Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8913 |
Resumo: | O artigo que se apresenta faz uma análise dialética de um fenômeno que atinge toda a atividade humana, quer seja de forma direta ou indireta: o conhecimento. Nesta análise se pretende esclarecer alguns aspectos deste importante fenômeno, assim como sua relação multifuncional, com relação a outros fenômenos psicológicos (cognitivos, afetivos, comportamentais e da personalidade), com sua base biológica (atividade cerebral) e sua relação com o ambiente, fundamentalmente social, em que se desenvolve a pessoa que conhece. Partindo de sua definição, revisa brevemente os aspectos históricos de seu estudo para abordar como se constrói o conhecimento, considerando o substrato subjetivo-objetivo presente nele, sua operacionalização em termos de utilização e, por último, estabelecer correlatos importantes que se relacionam com ele.Palavras-chave: Conhecimento; Verdade; Fonte do conhecimento; Operacionalização. On the knowledge: a dialectical approachABSTRACTThe article that presents makes a dialectical analysis of a phenomenon that affects a completely human activity either directly or indirectly: knowledge. (Analytical, emotional, behavioral and personal), with its biological basis (brain activity) and its relation to the environment, fundamentally social, in which a person who knows. Based on its definition, briefly reviews its history of its study to address how to build a knowledge about the subjective substrate-objective present in it, its operationalization in terms of use and last, establish important correlates that relate to it.Keywords: Knowledge; Truth; Source of knowledge; Operationalization. Sobre el conocimiento: una aproximación dialécticaRESUMENEl artículo que se presenta, hace un análisis dialéctico de un fenómeno que afecta toda la actividad humana, ya sea de forma directa o indirecta: el conocimiento. En este análisis se pretende aclarar algunos aspectos de este importante fenómeno así como su relación multifuncional, con relación a otros fenómenos psicológicos (cognitivos, afectivos, comportamentales y de la personalidad), con su base biológica (actividad cerebral) y su relación con el ambiente, fundamentalmente social en el que se desarrolla la persona que conoce. A partir de su definición, se revisa brevemente los aspectos históricos de su estudio para abordar cómo se construye el conocimiento considerando el sustrato subjetivo-objetivo presente en él, su operacionalización en términos de utilización y por último, establecer correlatos importantes que se relacionan con él.Palabra clave: Conocimiento; Verdad; Fuente del Conocimiento; Operaciónalización |
id |
UFMA-3_acdfa7b1e8e70ae4b1fc281cef59518e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8913 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre o conhecimento: uma aproximação dialéticaConhecimentoVerdadeFonte do conhecimentoOperacionalização.O artigo que se apresenta faz uma análise dialética de um fenômeno que atinge toda a atividade humana, quer seja de forma direta ou indireta: o conhecimento. Nesta análise se pretende esclarecer alguns aspectos deste importante fenômeno, assim como sua relação multifuncional, com relação a outros fenômenos psicológicos (cognitivos, afetivos, comportamentais e da personalidade), com sua base biológica (atividade cerebral) e sua relação com o ambiente, fundamentalmente social, em que se desenvolve a pessoa que conhece. Partindo de sua definição, revisa brevemente os aspectos históricos de seu estudo para abordar como se constrói o conhecimento, considerando o substrato subjetivo-objetivo presente nele, sua operacionalização em termos de utilização e, por último, estabelecer correlatos importantes que se relacionam com ele.Palavras-chave: Conhecimento; Verdade; Fonte do conhecimento; Operacionalização. On the knowledge: a dialectical approachABSTRACTThe article that presents makes a dialectical analysis of a phenomenon that affects a completely human activity either directly or indirectly: knowledge. (Analytical, emotional, behavioral and personal), with its biological basis (brain activity) and its relation to the environment, fundamentally social, in which a person who knows. Based on its definition, briefly reviews its history of its study to address how to build a knowledge about the subjective substrate-objective present in it, its operationalization in terms of use and last, establish important correlates that relate to it.Keywords: Knowledge; Truth; Source of knowledge; Operationalization. Sobre el conocimiento: una aproximación dialécticaRESUMENEl artículo que se presenta, hace un análisis dialéctico de un fenómeno que afecta toda la actividad humana, ya sea de forma directa o indirecta: el conocimiento. En este análisis se pretende aclarar algunos aspectos de este importante fenómeno así como su relación multifuncional, con relación a otros fenómenos psicológicos (cognitivos, afectivos, comportamentales y de la personalidad), con su base biológica (actividad