Convertirse en mujer: epistemologías y otras pedagogías

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krakhecke, Eliada Mayara Alves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Jardim, Helén de Oliveira Soares, Voss, Dulce Mari da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21437
Resumo: O texto aborda a produção da metanarrativa sujeito mulher pelo pensamento moderno ocidental e colonialista, sob perspectiva teórico-epistemológica pluralista, recorrendo à teorização combinada dos conceitos desconstrução de Derrida, colonialidade/decolonialidade em Maldonado Torres e Quijano, estudos de gênero, realizados por Rago, Meyer, Hollanda, Chimamada, entre outras, e a Teoria Queer elaborada por Butler. Objetiva-se evidenciar a problematização da produção discursiva de um sujeito mulher ocidentalizado pela colonização e o colonialismo, calcados na captura dos corpos e na normalização de hierarquias de gênero. Os estudos de gênero e a Teoria Queer analisam as relações de poder assimétricas e os processos de subjetivação decorrentes da transversalização das diferenças de classe social, sexualidade, raça e etnia, trazendo à tona os movimentos feministas como acontecimentos históricos, sociais e políticos que advogam pela pluralidade das materialidades das existências de mulheres e as resistências forjadas no combate às expressões do machismo, sexismo e racismo. Assim, estas teorizações possibilitam desconstruir a naturalização dos modos de subjetivação gerados pelo pensamento moderno ocidental e colonialista. Evidenciam fissuras teórico-epistemológicas e políticas decoloniais produzidas por mulheres que se tornam mulheres ao forjar, coletivamente, a criação de epistemologias e pedagogias outras em múltiplos contextos sociais, políticos, culturais e científicos.
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Os estudos de gênero e a Teoria Queer analisam as relações de poder assimétricas e os processos de subjetivação decorrentes da transversalização das diferenças de classe social, sexualidade, raça e etnia, trazendo à tona os movimentos feministas como acontecimentos históricos, sociais e políticos que advogam pela pluralidade das materialidades das existências de mulheres e as resistências forjadas no combate às expressões do machismo, sexismo e racismo. Assim, estas teorizações possibilitam desconstruir a naturalização dos modos de subjetivação gerados pelo pensamento moderno ocidental e colonialista. Evidenciam fissuras teórico-epistemológicas e políticas decoloniais produzidas por mulheres que se tornam mulheres ao forjar, coletivamente, a criação de epistemologias e pedagogias outras em múltiplos contextos sociais, políticos, culturais e científicos.The text addresses the production of the metanarrative subject woman by modern Western and colonialist thought, under a pluralist theoretical-epistemological perspective, using the combined theorization of the concepts deconstruction of Derrida, coloniality/decoloniality in Maldonado Torres and Quijano, gender studies, carried out by Rago, Meyer, Hollanda, Chimamada, among others, and the Queer Theory elaborated by Butler. The objective is to evidence the problematization of the discursive production of a female subject westernized by colonization and colonialism, based on the capture of bodies and the normalization of gender hierarchies. Gender studies and Queer Theory analyze asymmetric power relations and subjectivation processes resulting from the transversalization of differences in social class, sexuality, race and ethnicity, bringing to light feminist movements as historical, social and political events that advocate for the plurality of the materialities of women's existences and the resistances forged in the fight against the expressions of machismo,  sexism and racism. Thus, these theorizations make it possible to deconstruct the naturalization of the modes of subjectivation generated by modern Western and colonialist thought. They show theoretical-epistemological and decolonial political fissures produced by women who become women by collectively forging the creation of other epistemologies and pedagogies in multiple social, political, cultural and scientific contexts.El texto aborda la producción del sujeto metanarrativo mujer por el pensamiento occidental moderno y colonialista, bajo una perspectiva teórico-epistemológica pluralista, utilizando la teorización combinada de los conceptos deconstrucción de Derrida, colonialidad/decolonialidad en Maldonado Torres y Quijano, estudios de género, realizados por Rago, Meyer, Hollanda, Chimamada, entre otros, y la Teoría Queer elaborada por Butler. El objetivo es evidenciar la problematización de la producción discursiva de un sujeto femenino occidentalizado por la colonización y el colonialismo, a partir de la captura de cuerpos y la normalización de jerarquías de género. Los estudios de género y la Teoría Queer analizan las relaciones asimétricas de poder y los procesos de subjetivación resultantes de la transversalización de las diferencias de clase social, sexualidad, raza y etnia, sacando a la luz los movimientos feministas como eventos históricos, sociales y políticos que abogan por la pluralidad de las materialidades de la existencia de las mujeres y las resistencias forjadas en la lucha contra las expresiones del machismo,  sexismo y racismo. Así, estas teorizaciones permiten deconstruir la naturalización de los modos de subjetivación generados por el pensamiento occidental y colonialista moderno. Muestran fisuras políticas teórico-epistemológicas y decoloniales producidas por mujeres que se convierten en mujeres forjando colectivamente la creación de otras epistemologías y pedagogías en múltiples contextos sociales, políticos, culturales y científicos.Universidade Federal do Maranhão2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2143710.18764/2358-4319v16n3.2023.59Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023; 585-6082358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21437/12134Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKrakhecke, Eliada Mayara Alves Jardim, Helén de Oliveira Soares Voss, Dulce Mari da Silva2023-11-20T21:20:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21437Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-11-20T21:20:13Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
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