As áreas da educação e de ensino na Capes: identidade, tensões e diálogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Maria Iório
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Therrien, Jacques, Farias, Isabel Maria Sabino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6974
Resumo: Este artigo pretende problematizar alguns dos pressupostos epistemológicos e educacionais fundantes das áreas de Educação e de Ensino, no âmbito da pós-graduação, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), analisando também alguns aspectos históricos e contextuais que propiciaram a emergência da Área de Ensino na Grande Área Multidisciplinar e sua expansão na criação de programas e de investimentos fi nanceiros na pós-graduação. Ao longo do texto, discute-se, ainda, sobre o papel das áreas de Educação e de Ensino nos processos formativos de profi ssionais para a Educação Básica, enfatizando tensões que Provoca(ra)m distanciamentos, e possibilidades de diálogos no cenário atual entre as áreas de Educação e de Ensino na pós-graduação brasileira.Palavras-Chave: Pós-Graduação; Área de Educação; Área de Ensino; CAPES.The areas of education and teaching at CAPES: identity, tensions and dialoguesABSTRACTThis article intends to problematize some of the epistemological and educational assumptions found in the areas of Education and Teaching, in the scope of postgraduate studies, in the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), also analyzing some historical and contextual aspects that provided the emergency of the Area of Education in the Multidisciplinary Area and its expansion in the creation of programs and fi nancial investments in the postgraduate. Throughout the text, it is also discussed the role of the areas of Education and Teaching in the formative processes of professionals for Basic Education, emphasizing tensions that cause distances, and possibilities of dialogues in the current scenario between the Education in the Brazilian postgraduate course.Keywords: Postgraduate; Education Area; Teaching Area; CAPES.Las áreas de educación y enseñanza en las CAPES: identidad, tensiones y diálogosRESUMENEste artículo pretende problematizar algunos de los supuestos epistemológicos y educativos fundantes de las áreas de Educación y de Enseñanza, en el ámbito del postgrado, en la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES), analizando también algunos aspectos históricos y contextuales que propiciaron la emergencia Del Área de Enseñanza en el Gran Área Multidisciplinar y su expansión en la creación de programas e inversiones fi nancieras en el posgrado. A lo largo del texto, se discute, además, sobre el papel de las áreas de Educación y de Enseñanza en los procesos formativos de profesionales para la Educación Básica, enfatizando tensiones que provoca(ra)m distanciamientos, y posibilidades de diálogos en el escenario actual entre las regiones Las áreas de Educación y de Enseñanza en el postgrado brasileño.Palabras clave: Postgrado; Área de Educación; Área de Enseñanza; CAPES.
id UFMA-3_93c6689241f2515a0b63408a0e44053f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6974
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling As áreas da educação e de ensino na Capes: identidade, tensões e diálogosPós-GraduaçãoÁrea de EducaçãoÁrea de EnsinoCAPES.Este artigo pretende problematizar alguns dos pressupostos epistemológicos e educacionais fundantes das áreas de Educação e de Ensino, no âmbito da pós-graduação, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), analisando também alguns aspectos históricos e contextuais que propiciaram a emergência da Área de Ensino na Grande Área Multidisciplinar e sua expansão na criação de programas e de investimentos fi nanceiros na pós-graduação. Ao longo do texto, discute-se, ainda, sobre o papel das áreas de Educação e de Ensino nos processos formativos de profi ssionais para a Educação Básica, enfatizando tensões que Provoca(ra)m distanciamentos, e possibilidades de diálogos no cenário atual entre as áreas de Educação e de Ensino na pós-graduação brasileira.Palavras-Chave: Pós-Graduação; Área de Educação; Área de Ensino; CAPES.The areas of education and teaching at CAPES: identity, tensions and dialoguesABSTRACTThis article intends to problematize some of the epistemological and educational assumptions found in the areas of Education and Teaching, in the scope of postgraduate studies, in the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), also analyzing some historical and contextual aspects that provided the emergency of the Area of Education in the Multidisciplinary Area and its expansion in the creation of programs and fi nancial investments in the postgraduate. Throughout the text, it is also discussed the role of the areas of Education and Teaching in the formative processes of professionals for Basic Education, emphasizing tensions that cause distances, and possibilities of dialogues in the current scenario between the Education in the Brazilian postgraduate course.Keywords: Postgraduate; Education Area; Teaching Area; CAPES.Las áreas de educación y enseñanza en las CAPES: identidad, tensiones y diálogosRESUMENEste artículo pretende problematizar algunos de los supuestos epistemológicos y educativos fundantes de las áreas de Educación y de Enseñanza, en el ámbito del postgrado, en la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES), analizando también algunos aspectos históricos y contextuales que propiciaron la emergencia Del Área de Enseñanza en el Gran Área Multidisciplinar y su expansión en la creación de programas e inversiones fi nancieras en el posgrado. A lo largo del texto, se discute, además, sobre el papel de las áreas de Educación y de Enseñanza en los procesos formativos de profesionales para la Educación Básica, enfatizando tensiones que provoca(ra)m distanciamientos, y posibilidades de diálogos en el escenario actual entre las regiones Las áreas de Educación y de Enseñanza en el postgrado brasileño.Palabras clave: Postgrado; Área de Educación; Área de Enseñanza; CAPES.Universidade Federal do Maranhão2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/697410.18764/2358-4319.v10n1p34-57Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 1, jan./abr. 2017; p.34-572358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6974/4395Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Ana Maria IórioTherrien, JacquesFarias, Isabel Maria Sabino de2017-07-31T21:23:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6974Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-07-31T21:23:05Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv As áreas da educação e de ensino na Capes: identidade, tensões e diálogos
title As áreas da educação e de ensino na Capes: identidade, tensões e diálogos
spellingShingle As áreas da educação e de ensino na Capes: identidade, tensões e diálogos
Dias, Ana Maria Iório
Pós-Graduação
Área de Educação
Área de Ensino
CAPES.