cerebral) y su relación con el ambiente, fundamentalmente social en el que se desarrolla la persona que conoce. A partir de su definición, se revisa brevemente los aspectos históricos de su estudio para abordar cómo se construye el conocimiento considerando el sustrato subjetivo-objetivo presente en él, su operacionalización en términos de utilización y por último, establecer correlatos importantes que se relacionan con él.Palabra clave: Conocimiento; Verdad; Fuente del Conocimiento; OperaciónalizaciónUniversidade Federal do Maranhão2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/891310.18764/2358-4319.v11n1p193-213Revista Educação e Emancipação; v.11, n. 1, jan./abr. 2018; p.193-2132358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8913/5402Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDíaz-Rodríguez, Félix2018-07-06T02:25:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8913Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-07-06T02:25:43Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética |
title |
Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética |
spellingShingle |
Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética Díaz-Rodríguez, Félix Conhecimento Verdade Fonte do conhecimento Operacionalização. |
title_short |
Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética |
title_full |
Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética |
title_fullStr |
Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética |
title_full_unstemmed |
Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética |
title_sort |
Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética |
author |
Díaz-Rodríguez, Félix |
author_facet |
Díaz-Rodríguez, Félix |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Díaz-Rodríguez, Félix |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Verdade Fonte do conhecimento Operacionalização. |
topic |
Conhecimento Verdade Fonte do conhecimento Operacionalização. |
description |
O artigo que se apresenta faz uma análise dialética de um fenômeno que atinge toda a atividade humana, quer seja de forma direta ou indireta: o conhecimento. Nesta análise se pretende esclarecer alguns aspectos deste importante fenômeno, assim como sua relação multifuncional, com relação a outros fenômenos psicológicos (cognitivos, afetivos, comportamentais e da personalidade), com sua base biológica (atividade cerebral) e sua relação com o ambiente, fundamentalmente social, em que se desenvolve a pessoa que conhece. Partindo de sua definição, revisa brevemente os aspectos históricos de seu estudo para abordar como se constrói o conhecimento, considerando o substrato subjetivo-objetivo presente nele, sua operacionalização em termos de utilização e, por último, estabelecer correlatos importantes que se relacionam com ele.Palavras-chave: Conhecimento; Verdade; Fonte do conhecimento; Operacionalização. On the knowledge: a dialectical approachABSTRACTThe article that presents makes a dialectical analysis of a phenomenon that affects a completely human activity either directly or indirectly: knowledge. (Analytical, emotional, behavioral and personal), with its biological basis (brain activity) and its relation to the environment, fundamentally social, in which a person who knows. Based on its definition, briefly reviews its history of its study to address how to build a knowledge about the subjective substrate-objective present in it, its operationalization in terms of use and last, establish important correlates that relate to it.Keywords: Knowledge; Truth; Source of knowledge; Operationalization. Sobre el conocimiento: una aproximación dialécticaRESUMENEl artículo que se presenta, hace un análisis dialéctico de un fenómeno que afecta toda la actividad humana, ya sea de forma directa o indirecta: el conocimiento. En este análisis se pretende aclarar algunos aspectos de este importante fenómeno así como su relación multifuncional, con relación a otros fenómenos psicológicos (cognitivos, afectivos, comportamentales y de la personalidad), con su base biológica (actividad cerebral) y su relación con el ambiente, fundamentalmente social en el que se desarrolla la persona que conoce. A partir de su definición, se revisa brevemente los aspectos históricos de su estudio para abordar cómo se construye el conocimiento considerando el sustrato subjetivo-objetivo presente en él, su operacionalización en términos de utilización y por último, establecer correlatos importantes que se relacionan con él.Palabra clave: Conocimiento; Verdad; Fuente del Conocimiento; Operaciónalización |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8913 10.18764/2358-4319.v11n1p193-213 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8913 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v11n1p193-213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8913/5402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.11, n. 1, jan./abr. 2018; p.193-213 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711320677810176 |