Interacciones discursivas en una práctica de educación ambiental: la (des)autorización para participar en debates públicos
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20867 |
Resumo: | Considerando a importância de processos educativos que abordem a questão agrária e os problemas socioambientais, faz-se necessário identificar limites e possibilidades envolvendo tais processos. A partir dessa problemática, buscamos analisar, nos discursos de estudantes, as percepções deles a respeito da atuação diante de questões socioambientais, considerando diferentes papéis sociais. Realizamos atividades envolvendo teatro-ação junto a estudantes da educação básica, em que eram problematizadas situações que abarcam algumas dessas questões. Os discursos que ocorriam foram registrados e analisados tendo como referenciais Fairclough e o círculo de Bakhtin. Encontramos, nos enunciados destacados para este artigo, aspectos da colonização de discursos demarcando relações de poder que limitam a participação em debates públicos envolvendo temas socioambientais. Os resultados apontam para a necessidade de decolonização de discursos e do diálogo de saberes (a argumentação) nos debates públicos em detrimento da hierarquização de conhecimentos e modos de ser no mundo, característica dos processos de colonização. |
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Interacciones discursivas en una práctica de educación ambiental: la (des)autorización para participar en debates públicosDiscursive interactions in an environmental education practice: : the (dis)authorization to participate in public debatesInterações discursivas em uma prática de educação ambiental: a (des)autorização para participação nos debates públicosenvironmental educationdiscoursesdecolonial thinkingeducación ambientaldiscursospensamiento decolonialeducação ambientaldiscursospensamento decolonialConsiderando a importância de processos educativos que abordem a questão agrária e os problemas socioambientais, faz-se necessário identificar limites e possibilidades envolvendo tais processos. A partir dessa problemática, buscamos analisar, nos discursos de estudantes, as percepções deles a respeito da atuação diante de questões socioambientais, considerando diferentes papéis sociais. Realizamos atividades envolvendo teatro-ação junto a estudantes da educação básica, em que eram problematizadas situações que abarcam algumas dessas questões. Os discursos que ocorriam foram registrados e analisados tendo como referenciais Fairclough e o círculo de Bakhtin. Encontramos, nos enunciados destacados para este artigo, aspectos da colonização de discursos demarcando relações de poder que limitam a participação em debates públicos envolvendo temas socioambientais. Os resultados apontam para a necessidade de decolonização de discursos e do diálogo de saberes (a argumentação) nos debates públicos em detrimento da hierarquização de conhecimentos e modos de ser no mundo, característica dos processos de colonização.Considerando la importancia de los procesos educativos que abordan la cuestión agraria y los problemas socioambientales, es necesario identificar los límites y las posibilidades involucrados en dichos procesos. A partir de esta problemática, buscamos analizar las percepciones de los estudiantes sobre la actuación frente a las cuestiones socioambientales, considerando diferentes roles sociales. Realizamos actividades que incluyeron el teatro-acción con estudiantes de educación básica, donde se problematizaron situaciones relacionadas con estas cuestiones. Se registraron y analizaron los discursos que surgieron, utilizando como referencia a Fairclough y al círculo de Bakhtin. En los enunciados destacados para este artículo, se encontraron aspectos de la colonización de discursos que reflejan relaciones de poder que limitan la participación en los debates públicos sobre temas socioambientales. Los resultados apuntan a la necesidad de descolonizar los discursos y promover el diálogo de saberes (la argumentación) en los debates públicos, en lugar de jerarquizar conocimientos y formas de estar en el mundo propias de los procesos de colonización.Considering the significance of educational processes addressing agrarian issues and socio-environmental problems, it is essential to identify the limitations and possibilities associated with such processes. With this in mind, our study aims to analyze students' discourses and their perceptions regarding their involvement in socio-environmental issues, considering diverse social roles. We conducted theater-action activities with students in basic education, where situations encompassing some of these issues were problematized. The emergent discourses were recorded and analyzed using the frameworks of Fairclough and Bakhtin's circle. Within the highlighted statements in this article, we have discovered instances of discursive colonization that delineate power relations, thereby restricting participation in public debates concerning socio-environmental topics. The findings indicate the necessity for the decolonization of discourses and the dialogue of knowledge (argumentation) in public debates, moving away from hierarchizing knowledge and ways of being in the world, which are characteristic of colonization processes.Universidade Federal do Maranhão2023-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2086710.18764/2358-4319v16n2.2023.33Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 2, maio/ago. 2023; 332-3602358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20867/11908Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Fraga, Lisiane Abruzzi deBonotto, Dalva Maria Bianchini 2023-07-13T22:20:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20867Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-07-13T22:20:46Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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