O Karatê na Educação em Tempo Integral: diálogos com a Pedagogia Pós-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Potulski, Alexsandra Aline
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Jacondino, Eduardo Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11485
Resumo: O presente artigo traz reflexões sobre a prática da arte marcial Karatê na educação em tempo integral, interligando aspectos relacionados à pedagogia pós-crítica, influenciada pelo pós-estruturalismo. O objetivo do trabalho é, portanto, conceituar os três temas abordados: karatê, educação em tempo integral e pedagogia pós-crítica. A metodologia que dá sustentação ao trabalho é o pós-estruturalismo. O questionamento a ser aclarado durante o trabalho é: De que modo a educação em tempo integral por meio da prática do Karatê compreende um olhar sobre o cuidado de si, do sujeito educacional, a ser lida pela pedagogia pós-crítica? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, efetuada por meio de referencial teórico. Como resultado de pesquisa demonstrou-se que a educação em tempo integral abre outras  possibilidades para repensar a formação humana, mais abrangente, que para além de conhecimentos cognitivos, possibilita, por exemplo, a prática da arte marcial, atividades em que o sujeito é o protagonista de sua busca pelo conhecimento e se vê como responsável pelas escolhas diante da vida. Palavras-chave: Karatê. Educação. Pedagogia pós-crítica.Karate in Full-time Education: Dialogues with Post-Critic PedagogyABSTRACTThis article presents reflections about the practice of Karate martial art in full-time education, interconnecting aspects related to post-critical pedagogy, influenced by post-structuralism. The objective of the work is, therefore, to conceptualize the three themes addressed: karate, full-time education and post-critical pedagogy. The methodology that gives support to the work is post-structuralism. The question to be clarified during the work is: How does full-time education, through the practice of karate, include a look at the self-care of the educational subject to be read by post-critical pedagogy? It is a bibliographical research carried out by means of theoretical reference.Keywords: Karate. Education. Post-Critical Pedagogy.El Kárate en la Educación en Tiempo Integral: diálogos con la Pedagogía Post-críticaRESUMENEl presente artículo aporta reflexiones de la práctica del arte marcial Kárate en la educación en tiempo integral, interconectando aspectos relacionados con la pedagogía post crítica, influida por el post-estructuralismo. El objetivo del trabajo es, por lo tanto, conceptuar los tres temas abordados: Kárate, educación en tiempo integral y pedagogía post crítica. La metodología que orienta el trabajo es el post-estructuralismo.  La cuestión a ser respondida durante el trabajo es: ¿De qué modo la educación en tiempo integral por medio de la práctica del kárate comprende una mirada sobre el cuidado de sí, del sujeto educacional, a ser estudiada por la pedagogía pos crítica? Es una investigación bibliográfica desarrollada por el referencial teórico. Como resultado de investigación fue demostrado que la educación en tiempo integral abre posibilidades otras para repensar la formación humana, más amplia, que más allá de conocimientos cognitivos, posibilite, como ejemplo de la práctica del arte marcial, actividades en que el sujeto sea el protagonista de su busca por el conocimiento y se vea como responsable por las elecciones  de la vida.Palabras clave: Karatê. Educación. Pedagogía Pos-crítica. 
id UFMA-3_98c0969252e522c8e552f12c077bae59
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11485
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling O Karatê na Educação em Tempo Integral: diálogos com a Pedagogia Pós-críticaKaratê. Educação. Pedagogia pós-crítica.O presente artigo traz reflexões sobre a prática da arte marcial Karatê na educação em tempo integral, interligando aspectos relacionados à pedagogia pós-crítica, influenciada pelo pós-estruturalismo. O objetivo do trabalho é, portanto, conceituar os três temas abordados: karatê, educação em tempo integral e pedagogia pós-crítica. A metodologia que dá sustentação ao trabalho é o pós-estruturalismo. O questionamento a ser aclarado durante o trabalho é: De que modo a educação em tempo integral por meio da prática do Karatê compreende um olhar sobre o cuidado de si, do sujeito educacional, a ser lida pela pedagogia pós-crítica? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, efetuada por meio de referencial teórico. Como resultado de pesquisa demonstrou-se que a educação em tempo integral abre outras  possibilidades para repensar a formação humana, mais abrangente, que para além de conhecimentos cognitivos, possibilita, por exemplo, a prática da arte marcial, atividades em que o sujeito é o protagonista de sua busca pelo conhecimento e se vê como responsável pelas escolhas diante da vida. Palavras-chave: Karatê. Educação. Pedagogia pós-crítica.Karate in Full-time Education: Dialogues with Post-Critic PedagogyABSTRACTThis article presents reflections about the practice of Karate martial art in full-time education, interconnecting aspects related to post-critical pedagogy, influenced by post-structuralism. The objective of the work is, therefore, to conceptualize the three themes addressed: karate, full-time education and post-critical pedagogy. The methodology that gives support to the work is post-structuralism. The question to be clarified during the work is: How does full-time education, through the practice of karate, include a look at the self-care of the educational subject to be read by post-critical pedagogy? It is a bibliographical research carried out by means of theoretical reference.Keywords: Karate. Education. Post-Critical Pedagogy.El Kárate en la Educación en Tiempo Integral: diálogos con la Pedagogía Post-críticaRESUMENEl presente artículo aporta reflexiones de la práctica del arte marcial Kárate en la educación en tiempo integral, interconectando aspectos relacionados con la pedagogía post crítica, influida por el post-estructuralismo. El objetivo del trabajo es, por lo tanto, conceptuar los tres temas abordados: Kárate, educación en tiempo integral y pedagogía post crítica. La metodología que orienta el trabajo es el post-estructuralismo.  La cuestión a ser respondida durante el trabajo es: ¿De qué modo la educación en tiempo integral por medio de la práctica del kárate comprende una mirada sobre el cuidado de sí, del sujeto educacional, a ser estudiada por la pedagogía pos crítica? Es una investigación bibliográfica desarrollada por el referencial teórico. Como resultado de investigación fue demostrado que la educación en tiempo integral abre posibilidades otras para repensar la formación humana, más amplia, que más allá de conocimientos cognitivos, posibilite, como ejemplo de la práctica del arte marcial, actividades en que el sujeto sea el protagonista de su busca por el conocimiento y se vea como responsable por las elecciones  de la vida.Palabras clave: Karatê. Educación. Pedagogía Pos-crítica. Universidade Federal do Maranhão2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1148510.18764/2358-4319.v12n2p145-160Revista Educação e Emancipação; v.12, n.2, maio/ago.2019; p. 145-1602358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11485/6524Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPotulski, Alexsandra AlineJacondino, Eduardo Nunes2019-11-12T04:17:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11485Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-11-12T04:17:25Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Karatê na Educação em Tempo Integral: diálogos com a Pedagogia Pós-crítica
title O Karatê na Educação em Tempo Integral: diálogos com a Pedagogia Pós-crítica
spellingShingle O Karatê na Educação em Tempo Integral: diálogos com a Pedagogia Pós-crítica
Potulski, Alexsandra Aline
Karatê. Educação. Pedagogia pós-crítica.
