that carry out the socioeducational measures. The discussions proposed here are generated from the search for the understanding of three connecting threads: Youth and Adult Education (YAE), socioeducation, and the intersection between these two. To do so, we will address education in socioeducation, the schooling of adolescents deprived of their freedom in Brazil, and especially in the state of Amazonas, and the choice of Youth and Adult Education (EJA) in these contexts. Moreover, throughout the discussion, we will observe the incompatibility between the ages of attendance in the socioeducational system and in the EJA, also, the inexistence of evaluation criteria in the process of selection of professionals, that take into consideration the profile, the specific training and qualification to act before the particularities of this public, and of the space in question. After all, systematic and non-systematic education, formal or non-formal, constitutes a preponderant factor in the process of socio-education.Keywords: Socio-Educational system; School education; Youth and Adult Education (YAE).Educación de Jóvenes y Adultos para adolescentes en conflicto con la ley: la educación escolar en la socioeducaciónRESUMENEl objetivo de este estudio es identificar las articulaciones realizadas en el ámbito de la socioeducación para la eficacia de la educación escolar, especialmente en lo que respecta al tipo de modalidad educativa adoptada por las instituciones que llevan a cabo las medidas socioeducativas. Las discusiones aquí propuestas se generan a partir de la búsqueda de la comprensión de tres hilos conductores: la Educación de Jóvenes y Adultos (EPJA), la socioeducación y la intersección entre ambas. Para ello, se abordará la educación en la socioeducación, la escolarización de los adolescentes privados de libertad en Brasil, y especialmente a nivel estatal con un enfoque en Amazonas, y la elección de la EJA) en estos contextos. Además, a lo largo de la discusión, observaremos la incompatibilidad entre las edades de atención en el sistema socioeducativo y en la EJA y también la ausencia de criterios de evaluación en el proceso de selección de profesionales, que tengan en cuenta el perfil, la formación específica y la cualificación para actuar ante las particularidades de este público, y el espacio en cuestión. Al fin y al cabo, la educación sistemática y no sistemática, formal o no formal, se constituye como un factor preponderante en el proceso de socioeducación.  Palabras clave: Sistema socioeducativo; Educación escolar. Educación de Jóvenes y Adultos (EPJA).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18192
10.18764/2358-4319.v14n3p279-302
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18192
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v14n3p279-302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18192/9799
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.14, n.3, DOSSIÊ TEMÁTICO, set./dez. 2021; p.279-302
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321803980800