Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Díaz-Rodríguez, Félix
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8913
Resumo: O artigo que se apresenta faz uma análise dialética de um fenômeno que atinge toda a atividade humana, quer seja de forma direta ou indireta: o conhecimento. Nesta análise se pretende esclarecer alguns aspectos deste importante fenômeno, assim como sua relação multifuncional, com relação a outros fenômenos psicológicos (cognitivos, afetivos, comportamentais e da personalidade), com sua base biológica (atividade cerebral) e sua relação com o ambiente, fundamentalmente social, em que se desenvolve a pessoa que conhece. Partindo de sua definição, revisa brevemente os aspectos históricos de seu estudo para abordar como se constrói o conhecimento, considerando o substrato subjetivo-objetivo presente nele, sua operacionalização em termos de utilização e, por último, estabelecer correlatos importantes que se relacionam com ele.Palavras-chave: Conhecimento; Verdade; Fonte do conhecimento; Operacionalização.      On the knowledge: a dialectical approachABSTRACTThe article that presents makes a dialectical analysis of a phenomenon that affects a completely human activity either directly or indirectly: knowledge. (Analytical, emotional, behavioral and personal), with its biological basis (brain activity) and its relation to the environment, fundamentally social, in which a person who knows. Based on its definition, briefly reviews its history of its study to address how to build a knowledge about the subjective substrate-objective present in it, its operationalization in terms of use and last, establish important correlates that relate to it.Keywords: Knowledge; Truth; Source of knowledge; Operationalization. Sobre el conocimiento: una aproximación dialécticaRESUMENEl artículo que se presenta, hace un análisis dialéctico de un fenómeno que afecta toda la actividad humana, ya sea de forma directa o indirecta: el conocimiento. En este análisis se pretende aclarar algunos aspectos de este importante fenómeno así como su relación multifuncional, con relación a otros fenómenos psicológicos (cognitivos, afectivos, comportamentales y de la personalidad), con su base biológica (actividad cerebral) y su relación con el ambiente, fundamentalmente social en el que se desarrolla la persona que conoce. A partir de su definición, se revisa brevemente los aspectos históricos de su estudio para abordar cómo se construye el conocimiento considerando el sustrato subjetivo-objetivo presente en él, su operacionalización en términos de utilización y por último, establecer correlatos importantes que se relacionan con él.Palabra clave: Conocimiento; Verdad; Fuente del Conocimiento; Operaciónalización
id UFMA-3_acdfa7b1e8e70ae4b1fc281cef59518e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8913
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Sobre o conhecimento: uma aproximação dialéticaConhecimentoVerdadeFonte do conhecimentoOperacionalização.O artigo que se apresenta faz uma análise dialética de um fenômeno que atinge toda a atividade humana, quer seja de forma direta ou indireta: o conhecimento. Nesta análise se pretende esclarecer alguns aspectos deste importante fenômeno, assim como sua relação multifuncional, com relação a outros fenômenos psicológicos (cognitivos, afetivos, comportamentais e da personalidade), com sua base biológica (atividade cerebral) e sua relação com o ambiente, fundamentalmente social, em que se desenvolve a pessoa que conhece. Partindo de sua definição, revisa brevemente os aspectos históricos de seu estudo para abordar como se constrói o conhecimento, considerando o substrato subjetivo-objetivo presente nele, sua operacionalização em termos de utilização e, por último, estabelecer correlatos importantes que se relacionam com ele.Palavras-chave: Conhecimento; Verdade; Fonte do conhecimento; Operacionalização.      On the knowledge: a dialectical approachABSTRACTThe article that presents makes a dialectical analysis of a phenomenon that affects a completely human activity either directly or indirectly: knowledge. (Analytical, emotional, behavioral and personal), with its biological basis (brain activity) and its relation to the environment, fundamentally social, in which a person who knows. Based on its definition, briefly reviews its history of its study to address how to build a knowledge about the subjective substrate-objective present in it, its operationalization in terms of use and last, establish important correlates that relate to it.Keywords: Knowledge; Truth; Source of knowledge; Operationalization. Sobre el conocimiento: una aproximación dialécticaRESUMENEl artículo que se presenta, hace un análisis dialéctico de un fenómeno que afecta toda la actividad humana, ya sea de forma directa o indirecta: el conocimiento. En este análisis se pretende aclarar algunos aspectos de este importante fenómeno así como su relación multifuncional, con relación a otros fenómenos psicológicos (cognitivos, afectivos, comportamentales