Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Zinole Helena Martins
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Silvana Maria Moura da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5357
Resumo: ResumoO presente trabalho tem por objetivo discutir a questão da inclusão escolar de alunos com deficiência mental, enfatizando-se a problemática de todas as mudanças necessárias para que se efetive este paradigma no contextoeducacional. Tem um enfoque teórico. Inicia-se com a preocupação de conceituar deficiência mental e tecer comentários acerca do seu diagnóstico, classificação e etiologia. Discute-se a questão da educação de pessoas comdeficiência mental ao longo da História e prossegue-se ao estudo da inclusão escolar , procurando relacioná-la com o conceito de integração. Enumeramse as barreiras que impedem a sua efetivação e discorre-se também sobreos principais benefícios advindos da inclusão escolar de alunos com deficiência mental. Conclui-se , admitindo que o sistema educacional deve reestruturar-se, visando a aceitação plena e educacional dos alunos com deficiência mental.Palavras chave: Deficiência Mental. Inclusão Escolar.AbstractThe present paper aims to discuss the question of the school inclusion of students with mental deficience, when it is emphasized the matter of all necessary changes is order it can be reality as to that paradigm in our educational context. It has a theorical approach. It begins with the interestof establishimg mental deficience and it characterizes the diagnose, classification and etiology of it. It discussed the question of education of people with mental deficience along the History and goes through to the study of school inclusion. It also tries to relate it to concept of integration. It fills the barriers which hinder its efectivations and also talks about the main beneficts wich come from the school inclusion of students with mental deficience . It finishes that the school systens must structure itself aiming to accept fully and educationally those students with mental deficience.Keywords: Mental deficience. School inclusion.
id UFMA-3_98f36af6d4df7992274057bbd8e92b75
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5357
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escolaDeficiência MentalInclusão Escolar.ResumoO presente trabalho tem por objetivo discutir a questão da inclusão escolar de alunos com deficiência mental, enfatizando-se a problemática de todas as mudanças necessárias para que se efetive este paradigma no contextoeducacional. Tem um enfoque teórico. Inicia-se com a preocupação de conceituar deficiência mental e tecer comentários acerca do seu diagnóstico, classificação e etiologia. Discute-se a questão da educação de pessoas comdeficiência mental ao longo da História e prossegue-se ao estudo da inclusão escolar , procurando relacioná-la com o conceito de integração. Enumeramse as barreiras que impedem a sua efetivação e discorre-se também sobreos principais benefícios advindos da inclusão escolar de alunos com deficiência mental. Conclui-se , admitindo que o sistema educacional deve reestruturar-se, visando a aceitação plena e educacional dos alunos com deficiência mental.Palavras chave: Deficiência Mental. Inclusão Escolar.AbstractThe present paper aims to discuss the question of the school inclusion of students with mental deficience, when it is emphasized the matter of all necessary changes is order it can be reality as to that paradigm in our educational context. It has a theorical approach. It begins with the interestof establishimg mental deficience and it characterizes the diagnose, classification and etiology of it. It discussed the question of education of people with mental deficience along the History and goes through to the study of school inclusion. It also tries to relate it to concept of integration. It fills the barriers which hinder its efectivations and also talks about the main beneficts wich come from the school inclusion of students with mental deficience . It finishes that the school systens must structure itself aiming to accept fully and educationally those students with mental deficience.Keywords: Mental deficience. School inclusion.Universidade Federal do Maranhão2016-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5357Revista Educação e Emancipação; v.5, n.1, jan./jun. 2012; p. 76-922358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5357/3249Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Zinole Helena MartinsSilva, Silvana Maria Moura da2017-06-25T06:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5357Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:19:57Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola
title Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola
spellingShingle Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola
Leite, Zinole Helena Martins
Deficiência Mental
Inclusão Escolar.
title_short Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola
title_full Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola
title_fullStr Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola
title_full_unstemmed Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola
title_sort Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola
author Leite, Zinole Helena Martins
author_facet Leite, Zinole Helena Martins
Silva, Silvana Maria Moura da
author_role author
author2 Silva, Silvana Maria Moura da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Zinole Helena Martins
Silva, Silvana Maria Moura da
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência Mental
Inclusão Escolar.
topic Deficiência Mental
Inclusão Escolar.
description ResumoO presente trabalho tem por objetivo discutir a questão da inclusão escolar de alunos com deficiência mental, enfatizando-se a problemática de todas as mudanças necessárias para que se efetive este paradigma no contextoeducacional. Tem um enfoque teórico. Inicia-se com a preocupação de conceituar deficiência mental e tecer comentários acerca do seu diagnóstico, classificação e etiologia. Discute-se a questão da educação de pessoas comdeficiência mental ao longo da História e prossegue-se ao estudo da inclusão escolar , procurando relacioná-la com o conceito de integração. Enumeramse as barreiras que impedem a sua efetivação e discorre-se também sobreos principais benefícios advindos da inclusão escolar de alunos com deficiência mental. Conclui-se , admitindo que o sistema educacional deve reestruturar-se, visando a aceitação plena e educacional dos alunos com deficiência mental.Palavras chave: Deficiência Mental. Inclusão Escolar.AbstractThe present paper aims to discuss the question of the school inclusion of students with mental deficience, when it is emphasized the matter of all necessary changes is order it can be reality as to that paradigm in our educational context. It has a theorical approach. It begins with the interestof establishimg mental deficience and it characterizes the diagnose, classification and etiology of it. It discussed the question of education of people with mental deficience along the History and goes through to the study of school inclusion. It also tries to relate it to concept of integration. It fills the barriers which hinder its efectivations and also talks about the main beneficts wich come from the school inclusion of students with mental deficience . It finishes that the school systens must structure itself aiming to accept fully and educationally those students with mental deficience.Keywords: Mental deficience. School inclusion.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5357
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5357/3249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.5, n.1, jan./jun. 2012; p. 76-92
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320134647808