Museus comunitários, educação antirracista e reconhecimento: um diálogo entre Charles Taylor, Axel Honneth e Nilma Lino Gomes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21572 |
Resumo: | O texto a seguir propõe um diálogo entre dois intelectuais da chamada “Teoria do Reconhecimento”, Charles Taylor e Axel Honneth; e a intelectual brasileira Nilma Lino Gomes, cujo campo de atuação e pesquisa problematiza as relações étnico-raciais e de gênero na educação. Esse diálogo teórico visa contribuir com a análise da atuação do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa – um museu comunitário criado no ano de 2012 – no desenvolvimento de ações educativas em bairros periféricos da região metropolitana da capital paraibana. Com isso, a intenção deste artigo é colocar em discussão as possibilidades e os aspectos teóricos da cultura e da identidade no campo da educação antirracista, em espaços de educação não formal, que tratam do patrimônio cultural, sobretudo no que se refere à aproximação com as políticas afirmativas e as esferas do reconhecimento como possibilidades analíticas no campo da educação. |
id |
UFMA-3_a71256eb4902994cbf8073634c9d17b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21572 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Museus comunitários, educação antirracista e reconhecimento: um diálogo entre Charles Taylor, Axel Honneth e Nilma Lino GomesMuseos Comunitarios, Educación Antirracista y Reconocimiento: un diálogo entre Charles Taylor, Axel Honneth y Nilma Lino GomesCommunity museums, anti-racist education and recognition: a dialogue between Charles Taylor, Axel Honneth and Nilma Lino Gomesmuseo comunitarioeducación antirracistareconocimientomuseu comunitárioeducação antirracistareconhecimentocommunity museumanti-racist educationrecognitionO texto a seguir propõe um diálogo entre dois intelectuais da chamada “Teoria do Reconhecimento”, Charles Taylor e Axel Honneth; e a intelectual brasileira Nilma Lino Gomes, cujo campo de atuação e pesquisa problematiza as relações étnico-raciais e de gênero na educação. Esse diálogo teórico visa contribuir com a análise da atuação do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa – um museu comunitário criado no ano de 2012 – no desenvolvimento de ações educativas em bairros periféricos da região metropolitana da capital paraibana. Com isso, a intenção deste artigo é colocar em discussão as possibilidades e os aspectos teóricos da cultura e da identidade no campo da educação antirracista, em espaços de educação não formal, que tratam do patrimônio cultural, sobretudo no que se refere à aproximação com as políticas afirmativas e as esferas do reconhecimento como possibilidades analíticas no campo da educação.Este texto propone un diálogo entre dos intelectuales de la llamada “Teoría del Reconocimiento”, Charles Taylor y Axel Honneth; y la intelectual brasileña Nilma Lino Gomes, cuyo campo de acción e investigación problematiza las relaciones étnico-raciales y de género en la educación. Este diálogo teórico tiene como objetivo contribuir al análisis del trabajo del Museo del Patrimonio Vivo de la ciudad de João Pessoa – un museo comunitario creado en el año 2012 – en el desarrollo de acciones educativas en barrios periféricos de la región metropolitana de la capital de Paraíba. Con eso, la intención de este artículo es discutir las posibilidades y los aspectos teóricos de la cultura y la identidad en el campo de la educación antirracista, en los espacios de educación no formal que se ocupan del patrimonio cultural, especialmente en lo que se refiere a la aproximación con las políticas afirmativas y con las esferas de reconocimiento como posibilidades analíticas, en el campo de la educación.The following text proposes a dialogue between two intellectuals from the so-called “Theory of Recognition”, Charles Taylor and Axel Honneth, and the Brazilian intellectual Nilma Lino Gomes, whose field of activity and research problematize ethnic-racial and gender relations in education. This theoretical dialogue aims to contribute to the analysis of the work of the Patrimônio Vivo Museum from the city of João Pessoa – a community museum created in the year 2012 – in the development of educational actions in peripheral neighborhoods of the metropolitan region of the capital city of Paraíba. This article’s intention is to discuss the possibilities and theoretical aspects of culture and identity in the field of anti-racist education in