title_short O Karatê na Educação em Tempo Integral: diálogos com a Pedagogia Pós-crítica
title_full O Karatê na Educação em Tempo Integral: diálogos com a Pedagogia Pós-crítica
title_fullStr O Karatê na Educação em Tempo Integral: diálogos com a Pedagogia Pós-crítica
title_full_unstemmed O Karatê na Educação em Tempo Integral: diálogos com a Pedagogia Pós-crítica
title_sort O Karatê na Educação em Tempo Integral: diálogos com a Pedagogia Pós-crítica
author Potulski, Alexsandra Aline
author_facet Potulski, Alexsandra Aline
Jacondino, Eduardo Nunes
author_role author
author2 Jacondino, Eduardo Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Potulski, Alexsandra Aline
Jacondino, Eduardo Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Karatê. Educação. Pedagogia pós-crítica.
topic Karatê. Educação. Pedagogia pós-crítica.
description O presente artigo traz reflexões sobre a prática da arte marcial Karatê na educação em tempo integral, interligando aspectos relacionados à pedagogia pós-crítica, influenciada pelo pós-estruturalismo. O objetivo do trabalho é, portanto, conceituar os três temas abordados: karatê, educação em tempo integral e pedagogia pós-crítica. A metodologia que dá sustentação ao trabalho é o pós-estruturalismo. O questionamento a ser aclarado durante o trabalho é: De que modo a educação em tempo integral por meio da prática do Karatê compreende um olhar sobre o cuidado de si, do sujeito educacional, a ser lida pela pedagogia pós-crítica? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, efetuada por meio de referencial teórico. Como resultado de pesquisa demonstrou-se que a educação em tempo integral abre outras  possibilidades para repensar a formação humana, mais abrangente, que para além de conhecimentos cognitivos, possibilita, por exemplo, a prática da arte marcial, atividades em que o sujeito é o protagonista de sua busca pelo conhecimento e se vê como responsável pelas escolhas diante da vida. Palavras-chave: Karatê. Educação. Pedagogia pós-crítica.Karate in Full-time Education: Dialogues with Post-Critic PedagogyABSTRACTThis article presents reflections about the practice of Karate martial art in full-time education, interconnecting aspects related to post-critical pedagogy, influenced by post-structuralism. The objective of the work is, therefore, to conceptualize the three themes addressed: karate, full-time education and post-critical pedagogy. The methodology that gives support to the work is post-structuralism. The question to be clarified during the work is: How does full-time education, through the practice of karate, include a look at the self-care of the educational subject to be read by post-critical pedagogy? It is a bibliographical research carried out by means of theoretical reference.Keywords: Karate. Education. Post-Critical Pedagogy.El Kárate en la Educación en Tiempo Integral: diálogos con la Pedagogía Post-críticaRESUMENEl presente artículo aporta reflexiones de la práctica del arte marcial Kárate en la educación en tiempo integral, interconectando aspectos relacionados con la pedagogía post crítica, influida por el post-estructuralismo. El objetivo del trabajo es, por lo tanto, conceptuar los tres temas abordados: Kárate, educación en tiempo integral y pedagogía post crítica. La metodología que orienta el trabajo es el post-estructuralismo.  La cuestión a ser respondida durante el trabajo es: ¿De qué modo la educación en tiempo integral por medio de la práctica del kárate comprende una mirada sobre el cuidado de sí, del sujeto educacional, a ser estudiada por la pedagogía pos crítica? Es una investigación bibliográfica desarrollada por el referencial teórico. Como resultado de investigación fue demostrado que la educación en tiempo integral abre posibilidades otras para repensar la formación humana, más amplia, que más allá de conocimientos cognitivos, posibilite, como ejemplo de la práctica del arte marcial, actividades en que el sujeto sea el protagonista de su busca por el conocimiento y se vea como responsable por las elecciones  de la vida.Palabras clave: Karatê. Educación. Pedagogía Pos-crítica. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11485
10.18764/2358-4319.v12n2p145-160
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11485
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v12n2p145-160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11485/6524
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.12, n.2, maio/ago.2019; p. 145-160
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321128697856