Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5357 |
Resumo: | ResumoO presente trabalho tem por objetivo discutir a questão da inclusão escolar de alunos com deficiência mental, enfatizando-se a problemática de todas as mudanças necessárias para que se efetive este paradigma no contextoeducacional. Tem um enfoque teórico. Inicia-se com a preocupação de conceituar deficiência mental e tecer comentários acerca do seu diagnóstico, classificação e etiologia. Discute-se a questão da educação de pessoas comdeficiência mental ao longo da História e prossegue-se ao estudo da inclusão escolar , procurando relacioná-la com o conceito de integração. Enumeramse as barreiras que impedem a sua efetivação e discorre-se também sobreos principais benefícios advindos da inclusão escolar de alunos com deficiência mental. Conclui-se , admitindo que o sistema educacional deve reestruturar-se, visando a aceitação plena e educacional dos alunos com deficiência mental.Palavras chave: Deficiência Mental. Inclusão Escolar.AbstractThe present paper aims to discuss the question of the school inclusion of students with mental deficience, when it is emphasized the matter of all necessary changes is order it can be reality as to that paradigm in our educational context. It has a theorical approach. It begins with the interestof establishimg mental deficience and it characterizes the diagnose, classification and etiology of it. It discussed the question of education of people with mental deficience along the History and goes through to the study of school inclusion. It also tries to relate it to concept of integration. It fills the barriers which hinder its efectivations and also talks about the main beneficts wich come from the school inclusion of students with mental deficience . It finishes that the school systens must structure itself aiming to accept fully and educationally those students with mental deficience.Keywords: Mental deficience. School inclusion. |
id |
UFMA-3_98f36af6d4df7992274057bbd8e92b75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5357 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escolaDeficiência MentalInclusão Escolar.ResumoO presente trabalho tem por objetivo discutir a questão da inclusão escolar de alunos com deficiência mental, enfatizando-se a problemática de todas as mudanças necessárias para que se efetive este paradigma no contextoeducacional. Tem um enfoque teórico. Inicia-se com a preocupação de conceituar deficiência mental e tecer comentários acerca do seu diagnóstico, classificação e etiologia. Discute-se a questão da educação de pessoas comdeficiência mental ao longo da História e prossegue-se ao estudo da inclusão escolar , procurando relacioná-la com o conceito de integração. Enumeramse as barreiras que impedem a sua efetivação e discorre-se também sobreos principais benefícios advindos da inclusão escolar de alunos com deficiência mental. Conclui-se , admitindo que o sistema educacional deve reestruturar-se, visando a aceitação plena e educacional dos alunos com deficiência mental.Palavras chave: Deficiência Mental. Inclusão Escolar.AbstractThe present paper aims to discuss the question of the school inclusion of students with mental deficience, when it is emphasized the matter of all necessary changes is order it can be reality as to that paradigm in our educational context. It has a theorical approach. It begins with the interestof establishimg mental deficience and it characterizes the diagnose, classification and etiology of it. It discussed the question of education of people with mental deficience along the History and goes through to the study of school inclusion. It also tries to relate it to concept of integration. It fills the barriers which hinder its efectivations and also talks about the main beneficts wich come from the school inclusion of students with mental deficience . It finishes that the school systens must structure itself aiming to accept fully and educationally those students with mental deficience.Keywords: Mental deficience. School inclusion.Universidade Federal do Maranhão2016-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5357Revista Educação e Emancipação; v.5, n.1, jan./jun. 2012; p. 76-922358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5357/3249Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Zinole Helena MartinsSilva, Silvana Maria Moura da2017-06-25T06:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5357Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:19:57Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola |
title |
Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola |
spellingShingle |
Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola Leite, Zinole Helena Martins Deficiência Mental Inclusão Escolar. |
title_short |
Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola |
title_full |
Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola |
title_fullStr |
Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola |
title_sort |
Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola |
author |
Leite, Zinole Helena Martins |
author_facet |
Leite, Zinole Helena Martins Silva, Silvana Maria Moura da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Silvana Maria Moura da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Zinole Helena Martins Silva, Silvana Maria Moura da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência Mental Inclusão Escolar. |
topic |
Deficiência Mental Inclusão Escolar. |
description |
ResumoO presente trabalho tem por objetivo discutir a questão da inclusão escolar de alunos com deficiência mental, enfatizando-se a problemática de todas as mudanças necessárias para que se efetive este paradigma no contextoeducacional. Tem um enfoque teórico. Inicia-se com a preocupação de conceituar deficiência mental e tecer comentários acerca do seu diagnóstico, classificação e etiologia. Discute-se a questão da educação de pessoas comdeficiência mental ao longo da História e prossegue-se ao estudo da inclusão escolar , procurando relacioná-la com o conceito de integração. Enumeramse as barreiras que impedem a sua efetivação e discorre-se também sobreos principais benefícios advindos da inclusão escolar de alunos com deficiência mental. Conclui-se , admitindo que o sistema educacional deve reestruturar-se, visando a aceitação plena e educacional dos alunos com deficiência mental.Palavras chave: Deficiência Mental. Inclusão Escolar.AbstractThe present paper aims to discuss the question of the school inclusion of students with mental deficience, when it is emphasized the matter of all necessary changes is order it can be reality as to that paradigm in our educational context. It has a theorical approach. It begins with the interestof establishimg mental deficience and it characterizes the diagnose, classification and etiology of it. It discussed the question of education of people with mental deficience along the History and goes through to the study of school inclusion. It also tries to relate it to concept of integration. It fills the barriers which hinder its efectivations and also talks about the main beneficts wich come from the school inclusion of students with mental deficience . It finishes that the school systens must structure itself aiming to accept fully and educationally those students with mental deficience.Keywords: Mental deficience. School inclusion. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5357 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5357/3249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.5, n.1, jan./jun. 2012; p. 76-92 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711320134647808 |