non-formal education spaces that deal with cultural heritage, especially with regard to the approximation with affirmative policies and the spheres of recognition as analytical possibilities, in the field of education.Universidade Federal do Maranhão2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2157210.18764/2358-4319v16n3.2023.47Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023; 259-2802358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21572/12122Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Flávia Paloma Cabral Costa, Jean Carlo de Carvalho Soares, Swamy de Paula Lima2023-11-20T21:20:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21572Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-11-20T21:20:13Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Museus comunitários, educação antirracista e reconhecimento: um diálogo entre Charles Taylor, Axel Honneth e Nilma Lino Gomes Museos Comunitarios, Educación Antirracista y Reconocimiento: un diálogo entre Charles Taylor, Axel Honneth y Nilma Lino Gomes Community museums, anti-racist education and recognition: a dialogue between Charles Taylor, Axel Honneth and Nilma Lino Gomes |
title |
Museus comunitários, educação antirracista e reconhecimento: um diálogo entre Charles Taylor, Axel Honneth e Nilma Lino Gomes |
spellingShingle |
Museus comunitários, educação antirracista e reconhecimento: um diálogo entre Charles Taylor, Axel Honneth e Nilma Lino Gomes Borba, Flávia Paloma Cabral museo comunitario educación antirracista reconocimiento museu comunitário educação antirracista reconhecimento community museum anti-racist education recognition |
title_short |
Museus comunitários, educação antirracista e reconhecimento: um diálogo entre Charles Taylor, Axel Honneth e Nilma Lino Gomes |
title_full |
Museus comunitários, educação antirracista e reconhecimento: um diálogo entre Charles Taylor, Axel Honneth e Nilma Lino Gomes |
title_fullStr |
Museus comunitários, educação antirracista e reconhecimento: um diálogo entre Charles Taylor, Axel Honneth e Nilma Lino Gomes |
title_full_unstemmed |
Museus comunitários, educação antirracista e reconhecimento: um diálogo entre Charles Taylor, Axel Honneth e Nilma Lino Gomes |
title_sort |
Museus comunitários, educação antirracista e reconhecimento: um diálogo entre Charles Taylor, Axel Honneth e Nilma Lino Gomes |
author |
Borba, Flávia Paloma Cabral |
author_facet |
Borba, Flávia Paloma Cabral Costa, Jean Carlo de Carvalho Soares, Swamy de Paula Lima |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Jean Carlo de Carvalho Soares, Swamy de Paula Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Flávia Paloma Cabral Costa, Jean Carlo de Carvalho Soares, Swamy de Paula Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
museo comunitario educación antirracista reconocimiento museu comunitário educação antirracista reconhecimento community museum anti-racist education recognition |
topic |
museo comunitario educación antirracista reconocimiento museu comunitário educação antirracista reconhecimento community museum anti-racist education recognition |
description |
O texto a seguir propõe um diálogo entre dois intelectuais da chamada “Teoria do Reconhecimento”, Charles Taylor e Axel Honneth; e a intelectual brasileira Nilma Lino Gomes, cujo campo de atuação e pesquisa problematiza as relações étnico-raciais e de gênero na educação. Esse diálogo teórico visa contribuir com a análise da atuação do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa – um museu comunitário criado no ano de 2012 – no desenvolvimento de ações educativas em bairros periféricos da região metropolitana da capital paraibana. Com isso, a intenção deste artigo é colocar em discussão as possibilidades e os aspectos teóricos da cultura e da identidade no campo da educação antirracista, em espaços de educação não formal, que tratam do patrimônio cultural, sobretudo no que se refere à aproximação com as políticas afirmativas e as esferas do reconhecimento como possibilidades analíticas no campo da educação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21572 10.18764/2358-4319v16n3.2023.47 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21572 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v16n3.2023.47 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21572/12122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023; 259-280 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711322491846656 |