y de la personalidad), con su base biológica (actividad cerebral) y su relación con el ambiente, fundamentalmente social en el que se desarrolla la persona que conoce. A partir de su definición, se revisa brevemente los aspectos históricos de su estudio para abordar cómo se construye el conocimiento considerando el sustrato subjetivo-objetivo presente en él, su operacionalización en términos de utilización y por último, establecer correlatos importantes que se relacionan con él.Palabra clave: Conocimiento; Verdad; Fuente del Conocimiento; OperaciónalizaciónUniversidade Federal do Maranhão2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/891310.18764/2358-4319.v11n1p193-213Revista Educação e Emancipação; v.11, n. 1, jan./abr. 2018; p.193-2132358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8913/5402Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDíaz-Rodríguez, Félix2018-07-06T02:25:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8913Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-07-06T02:25:43Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética
title Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética
spellingShingle Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética
Díaz-Rodríguez, Félix
Conhecimento
Verdade
Fonte do conhecimento
Operacionalização.
title_short Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética
title_full Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética
title_fullStr Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética
title_full_unstemmed Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética
title_sort Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética
author Díaz-Rodríguez, Félix
author_facet Díaz-Rodríguez, Félix
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Díaz-Rodríguez, Félix
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Verdade
Fonte do conhecimento
Operacionalização.
topic Conhecimento
Verdade
Fonte do conhecimento
Operacionalização.
description O artigo que se apresenta faz uma análise dialética de um fenômeno que atinge toda a atividade humana, quer seja de forma direta ou indireta: o conhecimento. Nesta análise se pretende esclarecer alguns aspectos deste importante fenômeno, assim como sua relação multifuncional, com relação a outros fenômenos psicológicos (cognitivos, afetivos, comportamentais e da personalidade), com sua base biológica (atividade cerebral) e sua relação com o ambiente, fundamentalmente social, em que se desenvolve a pessoa que conhece. Partindo de sua definição, revisa brevemente os aspectos históricos de seu estudo para abordar como se constrói o conhecimento, considerando o substrato subjetivo-objetivo presente nele, sua operacionalização em termos de utilização e, por último, estabelecer correlatos importantes que se relacionam com ele.Palavras-chave: Conhecimento; Verdade; Fonte do conhecimento; Operacionalização.      On the knowledge: a dialectical approachABSTRACTThe article that presents makes a dialectical analysis of a phenomenon that affects a completely human activity either directly or indirectly: knowledge. (Analytical, emotional, behavioral and personal), with its biological basis (brain activity) and its relation to the environment, fundamentally social, in which a person who knows. Based on its definition, briefly reviews its history of its study to address how to build a knowledge about the subjective substrate-objective present in it, its operationalization in terms of use and last, establish important correlates that relate to it.Keywords: Knowledge; Truth; Source of knowledge; Operationalization. Sobre el conocimiento: una aproximación dialécticaRESUMENEl artículo que se presenta, hace un análisis dialéctico de un fenómeno que afecta toda la actividad humana, ya sea de forma directa o indirecta: el conocimiento. En este análisis se pretende aclarar algunos aspectos de este importante fenómeno así como su relación multifuncional, con relación a otros fenómenos psicológicos (cognitivos, afectivos, comportamentales y de la personalidad), con su base biológica (actividad cerebral) y su relación con el ambiente, fundamentalmente social en el que se desarrolla la persona que conoce. A partir de su definición, se revisa brevemente los aspectos históricos de su estudio para abordar cómo se construye el conocimiento considerando el sustrato subjetivo-objetivo presente en él, su operacionalización en términos de utilización y por último, establecer correlatos importantes que se relacionan con él.Palabra clave: Conocimiento; Verdad; Fuente del Conocimiento; Operaciónalización
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8913
10.18764/2358-4319.v11n1p193-213
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8913
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v11n1p193-213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8913/5402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.11, n. 1, jan./abr. 2018; p.193-213
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320677810176