title_short As áreas da educação e de ensino na Capes: identidade, tensões e diálogos
title_full As áreas da educação e de ensino na Capes: identidade, tensões e diálogos
title_fullStr As áreas da educação e de ensino na Capes: identidade, tensões e diálogos
title_full_unstemmed As áreas da educação e de ensino na Capes: identidade, tensões e diálogos
title_sort As áreas da educação e de ensino na Capes: identidade, tensões e diálogos
author Dias, Ana Maria Iório
author_facet Dias, Ana Maria Iório
Therrien, Jacques
Farias, Isabel Maria Sabino de
author_role author
author2 Therrien, Jacques
Farias, Isabel Maria Sabino de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ana Maria Iório
Therrien, Jacques
Farias, Isabel Maria Sabino de
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-Graduação
Área de Educação
Área de Ensino
CAPES.
topic Pós-Graduação
Área de Educação
Área de Ensino
CAPES.
description Este artigo pretende problematizar alguns dos pressupostos epistemológicos e educacionais fundantes das áreas de Educação e de Ensino, no âmbito da pós-graduação, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), analisando também alguns aspectos históricos e contextuais que propiciaram a emergência da Área de Ensino na Grande Área Multidisciplinar e sua expansão na criação de programas e de investimentos fi nanceiros na pós-graduação. Ao longo do texto, discute-se, ainda, sobre o papel das áreas de Educação e de Ensino nos processos formativos de profi ssionais para a Educação Básica, enfatizando tensões que Provoca(ra)m distanciamentos, e possibilidades de diálogos no cenário atual entre as áreas de Educação e de Ensino na pós-graduação brasileira.Palavras-Chave: Pós-Graduação; Área de Educação; Área de Ensino; CAPES.The areas of education and teaching at CAPES: identity, tensions and dialoguesABSTRACTThis article intends to problematize some of the epistemological and educational assumptions found in the areas of Education and Teaching, in the scope of postgraduate studies, in the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), also analyzing some historical and contextual aspects that provided the emergency of the Area of Education in the Multidisciplinary Area and its expansion in the creation of programs and fi nancial investments in the postgraduate. Throughout the text, it is also discussed the role of the areas of Education and Teaching in the formative processes of professionals for Basic Education, emphasizing tensions that cause distances, and possibilities of dialogues in the current scenario between the Education in the Brazilian postgraduate course.Keywords: Postgraduate; Education Area; Teaching Area; CAPES.Las áreas de educación y enseñanza en las CAPES: identidad, tensiones y diálogosRESUMENEste artículo pretende problematizar algunos de los supuestos epistemológicos y educativos fundantes de las áreas de Educación y de Enseñanza, en el ámbito del postgrado, en la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES), analizando también algunos aspectos históricos y contextuales que propiciaron la emergencia Del Área de Enseñanza en el Gran Área Multidisciplinar y su expansión en la creación de programas e inversiones fi nancieras en el posgrado. A lo largo del texto, se discute, además, sobre el papel de las áreas de Educación y de Enseñanza en los procesos formativos de profesionales para la Educación Básica, enfatizando tensiones que provoca(ra)m distanciamientos, y posibilidades de diálogos en el escenario actual entre las regiones Las áreas de Educación y de Enseñanza en el postgrado brasileño.Palabras clave: Postgrado; Área de Educación; Área de Enseñanza; CAPES.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6974
10.18764/2358-4319.v10n1p34-57
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6974
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v10n1p34-57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6974/4395
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 1, jan./abr. 2017; p.34-57
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320524718080